Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TechTudo: “…Então esse tal de tablet não serve pra nada”

Os preços distorcidos praticados no cenário (tributário e logístico) brasileiro, bem como a tendência do público geek de comparar tecnologias distintas usando apenas as tradicionais métricas baseadas em megahertz e gigabytes, fazem com que continue persistindo o meme que diz “ainda estou esperando alguém me mostrar pra que serve um tablet”.

Só que enquanto persiste a negação de alguns, como se a fase anterior da evolução da computação pessoal estivesse agendada para ser eterna, os proponentes da mobilidade avançam.

Para ficar no exemplo do mais popular entre eles, a taxa de adoção do iPad, em 2010, foi mais acentuada do que a de outros grandes sucessos de público, como o DVD player (1997) (…) O ano virou, o Google lançou uma versão do Android projetada especificamente para os tablets, e o primeiro dispositivo a fazer uso dela – o Motorola Xoom – está para chegar ao Brasil nas próximas semanas, a R$ 1899.

(…) Pessoalmente acredito que quem já viu para que se usa um tablet e prefere seu netbook deve permanecer feliz com este último – não há nenhuma obrigação de aderir ao tablet. O que eu discordo é da conclusão (que às vezes é apenas implícita) de que “então o tablet não serve para nada”.

Mas para quem tem a dúvida genuína sobre o que estes milhões de usuários estão fazendo com seus tablets, o Google (que tem profundo interesse no assunto) resolveu dar uma mãozinha, e conduziu uma pesquisa com usuários (de fora do Brasil) de iPads e tablets com Android, para levantar seus hábitos de uso.

(…) A minha visão da tônica da pesquisa é outra. Se eu a traduzisse em um (mau) lead de notícia, seria assim: “agora que sabemos mais sobre como os tablets são usados, é hora de ajustar nossas estratégias”. Veremos a seguir as razões. (via techtudo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:12 am

    Ainda bem que tem gente que usa as “tradicionais métricas baseadas em megahertz e gigabytes”, porque se não estaria comprando tartaruga por lebre.
    E Tablet não serve para nada PARA MIM. Não vou comprar uma máquina com especificação anacrônica só porque está na moda.
    Acho curioso que no passado o pessoal diziam que o Linux não pegava porque não tinha sua “Killer Application”. Parece que os usuários “evoluíram” ao ponto de não precisar mais disso.

    landeel (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:13 am

    Uso o PC essencialmente para programar. O que vou fazer com um PC sem teclado?

    Alexandre (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:19 am

    Não que não sirva pra nada. Mas a interface dele ainda tem muito a melhorar pra agilizar a realização de tarefas que no pc são rápidas de executar. Ainda o preço é muito alto…
    Eu pelo menos estou esperando pra ver no que esses tablets vão evoluir pra ter um.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:20 am

    Ainda assim eu prefiro… calma, brincadeirinha! &;-D

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:23 am

    Existe muito bairrismo entre usuários de tecnologia. Como equipamentos eletrônicos complexos custam caro, seus compradores procuram dar justificativas para sua escolha. Ninguém quer ser abordado por outra pessoa e ouvir: cara, tu pagou $$$$ nesse negócio que não faz _________ direito!

    A lógica diz que usuários diferentes tem necessidades diferentes, que obviamente são atendidas de melhor forma por aparelhos diferentes. Mas sempre aparece alguém com atitude infantil para falar mal do equipamento dos outros e enaltecer o próprio.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:33 am

    Muito bacana este texto. Tem um outro que eu considero interessante a respeito do uso de tablets: http://webinsider.uol.com.br/2011/04/14/ipad-alguns-meses-depois/

    Juan (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 8:51 am

    Minha esposa detesta tecnologia, o máximo que ela extrai da internet é: email, orkut e um pouquinho do twitter. Adivinha o que ela acha dos tablets? Que não servem para nada =D
    Ela prefere um smart phone.

    Tablets não foram criados para experts ou heavy users, como os netbooks também não foram, fizeram sucesso e só foram desbancados pelos tablets, foram criados para o público geral que gostaria de levar seus app, livros, jogos e apresentações para onde estivesse, se você fosse de uma empresa de marketing, ter um tablet com as campanhas que você faz seria ótimo, ou mostrar um vídeo para um diretor de uma empresa faria muita diferença. Esse é só um exemplo de nichos onde os tablets fazem sucesso. Pra que é analista, programador, dba, tablet não vale mais que um netbook.

    Tiago (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:09 am

    É contraditório o quando o pessoal de tecnologia é conservador. Logo a gente, que em tese estamos na vanguarda das coisas.

    Confesso que eu mesmo sou muito conservador. Quando a Apple lançou o iPad criando o mercado de tablets, eu não dava muita bola não. Hoje eu estou desesperado por um tablet, mas não consigo comprar. Decidi pelo iPad 2 mesmo. Não tem jeito, o ecossistema da apple é imbatível e o hardware sobra para o que foi designado.

    Eu vejo muita resistência em aceitar os tablets aqui no br-linux. Eu não sei se é por conservadorismo ou por pirraça, uma vez que a Apple é a única empresa a trabalhar bem nessa nova tecnologia. Apesar dos esforços da Google, as empresas que implementam parecem patinar muito.

    Não vou falar se esse ou aquele sistema é melhor porque o que eu já li sobre o Android me deixou fascinado. Mas também, acredito que por conservadorismo eu tenho uma resistência em sair da Apple. Novamente o conservadorismo!

    Paulo Canedo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:22 am

    Galera acordem, os tablets são essencialissimos para nós desenvolvedores. Não como produto de consumo, mas como produto de pesquisa para que possamos vender para o povo consumidor de novidades, pegue um tablet desse e comece a inovar e vender suas ideias!

    Anonymous (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:23 am

    Mas de fato, ainda são inúteis.

    Um celular grande demais para ser um celular, e não liga DA FORMA CONVENCIONAL (eu sei que iam empurrar Skype da vida)

    Um notebook pequeno e fraco demais para as tarefas básicas.

    Esta é a verdade sobre o meio-termo que o tablet tenta apanhar – fora terem ROUBADO a terminologia dos verdadeiros tablets, os de desenhar, que já tinham esse nome faz tempo e agora atrapalham na hora da pesquisa.

    É uma invenção do mesmo nível de utilidade do SAUDOSO MICROSOFT BOB.

    wagner (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:30 am

    concordo com o vagner fonseca, e o tiago, a maioria do pessoal só analiza seu uso pessoal, temos que ver o uso global, pilotos de aeronaves estão substituindo os mapas tradicionais , para o Ipad, empresas de marketing, distribuidoras, hospitais, universidades, construção civil,restaurantes, profissionais liberais, jornalistas, Ipad virando osciloscopios, esta parecendo bombril, mil e uma utilidades , depende da imaginação do pessoal, muita gente irá ganhar muito dinheiro em desenvolvimento de soluções para esse nicho, temos mais é aproveitar essas oportunidades, mão na massa é o mais importante.

    poi (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:37 am

    É que muitas das aplicações de hoje para Tablets são meio toscas. Versão de jornais, revistas, joguinhos, bulsoras, iFart e etc.

    O segredo dos tablets são as aplicações que exploram a mobilidade e o ambiente, as que usam realidade aumentada, visão computacional, dados geográficos e redes sociais.

    São aplicações, que quando você está perdido no meio do mato, você poder sacar um tablet, apontar, e ele dirar o caminho certo.

    Médicos substituem pranchetas e prontuários por tablets, fora os outros profissionaisque são beneficiados por esta tecnologia.

    Agora o @poi: O que são “bulsoras”(sic)???hehehe

    Rodrigo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:43 am

    Cade as opnioes de quem REALMENTE tem um tablet? Não entendo como o pessoal daqui acostumado a ver usuario windows falar mal de linux sem efetivamente tentar usar e faz a mesma coisa com tablet.
    Se eu falo, “o windows eh bom pra mim faz tudo oq preciso, pra que vou usar um linux onde tudo eh mais complicado, e nao tem um monte de prg q uso no windows?” Ai todo mundo cai matando… agora pra falar de tablet todo mundo fala q nao tem nada q usaria sem nunca ter tentado usar um?
    Q otimos usuarios de tecnologia boa parte da comunidade daqui eh.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:51 am

    Como qualquer computador deve, serve para tudo que a pessoa quiser.

    “não há nenhuma obrigação de aderir ao tablet.”

    Esse trecho que muda tudo. Não é assim que o hype é vendido pelos fabricantes e defendido pelos fanboys.

    Por esses, até os datacenters já podem jogar no lixo seus servidores e substituí-los com tablets, “o futuro da computação”.

    Um bom conjunto das “opiniões de quem REALMENTE tem um tablet” está na pesquisa mencionada, Rodrigo. ;-)

    Mas não é difícil encontrar também opiniões de pessoas que avaliam negativamente as conclusões da pesquisa mesmo sem chegar a conhecê-las.

    Eu uso notebook e tablet diariamente, satisfeitíssimo com ambos, não pretendo substituir um pelo outro.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:10 am

    Quem vai andar com um tablet na mão (e no Brasil)? Por isso fica em casa mesmo.

    Ohn (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:47 am

    O tablet é mais eficiente na saída de dados do que na entrada. Demora muito inserir informação em um teclado de toque. Então ele fica mais restrito à entrada de dados dentro de um domínio específico (ou o usuário “aperta A” ou “aperta B”). Caso a informação que você tenha que produzir só possa ser representada adequadamente por texto, o tablet não é a melhor escolha. Ocorre que a maioria dos usuários de computação pessoal são, na maior parte do tempo, “passivos”. Apenas recebem informação, seja de vídeo, texto, música ou notícias. Para replicar normalmente basta um botãozinho na tela e a coisa vai para o Facebook, Twitter etc. Mensagens curtas como tuitadas também não são um problemão no tablet.
    Acho que a questão toda fica em torno de produzir e/ou receber conteúdo. Aqueles que estão acostumados a produzir texto, como programadores, escritores etc. não conseguirão trabalhar com tablets. Aliás, como no trabalho quase todo mundo precisa produzir algo (hehe), o tablet acaba sendo um dispositivo menos eficiente neste ambiente. Já em casa a história muda.

    Eduardo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:52 am

    Um tablet é bem confortável, quando a entrada de dados não é massiva, pra navegar e ler documento é show, e produz twitters mais curtos.

    poi (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:25 pm

    @Vagner Fonseca, quis escrever bússola. heheha que FAIL pra mim. Mas a idéia foi boa, né.

    @Ohn, deu o diagnóstico certo. A entrada é difícil, por isso que as aplicações legítimas para tablets devem buscar entradas diferentes, como GPS, visão computacional, redes sociais, até o acelerômetro entra nessa.

    Paulo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:25 pm

    Pessoal,
    Para mim os tablets tem muito uso sim.
    E podemos visualizar uso desde o lazer (consultar internet/email na sala TV com mais comodidade), até ao trabalho como pesquisas de campo, ou para substituir as atuais pranchetas (imaginem um técnico de futebol, por exemplo o Joel que adora a sua prancheta, com a possibilidade de em tempo real acessar informações de jogos e estatísticas sobre o time ou jogador adversário).
    Agora convenhamos, tablet não é para desenvolvimento, ou para servir de POS de um caixa de supermercado…cada tecnologia tem o seu propósito.
    E uma tecnologia não está vinculada à pessoa e sim ao seu uso.

    HeDC (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:38 pm

    Cada tecnologia tem seu lugar, adoraria um tablet se fosse bem mais acessível E pudesse tranquilamente plugar um teclado, mouse, armazenamento externo e monitor (saída digital, claro!) e usar de fato como desktop (não é só questão de hardware envolve todo o sistema). Não se precisa ter 2 computadores…
    Com muitos notebooks isso é bem possível faz tempo.

    bill (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:47 pm

    RESUMINDO (SEGUNDO OS DADOS DA PESQUISA):

    tablet é um e-reader que da pra jogar…

    mnsd65bqf72n (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:53 pm

    “depende da imaginação do pessoal”

    Exato. Geralmente as empresas lançam dispositivos úteis, mas…

    sendo a Apple, ela se dá ao luxo de lançar um troço inútil que todo mundo vai comprar e depois bolar uma utilidade para o troço.

    É a inversão do normal.

    Charles (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 1:03 pm

    Comprei um ereader CRUZ, baixei vários ebook’s e quem usa é minha esposa, ela acha o manuseio melhor que livro.
    O uso é basicamente leitura de livros.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 1:12 pm

    O preço praticado por essa “prancheta eletrônica” é um absurdo, um gadget desses não poderia ter um preço tão alto, para o que ele se propõe a fazer, não importa se android ou iOS.

    Eu acho um absurdo, mas tem quem pague, fazer o que??

    Vinicius Ramos (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 5:09 pm

    Eu uso o iPad para tocar guitarra e rodo outros programas de música também. Não se compara a um PC ou notebook, a tela touch muda completamente a experiência.

    Claro que ele serve pra outras coisas também, mas pra mim o principal foi a questão dos aplicativos musicais.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 5:27 pm

    Se fosse bem baratinho, acho que seria legal ter um treco desses. Mas a esse preço, sinto muito, não compensa.
    Mas quem sabe no futuro fique mais acessível.

    André Machado (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:06 pm

    Como está mais do que na hora de comprar um micro novo (o meu é de 2003 – e ainda funciona!) eu considerei comprar um tablet no final do ano – inclusive um iPad – mas a conclusão a qual cheguei é: não, obrigado.

    Embora tablets ganhem de notebooks e de netbooks no quesito mobilidade, pois são menores e mais leves, sendo mais fácil para levá-los para qualquer lugar, eles perdem em muitos pontos, sendo o principal a ausência de um teclado físico: digitar um e-mail curto ou tuitar em um tablet está ok, mas digitar um longo documento, trabalho ou tese é algo inverossímil! Digo mais: os tablets são apenas modinhas passageiras, assim como Justin Bieber, Lady Gaga e Restart. Em alguns anos, ninguém vai estar mais falando neles. O grande problema é que o brasileiro quer imitar o estadunidense e, com isso, vai comprar um dispositivo que se revelará incômodo e inútil, tendo que gastar mais futuramente em um desktop ou notebook para lhe auxiliar onde o tablet falha (obs: sou Gaúcho).

    Sugiro aos leitores lerem atentamente o texto: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/03/25/opiniao-meu-notebook-barato-e-melhor-que-o-seu-caro-ipad-2/ que expõe alguns pontos de vista com os quais concordo.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 10:22 pm

    Tablet são menos flexíveis em vários pontos.Hardware não é bem conhecido .Não dá para colocar novos acessórios.Muitos não instalam outros sistemas operacionais .E upgrades tanto hardware como software são dificeis .E ainda a dependencia de um ou outro fabricante para trocar alguma coisa.

    O desktop ainda tem muitas coisas boas e nos quesitos que citei acima ele se dá bem melhor.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 16/04/2011 às 12:02 am

    Uns não querem porque não podem fuçar, outros querem por modismo, outros querem por achar necessário. Eu acesso muita internet para pesquisas no mercado tecnológico e ler num tablet do minha cunhada é uma experiência muito boa, que não consegui ainda no Desktop e de maneira não satisfatória no Notebook. O que me impede de compra um Xoom, é o preço empregado no Brasil que é de certa forma exagerado…

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 16/04/2011 às 2:48 am

    Augusto, vc tem alguma forma de tirar uma métrica de quantos usuários estão acessando o br-linux com tablets? Confesso q desde q comprei um, nunca mais usei um desktop pra isso…

    Rodrigo (usuário não registrado) em 16/04/2011 às 3:51 am

    Repetindo oq falei acima, a maioria de opnioes que vejo de quem usou um tablet sao boas, leio comentarios de artigos sobre uso de tablets para ver se alguem que tem um fale sobre os opontos negativos, mas nao, os unicos q falam mal sao as pessoas que nunca usaram e pior, ficam insistindo nas mesmas teclas de sempre.

    Por exemplo, a maioria fala de teclado… pra mim isto eh um diferencial PRO-tablet… teclado pode ser importante para textos, e para… textos.. mas por acaso eh todo mundo q faz isto? Eu nao vou digitar quase nada para navegar na internet, assistir filmes, ler rss, ler livros, jogos, e outros… para que vou querer um teclado qnd estou no tablet no banheiro, ou sentado no sofa, ou deitado na cama? Notebook eh pratico, mas limita as posicoes q vc pode ficar para ter comodidade de usar ele qnd vc nao quer ficar usando o teclado. Vc pode jogar com um tablet deitado, tenta fazer isto com um netbook?

    Tablet eh pra isto, falam q nao da pra trabalhar um tablet, agora quem falou q tablet foi feito pra trabalho? Eh um gadget, como a propria pesquisa do google usado pela maioria como diversao, tempo livre, e nisto eh bem melhor q ficar carregando note/net book pela casa. Agora se todos os q reclamam de tablet sao workalolics q soh usam computador pra trabalhar ou nao se acham valido gastar pra ter comodidade nos tempos livres, continuem com note mesmo que eh melhor.

    André Machado (usuário não registrado) em 16/04/2011 às 8:25 am

    @Rodrigo

    Que legal! Estou louco para assistir a um dvd novo que comprei em um tablet e… espere, tablets não tem drives de dvd!

    Existem teclados acessórios para tablets, mas estes acabam onerando o preço do dispositivo.

    Logo, mantenho minha preferência por computadores convencionais.

Este post é antigo (2011-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.