Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 11.04: “test drive” em aplicativos sem instalá-los

O texto abaixo vem do Gizmodo Brasil. Siga o link para ver um vídeo apresentando o conceito.

O Software Center do Ubuntu foi o primeiro passo para deixar os aplicativos para Linux mais fáceis de serem encontrados. O próximo passo: permitir que usuários experimentem programas sem mesmo ter que instalá-los. Como demonstrado no vídeo acima, os programas são carregados e transmitidos direto dos servidores do Ubuntu, e exibidos em uma tela pop-up. Ele não funciona com todos os apps, e o próximo Ubuntu (versão 11.04, a ser lançada em 28 de abril) ainda não está finalizada, mas é uma ideia e uma prévia bem interessante. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 30/03/2011 às 4:24 pm

    Bacana, ele usa o Nxserver para acessar os programas, bem legal, já usei muito ele. Para quem não conhece, vale a pena conferir.

    Tiago (usuário não registrado) em 30/03/2011 às 5:14 pm

    Qual a diferença entre o Synaptic e o Software Center do Ubuntu?
    A segunda opção me pareceu só bonitinha.

    Se quer simplificar o processo de encontrar software para linux, faça o seguinte:
    1) crie uma forma que o software não precisam ser instalados, apenas baixados e executados;
    2) que qualquer software rode em qualquer distro;

    Com isso fica extremamente fácil conseguir software no Google.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 30/03/2011 às 6:21 pm

    Já estou usando o gtnx que tive que instalar para acessar os aplicativos online… Interessante que minha net é de 256kbps e funcionou até bem. Daí eu acredito um pouco mais nas nuvens. Até o momento que testei, dava para criar um atalho na área de trabalho para o gnome-terminal e executar outros aplicativos sem tem que voltar para o adicionar e remover programas, escolher informações de um aplicativo, ver se tinha o teste driver… Mas, penso que vão desativar esta opção de criar uma atalho para aplicativo no desktop remoto…

    juarez (usuário não registrado) em 31/03/2011 às 12:20 pm

    @Tiago, seu conceito sobre “liberdade” é deficiente.

    Eu sou livre para criar uma distro linux do jeito que eu quiser, e que atenda a uma determinada necessidade, e que atraia um certo grupo de usuários. E sou também livre para colocar versoes das bibliotecas que me interessem. Se você me forçar a usar somente um tipo de biblioteca, e somente uma versão, e se eu fizer uma versão de uma biblioteca e ser impedido de atualiza-la pois isso iria “quebrar” outros softwares que usam as versoes antigas, vc estaria cortando a minha liberdade.
    Hoje em dia o modelo usado funciona muito bem.
    O desenvolvedor X usa a biblioteca do desenvolvedor Y para fazer o software XPTO. Se o desenvolvedor X atualiza a biblioteca, o desenvolvedor Y atualiza o software dele SE ELE QUISER para a biblioteca nova. Isso é liberdade. E no seu modelo, todo mundo tem que fazer a distro usando as mesmas bibliotecas, nas mesmas versões. Isso se chama WINDOWS e MAC-OS.
    Quer um software que se instale em todos os SO’s? use windows. É somente UM distribuidor, sem liberdade alguma de fazer fork do sistema deles.

Este post é antigo (2011-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.