Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vai ser bom, não foi? – Desenvolvedores do Firefox avaliaram acelerar ainda mais o ciclo de lançamentos

Você vem gostando da atual velocidade com que surgem as novas versões do Firefox? Pois saiba que há desenvolvedores integrantes do projeto já discutindo adotar um ciclo ainda mais curto para os lançamentos, tendo como possível alvo uma duração de “5 semanas ou menos”.

Uma das manifestações de desenvolvedores a favor da aceleração reproduzidas pelo The H ilustra sua visão sobre o processo de decisão: “Suspeito que a única maneira de saber se conseguimos é tentar – sempre poderemos voltar atrás se não funcionar.” Mas também não faltaram argumentos contrários, baseados em aspectos como o esgotamento dos desenvolvedores, tempo de teste insuficiente para os usuários corporativos, e ausência de mecanismos automatizados de atualização como os do Chrome, por exemplo.

A proposta não prosperou – ao menos por agora. O comentário após a declaração de que o ciclo atual será mantido esclarece, entretanto, que esta aceleração permanece em aberto para o futuro. (via h-online.com – “Mozilla developers consider even shorter release cycle”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ochato (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 9:21 am

    O Firefox tem se mostrado um projeto de software livre bem arrojado.

    Cotti (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 9:23 am

    O Devteam do Firefox já não merece nenhum respeito faz um bom tempo.

    Afinal, faz um bom tempo que eles não respeitam mais os usuários.

    No começo, éramos os usuários que “mudavam a cara da web”. Hoje em dia eles nos tratam como donos de PC do Milhão que mal sabem a diferença entre um monitor e uma batedeira.

    Um exemplo clássico? A retirada do “browse-by-name” como padrão. A argumentação usada é ridícula, um nível de fraqueza de pensamento tão alto que é alcançado apenas pelo barulho do devteam batendo o pézinho, fazendo pirraça.

    Resultado: Agora, por padrão, o usuário abre o Firefox e tem DUAS barras de buscas ali em cima. A da direita, que muitos se acostumaram a usar pela praticidade… E a da esquerda, que servia para os endereços e o browse-by-name, a única idéia que remete a AOL que já prestou.

    https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=565966

    Este é o link da… “discussão”.

    (O browse-by-name ainda é habilitável, através da alteração de uma chave obscura no about:config.)

    Depois dessa, eu passei a usar, ainda que um pouco a contragosto, o Chromium. Raramente uso Nightly.

    joaocep (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 9:44 am

    E vai homologar como ????

    Jeremias (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 10:21 am

    Caramba de onde vc tira essas fotos, to rindo até agora…

    Chrome (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 10:47 am

    Quem e Firefox?

    Eu penso o seguinte, devemos agradecer muito a equipe do firefox, pois só quem tentou navegar com linux em 1998 com o netscape 4.0 sabe como o negócio era.

    Conforme o firefox foi crescendo no ambiente windows os programadores foram forçados a fazer página de verdade, e quem usa linux saiu ganhando com isso.

    Porém não posso deixar de falar que a partir da versão 4.0 do firefox, no linux, esta cada vez pior. Sempre que sai uma versão nova eu instalo para testar, rodo um certo tempo, mas não há como usar para valer, principalmente em um equipamento mais modesto como meu netbook com processador atom. É gritante a diferença de desempenho do chrome para o firefox.

    Gostaria mesmo que eles olhassem com mais carinho para os usuários de linux, se for possível é claro. Quando sair a versão 7 vou testar também, pois prometeram um monte de coisas, como redução de consumo de memória, desempenho melhor no linux. Caso nada mude, infelizmente terei que dizer adeus ao firefox.

    Filipe (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 11:59 am

    É bem provável que as equipes de homologação tenham que começar a homologar as coisas no Nightly afim de minimizar e acelerar os testes já prevendo as novas versões 7, 8, 9, etc.
    Não sei o quão isso seria útil, mas seria uma forma de prever os problemas quando sair a versão ~estável~.

    Haldrin (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 12:40 pm

    Pra ser sincero e verdadeiro, uso o Chromium e praticamente não uso mais Firefox. E realmente…a diferença em velocidade é extrema, mesmo com várias extensões instaladas.

    Quildreen Motta (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 12:58 pm

    @linoxman
    O Firefox 8 consome menos recursos do que o Chrome 15, though. O firefox (e Gecko) de versões anteriores ao 7 ainda não estão lá tão bons.

    Depois que a Mozilla adotou esse novo ciclo de versionamento, eu voltei a usar o Conkeror (agora com o Gecko/XUL 6), a engine de renderização está muito melhor se comparada há alguns anos atrás. Seriously, As versões anteriores do Gecko (< 4) não chegavam nem perto do Webkit, imho. E claro, apesar da SpiderMonkey ainda não estar tão boa quanto o V8, ela é aceitável (e as extensões da Mozilla fazem a SM interessante de uma outra maneira).

    Também não tive problemas com a interface do Firefox em si, apesar de não usar muito o navegador. None-the-less, a navegação da página em si está muito mais agradável do que no Firefox < 4, o que, creio eu, seja um benefício claro de lançar versões novas em um time-frame menor.

    All in all, browsers hoje em dia não são tão voltados aos usuários finais (ao menos não Chrome e Fx), mas sim uma plataforma de testes para desenvolvedores e novas tecnologias. Comparando as duas partes, eu considero a mudança benéfica para ambas as partes.

    Claro, isso não quer dizer que a Mozilla não precise corrigir alguns problemas com o navegador — updates vs extensões, por exemplo. E acho que nesse caso específico, eles estão pisando muito na bola…

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 1:05 pm

    Se derem um jeito com as incompatibilidade de extensões por mim tudo bem!

    Bremm (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 1:50 pm

    @Jeremias

    Esta ilustração faz parte de uma peça publicitária da Volkswagen (possivelmente é de uso restrito).

    ioca100 (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 2:44 pm

    O Firefox 7 aqui no Ocelot Beta 2 está uma bala e bem estável.

    @Quildreen Motta

    Quem bom, fico contente em ver que estão melhorando.
    Mas só para deixar claro, o que me incomoda não é nem a navegação, HTML5, flash, essas tecnologias que são muito mais rápidas no chrome, mas sim o consumo de processamento e memória.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 3:28 pm

    Preferia que focassem mais em resolver vários dos problemas existentes, principalmente o vazamento de memória, do que se preocuparem em concorrer com o Chrome no número de versão.

    Além do que, ao menos o Chrome não quebra a compatibilidade com as extensões em cada novo release (embora o updater instalado por debaixo dos panos seja algo que eu não goste).

    Eu ainda uso o Firefox, por valor sentimental (o uso desde seus primórdios) e por apoio a um software livre, mas como disseram no Slashdot, a Mozilla tem me empurrado para o Chrome muito mais do que a Google.

    Maicon (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 9:15 pm

    só seria interessante a equipe do ubuntu acompanhar as atualizações ou que imitem o chrome e façam atualização automática.

    fabio (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 10:50 pm

    Existe uma regra inquebrável no mundo do software: Se um programa evolui de numeração muito rápido ele é um lixo.

    Spif (usuário não registrado) em 23/09/2011 às 5:55 am

    Tell that to Chrome

    Fernando Pereira Silveira (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 12:30 pm

    Extensões feitas usando o Add-on SDK, fornecido pela Mozilla, não precisarão de homologação e serão automaticamente compatíveis com quaisquer versões novas.

    https://addons.mozilla.org/en-US/developers/docs/sdk/1.1/

Este post é antigo (2011-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.