Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu rodando no tablet Nook

No estágio atual, trata-se mais de uma curiosidade do que de uma utilidade prática, mas o esforço independente para fazer o Ubuntu rodar no tablet Nook já alcançou o estágio em que o sistema entra em execução, com o ambiente LXDE, dando boot a partir de um cartão SD.

O detalhe é que neste momento a interação com o sistema ainda não funciona no próprio Nook: o desenvolvedor só consegue ver e comandar o desktop por meio de um acesso remoto via VNC. Mas o desenvolvimento é assim: ainda há mais passos a percorrer até haver o suporte à tela e outros dispositivos locais do tablet.

No link a seguir tem um vídeo em que o desenvolvedor explica a situação atual e demonstra o Ubuntu rodando no Nook e sendo acessado pelo VNC. (via omgubuntu.co.uk – “Ubuntu Running on the Nook Tablet”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 6:04 pm

    Ubuntu + LXDE = Lubuntu

    Só espero que ele escolha OSS 4 ou ALSA em detrimento do PulseAudio.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 6:38 pm

    A estratégia da Canonical para o mercado foi, ao meu ver, um tiro no pé, nos últimos 3 anos. Começaram com o Unity para Netbooks, logo no ínicio da onda. Depois, os netbooks praticamente saíram de circulação. Agora com os tablets, Canonical literalmente ignorou o mercado mais valioso da atualidade, prometendo uma versão, talvez, do Ubuntu para 2014, época em que, provavelmente teremos apenas 3 grandes players: Google, Apple e Microsoft.

    mario (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 12:20 am

    E o ARM Linux? alguém ai já viu ele rodar em algum tablet / celular / GPS mesmo que tenha algum “hack” ????

    Daniel Lin (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 7:28 am

    Dear Manager,

    Greetings. This is Daniel from Hity International Trading Co., Ltd. in China. We specialize in manufacturing Android Tablet PCs with CE certified and competitive price. Would you like a price list of our latest design Tablet PCs? Really expecting to have a business relationship with you. Our website: http://www.hityelectronic.com

    Thanks and best regards,
    Daniel Lin

    Magno (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 9:15 am

    @Mario
    “E o ARM Linux? alguém ai já viu ele rodar em algum tablet / celular / GPS mesmo que tenha algum “hack” ????”

    Eu me faço a mesma pergunta todo dia!!! :-) O Debian já tem suporte a plataforma ARM há anos. O problema são os drivers de dispositivos novos e novíssimos que ainda não foram desenvolvidos. Quando eles forem teremos uma versão do Linux que, na verdade, está anos a frente. Irônico para não dizer trágico. Um Linux para tablets é o meu sonho de consumo :-)

    José Alencar (usuário não registrado) em 22/12/2011 às 10:29 am

    Dear Daniel Lin,

    倪豪马?

    Yes, we would like to hear from you about exporting your products here to Brazil. Are you able to do free shipping to our country?

    I’m looking forward to hearing from you,

    José Alencar
    Android products distributor

Este post é antigo (2011-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.