Ubuntu 11.04 Natty Narwhal: o que vem por aí
Enviado por JeffersonX (jeffersonhenriqueΘgmail·com):
“Como todos sabem, está agendado para o próximo final de semana o lançamento da nova versão do Ubuntu. Esta versão promete muitas alterações e, dentre todas, a mais comentada é a utilização do Unity como interface padrão. Para conferir todas essas novidades, decidi fazer o download da versão Beta 2 disponível para download no site oficial do Ubuntu através do link [ubuntu.com/…] Veja aqui as impressões que tive ao testar essa nova versão do Ubuntu.” [referência: tibyjeffersonx.blogspot.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-04-26
Bonzinho. “trás* consigo”, traz do verbo trazer.
Testou este tutorial para rodar Unity no virtualbox:
http://andregondim.eti.br/2011/04/executando-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal-com-3d-no-virtual-box-4/
?
É o começo do fim do ubuntu. Finalmente.
bom review, mas faltou uma explicação maior da barra lateral, ela tem umas coisinhas chatas que podem complicar usuários pouco experientes. è preciso uma descrição maior dos ícones…
Só discordo quanto a afirmação “do foco em usabiliade” a ideia de diferenciar do gnome3 dada ao unity prejudicou este, as vezes fica tudo muito mais difícil e menos intuitivo no unity. Algo que me surpreendeu de inicio é que para a barra/dock aparecer é preciso deixar o cursor em cima da logo do ubuntu no canto superior esquerdo pois o dock/barra não funciona como o recurso auto-ocultar das barras inferiores existentes.
PS: desde o primeiro beta tenho testado um celeron com menos de um 1ghz, dá pra usar tranquilo sem muitas estripulias.
“para a barra/dock aparecer é preciso deixar o cursor em cima da logo do ubuntu no canto superior”
Aqui já uso o beta2 e a barra já aparece quando tocada em qq parte.
Só vejo anormalidade, quando uma janela maximixada aberta por cima de outra, fica tudo branco.No mais, melhorou o visual e o som.
Nenhuma versão do Ubuntu foi tão falada quanto essa.
Existe a opção de deixar a barra lateral sempre visível alterando o plugin Unity no compiz. Pra monitores widescreen, fica até legal.
Eu fiquei muito decepcionado com este Ubuntu.
Deixou de funcionar muita coisa que eu usava. E me força agora a ter a barra lateral o que me irrita muito não poder mudar.
@Alexandre , encerre a sessão e entre pelo gnome tradicional, no 11.10 não terá mais essa opção.
Pra mim esta bem feito, a dock nao atrapalha em nada, nao tenho problemas com janelas maximizadas sejam quantas forem, espaco total do monitor disponivel, a usabilidade nao ficou complicada, acho q o shell sim ficou menos direto e mais complicado… o ubuntu esta no caminho certo, e o 11.4 eh apenas o inicio, com mais 6 meses de aperfeicoamento, esse ubuntu vai melhorar e muito e assim por diante…!!!!
Também gostei porque aproveita muuuito o espaço do monitor e põe o foco no aplicativo que você está usando (que é o importante) e não em menus e barras do desktop. Também acho que é mais rápido procurar por aplicativos através do search do que percorrendo menus. Por exemplo: Teclas “Super” + “A” e digitar “syn” já me traz o synaptic. E por aí vai.
“Também acho que é mais rápido procurar por aplicativos através do search do que percorrendo menus. ”
É comum ver usuários de Windows 7 e Vista fazerem isso, depois que a MS deu a opção. Sinal que muita gente concorda com voce.
Basta apertar a tecla “super” para pesquisar ou clicar no ícone do Ubuntu lá em cima.
Why Is Ubuntu’s Unity Squeezing out GNOME 3?
http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/3931691/Why-Is-Ubuntus-Unity-Squeezing-out-GNOME-3.htm
O engraçado nessa estória é que o UNITY não está promovendo a UNIDADE em torno de um mesmo ambiente gráfico entre várias distribuições linux mas uma DESUNIÃO.
Chego a pensar que isso é proposital e a Canonical visa distanciar o Ubuntu de ser mais uma distribuição linux. Com isso foi criando aplicativos próprios e adicionando ao Gnome 2, fazendo questão de não estimular o uso do KDE e de nenhum outro ambiente gráfico que não o Gnome e agora simplesmente faz um fork de fato do Gnome.
Aí muitos vão dizer que isso foi estratégia da canonical para tornar o ubuntu mais simples ao não dar muitas opções de escolha. Eu não concordo. Outras distribuições tão ou mais amigáveis como o Fedora, OpenSuse e Mandriva conseguem dar suporte oficial ao Gnome, KDE e outros ambientes gráficos, conseguem fazer livecds e DVDS de instalação convencional, utilitários de configuração do sistema independentes do ambiente gráfico (Yast e MCC) e tudo mais. E ainda contribuem mais diretamente com os projetos Gnome e KDE do que a Canonical.
“É comum ver usuários de Windows 7 e Vista fazerem isso, depois que a MS deu a opção. Sinal que muita gente concorda com voce”.
Não acho. O menu do Windows 7 é pouco prático. O problema é que não existe menu deslizante. Pra abrir uma opção você tem que clicar (mesmo exemplo do KDE).
Sempre achei o menu atual do Gnome simples e prático. O melhor menu que conheço é o do Mint (mintmenu), que inclusive tem o campo “search”.
Pra mim, quanto menos cliques, melhor.
Estou usando também o Ubuntu 11.04 desde do primeiro Alpha. Enfrentei uns bugs (não achei que foram muitos…), estranhei o Unity, usei o Gnome default. Agora estranho quando não estou usando o Unity…
Engraçado como ainda tem cara de windows 95.
@Amarok, cada distribuição é livre pra focar onde a achar melhor. E cada usuário é livre pra usar a distribuição que melhor se adequa à sua preferência. Não precisa ficar de mimimi nem atacar quem não compartilha de sua opinião.
Se a vantagem do Linux é a pluralidade, por que cortar os pulsos toda vez que alguém procura inovar?
Só para atualizar o conhecimento da galera desde o kde 3.0.0 ALT+F2 abre uma barra de search ou calculadora ou simplesmente executar, isto tem mais ou menos 6 anos
Estou rodando o 11.04 com o Gnome 3. Os dois estão se dando muito bem. É uma “Lua de Mel” que eu aconselho. Gostei mais do Gnome 3 do que do Unity, embora sejam parecidos no layout e nas funcionalidades.
O código é aberto ?
Sim ?
Então f*-se !
@Amarok o objetivo é esse mesmo e concordo com a opnião da Canonical de fazer isso.
Eu gosto de KDE, mas tive experiencias de usos desagradáveis com opensuse e mandriva.
Estou pouco me lixando se é igual ou diferente, o que importa é que estar funcionando muito bem e dando uma caracteristica ao sistema.
Só vejo anormalidade, quando uma janela maximixada aberta por cima de outra, fica tudo branco.É bug dos drivers proprietários da Nvidia, a solução é trocar pelos da comunidade(Nouveaux).
Pessoal, acho meio exagero da parte de todos ficarem espantados com uma interface gráfica nova. Se eu não ficar satisfeito com o Unity simplesmente instalo outra interface gráfica e trabalho com ela. Interface gráfica é somente a “casca” do linux e isso pode muito bem ser modificado.
Abraços.