Vão os anéis, ficam os dedos: RIM oferece serviço a smartphones rivais
O crescimento do Android e do iOS conduziram a fabricante da linha BlackBerry a fazer o que antes era impensável: oferecer aos aparelhos rivais acesso aos seus serviços corporativos on-line – assim, se ela não vender tantos aparelhos como antes, ao menos preservará as receitas dos serviços.
Trecho da Info:
A Research In Motion decidiu abrir seus servidores corporativos altamente seguros a smartphones da Apple e para aqueles com Android, concessão que já foi impensável, mas que pode salvar a fabricante do BlackBerry.
A RIM, que já ocupou a liderança no segmento corporativo, teve poucas opções a não ser oferecer o gerenciamento de comunicações enviadas por aparelhos da concorrência. A maior questão, contudo, é quanto ela poderá cobrar pelo serviço.
A decisão da RIM, anunciada esta semana durante o evento BlackBerry World 2011, na Flórida, visa impedir seus grandes clientes corporativos de olhar para outras empresas gerenciadoras de comunicações móveis. (…) (via info.abril.com.br)
Isso é que deveria ter sido feito desde o início. Se ela é referência em termos de serviços voltados para o mercado corporativo, deveria oferecer seus serviços a outros.
Essamania de querer verticalizar tudo, dominando desde o hardware ao aplicativo final, é que acaba quebrando muitas empresas grandes que insisitem nos seus modelos de negócio.
É a mesma coisa que o Google não fizesse um navegador para outros sistemas que não o seu Android. Iria perder mercado.
A Apple que abra o seu olho !
a série E da nokia já se comunica com o blackberry server, mas a noticia é boa porque toda interoperabilidades entre sistemas é bem vinda.
Mas a decisão é por mercado, não necessariamente por medo de quebrar. IOs e Android já se comunicam com o MSexchange, como parte dos lucros da rim vem da venda de servidores proprietários nada baratos, sem os quais a mágica do “you got mail” do blackberry não funciona, essa divisão na verdade está ganhando mercado visto que apesar da supremacia do BB´s no mercado corporativo isso ainda é um nincho.
Muito boa notícia!!
Um comentário: o provérbio correto, do original português, seria “Vão-se os anéis, ficam-se os dedos”, usando reflexivos. ;-)