Tchau netbooks: Dell se despede do Mini 10
Não faz muito tempo desde que os netbooks eram uma novidade que explodiu em vendas e, por seu foco em custo e pelo hardware quase padronizado, também se tornou um foco de distribuição do Linux.
Mas as novidades não param de chegar, e a moldar as ofertas do mercado conforme evoluem. A mais recente baixa neste mercado é o Dell Mini 10, o netbook da Dell, que tomou chá de sumiço no site da empresa nesta semana.
Mas a Dell não pretende se afastar dos computadores portáteis leves. A diferença é que ela não quer mais ficar no modelo barato, e sim aproximar-se do modelo ultrabook, descrito como fino e poderoso. E bem menos barato, também: a Asus, pioneira no conceito de netbooks, lançou nesta semana 2 ultrabooks no Brasil, aos preços de R$ 4000 e R$ 6000. (via techcrunch.com – “Bye Bye Netbooks: Dell Kills The Mini 10 As It Shifts Focus To “Thin And Powerful” | TechCrunch”)
As fabricantes gostam de ficar inventando classificações pra ficar bem na fita… Se é poderoso e na ausência de rede o book não vira um peso de papel luminoso, estamos falando de um Notebook. Leve, mas ainda assim um Notebook.
esse pessoal acha mesmo que eu quer gastar 4000 pra abrir um documento pdf na faculdade, fazer aquela apresentação besta ou ficar matando o tempo no facebook.
E não venha me falar de tablet, porque abomino tudo que não tenha teclado…
E ainda tem gente que fala que Apple que é caro. Olhem esses preço!!! JESSUS!
Parece mesmo que o Linux e usuários comuns só terá futuro no pseudo-linux Android.
que pena, eu tenho 2 netbooks dell q uso com mais frequencia q os pesados notebooks. Nao penso nem de longe em pagar 4000 reais pra ter a mesma coisa por um equipamento. Iinfeliz decisao da dell. Vou usar os netbooks ate n aguentar mais, e depois, compro outro, de outro fabricante.
“E não venha me falar de tablet, porque abomino tudo que não tenha teclado…”
Idem!
@José Drama
Falta de marketing e padronização. O openSuse é excelente mas vendem o ubuntu. E sobre a padronização, como não existe uma interface sólida ainda e como os usuários não podem simplesmente baixar o software da internet e rodar, como no Windows e no Mac, o bicho pega. São dois fatores de extrema importância, mas poucas pessoas do mundo Linux acham que devem prestar atenção.
@eudes
Pois é, aí é que está! O meu notebook é bem leve. E tem um outro da linha que certamente é mais leve que os seus netbooks, e com a vantagem de ter processamento muiiiiiiiiiito superior. Uns dizem que é modinha. Eu prefiro falar que é qualidade. Acho que você já deve ter sacado de quais computadores eu estou falando, né?