Ubuntu One descontinua seu serviço Bookmark Sync para o Firefox
Oferecer suporte a um serviço que depende de uma interface provida por um desenvolvedor de aplicativo é bastante complexo quando o desenvolvedor deste aplicativo não mantém estável esta interface ao longo do tempo, e esta complexidade foi apresentada na explicação da descontinuidade do Bookmark Sync.
O efeito é imediato: o recurso de sincronizar os favoritos do Firefox entre vários computadores já não mais está disponível para usuários do recém-lançado Ubuntu 11.10. (via omgubuntu.co.uk – “Ubuntu One Discontinues Bookmark Sync”)
ô teimosia mozilla…
É uma pena…
A única coisa que eu acho que o firefox perde para o chromium é o a sincronização.
Xmarks… o/
Firefox Sync… o/
Putz, só pq comecei a utilizar ele em um dia e no outro já não funcionava mais, puuuuuuuuuutz.
Firefox Sync… o/
Funciona muito bem.
@erico Você quis dizer: ô teimosia, Cannonical.
O serviço da Mozilla funciona muito bem desde o primeiro dia. Conheço gente que usa no desktop e em celular, funciona como mágica.
Nem é tão difícil fazer o seu próprio servidor FxSync. Se quiserem saber como, eu até conto.
eu já estava de saco cheio das mensagens de erro do Sync e ja tinha desativado ele e trocado pelo Xmarks ha alguns meses.
O Firefox Sync aqui deu umas “engasgadas” estes dias (início de outubro, se lembro bem). Mas atualmente está funcionando excelentemente.
Acho o FSync meio complexo, chatinho mesmo de configurar. Nisso o Chrome ganha; basta acrescentar seu login e senha e pronto.
Mas que Login o Chrome usa, do Google ?
Se for.. diferença significativa. O Firefox não grava os dados criptografados?
Gosto do google, mas aí se mostra perfeitamente a diferença entre empresa e uma fundação quanto a software livre e padrões.
Mozilla oferece não somente a infra-estrutura como opção de hospedar seu próprio servidor.
Só não sei se disponibiliza algum tutorial para implementar(programando mesmo) seu próprio servidor, aí fechou o serviço completo :) .
@Weber e @Lauro Cesar
Sim. Essa “chatice” extra que o Lauro citou é apenas a chave criptográfica do FxSync. A Mozilla, não querendo ter controle dos seus dados, criptografa todos os envios para os servidores com aquela chave única.
Para o Google, que utiliza os dados dos seus clientes para obter lucro, logo o que você envia pra ele nunca tem essas garantias. Eu te aconselharia, Lauro, a checar a política de privacidade e uso dessa função.
Sobre o google utilizando seus dados, eis um guia simples: http://donttrack.us/
Utilizo Debian Squeeze e o Firefox Sync do meu Iceweasel funciona perfeitamente sem usar o One. Já faz algum tempo que a Canonical tenta se indispor com os projetos genuinamente open source. O primeiro deles foi com a fundação GNOME, lembram?
O Firefox fica muito melhor sem qualquer intromissão privada.
@Spif
Disse tudo cara!!! Mozilla and Firefox, I love you! :-)
“Sim. Essa “chatice” extra que o Lauro citou é apenas a chave criptográfica do FxSync. A Mozilla, não querendo ter controle dos seus dados, criptografa todos os envios para os servidores com aquela chave única.
Para o Google, que utiliza os dados dos seus clientes para obter lucro, logo o que você envia pra ele nunca tem essas garantias. Eu te aconselharia, Lauro, a checar a política de privacidade e uso dessa função.”
O Google também criptografa, informe-se primeiro. hehehehe
E o FF Sync já zicou nas minhas máquinas mais de uma vez, é complicado se você adiciona favoritos em máquinas diferentes e nem pense em tentar organizá-los.
@Marcos,
Só se criptografa com a mesma chave da conta(sua senha), contra criptografa com uma chave aleatória, imensa e com vários símbolos que o FxSync fornece? O bom é que o da Mozilla separa criptografia de autenticação. O modelo do Google parece mais burlável e simples, em comparação.
Sobre o FxSync, mais uma vez, é a velha história de você contra o mundo (e quem está errado é sempre o mundo). Seriously, nem vale a pena discutir.