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Ubuntu 11.04: conhecendo o Unity 2D

Enviado por Thiago Kenji Okada (thiago·mast3rΘgmail·com):

“No post “Um teste do Ubuntu 11.04″, falei bastante da nova interface Unity, um pouco da interface Ubuntu Classic e também do instalador da nova versão desse sistema operacional. Hoje irei falar um pouco sobre o Unity 2D, a versão do Unity escrita em Qt/QML destinada a PCs com pouca ou nenhuma aceleração 3D disponível (lembrando, o Unity roda em cima do Compiz e portanto exige aceleração 3D). Também falarei de alguns outros pontos do sistema que acabei não falando no último post para não estendê-lo demais.” [referência: wp.me]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-18

Comentários dos leitores

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    André Machado (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:48 pm

    Mas este centro de controle do Ubuntu é uma CÓPIA do centro de controle da Mandriva. Será que o Ubuntu Control Center continuará sendo desenvolvido?

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:01 pm

    @André Machado:
    Até onde eu sei, esse centro de controle é do GNOME, ou seja, não é da Mandriva ou de qualquer distro. Posso estar enganado, mas tenho quase certeza.

    Quanto ao artigo, o autor achou estranho o qt rodando com a cara do gnome, mas isso não é novo porque desde o Qt 4.5 (se não me engano) ele consegue renderizar os widgets dele usando Gtk. Lembrem-se: Qt != KDE.

    Piero (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:15 pm

    O central de controle do Ubuntu é o Gnome Control Center

    http://goo.gl/IYcoN

    Lauro César (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 3:44 pm

    @André Machado tem certeza de que está falando mesmo da central de controle do Mandriva (MCC)? Pq se for acho que minha noção de cópia é bem diferente da sua, para mim os dois softwares são muito diferentes, sendo que o Gnome Control Center (que na verdade foi desenvolvido pelo pessoal do Gnome e não do Ubuntu) no meu ponto de vista, se assemelha bem mais a Central de controle do KDE 4, até pela função que ele desempenha.

    Ícaro (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:09 pm

    Infelizmente as pessoas confundem.

    Tudo que é do GNOME acham que é do Ubuntu, Ubuntu não cria muita coisa, simplesmente usa o que foi criado e ganha fama de inovador.

    ioca100 (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:18 pm

    @Ícaro, é mesmo, conta outra que essa já ficou velha.

    Marcos (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:23 pm

    Não alimentem os trolls

    Frank (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:40 pm

    “Ubuntu não cria muita coisa, simplesmente usa o que foi criado e ganha fama de inovador.”

    Ué, e o tão falado Unity (que, aliás, é tema deste post) está saindo de onde?!?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 4:43 pm

    “Não cria”, e o Unity é o que mesmo?
    E qual o sistema que cria algo cuja ideia partiu unicamente do mesmo?

    Stiloso (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 5:18 pm

    “Tudo que é do GNOME acham que é do Ubuntu, Ubuntu não cria muita coisa, simplesmente usa o que foi criado e ganha fama de inovador.”

    Interessante né, acabei de acessar o “ajuda -> sobre” da central de aplicativos do Gnome, e olha o que encontro:

    http://img600.imageshack.us/i/capturadetelap.png/

    leonardo (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 5:55 pm

    Caramba e tem gente que ainda se preocupa com memória ram :O.
    Hoje me dia você encontra 4gigas de memória ram ddr3 ainda por cima ou dd2 por 140,00.
    Por favor né gente.
    A única vantagem do unity 2d é pra netbooks que não tem como fazer upgrade de ram acima de 2gb, fora isso pra desktop normal acho que nem vale a pena pelos benefícios que o 3d proporciona.

    MasT3R (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 6:35 pm

    @Rafael Gil
    Eu não acho estranho o Qt rodar com a cara do Gtk (uso direto programas escritos em Qt em ambientes Gtk e vice-versa), só que pensando tecnicamente é sim uma solução estranha. Foi isso que quis dizer.

    @Piero e André Machado
    Já foi corrigido, obrigado.

    @leonardo
    O problema real é a necessidade de aceleração 3D (e atualmente, ser razoavelmente rápido nisso; comentei que meu note com uma ATI RadeonXpress 200M ficou muito lento com o Unity). O Unity 2D funciona bem melhor nesse mesmo notebook. A interface em si não é muito pesada no sentido de consumir muita RAM.

    Lembre-se, mesmo que seu notebook tenha uma GPU ou IGP razoáveis, se o suporte para Linux for ruim o Unity não vai funcionar ou vai ficar lento. É esse “pesado” (analisando a necessidade gráfica e não a quantidade de memória RAM consumida) que eu me referia.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:13 pm

    acho legal o Unity 2d, pois o computador do escritório escritório só tem 1 GB de ram. Acho muito bom interfaces leves, gosto muito de explora-las e usufluir de seus benefícios.

    pense amanhã, quando você estiver usando seu android, ou maemo, ou ainda meengo com uma interface bem leve e funcional.

    Phillipe (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 8:34 pm

    eu gostei !

    Ronaldo (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:51 pm

    Eles podiam fazer algo como o kde que quando percebe que o sistema não aguenta os efeitos, ele simplesmente desativa e fica o kde “seco”, sem efeitos.
    Acho estranho ter essa divisão entre 3d e 2d.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 10:43 am

    @MasT3R
    O que quis dizer é que o QT não roda com a “cara” do gtk, ele literalmente usa o Gtk para desenhar seus widgets. Pense assim: no windows, o qt usa o toolkit do windows para renderizar seus widgets de maneira nativa, no mac usa o toolkit do mac, e no linux pode tanto desenhar tudo (KDE por ex.) quanto usar o Gtk.
    Por isso os programas escritos em Qt (puro, não programas escritos para o KDE) ficam com aparencia (e comportamento) nativos no gnome.
    O VirtualBox também é feito em Qt, e no gnome funciona como se fosse uma app Gtk (inclusive os diálogos para abrir arquivo e etc).

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