Ubuntu 11.10: congelado para preparação do Beta
O Ubuntu 11.10 está agendado para lançamento no próximo mês, e desde ontem está no estágio BetaFreeze, para permitir a estabilização dos pacotes (e da interface) para a versão Beta.
Via andregondim.eti.br:
A partir de agora, todos os envios de arquivo e qualquer alteração da interface de usuário terão de ser aprovados manualmente pela equipe de lançamento. A equipe de documentação e equipes de tradução também terão de ser notificados de quaisquer alterações de interface do usuário.
• Publicado por Augusto Campos em
2011-09-16
As coisas estão ficando tão legais, que ora navego pelo Firefox 7, ora Chrome, ora uso Unity, ora utilizo Gnome-shell, hehehe.
Agora vai entrar na fase mais estável e finalizar o Unity com gnome3 que vai deixar o pessoal do Fedora numa ciumeira…
Estou testando no VirtualBox e estou adorando…
tá muito bom aversão alfa 3 com as atualizações até o presente momento. só uns buguezinhos cosméticos e nada mais.
tá leve e voando que é uma beleza!
Ubuntu (e Mint talvez), a meu ver, é o único linux que pode “peitar” o Windows e o Mac. Demais distros agradam quase exclusivamente linuxistas, ou seja, usuários que já são do próprio Linux.
Não sei como esta esta versão mas tenho que ser honesto odiei o Unity, o Gnome era muito melhor…
Estou usando e está muito bom, unity melhor que nunca.
Não sei como as pessoas não gostam do unity, sera que são aqueles conservadores que não evoluem nunca e quando veem o trem passar já é tarde?
Basta ver o IOS da mac, barra única encima e ponto, está a anos sem mudar e eu achava um dos melhores “X”, mas agora com o unity já penso 2x, ficou realmente bom isso.
O ubuntu 11.10 está realmente inovando, várias melhorias e limpezas no unity nesta versão.
Aprovadíssimo :D
Alguém aí testou com placa nvidia da série FX? Principalmente FX 5500? Parece que o Unity não funciona nessas placas.
Não consigo gostar do Unity. E nem do Gnome-Shell. Ainda estou em dúvida pra qual interface irei migrar (kde, xfce ou lxde). Enquanto isso ficarei usando o Ubuntu 11.04 com o Gnome 2 clássico.
@Tiago, pra quem está acostumado com o Gnome clássico, talvez o xfce seja mais fácil. O KDE segue outra linha.
Eu demorei mas aprendi a gostar do Unity. Estou com o alfa do Ubuntu, mas é como falaram: bem instável ainda, dá muito crash em aplicativos e minha ATI não está funcionando o driver proprietário.
Eu sei que alfa nem beta são feitos para serem estáveis, mas é interessante como os alfas do Fedora e Mandriva são mais seguros. De qualquer forma, não vejo com defeito da Canonical, mas como uma característica de um desenvolvimento diferente.
@Tiago: sudo apt-get install gnome-session-fallback
Reinicie a sessão e marque a nova opção.
Fonte: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/08/retornando-ao-gnome-classico-no-11-10/
leonardo:
Ola não é que eu nunca tenha evoluído, na verdade somos da mesma espécie Homo Sapiens. É que simplesmente não gostei… por exemplo prefiro um Landau que um Ford Ka, é meio que uma questão de gosto…
leonardo:
Ola não é que eu nunca tenha evoluído, na verdade somos da mesma espécie Homo Sapiens. É que simplesmente porque não gostei… por exemplo prefiro um Landau que um Ford Ka, é meio que uma questão de gosto…
E tem muita gente que pensa como eu, ou talvez não:
Elvis Presley é melhor que Katy Perry, não é uma questão de evoluir é questão de gosto mesmo.
Outro exemplo: Prefiro o Broffice que o design moderno do Microsoft Office…
Prefiro o Linux usando window maker que o MAC que tem um ponto não sei aonde, alias odeio MAC, mas é só uma questão de gosto certo?
E entre o Unity e o Gnome eu fico com o Gnome.
@cafecraft o Fedora está sempre um passo a frente do ubuntu e não vejo motivos pra ciumeira. Embora não utilize o ubuntu, pois como falaram acima eu sou sim linuxistas, e usar linux pra mim não é um passa tempo, é o sistema que uso em meus Desktops, servidores e a mesma situação em meus clientes. Que venha muito boa essa versão do ubuntu, e chega de falar mal das outras distros, afinal se analisar é tudo linux.
@Marcos, pois migre para o driver open source para ATI. Está muito melhor que o driver proprietário (ao menos aqui no meu note, com uma HD3200). Faça o teste. Aqui a performance 2d aumentou muito e a maioria das aplicações 3d que uso esporadicamente (basicamente jogos) têm um desempenho só um pouco menor, quase imperceptível.
O pessoal do Gallium3d tem trabalhado bem nos últimos tempos. Hoje eu vejo o quanto o driver proprietário da ATI é um lixo no Linux. Ente ele, que tem uma performance 3d melhor mas é todo bugado e o driver open source, menos bugado e com menor desempenho, prefiro o opensource.
Faça os testes aí.
ps: estou usando o ubuntu 10.04 (com o kernel do oneiric e os pacotes do xorg-edgers)
só queria saber porque a tela do grub do ubuntu é tão feia!
a maioria das distros já melhorou isso…
claro que seria perfumaria besta, mas que é feia, é…
Poxa, só eu gosto do Kubuntu? Esta uma maravilha, estou usando o 10.10
Ou melhor, o 11.10
@Leandro Santiago, estou usando ela, mas no meu caso a performance fica bem aquém, mesmo em 2D. Vídeo então, com o driver proprietário vejo filmes fluidamente, enquanto com o driver livre a tela dá umas congeladas rápidas.
Minha ATI é uma 47xx, não é das mais novas, mas pro que eu executo na máquina, era pra nem fazer cócegas.
o/
Mais um pro time dos que não conseguem (de nenhuma maneira) acostumar com o Unity (digo acostumar, e não gostar. Eu gosto do Unity, é um gerenciador de janelas lindo, muito bem feito, mas o problema é o [meu] costume com o Gnome2). Creio que vou ser obrigado a usar o fallback do Gnome3 nas próximas versões do Ubuntu, mas por enquanto vou ficando com o Gnome clássico. Nem o Xfce e o KDE servem pra mim, tem que ser Gnome, o 2 de preferência.
Fiz um livro sobre o Ubuntu, um tipo de um manual chamado GNU/Linux aprenda a Operar o sis na prática ed viena, mas o Unity é na minha opinião uma prova que as distribuições grandes traem mais o movimento software livre que as pequenas distribuições e essas sim são verdadeiras manipuladoras do povo, de forma que você nunca verá ninguém questionar o Ubuntu.
O Gnome é um projeto que serviu o Ubuntu durante muito tempo para agora ser traído e jogado no lixo.
E sendo um verdadeiro traidor do software livre o Ubuntu não merece mais respeito algum na minha opinião !
Para mim o BigLinux, por exemplo, é melhor que o Ubuntu, torço todo dia para o Linux Mint passar o Ubuntu no distrowatch.
Infelizmente, acredito que o Ubuntu vai ser o Windows do próximo século com o Unity e a Canonical lucrando milhões, pois já deve lucrar com o projeto e muito – Não é porque o projeto é gratuíto que não há lucro.
@Luciano Andress Martini
O Linux Mint só começou do jeito como foi porque eles usaram o Ubuntu (que usa Debian) como base. Ao contrário da tua acusação, a Canonical teve diversas de suas contribuições rejeitadas pela Fundação Gnome. O BigLinux usa inclusive os repositórios do Ubuntu, ou seja, cai no mesmo paradigma de outras tantas distribuições que estão na carona do Ubuntu ou na carona do Debian.
Ainda prefiro torcer para a Canonical que torcer para a Microsoft, embora eu seja usuário do Arch e do Debian.
Oi pessoal, alguém sabe me dizer quando o kernel.org vai voltar ?
Estou preocupado será que meu Ubuntu (11.04) está com kernel haqueado ?
@Luciano Andress Martini, o Ubuntu 11.10 vem com a opção do gnome-shell no início da sessão, é só escolher.
Respeito opiniões, mas escrever um livro, com uma fundamentação questionável, é perigoso. Ubuntu manipula o quê? Ele tem uma filosofia e a segue quem desejar. Distros tem um monte, escolha a sua. Microsoft tem uma política agressiva, mas uma pessoa um pouquinho mais esclarecida enxerga outras possibilidades. Qual o problema em ganhar dinheiro? Se eu achar que o Ubuntu está vacilando, eu troco, e só. Toda crítica é proveitosa se tem a intenção de construção. Gostaria de saber o nome deste livro para conhecer sua opinião, @ Luciano. Quando se publica um livro, espera-se um raciocínio lógico, sistemático, com no mínimo um grande conhecimento dos projetos open-source. Concordo com o amigo @Bremm, ainda prefiro a Canonical a outra…
“O Gnome é um projeto que serviu o Ubuntu durante muito tempo para agora ser traído e jogado no lixo.”
Meio alienado, não está, @Luciano Andress Martini? O Ubuntu continua adotando o Gnome, agora a versão 3. Só porque trocou o shell, que tantos criticavam, vão ficar de mimimi? Que usem outra distribuição, a Canonical foi lá e criou outro, enquanto os outros ficam de braços cruzados.
@Luciano_Andress_Martini – da uma pesquisada… o mark ja falou varias vezes que o ubuntu ainda da prejuízo. E nao considero uma mudança uma “traição”… se for pensar assim, nunca vamos mudar? Grande mudanças são necessárias as vezes. O legal do linux (e o ruim ao mesmo tempo) é que vc tem opções… se não gostou do Unity, podes usar qualquer outra que achar melhor.
Mas se tiveres uns trocados sobrando, recomendo migrar para o osx, nao vai se arrepender ;-)
Raciocinio lógico é uma coisa comum a todos os seres humanos.
Bem ficaram revoltados com meu comentário sobre dizer que o Ubuntu é traidor? Bem, eu ja sabia q isso ia acontecer, porque o Ubuntu, é financiado por uma empresa gigante – o projeto Ubuntu não se importa conosco.
Se eu instalar o Ubuntu numa comunidade carente ninguém vai saber usar o Unity – e eu vi isso na pele.
Contribuições com o gnome, que você citou, eu prefiro chamar de vontades de alguém que queria criar outro ambiente gráfico por discordar do Gnome e considerar ele antigo que nenhum usuário concorda, porque não conheci um usuário final que gostasse
Respeito o Ubuntu, mas acho que certas mudanças de paradigma prejudicaram demais a distribuição, e O Linux Mint tem todo o direito de existir – seja ele baseado no Ubuntu, pois o Ubuntu, é baseado no Debian, e não deveria existir se este raciocionio fosse ser seguido a risca, e é claro que o seu raciocinio é contraditório se vc prestar bem atenção.
É contraditório porque se você aceitar a existência do Ubuntu sendo ele uma espécie de Debian, deve também aceitar a existência do Linux Mint – e que ele assim como o Ubuntu fez com o Debian, atinja a primeira colocação.
@Luciano_Andress_Martini Contraditório é você que diz que o Ubuntu traiu o software livre e não merece respeito (Se baseou em quem no Dado Dollabela?) e no último comentário diz que respeita o Ubuntu…
Pelo que você diz dá pra entender que a Canonical paga as pessoas para poder escrever comentários aqui. Se você acha que esse tipo de mudança é errado, é traição então pare de ouvir som no seu Linux pois usar o ALSA é traição com o OSS (que é melhor que o alsa) pois o Linux usou ele por tanto tempo e depois jogou no lixo…
@Augusto
O cadastro do site está com algum problema? Meu nome saiu errado, pode ver o que aconteceu. Saiu como Jorge, mas me chamo Vagner.
@marcosalex, estranho isso, pois aqui consigo assistir videos em HD normalmente (a placa do meu note é mais antiga que esta que citastes) e com boa performance, inclusive com o player html5 do youtube e vimeo em tela cheia. Como eu disse, estou usando o driver em desenvolvimento, (notei o salto de performance quando atualizei dos que vêm no repositório padrão), então é provável que esta nova versão do ubuntu ainda não tenha incorporado estas versões em desenvolvimento. Uma pena, pois o pessoal do gallium3d está fazendo um trabalho formidável.
“Não sei como esta esta versão…”
Mas nem mesmo a justaposição dessas duas palavras é suficiente para mostrar a utilidade da acentuação?
“esta esta” é fogo, né?
Corrigindo: “Não sei como está esta versão…”
” o projeto Ubuntu não se importa conosco.”
Que comentário mais emo…
“Se eu instalar o Ubuntu numa comunidade carente ninguém vai saber usar o Unity – e eu vi isso na pele”
E eu já vi isso com o gnome clássico, com o kde e com o Window Maker. E aí?
@tenchi, talvez seja porque eu venho atualizando o Ubuntu 11.10 desde os primeiros alfas, alguma coisa esteja dando conflito na minha máquina. Assim que sair o Ubuntu 11.10 final, vou formatar a partição e fazer uma limpeza no meu /home, que já passou por 4 distribuições e dezenas de atualizações. heheheh
Estou gostando muito desta nova versão. Usando o beta claro, alguns bugs aparecem, mas, faz parte do ciclo de desenvolvimento, não é mesmo?
O Ubuntu, creio eu, está no caminho certo.
Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 18/09/2011 às 8:26 pm
Se eu instalar o Ubuntu numa comunidade carente ninguém vai saber usar o Unity – e eu vi isso na pele.
Isso só acontece quando a pessoa está acostumada a interface clássica (Windows/KDE/Gnome2/Xfce). Minha mãe que estava acostumada com o Gnome se deu bem com o Unity.
Subestimar a capacidade de aprendizado das pessoas para tarefas triviais não é legal. Independentemente da condição social das mesmas.