Tuquito 5
Enviado por Carlos Felipe Pessoa de Araújo (carlosxfelipeΘhotmail·com):
“Está lançada oficialmente e disponível a nova versão da popular distro argentina baseada no Ubuntu 11.04. Todos os aplicativos próprios possuem suporte para os idiomas espanhol, inglês e português do Brasil. Possui alguns aplicativos próprios tais como um gestor de atualizações, um gestor de programas (software manager), um centro de controle próprio, que lembra o do Mandriva, uma ferramenta de remasterização e back-up chamada Garfio, que permite você criar a sua própria distribuição com base tuquito/ubuntu com seus programas prediletos. Mantivemos GNOME 2.32, sem unity. Há atalhos para atualizar a distro para uma versão DVD (disponível em breve) que instalarão facilmente codecs, java, wine e outros aplicativos que estarão presentes na versão DVD. Tuquito tem o foco de ser uma distribuição leve, e out-of-box, sendo assim, recomendadíssima os iniciantes. Qualquer dúvida, busque-nos em Tuquito Social, nossa rede social.” [referência: tuquito.org.ar]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-08-19
Eles só não se preocuparam com um dos idiomas que está bem emergente. O Mandarim.
Para crescimento, isso influencia muito.
abs.
O aspecto lembra em termos de cores o mandriva 2011, mas o KDE 4 é melhor do que o Gnome 2.x e mais ainda que o Gnome 3.
De qualquer jeito, parece ser melhor do que o Ubuntu 11.04. Aquele Unity é uma tremenda furada.
A equipe do Tuquito poderia contribuir, juntar esforços, com a equipe do Linux Mint.
Eu uso o unity desde a versao beta e nao tenho do que reclamar, inclusive acho-o mais produtivo.
Eu uso e o Unity está nos Ubuntu 11.04 de mais de 20.000 máquinas de empresas clientes nossas aqui.
Desktops corporativos e laptops de funcionário e executivos.
Esse Unity é uma furada mesmo, viu…
Eu uso o Unity desde o lançamento da 11.04, gostei e me acostumei tanto com ele que não me imagino mais usando outra UI, no trabalho e em casa.
Infelizmente, percebo que alguns probleminhas menores com placas ATI ainda persistem… :( Esperando ansiosamente pela Oncelot.
Mas, cara… :-O Existe mesmo uma distro Argentina…
@André Luis Pereira dos Santos
Unity em 20.000 máquinas ?! Vocẽ pode me dizer o nome da empresa ?
O Unity 2D nem está pronto ainda, o Unity depende de recursos de aceleração 3D pois ser baseado no Compiz, além de estar na primeira versão, e você coloca em produção numa quantidade dessa de desktops ?!
Além disso, o Ubuntu 11.04 ainda traz o Gnome 2 e aposto que a maioria dessas máquinas está usando ele ainda.
@Amarok, o Unity é uma UI, não um banco de dados de missão crítica…
E ele está relativamente redondo, não vejo problemas em colocar ele em produção. Ele não é nenhuma versão beta em testes, já existe a algum tempo e a Canonical só colocou ele por default por acreditar nele como uma opção melhor e mais amigável que o gnome (que eu usava no trabalho por “obrigação”, mas não em casa).
@Gilberto, a questão não é essa, precisamos de tradutores para os nossos próprios aplicativos, porém o sistema em si é instalável em qualquer idioma como Ubuntu/Mint é possível.
Vale a pena baixar e testar, pessoal. Vamos dar uma força para os nossos colegas latino-americanos. Vale a pena. Lembrando que outros projetos de código aberto argentinos também são de grande sucesso, como o TuxGuitar.
Achei bem elegante essa interface, qual é o nome…….
Mais ele usa muito hardware, acham que rodam num Celeron Mobile?
Olá Meninas, ao invés de ficarem com essa frescura de ubuntu e seus remixes afeminados, por que não tentam um Linux de verdade ??
http://cdimage.debian.org/cdimage/daily-builds/daily/arch-latest/i386/iso-cd/debian-testing-i386-netinst.iso
: P
@Kyrii, Tuquito significa, na argentina, pequeno vaga-lume. Se usa muito hardware? Relativo, consome igual ou um pouco menos que o Ubuntu 11.04, mas estamos preparando uma versão Mini que usará LXDE.
Funcionando liso e bela GNOME personalizada….
Melhor que usar Unity 2D