Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablets se aproximam dos místicos 1% do mercado – modelos com Android já tem 0,03%

Saiu a pesquisa mensal da NetApplications sobre os sistemas operacionais e aplicativos usados para acesso à web, que há anos acompanhamos por aqui e, entre os relatórios divulgados ao público em geral, temos um que interessa aos desenvolvedores e usuários de Android: a situação entre os tablets.

Nos números da NetApplications, a soma de todos os tablets chegou a 0,953% – portanto está encostando nos místicos 1% que caracterizaram o nicho do Linux (que, observado pela mesma métrica e sem somar junto o Android, hoje tem 0,91%) por muitos anos.

Mas a proximidade de 1% aparece em mais 2 pontos da mesma pesquisa, quando se considera a situação dos tablets isoladamente das demais: como a linha iPad é a participante hegemônica entre os tablets, com mais de 96% do total, os seus 2 concorrentes mais próximos com Android (o Xoom e a linha Galaxy Tab) podem comemorar já terem ultrapassado a barreira mística de 1% cada. Os Galaxies, lançados um pouco antes do Xoom, já estão até mesmo próximos dos 2%.

Certamente vai ser interessante acompanhar como os próximos representantes do Android na arena dos tablets vão interagir com a fatia dos Galaxies e do Xoom. Vamos ficar atentos a estes números nos próximos meses!


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    BemSul.com (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 3:48 pm

    “modelos com Android já tem 0,03%
    hahahahah….
    hahaha…
    Desculpem.
    hahahahahahhahahhahha….

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:11 pm

    Que doidera. Colocaram tablets nos números com desktop pra fazer uma comparação do teórico 1% de sistemas Linux. Isso que é salada de frutas.

    pimentel (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 4:45 pm

    Todo dia a gente houve dizer que os tablets estão vendendo pra caramba,que é um fenômeno,que é isso,que é aquilo outro…

    Baseado nisso,pensei que já tivesse ultrapassado há muito tempo o número de 1% do universo de desktops,eu tô começando a desconfiar que essa “NetApplications” é a maior “picareta”,uma tremenda 171…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 5:07 pm

    Não estou nem aí para estas pesquisas. Aqui na minha cidade com 3200 habitantes, há 4 anos, somente eu tinha Linux. Hoje tem 26 no telecentro, 22 na escola, 6 na prefeitura, 4 na minha casa pois todos tem computadores e/ou notebook(esposa, filha, cunhada, eu). Tem também roteadores, Samsung Wave Bada etc etc. Vários amigos meu e professores aderiram ao Linux e não pretendem deixá-lo…

    tonyfransouza, não entendi qual a sua conclusão. Você considera que a sua observação sobre sua cidade, e não uma pesquisa mais ampla, deveria ser considerada como parâmetro pelos demais?

    Pimentel, mas você acha que vender pra caramba durante um ano e meio é suficiente pra alcançar mais do que 1% de um mercado em que também estão os smartphones e os desktops?

    Eu tenho a impressão de que não, ainda mais quando se considera que é pequeno o número de pessoas que, por comprar um tablet, deixa de usar smartphones e desktops.

    Guilherme, a pesquisa em questão é sobre os sistemas que acessam a web. Ela mostra em um mesmo universo todos os dispositivos usados pra isso: desktops, notebooks, tablets, celulares, videogames, televisores… Não vejo nenhuma mistura artificial ou forçada nisso.

    pimentel (usuário não registrado) em 1/06/2011 às 5:45 pm

    Seu raciocínio faz sentido Augusto,mas então dá pra concluir que mesmo esse universo de 1% é extraordinariamente bem maior do que a gente imagina,afinal de contas não fazem apenas duas ou três semanas que o tablets são um sucesso de venda,já faz um ano e meio como você bem lembrou.

    Sim, certamente 1% do mercado mundial de dispositivos que acessam a web é muita coisa, ainda mais quando se considera o tamanho da fatia do produto hegemônico: as 3 versões do Windows mais cotadas (XP, 7 e Vista) ocupam mais de 91% da amostra mundial.

    Para você ter uma ideia melhor da magnitude, vou trazer dados estimados (ao contrário dos da NetMarketShare e StatCounter, que são contados diretamente) à discussão, sem ter nenhum grau de certeza sobre quantos deles são usados para acessar a web:

    a) A projeção da Gartner de vendas de computadores no ano passado era de 336 milhões de unidades (sem contar os que já foram entregues nos anos anteriores e continuam no mercado).

    b) Em comparação, em 2010 e 2011 (até março), o tablet mais vendido (o iPad) tinha vendido 19 milhões de unidades (e não há iPads de anos anteriores para acumular).

    c) AInda em comparação, no primeiro trimestre de 2011 foram vendidos (segundo a Gartner) 428 milhões de celulares, dos quais 101 milhões foram smartphones.

    Por aí você percebe como o fenômeno de vendas que é o tablet ainda não chega muito perto do número de computadores tradicionais e smartphones que há no mundo.

Este post é antigo (2011-06-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.