Vodafone Webbook, rodando Ubuntu, chega ao mercado amanhã
Computador com tela de 10 polegadas, 512MB de RAM e 4GB de armazenamento interno, pesando menos de 1Kg e rodando Ubuntu, acaba de ser anunciado e será oferecido aos consumidores da Vodacom a partir de amanhã.
A empresa de telecomunicações espera que o aparelho ofereça acesso à Internet a milhares de sul-africanos, muitos dos quais hoje não dispõem de meios para acessá-la. (via omgubuntu.co.uk – “The Ubuntu Powered ‘Vodafone Webbook’ Launches Tomorrow”)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-10-18
Eu acho bacana, mas será que isso teria mercado aqui no Brasil? (Se o preço não fosse acrescido de xxx% de impostos)
Ha, aqui no Brasil chegaria mais caro que um da Sony.
Por 190 dólares esse netbook não fede nem cheira.
Pela imagem digo que é Ubuntu 11.04… 512mb é muito pouco… talvez rode melhor Lubuntu.
Eu trabalhei no projeto e mesmo com apenas 512M funciona bem pois é um ARM 9 e o Ubuntu nele foi customizado especificamente para este hardware.
512MB RAM e 4GB de armazenamento? São uns piadistas.
@adilson
Bem interessante! E a versão usada é 11.04 ou 11.10?
512 tem o meu fileserver rodando apenas debian no terminal com samba instalado!!
Com 512 de ram? Sei não, vai engasgar, ainda mais com o Ubuntu…
512MB num ARM é infinito. É mais que muitos tablets e celulares. Com um Ubuntu customizado deve ficar excelente.
@adilson, participou do projeto?
Tenho um projeto, o LeafWeb ( http://www.zendrael.com.br/leafweb ) e estou em busca de parceiros para fabricar o hardware… tenho muita coisa em vista mas falta investimento… Será que tem como oferecer algo assim para as operadoras brasileiras?
512MB no começo achei pouco, mas como o colega Adilson disse é ARM portanto deve ser mais que suficiente para este bichinho, acho que a “manchete” sairia melhor se destacasse que o processador do rapaz é ARM (ainda acho que esse cara via desbancar a Intel num futuro, só não sei se próximo ou distante).
Sucesso a todos
Flávio Alberto
@hneto, na verdade é 10.10 mas com várias modificações e atualizações. É um projeto feito especialmente para a Vodafone. Tem projetos do tipo rodando por aí feitos pela Canonical faz tempo mas que não parecem Ubuntu e nem a gente pode falar sobre eles.
@luiz, muito complicado. O que você pode fazer é criar um plano de negócios e procurar um investidor mas quando involve hardware, a coisa é muito complicada devido aos investimentos iniciais necessários.
Gostei!!! Será que me liberam um desses por uns trezentinhos reaiszinhos?