Ubuntu 11.10 vai adotar ISOs híbridas CD/USB
Segundo o líder da equipe do Ubuntu responsável pelos processos de instalação, a partir da próxima versão a ser lançada em outubro os downloads oficiais disponíveis para uso Live ou instalação passarão a ser imagens ISO híbridas, podendo ser gravadas em um CD da maneira usual, mas dispensando ferramentas especializadas no caso de o usuário preferir usá-las para instalar o Ubuntu a partir de um pen drive. (via h-online.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-06-17
Show de bola! Estava na hora já.
Já era hora.. Outras distros já tem o recurso a anos..
Antes tarde do que nunca!
Aproveitaram já que estão tirando o Tomboy da ISO para dar uma organizada nas coisas?!?
Tomara… porque tem mais um monte de aplicativos inúteis…
sudo dd if=ubuntu.iso of=/dev/sdb
hj eu já pego a imagem uso o disck creator, n tem segredo.
O procedimento para gravar imagens híbridas é esse que o @Frank mostrou? sudo dd if=ubuntu.iso of=/dev/sdb ?
pra quem quiser gravar com o dd, é. Mas pode-se usar qualquer aplicativo que permita gravar uma imagem em um pen drive, seja no próprio Linux, no Mac, no Windows ou onde for.
A grande diferença em relação às imagens anteriores é justamente essa: agora a imagem pode ser transferida para um pen drive com os utilitários de disco de qualquer sistema operacional (inclusive o dd, claro) sem precisar de um procedimento adicional, pois já vem pronta para funcionar também em USB.
As imagens anteriores (inclusive a da versão corrente) precisavam de um passo a mais, que era convertê-la para o formato adequado a um pen drive, em um procedimento que envolvia um download e 8 passos manuais no Windows, ou 12 passos quase esotéricos no Mac – nada adequado para encorajar quem está migrando!
Estou esperando mesmo é pelo DVD ;)
Ubuntu atrasado como sempre…
pergunta de aprendiz, agora é só copiar normalmente a imagem no pen (copiar e colar) que bootando pelo pendrive ele é inicializado ?
@Juninho
http://cdimage.ubuntu.com/dvd/current/
@bruno,
Só pelo fato de copiar a ISO na partição do pendrive não fará com que o mesmo seja inicializado. Ele ainda precisa ter na raiz o diretório de boot com os arquivos necessários e um arquivo na raiz que é responsável pela identificação de arranque, da mesma forma que gravar a imagem de CD (como arquivo comum) num CD de dados comum.
É preciso copiar bit a bit a imagem para o CD ou pendrive, um dos meios é o comando dd, mas também ainda é possível usar o método original ou novos programas que poderão existir num futuro próximo que faça com alguns passos fáceis em qualquer sistema.
@bruno, só para esclarecer:
… da mesma forma que gravar a imagem de CD (como arquivo comum) num CD de dados comum… isso não vai fazer funcionar também.
Não saquei a idéia.
Já não era assim.
Já gravo meus .iso’s do Ubuntu pelo menos a 2 anos em pendrive usando a própria ferramenta de gravação do Ubuntu.
@hamacker, eu tenho um pendriver e um cartão MS pro com Ubuntu bootável que usei as ferramentas do Ubuntu. também não entendi… Mas, que já usei o dd e é tudo de bom. E claro que não iso, mais usei o cat para clonar um HD 20GB com frebsd 4.7 para outro HD bem menor e o danado do frebsd funcionou certinho no HD 3.2 (se não me engano)
hamacker, você precisa usar a ferramenta de geração de pen drive de instalação do Ubuntu justamente porque a imagem atual não e híbrida, e sim específica para CDs. Com as novas imagens híbridas, o uso daquela ferramenta passa a ser opcional, ou específico para determinadas situações. É só fazer o download da imagem e aí quem quiser transferir para o pen drive com o dd, ou com o Nero, ou com o Disk Utility, ou com qualquer ferramenta capaz de queimar uma imagem ISO em um pen drive, vai poder.
Que susto, pensei que só eu nao estava entendendo a novidade… ;-)