Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tudo o que você precisa saber sobre Daemons

Enviado por Daniel de Oliveira Mantovani (daniel·oliveira·mantoaniΘgmail·com):

“Você já parou para pensar como um daemon funciona nas suas entranhas ? Pois é no artigo “Divertindo-se com Daemons” o autor mostra de forma clara e subjetiva como funciona um daemon por dentro, além de mostrar passo à passo como você pode criar o seu próprio daemon, tanto conceitualmente como na prática. “Nesse artigo você irá aprender a criar daemons. Acredito que ficará contente em saber que essa é uma tarefa bem simples, na verdade.

O termo “daemon” foi cunhado pelos programadores do “Projeto MAC”, do MIT, baseando-se no Demônio de Maxwell, um ser imaginário que realiza tarefas sem ser visto. O termo é derivado da palavra grega daimon que significa “ser sobrenatural”, “espírito”. Mais tarde, algumas pessoas tentaram definir o termo como um acrônimo para “Disk And Execution MONitor…”” [referência: sao-paulo.pm.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 7:05 am

    Muito bom o artigo, mas existe um erro bem grande aí, que é dizer que redirecionar para /dev/null é fechar o arquivo. Não é. Com o fechamento do arquivo, seu descritor fica inválido para leitura ou escrita, enquanto que redirecionado para /dev/null ele simplesmente não dá nenhum erro.

    Em shell script, redirecionar para /dev/null é feito assim:
    [patola@ubuntola /tmp]% ls > /dev/null
    [patola@ubuntola /tmp]%

    Fechar o descritor é feito com o >&-:

    [patola@ubuntola /tmp]% ls >&-
    ls: erro de gravação: Descritor de arquivo inválido
    [patola@ubuntola /tmp]%

    Como dá pra perceber, o ls dá erro por não conseguir escrever no descritor de arquivo fechado. Então, nesse programa perl, fechar o descritor seria usar o comando close para STDIN, STDOUT e STDERR mesmo.

    Daniel Mantovani (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 1:18 pm

    Olá Patola, fechar os descritores padrões não é exatamente fazer um “close” neles, isso seria errado. Porque se você estiver utilizando um módulo e esse módulo “gritar um warning” você receberá um erro dizendo que o módulo não conseguiu escrever no descritor STDERR, isso seria um desastre e você nunca conseguiria debugar o seu programa.

    Quando eu digo fechar os descritores padrões, é mais de uma forma “subjetiva”, como por exemplo redireciona-los para um arquivo de log. Eu quero que fique claro, é que você não pode deixar os seus descritores padrões escreverem na shell, pois como um daemon não é atrelado a nenhuma shell você nunca veria o erro, ah não ser que fosse da shell que você rodou ele.

    tenchi (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 1:44 pm

    Basicamente o que sei sobre daemons é que, estando com a minha agua bemta e crucifixo na mão, nenhum deles chega perto…. hauahau

Este post é antigo (2011-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.