Top 10: jogos feitos para Windows que rodam bem no Ubuntu com o Wine
O UbuntuManual.org publicou uma lista de 10 jogos de sucesso que rodam bem com o Wine, o que não é exatamente uma grande novidade (a appdb do Wine é um recurso conhecido de muitos) mas é uma forma a mais de disseminar esta informação às novas gerações de usuários.
A lista inclui nomes como Final Fantasy XI, StarCraft II e Left 4 Dead. (via osnews.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-08-04
Imagino que se roda bem no Ubuntu com Wine, há uma grande possibilidade de rodar bem em qualquer distro com Wine – assim como diz o post. Vale pela divulgação, para que o Ubuntu seja a porta de entrada de novos usuários para o Linux, como primeira distro. E há uma ótima lista de aplicativos disponíveis no Wine, não apenas jogos. Programa indispensável. []s,
Com excessão do Machinarium, (a versão para linux não funciona direito no meu pc) nunca teve paciência para rodar jogo nenhum no wine o Need For Speed Underground, o primeiro, roda, porém quando chega no menu as letras não aparecem e eu não tenho como escolher nada, mesmo colocando todas as fontes do windows no wine. O Call of Duty II o antigão também sofre do mesmo mal. Confesso que não tive paciência para esperar o PlayOnLinux fazer os downloads e configurações (ou seja eu mereço o castigo). Mas se o Doom 3 que tinha uma instalação “nativa” não roda mais, no meu note depois do Unity, perdi as esperanças de rodar qualquer coisa. Deixo para jogar só de vez em quando o AssaultCube e o SuperTuxKart (Sinto falta de um FPS com fases estilo Call of Duty, mas fazer o que? Preguiça mata. Ou pelo menos não diverte…
Eu até testaria esses jogos no ubuntu, mas os drivers péssimos da ATI pra linux não deixam. Se eu usar os drivers livres, funciona tudo OK, mas o desempenho não chega nem perto do esperado. Daí, enquanto não resolverem isso, Linux pra trabalho e Windows pra jogar.
@Rafael,
Essa história é antiga. A Canonical bem que poderia trazer mais foco a essa questão, e contribuir de forma incisiva para derrubar essa barreira.
@Denis
Verdade, registros sobre isso no launchpad não faltam.
Os jogos da lista são da geração passada.
É aquela história, fliperama bom roda windows.
Parece que wayland vai dar uma alavancada na estão velocidade dos ambientes gráficos e acredito até nos jogos.
Aguardo ansioso, pois quando não estou com paciencia pra reeniciar o PC para jogar no Windows, rodo World of Warcraft pelo Wine.
Pessoal, a questão não é técnica, é de mercado. O X não é problema, os drivers são e mesmo assim, os grandes produtores de jogos não os lançam para linux por não verem lucro nisso não porquê exista algum impedimento técnico. Como eu já disse aqui, eu vi Steam *nativo* rodando, a Valve tem tudo pronto mas não lança por que não compensa manter uma estrutura de desenvolvimento e suporte para o tamanho do mercado.
@adilson,
Provavelmente deve haver algum estudo que aponte uma estratégia de mercado. Talvez isso ocorra quando uma empresa X perceber que vale a pena investir em jogos no Linux, ainda que sua área de atuação seja softwares para “Construção Civil”, porque acredita que quanto mais usuários estiverem familiarizados com Linux, mais oportunidades de mercado surgirão no futuro. Ou talvez nunca vá acontecer mesmo.
Até o windows anda deixado de lado no mercado de jogos. A MS prefere investir pesado no XBOX, rende muito mais pois ainda tem a rede com assinaturas e venda de aplicativos.
O cenário só muda se algo grande acontecer. Talvez alguém entrando com sociedade($$$) com a Valve e fomentando o ecossistema do Steam para Linux.
@Denis
Sobre o teu primeiro comentário, tenho uma ressalva. No Xubuntu eu consegui fazer o RaidCall (até a versão 5.1.8) funcionar. No Arch, usando a mesma versão do Wine, não funciona. Já um jogo que eu jogava a 60 fps no Xubuntu passou a 80 fps sem mexer no hardware ou nos ajustes (inclusive o xorg.conf e o /home são exatamente os mesmos que eu usava, só copiei-os). Mesma versão do kernel (2.6.39) e dos módulos da Nvidia (275.21).
Ganhar 33% a mais de desempenho e menos consumo de RAM (coisa de 1/3 também) já valeu a mudança para o Arch, embora alguma coisa “for Windows” ainda não funcione como era no Xubuntu.
@Bremm,
A expectativa é que se tivermos sempre as versões mais atualizadas, menos problemas teremos. Mas com certeza muitos já precisaram fazer um downgrade de um driver da Nvidia (eu por exemplo). Também, alguns sistemas podem precisar de bibliotecas que outros não precisam. Por isso falei de uma grande possibilidade, acho que o Wine está bem desenvolvido e até onde é possível, ele consegue cobrir essas necessidades. Não tenho como discordar do seu relato. Porém mesmo quando algo não funciona, podemos fazer mudanças na unha.
[]s,
#coisadepobre
@Denis
Ainda estou “batendo cabeça”. Provavelmente é alguma biblioteca que o programa precisa e não foi suprida pela instalação do msxml3. Estou tentando depurar com “WINEDEBUG=+relay”, mas sai “uma tonelada” de relatório a cada rodada.
O BattleForge também roda legal e é top:
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=9288
Quem conseguir rodar e for se cadastrar, fineza informar como referred email: fabiano at fshark.com vlw d+! ;)