Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wikileaks publica documento com planos de organização para frear software livre na União Europeia

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“O documento publicado pela Wikileaks mostra que Jonathan Zuck, presidente da Association for Competitive Technology, uma organização com fortes laços com a Microsoft, influenciou mudanças em documentos de trabalho da União Europeia.

Entre as modificações feitas por Zuck estão a grande ênfase sobre a mistura de softwares livres e proprietários (a armadilha do “núcleo aberto”), a eliminação da crítica das patentes de software e ameaças de processos judiciais frívolos por detentores de patentes e o enfraquecimento dos argumentos a favor dos direitos de desenvolvedores de software livre livremente aplicarem os padrões.” [referência: blog.javier-carrete.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 7:50 am

    É uma noticia preocupante porém já esperada.
    Mas uma coisa é interessante observar. Isso mostra que o modelo de desenvolvimento de Software Livre é competitivo no mundo capitalista.
    Caso contrário não seria uma ameaça para o software proprietário.

    Alguem (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 8:24 am

    Software Livre não é competitivo, o problema é que os dinossauros dos softwares proprietários não sabem como se renovar.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 9:07 am

    Não! O problema é que a indústria de software vive da venda de software. O software livre vive de doação e venda de serviços.

    Nesse ponto, sim é concorrência desleal, uma vez que um é de graça. O problema de algumas cabecinhas é que acha que todo software tem que ser de graça. Sim claro, e eu vou me alimentar de que? De luz? Porque um windows e um office devem ser gratuitos, mas aquele sistemas que vocês vendem para empresas (RH, CRM, etc), mesmo baseado em linux e companhia, custa uma fortuna. Mas o software não deveria ser de graça? Aberto para todos? Ah sim, o software da Microsft, Apple e companhia deve ser livre e gratuito, mas o que você faz não! Entendi o seu raciocínio (É que para mim não existe essa de dois pesos e duas medidas).

    Vender software é modelo de negócio.

    O problema nesse caso nem é a Microsoft. É o software livre mesmo.
    Assim como acontece no Brasil, acontece nos EUA, acontece no resto do mundo: Lobby. A Microsft vende, recebe dividendos e isso gera impostos para o Governo Americano. Como é de interesse do Governo Americano de estar sempre avançando sobre o mundo (política que o Governo Brasileiro deveria ter, mas não tem, continua pobre), é lógico que o o Lobby da Microsoft vai fazer força com o governo Americano para a Europa consumir os seus produtos e com isso gerar receita (e de quebra mais poder) para os Americanos.

    E onde as fundações de software livre entram com a culpa? As fundações não se organizam para fazer o mesmo. Não fazem lobby, e acha que todo o mundo é samaritano. É o caso das licenças da Novell.
    As empresas fizeram um consorcio para adquirir as licenças. A galera do software livre xiou. Meu Deus do Céu, porque eles não tentaram comprar as licenças? Existem tantas fundações, porque não se uniram para isso?

    Sabe, esse não é um caso de filosofia. Não é um caso de software ou tecnologia. Isso é economia e política. As empresas sabem muito bem como o jogo funciona. Se o SL quer entrar nessa concorrência, vai ter que aprender. Ou joga o jogo, ou está fora.

    É simples assim. E software livre só ganha espaço porque governos querem ter acesso a tecnologia. Não importa o preço. E onde isso não se faz necessário, usam-se até Apple.

    Repito, isso não é filosofia. É política e economia.

    Ivan (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 9:38 am

    @Tiago

    Seu raciocínio é tão equivocado que tentar refutar ponto a ponto é, quase, como disparar um flame.

    devnull (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 9:41 am

    @TIAGO
    Você errou de site, sua bicha.

    Renato (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 9:57 am

    @Tiago

    Acho que você mistura muitas coisas no mesmo parágrafo. Mas vou tentar rebater alguns pontos.

    Quando uma empresa vende um software sob encomenda o cliente se torna efetivamente dono do software: o código também é entregue junto com documentação e outros direitos. Isso dá ao comprador a liberdade de alterar, distribuir ou fazer o que quiser com o software.

    Sou desenvolvedor de software e também contribuo com projetos de software livre.

    Não consigo ver coerência em um raciocínio que defende a competitividade e o lobby de empresas hegemônicas ao mesmo tempo.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 9:59 am

    Não espere bondade da Microsoft .

    O engraçado é que passa na televisão podre a versão Bill Gates boazinha,onde faz caridade para a África e para empresas de combates a doenças. O engraçado é que não conta a versão má do Bill Gates, onde doa dinheiro para suas empresas acionistas(inclusive a Monsanto e farmaceuticas que adoram ganhar dinheiro remediando as coisas e não prevenindo),que desvia imposto dos EUA,que faz pactos secretos com ministérios de vários países,que faz corrupção em entidades não governamentais.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:05 am

    Acho todo lobby injusto pois quando alguém prioriza mais a opinião do outro nas decisões governamentais do que priorizar a decisão do povo ,então a democracia acabou.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:30 am

    Tiago goste vc ou não, o movimento da tecnologia aberta é algo para qual o mundo está caminhando e os únicos que acham isto uma heresia são os que vivem de negócios por meio dos antigos modelos de negócio.

    Existem diversos movimentos de tecnologias abertas no mundo brotando. Não sei se o software livre foi o primeiro deles, mas no mínimo serviu para causar uma revolução tecnológica no mundo.

    Exemplos?
    Coloca no Google “tecnologia aberta” vão aparecer milhões de link pra ver. De máquinas de prensa para fazer tijolos a projetos como motor de carros.

    Vagner (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:31 am

    Tiago não confunda Free Software com Software Gratuito !

    Eu posso desenvolver um software livre e colocar a venda, veja por exemplo uma licença de Red-Hat Enterprise é linux mas não é de graça e você ganha o suporte a atualizações de modo facilitado.

    E acho que existem muito mais desenvolvedores sendo pagos para escreverem softwares especificos no mundo e entregando o fonte ao final do projeto ( modelo Bazar ), do que escrevendo um software fechado em um laboratorio e colocando numa caixinha para vender ( Modelo catedral ), este ultimo modelo é mais interessante para grandes corporações como a Microsoft

    kleber povoacao (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:33 am

    Sempre vai ter gente contra. Eu era a favor da GPL v2 mas depois dessa estou pensando em licenciar somente em GPL v3 os meu projetos livres.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:37 am

    Sim, lobby realmente não é a melhor coisa do mundo. Mas é feito, não é crime, e de fato, muitos fazem lobby sim.

    Vou dar um exemplo de lobby que, se tivesse dado certo, teria beneficiado muito os brasileiros (e os americanos também): a Microsoft fez lobby no Congresso Nacional para baixar os impostos para jogos e videogames. Quem não quer isso?

    Mas é assim que funciona.

    //–

    Quanto aos software por encomenda, mais ou menos. Um SAP você configura, você não desenvolve. E é assim com a maioria dos softwares. Os softwares realmente feito por encomenda, esse sim é de posse do cliente. Mas com exceção do Governo, a grande maioria compra software de caixinha sim. O MicroSiga por exemplo, é um software de caixa. Extremamente configurável para o negócio, mas de caixinha. Você não tem acesso aos fontes.

    //–

    Quanto a inércia do SL em jogar nas regras do mercado e da política, fazer o que? É inerte mesmo. Se quer mudar, entra no jogo. Compra as licenças da Novell e libere como GPL. Porque não fazer? Vocês querem que a Oracle faça? A Apple ou a Microsft? Sem noção né! Quer combater a investida da Microsoft contra o SL na Europa? Faça a voz ecoar no Congresso Americano.

    //—

    Eu não vou moderar o devnull só para deixar de exemplo a capacidade de muitas pessoas do linux. Esse tipo de pensamento não é só no Br-linux, mas na grande maioria dos fóruns que participo. Eu sou contra o pensamento radical que tem em muitas comunidades linux. Por isso, apesar de fazer muito uso de software livre, inclusive do linux, inclusive promovendo o linux, aqui eu sei eu tenho a imagem de advogado o diabo defendendo empresas de software proprietário. Mas eu não defendo o software proprietário contra o livre. Eu na verdade nem defendo nada. Eu sou é contra a visão xiita de muitos membros da comunidade de SL. E isso eu sou contra até a morte.

    Eu sou a favor da filosofia livre, e contra a ideologia livre. Porque a filosofia abre a mente, mas a ideologia cega!

    E nessa comunidade tem uma quantidade absurda e nociva de ideologistas. Vide o comentário do devnull para provar que estou certo.

    Carlos Maretti (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 11:02 am

    Primeira vez que comento nesse site, eu normalmente só leio os artigos.

    “E nessa comunidade tem uma quantidade absurda e nociva de ideologistas.”

    Nessa parte eu concordo fortemente. Fanatismo ideológico é muito chato. Muito chato mesmo. Já nem leio mais os comentários do Selfliar, do Devnull e mais alguns aqui, esses eu passo.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 11:26 am

    @Tiago

    O software é a propaganda, o serviço, (suporte técnico, desenvolvimento …) é o produto.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 11:36 am

    Microsoft e seus Proxies.

    Sempre se esconde atrás de um para aprontar de tudo.

    Quero ver se vai ter repercussão. Mas infelizmente duvido. Dinheiro do Lobby cala tudo.

    Nilson Morais (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 12:21 pm

    “Não! O problema é que a indústria de software vive da venda de software. O software livre vive de doação e venda de serviços.”

    Desculpe amigo, você está enganado, leia mais sobre o modelo de negócios do SL.

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 12:53 pm

    Cadê o Augusto, hein?

    “@TIAGO
    Você errou de site, sua bicha.”

    ?!?!?

    Ah, se é comigo…

    O problema do Br-Linux é que qualquer opinião contrária ao Linux ou ao SL soa como ofensa para muitos aficcionados. Até mesmo “fogo amigo” é motivo de repúdia. Linux e SL funcionam como crack nesses usuários: a pessoa perde completamente o senso de convívio em comunidade. Não sabem manter uma discussão sadia como gente decente. Vou tirar um SS desta página para usar em futuras discussões sobre o comportamento de diversas comunidades Linux… aliás, vou juntar a tantas outras que venho tirando.

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 12:57 pm

    Esqueci de uma coisa: essa repúdia é chamada de “liberdade”. Liberdade hipócrita, isso sim.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 1:20 pm

    Tiago

    Quando você fala em discurso xiita ,então está com preconceitos e dizendo que matamos as pessoas por liberdade. Segundo ,a Microsoft não deve se meter em usar lobby.Sei que existe isso,mas é errado .E sou contra o erro.Microsoft se passa de santa pela televisão e pelo sistema com suas “doações de caridade”,mas quando tira a roupa o lobo ataca os governos.

    Esse seu exemplo de lobby também não é certo.A democracia deve escolher se paga imposto ou não pelos jogos. E retirar impostos do jogos na minha opinião deve ser pensada.

    E também faz um bolo podre falando que filosofia não tem a ver com ideologia. Não queremos patentes de software em padrões e não queremos padrões proprietários .Essa é o que a União Européia e os representantes da sociedade estão tentando escolher. Se você quer um mundo assim então compre uma ilha e viva sob essas leis .Isso é liberdade .Não é xiitismo .Na verdade quem é xiita são os trolls vendidos da Microsoft .Fernando Cima, Alex Brown,James Plamondon, Johnatan Suck,Carlos Cardoso e etc.

    Eles sim tem uma agenda horrivel de minar toda critica a Microsoft.

    E não desloque a conversa.Estamos falando da Microsoft não puxe o assunto para discutir se o software livre tem mercado ou não.

    Valerio Dias

    Desesperado ,sempre quando aparece aqui defende o erro. Está nervoso porque demonstra a verdadeira face podre da Microsoft.

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 1:41 pm

    Ahh, bloquearam meu comentário… o do cidadão lá só bloquearam quase 4 horas depois. Como o meu falou umas verdades, rapidinho. E só bloquearam o do camarada porque se não o fizessem, iria ficar muito feio.

    Pois bem… viva a tecla Print Screen, inclusive para este post, que sei, vai ter a visualização bloqueada também. =)

    Jeremias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 1:43 pm

    O Wikileaks está se transformando no herói da década. Acho que na Web inteira não existe um site mais útil…

    self_liar (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 2:04 pm

    Carlos Maretti

    Você fala mal de nós e não tem um argumento sequer? Seu comentário só serviu de flame e tentar descreditar a nós.

    Jeremias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 2:35 pm

    Não vejo a hora do Wikileaks publicar que os ETs existem que que os governos estão encobrindo…

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 3:38 pm

    @Self_Liar: Leia minha postagem novamente e veja se DESSA VEZ estou vindo aqui defendendo algo.

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 4:05 pm

    Aliás, Self_liar: qual o problema de eu defender a MS, Oracle, Sun, RedHat, Canonical, a PQP, etc? Estamos num país que nos permite defender o que gostamos, apoiamos, entendemos ou coisa que o valha. O que é errado para você pode não ser para mim e vice-versa. Qual é?

    self_liar (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 4:17 pm

    Valerio Dias

    Na verdade você não veio defender, mas sim atacar. Você pode defender e atacar quem quiser ,mas tenha a decencia de mostrar argumentos,não mentir,não atacar pessoalmente e de preferencia defenda o que é justo.

    Falar da boca para fora que as pessoas do BR-linux são fanáticos sem provar e analisar as situações ,sim é atacar injustamente.

    Você pode defender o injusto,mas acho que aqui não é um bom lugar.Recomendo bit furado e o babooseiras.

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 4:34 pm

    Ué?! Me diga onde estou mentindo? Foi nessa parte aqui:

    “…Linux e SL funcionam como crack nesses usuários: a pessoa perde completamente o senso de convívio em comunidade. Não sabem manter uma discussão sadia como gente decente…”

    Pois bem, onde eu menti aí? Posso te mandar N links com exemplos. Você quer? Vamos trocar e-mails, nada com cunho de ataques, claro. Está disposto? Debate sadio? valerio0625@gmail.com

    Vocês não aceitam críticas negativas ao Linux. Já passam logo o dedo no botão de moderação. Discuti isso com o Augusto e perdi. Mas não é só aqui, e não sou só eu quem pensa assim. E mais: membros da comunidade pensam a mesma coisa. Até “fogo amigo” vocês não toleram. A questão não é nem defender isso ou aquilo. O problema é que QUALQUER coisa relacionada ao Linux que possa vir contra ele, vocês vão lá e “PAH” no botão de moderação. Não é mais fácil colocar seus pontos de vista e rebater as críticas do que simplesmente se esconder atrás de um botão de moderação?

    Valerio Dias (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 4:36 pm

    Putz! Não preciso ir longe: veja o ataque gratuito que o devnull fez ao Tiago.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 5:45 pm

    Valerio Dias

    Mas não generalize e o devnull foi mais um desabafo exagerado pois o Tiago não está sendo correto.

    E neste caso aqui apresentado ,sim falamos mal da Microsoft pois ela ésta agindo de forma hipócrita e injusta.E não somos fanáticos nem xiitas como o Tiago e você fala.

    O que você queria ?! Que ninguém falasse nada sobre as atitudes injustas da Microsoft?!

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 5:52 pm

    @Valerio Dias, vou ter que concordar com o self_liar… não apele pra falácias e coisas do gênero, e seu comentário não será moderado (quer dizer, até pode acontecer -não é um sistema infalível- mas é “desmoderado” também, como já aconteceu alguns do self_liar).

    E que mania de perseguição, hein?!

    André Machado (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 6:19 pm

    “Não vejo a hora do Wikileaks publicar que os ETs existem que que os governos estão encobrindo…”

    Já publicaram: http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/12/27/82166,wikileaks-eua-em-guerra-com-et-039-s-desde-2004.html

    Caraca, agora vc me assustou.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 7:20 pm

    Curioso..

    Vem uma notícia que é uma bomba contra o comportamento da empresa que “ama o Open Source” e já aparece um monte de gente com críticas ao modelo de Software Livre e até ofensas….

    E cadê a relevância ?

    Ou estão querendo dizer que tudo bem que se jogue sujo ?

    Ah, não, só querendo tumultuar e desviar o assunto, lembrei agora.

    Bremm (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 7:25 pm

    Lembrei de uma frase que li nas legendas do Getaway in Stockholm faz algum tempo:

    Reality beats fiction by far

    Ler muitas coisas que são publicadas no Wikileaks faz roteiristas de ficção parecerem amadores. E recomendo este vídeo (áudio em inglês e legendas em dinamarquês) já publicado no blog de onde veio o tópico:

    http://www.youtube.com/watch?v=5jkZFIwmc-8

    @Tiago, software livre não quer dizer que seja de graça. Me diz pq não deveria ter clicado em “desinformação” quando li o seu comentário?

    @Valerio Dias, me diz o que a opinião do @devnull em relação ao @Tiago, têm a ver comigo e/ou com software livre? Me diz pq não deveria ter clicado em “generalização ofensiva” quando li um de seus comentários e “fora do tema ou repetitivo” em alguns outros?

    @Carlos Maretti, me diz pq não deveria ter clicado em “fora do tema ou repetitivo” após ler o seu comentário?

    Senhores, que tal comentar a notícia e parar de ser revoltar contra o sistema de moderação. Se comunicar é uma arte, diga o que quiserem, mas antes reflitam que quem vai ler a mensagem pode clicar no + ou no – e vcs não controlam isso. Lembrem-se de que os que leem, não necessariamente tb comentam e todos temos acesso a moderação por qualquer motivo que dê na telha (embora o site tente direcionar os esforços). Acredito que se revoltar, bringar, xingar ou ficar com discussões off-topic seja contraproducente.

Este post é antigo (2011-01-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.