Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu terá suporte a AirPrint para iPads e iPhones

O desenvolvedor Till Kamppeter avisou que disponibilizou para testes, em canais de desenvolvimento do Ubuntu 11.04 e do futuro Ubuntu 11.10, o suporte ao serviço de impressão AirPrint, lançado na versão 4.2 do sistema iOS.

A disponibilização atende a uma demanda curiosa, surgida do reduzido suporte nativo oficial a AirPrint em impressoras, que ainda se resume a pouco mais de 2 dúzias de modelos da HP, o que conduz muitos usuários interessados em imprimir deste modo a partir dos seus dispositivos móveis a encontrar uma maneira alternativa de configurar um computador para ser um intermediário automático na hora de imprimir a partir do tablet ou do celular.

Na semana passada publiquei um post explicando como fazer esta configuração no Mac OS X, onde também mencionei o link para um tutorial explicando como fazer o mesmo usando Linux – e o desenvolvedor do Ubuntu em questão seguiu o mesmo tutorial para construir sua solução que, assim como no Mac, inclui configurações específicas do CUPS, sistema open source mantido pela Apple (titular do seu direito autoral desde 2007) e essencial para impressão na maioria das distribuições populares de Linux. (via digitizor.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cafecraft (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 10:50 am

    Na parte de impressão o Ubuntu sempre foi o kra… já imprimia frente e verso na Xerox Phaser.

    Amarok (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 8:13 pm

    @cafecraft

    Não é o ubuntu que imprime as coisas. O cups e os drivers que existem no ubuntu e em todas as outras distribuições atualizadas é que fazem isso.

    Parem de endeusar o ubuntu como se ele não fosse uma das várias distribuições linux e que compartilha quase todos os mesmos programas com outras distribuições !

    Embora seja verdade que o cups e os drivers são em grande parte responsáveis pela impressão, essa é mesmo uma das áreas em que as distribuições encontram possibilidade de se diferenciar, incluindo como default configurações que oferecem algo a mais.

    Parece ser o caso relatado pelo cafecraft, de ter encontrado facilidade maior para imprimir frente e verso em uma impressora específica – algo que também já ocorreu comigo, e imagino que se deva a versões diferentes dos PPDs, considerando a qualidade da curadoria exercida. Também é o caso do que o post acima expõe, de a distribuição passar a colocar como default o suporte a um serviço de impressão que é open source e disponível nas demais também, mas ainda exige configuração manual.

    Ou seja: o cups, os drivers e todos os demais componentes estão igualmente disponíveis a todas as distribuições, mas elas têm liberdade de oferecer uma configuração mais refinada deles ou não.

    Vale destacar que o desenvolvedor em questão, mantenedor da impressão no Ubuntu, mencionado no post como autor do novo suporte, é um dos casos em que a Canonical demonstra em suas contratações a que áreas ela dá atenção no desenvolvimento: o Till Kamppeter (que talvez alguns de vocês conheçam de FISLs antigos) é mantenedor do OpenPrinting.org (anteriormente Linuxprinting.org) há muitos anos, e hoje é um dos fellows da Linux Foundation (uma posição bem interessante: a LF só lista 6 fellows em seu site, incluindo o Till, o Ted Ts’o e Linus Torvalds), onde também cuida dessa funcionalidade essencial para tantos usuários de todas as outras distribuições também.

    Bremm (usuário não registrado) em 30/06/2011 às 10:35 pm

    Onde havia trevas, Augusto trouxe a luz.

    Complementando, minha impressora HP PSC 1315, na época em que o HPOJ e o HPIJS coexistiam, só funcionava corretamente “out of the box” no Ubuntu. No Debian (que usei até 2007 no desktop), dava um pouco de trabalho para configurar o básico, apesar dela já sair funcionando depois de instalada.

    rogerio machado (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 10:31 pm

    minha HP j5780 da HP passa fax no linux, já no Windows ( a menos que instale o driver-quase-sistema-operacional a julgar pelo tamanho ), não
    Ps: o Win7 e XP tem recursos nativos a esse respeito, mas não se aplicam aqui, pois o computador tem que possuir modem.

Este post é antigo (2011-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.