Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 11.10 dando boot abaixo de 12 segundos

Do André Gondim:

Mesmo que ele ainda está apenas em alfa, parece que a próxima versão do Ubuntu, a versão 11.10, será muito mais rápido que as versões anteriores.

“Depois de instalar o Ubuntu em um PC  com um processador Intel Core 2 Duo E8400 de 3,00 GHz e um disco rígido, verificamos o tempo de inicialização de 12 segundos – mais de três segundos mais rápido que o melhor tempo já registrado.”

Com a alteração de GDM para LightDM o impacto significa que o Ubuntu fica mais perto do momento de login do usuário. (via andregondim.eti.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tereso (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 3:10 pm

    é isso aí. na 11.04 o boot tá bem rápido e a tendência é melhorar ainda mais.

    mas acho que eles poderiam jogar para “depois do boot” serviços que não necessitam iniciar nestes 12 segundo, como cups, som, bluetooth e outros.

    Renan (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 3:16 pm

    Sinceramente, acho que tempo de boot já não é tão relevante hoje, seria mais interessante melhorar suspend-to-RAM e hibernação (os quais garantiriam um ‘boot’ quase instantâneo, ou no mínimo bem rápido).

    Maikon (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 3:41 pm

    O meu Note dá boot em 20 segundos, o problema é o login, que antes demorava apenas 7 segundos, e agora demora quase 20, (essa demora já aconteceu antes e já foi resolvido, agora apareceu novamente) problema que eu espero que o lightGDM resolva de uma vez por todas.

    Iniciante (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 4:48 pm

    Meu note com ubuntu tb tah com boot mais lento, espero q melhore qdo atualizar pra proxima versao.

    Afinal, boot rápido significa mais tempo para gastar no orkut/facebook/twitter e outras coisas inúteis =D

    frank_w (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 4:49 pm

    grande coisa.

    ligo o note de manha e desligo a tarde.

    se demorar 2 min nao tem problema.hehehe

    Antonio (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 4:51 pm

    As vezes fico me perguntando qual a relevância de um PC/Notebook cujo tempo de inicialização é de 10, 15, 20 segundos, etc. Qual seria o efeito no cotidiano dos usuários. Ninguém tem tanta pressa assim, além, do mais do que adiantaria ele ligar o computador tão rápido, se a internet dele é lenta, digamos que ele ligou o PC para conversar com uma amiga distante e se for enviar um arquivo muito grande, nem se fala, desse modo não serviria pra nada ligar o computador e inicia-lo tão rápido…………..

    Lauro César (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 4:53 pm

    @Renan, concordo contigo. Adquiri um Mac Mini dias atrás e pude verificar que o tempo de boot nas distros Linux mais atuais é mais rápido, mas a suspensão dele é muito rápida e indolor, quase instantânea, coisa que nunca consegui com meus computadores rodando Linux… Talvez falte alguma configuração ou algum driver melhor sei lá, mas o fato é que sempre que tentei usar este recurso no Linux me arrependi por conta do tempo e das falhas apresentadas… Ah no Windows ocorre a mesma coisa: boot demorado e volta da suspensão bastante rápida e geralmente sem problemas.

    Lauro César (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 5:02 pm

    @Antônio desculpe-me discordar de você. Quanto mais rápido conseguirmos colocar o nosso computador a funcionar, melhor. É muito chato ter de ficar esperando minutos até que seu computador inicialize e fique pronto para o uso. Quase todos equipamentos eletrônicos tem hoje uma inicialização quase instantânea, porque o computador tem de ser diferente? A suspensão é um bom paliativo, mas em tempos de preocupação com consumo de energia, pense quanto podemos economizar globalmente se todos os computadores fossem rápidos para inicializar e não precisasse-mos deixá-los ligados ou hibernando para os termos sempre à mão?

    Cesar Ramina (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 5:41 pm

    Um boot rápido é sempre bem vindo. Mas o que eu gosto mesmo são dos 4 segundos que o Ubuntu leva para desligar meu note.

    Renan (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 6:08 pm

    @Lauro César, até hoje tive vários problemas com suspend/hibernação em Linux.

    Numa das minhas máquinas, eu só consigo suspender (hibernação não funciona), e esse recurso passou um tempão quebrado devido a um bug nos drivers de vídeo da Intel, acontecia corrupção de memória e tudo dava segfault.

    Em outra, a hibernação funciona, mas o suspend “apaga” as portas USB e elas não voltam (nem tensão elas têm) sem um reboot.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 6:18 pm

    Tudo que o Linux tiver de vantagem, e for perceptível para leigos, é um ponto forte contra a concorrência (tô falando do Windows, tem outro? :)

    As vezes, quando estou com pressa, fico meio irritado com ter que esperar o computador ligar (e depois deligar), só para copiar um arquiavozinho para o pendrive. Um boot de 5 segundos é meu sonho de consumo. Menos de 30 segundos é só aceitável.

    Em meu computador o Ubuntu leva 27 segundos. Já no outro (single-core) demora 45 segundos, não estou satisfeito.

    * Ambos computadores tem MySQL, Apache e outros serviços instalados.

    landeel (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 7:20 pm

    Instalei o Lubuntu no meu netbook, e ele leva 20 segundos pra dar o boot.
    Acho muito útil o boot rápido sim.

    Bremm (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 8:01 pm

    Nada contra boot rápido, mas isso mais parece aquelas competições de crianças para ver quem cospe mais longe. Seria melhor concentrar esforços em outras áreas, como o dbus. Em 2011 é necessário reiniciar um servidor porque o dbus foi atualizado — e considero ridículo.

    https://wiki.ubuntu.com/DbusRestart

    http://www.ubuntu.com/usn/usn-1176-1/

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 9:02 pm

    Acharia melhor concertar o Gnome e o K Network-Manager, eles tem um bug com as conexões DSL que não são feitas

    Denis (usuário não registrado) em 27/07/2011 às 10:29 pm

    Abaixo de 15 segundos os avanços começam a ficar cada vez menos perceptíveis. Lembro do saudoso Conectiva, que levava só (!) 1 minuto e 20 segundos para iniciar, deixando no chinelo o Windows :-P

    Marco (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 12:54 am

    Isso vai reduzir ainda mais com o systemd. Imagine o quanto esse tempo se reduzirá quando serviços como o CUPS só iniciarem quando solicitados.

    Pajé (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 6:07 am

    O Ubuntu tem feito um excelente trabalho na redução do tempo de boot. Em grande parte, devemos isso à criação do Upstart, que foi desenvolvido por eles mesmos, em substituição ao INIT. O Upstart paraleliza a inicialização de serviços, em contraste com o INIT, que dispara tudo sequencialmente.

    Eduardo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 8:37 am

    Tenho um note com processador single core, 1GB de RAM, uma configuração já ultrapassada…

    Estava usando o Ubuntu 11.04 (instalação nova) e o tempo de inicialização do computador estava em 47 segundos!
    Não seria um problema se a Hibernação funcionasse corretamente, pois não haveria a necessidade de desligar.
    Troquei para o Lubuntu, a hibernação continua não funcionando (claro!), mas pelo menos o tempo de boot baixou para 22 segundos!

    Concordo com o pessoal que falou a respeito de outras prioridades e etc, mas devemos lembrar que o usuário que gostaríamos de “converter” ao linux vai se importar com o tempo de boot, e provavelmente não vá usar a hibernação ou suspenção.
    Talvez a solução da maior parte dos problemas de hibernação e suspenção sejam mais por causa dos drivers e especificações que os fabricantes não liberam à comunidade (no meu caso o vídeo da ATI, que parto!), aí as coisas não funcionam como deveriam…

    Infelizmente o paralelismo no boot não ajuda em micros com single core. Ou seja, Upstart não faz diferença (também não notei), aguardo pelo systemd.

    Filipe (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 10:15 am

    Um tempo de boot bom é algo em torno de 3 ou 4 minutos, assim posso fazer meu café tranquilo enquanto a máquina liga :)

    Denis (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 10:25 am

    @Filipe,
    A sugestão seria um windows antigo não original, com um hardware bem jurássico.. acho que assim o café sai melhor!

    Alexandre (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 11:23 am

    Isso que o Urubu não usa systemd ainda.

    No meu note eu fiz um kernel com todos os módulos que eu uso builtin, tirei os serviços todos, deixei só o X. Ficou uma bala.

    neo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:59 pm

    sem duvida nenhuma, competição de criança pra ver quem cospe mais longe, um profissional adulto, com responsabilidades, liga a maquina, vai ao sanitario, pega um copo dagua, e volta pra trabalhar, e eu duvido que qualquer um de nós faça isso em menos de 2 minutos(lavando as mãos viu? cascão!!!)….

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 5:45 pm

    Meu Ubuntu 10.04 em um netbook Acer Aspire já boota em menos de 20 segundos.
    Isso é uma tendência não só do Ubuntu, mas de outras distribuições, em melhorar nesse ponto.
    Mas como o Renan citou o suspend-to-RAM e a hibernação, nesse mesmo netbook é quase instantâneo a volta do sistema no caso de fechar a tampa, e o consumo em hibernação.

    Bremm (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 6:21 pm

    @neo

    A minha máquina de trabalho só desliga se o nobreak ficar sem carga. Carga de sistema rápida considero essencial para quem testa software em máquina virtual. Fora isso, querer sistema pronto para uso em menos de 30 segundos é um tanto “imediatista”. Um dos “gargalos” do boot é o tempo de acesso a disco. Isso se resolve usando SSD.

    Aliás, falando em uptime (desculpem-me se sair desalinhado; é uma limitação do WordPress, que não respeita tabulação):

    # Uptime | System Boot up
    ----------------------------+---------------------------------------------------
    1 76 days, 08:05:50 | Linux 2.6.22-14-rt Tue Dec 25 02:53:47 2007
    2 74 days, 00:43:35 | Linux 2.6.20-12-lowlate Sat Apr 21 13:40:18 2007
    -> 3 57 days, 04:32:06 | Linux 2.6.38-8-generic Wed Jun 1 13:46:01 2011
    4 46 days, 13:52:47 | Linux 2.6.20-16-generic Wed Jul 4 16:10:22 2007
    5 38 days, 13:40:52 | Linux 2.6.28-11-generic Mon May 4 00:56:35 2009
    6 32 days, 06:19:20 | Linux 2.6.31-19-generic Thu Feb 11 08:22:19 2010
    7 32 days, 02:17:35 | Linux 2.6.22-10-rt Wed Sep 5 00:21:13 2007
    8 31 days, 21:14:05 | Linux 2.6.32-22-generic Fri Jul 16 14:42:00 2010
    9 31 days, 15:47:04 | Linux 2.6.35-23-generic Thu Dec 2 10:58:27 2010
    10 31 days, 02:09:32 | Linux 2.6.22-14-rt Sat Oct 20 07:08:23 2007
    ----------------------------+---------------------------------------------------
    1up in 16 days, 20:11:30 | at Sun Aug 14 14:29:36 2011
    no1 in 19 days, 03:33:45 | at Tue Aug 16 21:51:51 2011
    up 1102 days, 00:54:4 | since Wed Feb 7 04:22:52 2007
    down 530 days, 14:00:35 | since Wed Feb 7 04:22:52 2007
    %up 67.501 | since Wed Feb 7 04:22:52 2007

    Filipe (usuário não registrado) em 29/07/2011 às 9:32 am

    @Denis
    Ninguém falou em Windows meu caro. No caso da minha máquina, ela não é top de linha e demora um pouco para subir o kernel + DB + servidor de aplicação e serviços. Em contrapartida eu não estou nem um pouco procupado se vai demorar 1 ou 5 minutos para iniciar, afinal não é isso que vai mudar o que eu produzirei no meu dia de trabalho :)

    Nos dias de hoje a sociedade quer tudo para ontem IMHO e felizmente eu não compartilho dessa mesma opinião/modus operandi.

    Heaven (usuário não registrado) em 30/07/2011 às 9:42 pm

    @Renan, esse é o próximo passo.

Este post é antigo (2011-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.