União Europeia decide que dados de geolocalização são pessoais e privados
Trecho do IDG Now:
No entendimento da Autoridade Europeia para a Proteção de Dados, empresas têm obrigação de informar os usuários sobre a possibilidade de torná-los públicos ou não.
A entidade da União Europeia responsável pela proteção dos dados pessoais diz que os dados de localização geográfica são privados.
O parecer, aprovado pelo Article 29 Working Party na segunda-feira, leva em conta a evolução da tecnologia móvel e o atual quadro jurídico em torno dela e fez algumas recomendações.
“Os dados de localização são, sem dúvida, em muitos casos, dados privados, e então há obrigação de informar os usuários sobre a possibilidade de optar por torná-los públicos ou não” [nos modelos “opt in” ou “opt out”], afirmou ao IDG News Service Peter Hustinx, Supervisor da Proteção de Dados na Europa (EDPS) e membro do grupo de trabalho. Hustinx salientou ainda que há muitas partes envolvidas nesta questão – fornecedores de aplicações, de infraestrutura, etc. (via idgnow.uol.com.br)
Previsível. Os europeus não são incultos, alienados ou coniventes, e não ‘engolem’ nem ‘letras miúdas’ nem ‘avisos rápidos (demais)’.
Não se surpreendam se em futuro próximo for exigida desde uma notificação (muito) mais detalhada, talvez com ordem adicional de interromper a coleta e apresentar esta nova notificação para o reestabelecimento da mesma. E com a possibilidade do envio de listas de optantes para o governo confirmar, por amostragem, de que a adesão foi consciente. Lá isso é perfeitamente possível, e até mesmo provável.
Concordo totalmente com voce mauro.
Ainda bem que ainda temos a Europa, que nos protege da alienaçã e super exposição de dados que os EUA quer promover…
Quando vi aqueles sites tipo “diga ao seus amigos por onde voce andou!”
sim mas porque eu iria querer meus amigos me vigiando 24hrs por dia?
eu hein…
@Mr. Big
Tem mulher de amigo meu que ia se amarrar num “big brother”, por assim dizer. Atualmente elas ligam para mim a fim de saber onde os maridos estão. Normalmente passo só desculpas estapafúrdias como “me ajudando a achar um vazamento nos canos da pia”, “estou aguardando a saída dele do proctologista”, tudo para que elas se flagrem de que estão fazendo a coisa errada.