Ubuntu rumo à sua TV
Do Luiz Cruz, no Zona Livre:
Via info.abril.com.br:
No último Ubuntu Developer Summit, Mark Shuttleworth em sua apresentação mencionou a ideia de criar uma versão do Ubuntu para TV. Logo após, em seu blog pessoal, ele menciona quais seriam as aspirações do novo Ubuntu TV. Veja o que é prioridade na visão dele: (…)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-11-29
Eu tô esperando ele desistir do Unity e voltar pro Gnome =)
Esse negócio de ficar conectado o dia todo tá começando a passar dos limites…
O Mark tinha que parar de ficar atirando para todos os lados e se concentrar mais no próprio Ubuntu, por exemplo ele bem que poderia correr atras de mais parceiros para distribuir o Ubuntu instalado em seus Hardwares, parcerias com produtoras de software para criarem mais aplicativos (e também jogos) para o Ubuntu que poderiam ser vendidos na central de programas do Ubuntu. Não adianta ter uma boa plataforma se o conteúdo é limitado. O Android só teve esse enorme sucesso pela grande quantidade de conteúdo produzido para ele.
Concordo com Jeremias. É necessário mais “disseminação”, seja através do Ubuntu e demais distros virem pré-instaladas nos hardwares (mas, “pelo Amor de Deus!”, nada de distros ‘refiquifuquis’ da vida!…), seja também pela oferta farta de aplicativos atraentes! Afinal, o SO existe para rodar os aplicativos! Isso não é uma questão de engenharia, mas de marketing! O ‘case’ dos padrões de vídeo caseiro Betamax X VHS é famoso: ambos pertenciam à Sony. O Betamax era tecnicamente superior, e a Sony o manteve só para ela. Já o VHS ela licenciou para Deus e o mundo!, e acabou que o VHS matou o Betamax porque havia muito mais conteúdo em formato VHS do que em Betamax no mercado!
Jeremias
“O Android só teve esse enorme sucesso pela grande quantidade de conteúdo produzido para ele.”
Se fosse assim, o ubuntu (ou qualquer outro sistema livre) estava disputando taco a taco com windows. Olha o que tem de software disponível nos repositórios.
Claro que ajuda, mas comparar celular com desktop/notebook não dá certo nesse ponto.
Celular a pessoa está mais aberta a usar um sistema qualquer, desde q possa fazer o que deseja. E o android aproveitou o super hype do Iphone.
O VHS não foi criado pela JVC?
Cara.. fui testar o Linux Mint.. e apesar dos problemas.. o Gnome 3 é muito mais legal que o Unity… Ubuntu, você está dando tiro no pé e está perdendo parceiros.
Também acredito que o VHS seja invenção da JVC…
Agora sobre a oferta de aplicativos para Linux, realmente existe uma grande oferta, mas são aplicativos desconhecidos do público geral…
Por exemplo se o cara vê uma fotografia de uma mulher muito perfeita na capa da Playboy ele com certeza vai falar que ela foi “Photoshopada”, dificilmente falará que ela foi “Gimpada”, dizer que ela é assim ao natural então pode esquecer…
O VHS não foi criado pela JVC?
Sim: http://en.wikipedia.org/wiki/Vhs
“O Mark tinha que parar de ficar atirando para todos os lados e se concentrar mais no próprio Ubuntu”
Na verdade o Mark está procurando mercados de nicho. Certo ele, porque desktop não é prioridade pra ninguém, exceto a Microsoft. Se Ubuntu conquistar, digamos, 20% desse mercado. Já será uma revolução.
@Jeremias @André Luis
Acho que vcs não são usuários do Ubuntu e/ou não acompanham as noticias do mesmo, já é possível comprar um Dell com Ubuntu, meu Meganote veio com ubuntu, a Lenovo http://andregondim.eti.br/ubuntu/canonical-lenovo-ubuntu/, a vodafone, entre outros, confesso que nem acompanho mais outras distros, mas não vejo equipamentos sendo ofertados com as mesmas que não sejam as refusequi, me corrijam se estiver enganado, e o fato de Mark vislumbrar outras possibilidades não quer dizer que esteja tirando o foco principal da empresa, se fosse o Jobs ou Balmmer eram visionários, hype, mas como é o Mark.
A outro detalhe isto gera notícia no mundo todo, propagando o nome Ubuntu
@Rogerio,
A história que eu conhecia era de que o VHS fora desenvolvido pela Sony… Mas lá está o registro na Wikipedia (obrigado pela correção, Minduim!;); em todo o caso, quis realmente foi exemplificar a questão de estratégia de marketing.
Quanto a ser usuário Ubuntu; eu era, até recentemente. Mas tive tanto problema nessa transição para o 11.10 que resolvi mudar para Mageia, que eu já vinha usando em outra máquina minha. Ubuntu é ótimo, mas Unity… pessoalmente, pra mim não dá! Ao menos por enquanto!
Sim, já existe fabricante lá fora lançando máquina com Ubuntu de fábrica, legal! Mas é lá fora, né? Aqui, a gente ainda briga pra ressarcir o valor da licença do Windows que não vai usar! Se Dell e outros fabricantes estão mudando a postura quanto a isso, realmente, é algo recente. E louvável.
Quanto às distros ‘refiquefuqui’ que vem instaladas em máquinas do programa ‘computador para todos’, convenhamos! Elas são um desserviço ao software livre, só queimam o filme! E um estímulo a mais para os usuários, mal compram o computador, instalarem mais um cópia piratão de Windows e Cia. Triste!
@André
no site Dell brasil
http://configure.la.dell.com/dellstore/config.aspx?oc=ani14a1&c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&model_id=inspiron-14-intel-n4050
ta escondidinho no canto mas é Ubuntu, também não é a melhor máquina, mas já é algo. ;)
Acho que sou um dos poucos que acha o Unity melhor que o Gnome 3.
Gnome 3 não sabe aproveitar o espaço da tela, é engessado, não tem botão de desligar, nem de minimizar, nem de maximizar, nem alternador de tarefas, arghhhh… como é que alguém pode preferir aquilo?
Se é pra não ter uma interface dessas, eu prefiro o x-window.
O menu na tela dessa tv vai ser o seguinte:
Pra mudar de canal vc tem que clicar num icone… depois aparece uma lista, vc escolhe um dos itens da lista… Ai aparece outra tela onde vc pode digitar o canal que vc quer assistir.
Pra aumentar e baixar o volume vc clica num icone no canto.. aparece um folder onde tem outro foler chamado volume… Entao vc clica nele e aparece um controle de volume.
Facil.
@Ricardo,
Rsrsrsrsrs… Bem no estilo Gnome 3 (e Unity), rsrsrsrs.
@Mauricio, Ricardo
Vocês não usam Unity…
Unity é melhor que o GNOME Shell.
Srsly.
Para o pessoal que mais uma vez fala que a Canonical tem que focar em trazer Ubuntu pre-instalado, gostaria de apontar meu artigo sobre este assunto.
Ah sim, esqueci de dizer para o @rogerio: A Megaware *não* está autorizada a pre-instalar Ubuntu. Ela o faz por conta e risco. Quando um OEM quer pre-instalar, nós examinamos os equipamentos e garantimos que todo o hardware seja suportado, testamos upgrades, etc e este não é o caso mas cai no buraco que citei no meu artigo, OEMs locais não veem valor agregado em Linux, apenas uma maneira de pagar menos impostos e vender equipamento mais barato.
Quanto ao Unity e Gnome Shell, gostei das duas interfaces, mas prefiro o Unity, porém não uso nenhuma das duas, prefiro minha configuração particular do XFCE, que ficou na medida certa de usabilidade e aproveitamento total do espaço de trabalho mas limitando a estética a um tema GTK bacana (o Greybird). Meu foco não é a estética mas o desempenho máximo sem perda de recursos úteis.
@rogerio,
Uso Unity, e acho que ele tem um grande futuro pela frente. A interface é bem mais inteligente que o Gnome 3 na minha opinião. O menu global é uma grande sacada e ele consegue economizar mais espaço que qualquer outro DE. Mas a verdade é que no Ubuntu 10.10 ele ainda deixa a desejar.
A Canonical não é só o Mark, nada impede de ter várias estratégias, já que são várias equipes paralelas.