Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 11.04 entra na lista ‘Best of 2011′ da PC World

O Ubuntu 11.04 Natty Narwhal foi incluído na lista de softwares, hardwares e serviços que se destacaram, na opinião da PC World. Ele está na 82a. posição, à frente do Android 3, da nova timeline do Facebook e do Chromebook, da Samsung, como informa o OMG!Ubuntu. (via omgubuntu.co.uk – “Ubuntu 11.04 Makes PCWorld ‘Best of 2011′ List”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:44 am

    Tudo bem o Ubuntu estar na 82a posição, mas o Internet Explorer 9 na 19a posição? IE9 nem deveria estar nesta lista…

    Carlos E. Silva (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:15 am

    E porque não Célio?

    Amarok (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:34 am

    Não dá para levar a sério uma lista que traz o IE e o Google + como destaques de 2011.

    O Ubuntu também já teve dias melhores em termos de fama e popularidade. A mudança para o Unity ainda não convenceu sequer a maioria dos usuários de longa data do ubuntu, sem contar que é um absurdo não haver mais nenhuma outra distribuição linux entre essa lista.

    Os jornalistas da imprensa “especializada” não-especialista de software livre só sabe falar do ubuntu quando se trata de linux, se é que eles sabem a diferença entre esses dois nomes.

    Daniel (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:40 am

    Nossa Carlos e ainda você pergunta? IE9 é um navegador de internet, Ubuntu 11.04 é um sistema operacional, colocar um navegador de internet na frente de um sistema operacional é o cúmulo do absurdo.
    Já que tem que responder uma resposta óbvia fica aqui registrado.

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:46 am

    Ubuntu vem perdendo usuários, principalmente por causa do Unity e Gnome 3
    Eu mesmo, que uso a 10.04 e migraria para a 12.04, vou escolher entre Debian ou Linux Mint Rolling Release (Baseado em Debian), e como já ví que o futuro do Gnome é o gnome 3, já estou me acostumando com o XFCE.
    http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20111107#news

    on the road (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:54 am

    Os comentários nonsense estão a toda nesse post…

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:59 am

    Amarok, qual o problema do G+ ser destaque na categoria Mídia Social?

    Alex (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 2:06 pm

    Se Ubuntu é o melhor que há de Linux, não quero ver o pior.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 2:48 pm

    A versão 11.04 do Ubuntu está longe de ser a melhor versão do Ubuntu (e longe de ser e melhor distro lançada neste ano).

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 2:49 pm

    Errata: onde está escrito “longe de ser e melhor distro” leia-se “longe de ser a melhor distro”.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:29 pm

    O Google+ é muito bom. Já quanto ao IE, realmente, não soa legal um produto de qualidade tão baixa estar tão bem cotado. E eu acho que o Kubuntu que devia ser destaque, por fazer coisas incríveis com apenas um Devel em tempo integral.

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:52 pm

    Eu gostava do Ubuntu. Era só instalar e estava tudo perfeito. Sem complicação, simples, hardware todo funcionando. Uma beleza.

    Usei exclusivamente o ubuntu por 5 anos. Eu e minha esposa que não entende nada de computador.

    Esse ano estragaram o Ubuntu. Larguei de mão. Eu sei que da pra mudar e voltar ao visual anterior, mas eu gostava do ubuntu justamente porque era simples e facil, terminou a instalação estava pronto. Instava o novo a cada 6 meses. Era meia hora tava tudo pronto.

    Agora ta muito ruim. Não sei o que deu na cabeça do pessoal da canonical.

    Nilton Silveira (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:31 pm

    Quase nunca usei o Linux, mas acho o sistema muito seguro!!
    Agora o Ubuntu na 82ª posição… humm…

    penseoamanha.blogspot.com

    Lindrix (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 5:08 pm

    A 11.04 é a melhor distro que está usando o Unity. Já o 11.10 está péssimo em configuração pessoal.

    ioca100 (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 5:51 pm

    Quando usei a 11.04 estava rodando redondo, mas levei uma surra com a 11.10, mas agora, 3 batidas na madeira, parece que ficou no ponto.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:04 pm

    O pessoal que não gostou da nova interface do Ubuntu (aos quais eu não entendo porque simplesmente não usam um simples apt-get, instalam e usam a interface gráfica de sua preferência), diz que a distro está perdendo usuários de longa por conta disso.

    O que está sendo esquecido é que graças a mesma nova interface, a distro está ganhando novos usuários, que nunca usaram uma distro Linux antes.

    Usuários “desapontados” com o Ubuntu (novamente, não entendo o motivo…) continuarão com outra distro Linux qualquer. Usuários encantados com o novo Ubuntu (que vieram de outros SO) após algum tempo não deixarão mais o mundo Linux.

    Resumo: O Linux, como um todo, ganha usuários.

    Quem fica melindrado com o fato de não terem aparecido outras distros na lista deveriam apoiar a sua distro “de coração”, de forma a que ela apareça na próxima lista. A Canonical fez um bom trabalho e foi recompensada com notoriedade positiva. Parabéns para a empresa, qual é o problema?

    ioca100 (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:32 pm

    @Porfírio, vc sabe que até lá no fórum do Ubuntu existe esse mimimi.

    Luiz (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 8:15 pm

    Bem, na verdade está perdendo usuários com a nova interface. Um desses usuários fui eu. Gostava do Ubuntu até a nova versão lançada acho que com o 11.04. Voltei para o Kde, com o Mandriva. Não foi só a questão do visual mas problemas também com a placa de vídeo e a configuração restrita.

    Eduardo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 9:22 pm

    Mudanças, quase sempre, implicam certa rejeição por parte dos que estão acostumados com algo que já está estabelecido, solidificado, como foi o caso do Ubuntu até a versão 10.10, com o ambiente Gnome tradicional. Sinceramente, também tive alguns problemas com a nova interface (Unity) no 11.04, logo quando houve a transição brusca, mas senti uma grande diferença com a versão mais recente, que estou usando desde o lançamento no mês passado, sem sentir qualquer vontade desesperada de abandoná-la e tentar outra coisa menos experimental, como muitos estão fazendo nos relatos que tenho lido por aí. Gosto é gosto; cada um sabe o que é melhor pra si e ponto final. Apenas queria deixar registrada a minha satisfação com o Ubuntu + Unity em meio a tantos comentários com opiniões contrárias, porque, afinal, sem que não sou o único. Acredito que o próximo lançamento, por ser LTS e oferecer suporte no desktop por cinco anos, será um belo upgrade e as coisas deverão estar bem mais “redondas” do que agora. Vamos dar tempo ao tempo.

    Aurelio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 9:45 pm

    O Ubuntu é uma grande distribuição, trouxe vários avanços para o Linux, mas o seu criador quer dar uma de Steve Jobs, só que não tem capacidade nem visão para isso.

    Forçar o usuário a usar o “beta” Unity, ou o “beta” gnome-shell é forçar muito a barra. Os dois projetos estão muito instáveis ainda, e mudam totalmente a usabilidade do usuário. Mesmo quando o KDE 4 foi lançado, ainda imaturo, a usabilidade era quase a mesma usada em qualquer desktop “padrão”, nada de invenções drásticas.

    Ao lançar algo novo, e principalmente incompleto, deveriam sempre ter a opção de usar a opção antiga, até o usuário se acostumar e adotar normalmente, e não obrigar a sua adoção. Veja o caso do Windows 8, mesmo com uma interface totalmente nova, tem a opção de usar a tradicional para os usuários que não gostarem, ou não se adaptarem a nova, assim não perdem estes usuários.
    Outro grande erro é querer usar a mesma interface do tablet no desktop, são dispositivos com características diferentes, para propósitos diferentes, nem mesmo a Apple que foi pioneira cometeu este erro.

    Acho o Unity um grande erro, e o Gnome 3 também segue pelo mesmo caminho. Agora vamos ver se os seus desenvolvedores reconhecem e mudem isso a tempo.

    E nós usuários que não estamos satisfeitos devemos mudar de distribuição e mostrar o nosso descontentamento.

    Marcos S (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:43 pm

    Pergunte a si mesmo, mas não responda: será que existe jabaculê também no mercado de Software, Hardware e Serviços de informática?

    Marcos S (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 11:17 pm

    Sem Problemas! Insatisfeito após atualizar, voltei para o Gnome Classic no Ubuntu 11.10: “sudo apt-get install gnome-session-fallback”.
    Deve ter haver algum recurso de feedback para o pessoal de desenvolvimento e suporte da distro Ubuntu saber quantos de nós estamos fazendo isso, presumo.

    Que saibam ou, Debian!

    @Aurelio, o Ubuntu tem sim opção pra usar outros ambientes. E pro Gnome 3, ele esperou a versão 3.2 pra adotar, então não se precipitou. Além do mais, outras distros já estão com o Gnome 3 também.

    Tudo evolui, menos a resistência a mudança de uma comunidade que vive reclamando dos usuários de Windows.

    Tiago (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 12:40 am

    Eu não sei se concordo. O ubuntu mais ou menos que inovou com o Unity. Porém, para quem usa Mac vai ver algumas semelhanças que ao meu ver são desnecessárias. No pouco tento de uso do Unity (coloquei o XFCE por questões técnicas) vi:
    - Dock às avessas: nem preciso falar né. Piorarm e enfeiaram o Dock e colocaram na vertical
    - itens de interface: barras de rolagens fininhas que só aparecem quando o scroll é ativado, idêntico ao iOS; botões.de controle idênticos ao já ultrapassado iOS 4; painéis de configurado ( esse eu vi em configuração de rede) idêntico pás do Mac;
    - ativação do scroll natural ( apesar do ubuntu ter sido lançado antes do OSX 10.7, o sistema da Apple estava em beta bem antes do lançamento do ubuntu 11.4 e esse scroll foi uma das ações que faziam parte do movimento chamado pela Apple de back to Mac)
    - nem preciso falar dos botões do lado esquerdo (não sei por que acho tão natural na interface do Mac e tão estranho em todos os outros sistemas, até quando usava tema do Mac no linux – sim eu tb tive essa fase)
    - apesar de eu gostar da idéia de se “inspirar” no menu universal de aplicativos que tem no Mac, a forma que a Canonical fez além de ser cópia não esta legal.

    Sabe, eu vi isso tudo em 15 minutos usando o Unity. Se eu usasse por mais tempo com certeza acharia mais copias. Eu não gosto disso. Não acho legal para a computação. Para que usava linux há 6, 10 anos lembra que tinha muita copia do Windows (KDE, windowMaker, temas, etc). Naquela época isso me incomodava muito. Pó, para que usar Linux se é para imitar o visual e rodar aplicativos com wine? Hoje a história se repete, mas com Apple.

    Bom, que queria mesmo falar da minha impressão sobre a interface do ubuntu e achei essa thread uma boa oportunidade. Tecnicamente falando eu achei o sistema como um todo um pouco instável. Ainda considero o ubuntu 10.10 de 64 bits melhor. Mas isso é culpa desse maldito sistema de lanchamentos por prazo determinado: só lançam sistemas beta (isso é uma impressão).

    Por esses motivos, não sei se a distro deveria ser destaque. Na minha opinião: tem copia demais e qualidade de menos.

    Felicio (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 1:01 pm

    Ei galera, alguém me dê uma tesoura e um pedaço de pau para eu cortar também e descer o porrete!!!

    Camila (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 9:16 pm

    Eu não concordo muito. Há quem goste do Unity, mas no meu caso não consegui me adaptar, após dois anos usando o ubuntu e adorando, voltei ao usar o Kubuntu.

    Denis (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 10:24 pm

    @Lindrix,
    Comecei direto com a 11.10, então não posso comparar. Mas o que não me agradou ou não pude configurar, simplesmente baixei os pacotes que precisava para deixar do meu jeito e pronto. Configurei fontes padrão, antialiasing, etc. Parece a primeira vista contraditório que um usuário de qualquer Linux reclame que não consegue configurar alguma coisa – pode ser que não consiga configurar com as opções da instalação, mas essencialmente é Linux – tá faltando pacote? Não existe distro tão engessada que não te deixe mudar qualquer coisa.

    @camila,
    Tentei o Kubuntu, mas no meu note, que não é tão velhinho, levou mais de 1 minuto e meio para iniciar, instalação limpa. Estranhei bastante o Unity nos dois primeiros dias, mas foi uma questão de ficar fuçando, até me adaptar. Considero esse um Linux verdadeiramente para as massas – ele não é feito para fazer você se preocupar com configurações do sistema, mas para fazer você usar e produzir com os aplicativos. Porém, se você desejar um sistema mais configurável, está tudo lá – nem que seja para baixar.

    Acho curioso que antigamente se criticava o KDE por ser windows-like, agora é unity que é mac-like. Porém imitar o Linux, nem Windows nem Mac consegue. E seus usuários nem tem como reclamar, é isso ou é isso. Até mesmo essa chuva de críticas é algo que só o Linux conseguiria produzir.

    Vladmir (usuário não registrado) em 10/11/2011 às 9:40 pm

    Observei todas as discussões acima….. os prós e contras as nova interface Unity do Ubuntu…. e digo uma coisa ……

    É a primeira vez que utilizo algum tipo de Linux, que até então, só de ouvir o nome já me gerava desconfiança. Atualmente estou utilizando 100% o Ubuntu 11.04 e graças a ele, mudei totalmente minha visão sobre o Linux.

    Algumas coisas no Linux poderiam ser melhoradas, visando o usuário leigo ou mais idoso, com utilização em menor escala da ferramenta “terminal”.

    Aos tradicionalistas e saudosistas, quer gostem ou não, muitas pessoas que estão em Windows desde a versão 3.11 (Lançada em 794 A.C.) , só tomaram coragem e vontade de provar o Linux através do Ubuntu 11.04.

    Uma coisa é fato. O futuro do Ubuntu não é certo ou previsível, mas que esta forma fácil de instalar e provar o Linux irá aumentar a base de usuários, disso vocês não tenham dúvidas.

    O Ubuntu é um S.O. fantástico, e se desenvolvido sempre visando totalmente o usuário leigo e final, a Canonical pode perder com o Ubuntu 200 Mil usuários saudosistas e ganhar 50 Milhões de novos usuários que já não aguentam mais o Windows, que sempre vem guéla-abaixo com os novos computadores.

Este post é antigo (2011-11-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.