Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablets “genéricos” ganham espaço como alternativas

No Brasil, pude comprovar que os tablets genéricos já chegaram aos shoppings e, segundo os vendedores que consultei (não só em shoppings, e de forma nada científica, apenas conversas de balcão), acabam sendo a opção de compra de uma parte significativa dos cleintes que entram perguntando por modelos com outras versões do mesmo sistema operacional, vendidos pela Samsung e pela Motorola e oferecidos nas mesmas lojas.

No cenário mundial essa minha observação não-científica parece se refletir na tendência: no primeiro trimestre, o conjunto dos fabricantes “genéricos” alcançou o segundo lugar, com 20% das vendas mundiais de tablets, atrás apenas da Apple, com 53,6%, segundo a pesquisa da DisplaySearch.

Do IDG Now:

Os números de tablets baratos produzidos por fabricantes praticamente desconhecidos estão crescendo à medida em que os consumidores evitam o alto preço de produtos como o iPad da Apple, segundo uma pesquisa realizada pela DisplaySearch e divulgada na terça (07/06). 

Estes tablets “genéricos” estão crescendo em mercados emergentes onde os consumidores se preocupam com o preço, disse a DisplaySearch. A China é o maior mercado para estes aparelhos, mas os números também cresceram no primeiro trimestre em mercados como a América Latina e o Leste Europeu.

(…) As configurações são básicas se comparadas aos novos modelos de fabricantes de renome, que vem com telas multitoque, processadores dual-core e sistemas operacionais modernos. Muitos destes tablets tem processadores single-core rodando a menos de 1 GHz e versões mais antigas do sistema operacional Android, mas trazem recursos como Wi-Fi, portas USB, modem 3G e câmeras que, junto com o preço baixo, os tornam atraentes para os usuários.

Por exemplo, um “Epad” encontrado por US$ 126 em distribuidores na internet tem uma tela de 10 polegadas, processador ARM de 1 GHz, Android 2.1, 2 GB de memória interna, interface Wi-Fi e portas USB e HDMI. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 3:18 pm

    Tenho um Dropad A8 há um mês estamos muito satisfeitos com ele. Eu, meu filho de 11 anos e minha filha de 5 nos divertimos e usamos muito.

    Em termos de hardware, não perde em muito pro Galaxy Tab, que custa 6 vezes mais. Tem até coisas em que ele é melhor, como a saída HDMI Full HD.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 3:41 pm

    Tudo bem que o Android abriu a portas pra empresas menos conhecidas entrarem no mercado. Mas na minha opiniao esses tablets tem que ter pelo menos o Android 2.2 e um processador capaz de roda o Flash.

    Esse tablets genericos podem dar uma “ma fama” pro Android. Pode ser um tiro que saira pela culatra.

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 3:48 pm

    Ricardo
    alguns tablets destes
    sao EXCELENTES para o seu preço

    tem uns de 400 reais
    q tem a qualidade dos de marca q custariam mais de mil

    eh so saber procurar
    tenho um smartqv7, faço td nele, n teria pq comprar um q fosse caro, se um produto barato ja atende todas minhas necessidades

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 3:52 pm

    Eduardo,

    os precos estao bons mesmo.

    Eu nao tenho nenhum ainda. Planejo comprar um que rode bem o Flash. Esse eh um requisito que tenho em mente.
    No dia que criarem algo tao versatil como o Flash nao vai fazer tanta diferenca. HTML5???
    Por enquanto o Flash eh essencial.

    Gabriel (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 3:54 pm

    Isso só mostra que há um mercado específico que não foi visto pelas grandes fabricantes: o dos usuários que querem pagar mais barato para ter acesso à internet em qualquer lugar, mesmo que o conjunto hard/software seja um pouco inferior.
    Se as grandes fabricantes perceberem isso em vez de só lançar tablets caros para concorrer com o iPad (alô, Motorola Xoom), com certeza teriam mais expressividade no mercado.
    E eu não acho que seja um tiro no pé do Android, pelo contrário, se bem feito e pensado para determinada versão do Android terá tudo para popularizar o Android e seus apps no mercado.
    Agora o que eu vejo algumas fabricantes conhecidas no Brasil lançarem são tablets com config. parecidas com os xing-ling por um preço extraordinário (alô, Semp Toshiba). Esses sim causam má impressão para o Android, porque confunde o consumidor leigo que paga quase o mesmo preço de um iPad para ter uma experiência bem inferior.

    henry (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:05 pm

    Eu, como usuário que não quer pagar muito, comprei o meu primeiro genericpad e me dcepcionei com a duração da bateria, apenas 2h.
    O meu segundo genericpad me custou pouco mais, porém a bateria dura 7h.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:08 pm

    Mais um detalhe: a saida pra HDMI eh muito importante tb.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:26 pm

    Eu peguei um da Coby esses dias onde o rapaz tava apanhando pra configurar o Wifi, com Android 2.2. O desempenho estava horroroso e o touchscreen era um lixo. Sei que o problema era a marca, mas eu teria cuidado triplicado ao comprar um.

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:28 pm

    saida q o smartq tem…e a capacidade de rodar videos em fullhd via hardware

    n adianta
    a gente tem q PESQUISAR, n adianta comprar um produto so pq eh d marca ou so pq eh barato

    tem q analisar se os requisitos atendem os q vc quer

    bateria de duas horas , 128 mb de memoria, acabamento podre
    isso n servia pra mim,,,90 dolares? barato mas praticamente inutil

    agora pagar quase 2000 mil em algo q eu poderia pagar um quarto do preço e ter os mesmos recursos….tbm n eh algo q eu seja adepto

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:32 pm

    Ricardo
    n tenho flash instalado aqui
    mas vou testar, dai t retorno pra ver se este aparelho roda bem o flash, eu acredito q sim, pois ate o momento ele foi mt rapido

    bruno miranda (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:33 pm

    Concordo com o marco, o Dropad é o melhor tablet no custo benefício para quem quer tablets menores , Já é atualizavel pro 2.3, processador de 1Ghz,(mesmo do Galaxy Tab), touchscreen capacitivo, bateria rasoavel, android market, flash, host usb.. Fica devendo GPS 3g e bluetooth, o que ,apesar de não ser prático, pode ser resolvido com acessórios pela USB, desses para mim só interessava o 3G, resolvi com o meu mifi.

    judson (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:35 pm

    Torço para esses gadgets invadirem o mercado com o preço lá em baixo. Se o X da questão é o SO e o hardware vem do mesmo lugar (China) para a construção de um “i-qualquercoisa”, deixemos de pagar pela marca e paguemos pela utilidade do brinquedo.
    Um Epad com saida HDMI já me atenderia muito bem!

    Enquanto isso a Noki se negando a usar Android e fazendo parceria com a Microsoft… vão ser engolidas pelos Androids.

    Bob RJ (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 5:24 pm

    Olá, tenho um genérico MID 10″ importado diretamente da china (dealextreme), estou satisfeito com ele, sem falar na relação custo benefício! Veio com 2.1, atualizei para 2.2 para poder instalar os aplicativos no meu sd de 32gb. Vejo filmes HD (avi, divx etc) e roda flash mas depende do browser, devido a pouca RAM. Uso teclado e mouse usb comuns de vez em quando, funciona bem. Contras: a bateria dura pouco com aplicações pesadas e mídia. O display podia ser um pouco mais sensível. Acabamento frágil. Mas foi só 350 merrecas e roda os programas, video, jogos, tenho toneladas de livros tem wifi e 3g por modem usb. Está bom demais!

    Patola (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 5:37 pm

    Pra quem pensa em comprar um desses tablets, procure ver a memória RAM que ele tem (não a memória de armazenamento flash). É um dos fatores mais importantes, e por vezes nem mesmo é colocada no anúncio do tablet. Nesse caso, procure ver na Internet qual é. Recomendo que não compre com menos de 512 MB!

    judson (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 6:02 pm

    Então cara, este assunto me interessou bastante.
    To com o link da DX aberto neste momento, lendo sobre o SmartQ Ten 9.7″ IPS e o 1080P 7″ Multi-Touch DROPAD.
    Ó dúvida cruel! A tela IPS do SmartQ ou a saida HDMI do DROPAD?

    curioso (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 6:21 pm

    Melhor dos dois mundos (IMHO)- pra comprar na certeza de que não colocaram um tablet com tela resistiva ou com bateria vencida…

    http://www.barnesandnoble.com/nookcolor/index.asp
    http://www.cyanogenmod.com/devices/nook-color
    http://www.youtube.com/watch?v=hCgGWJjHZxc

    judson (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 6:39 pm

    Achei muito capado esse Nookcolor se comparado ao Dropad A8X e ao Smarq Ten para o meu uso. Mas é tem um visual bem bacana.

    judson (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 7:42 pm

    Não resisti…
    Rumo ao domínio Chinês! Que venha meu Dropad!

    Ronaldo (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 9:35 pm

    henry (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 4:05 pm

    qual o nome desse tablet que a bateria dura 7 horas? se for esse valor mesmo eu fiquei interessado!

    Luis (usuário não registrado) em 10/06/2011 às 10:45 pm

    “RJ 45 Enthernet” seria uma conexão para “Entrar na rede”??? Caramba, nem pra escrever certo…

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 11/06/2011 às 12:22 am

    Estou digitando esse texto de um tablet Coby Kyros 7015.
    Não é nem bom e nem ruim.
    Se tivesse mais memória, seria excelente.
    Está custando por volta de R$400,00.

    Amarok (usuário não registrado) em 11/06/2011 às 9:52 am

    Estava lendo essa notícia e resolvi procurar saber mais sobre esse Dropad e me pareceu muito bom, ainda mais pelo custo-benefício.

    Este artigo dá mais detalhes sobre ele

    http://www.openzeebo.org/t38-dropad-a8-primeiro-android-tablet-xing-ling-que-pode-ser-levado-a-serio

    e aqui estão os links para a compra das 2 versões desse dropad

    http://www.dealextreme.com/p/1080p-7-touch-screen-lcd-google-android-2-2-tablet-pc-w-wifi-hdmi-camera-tf-usb-cortex-a8-1ghz-57770

    http://www.dealextreme.com/p/dropad-7-capacitive-lcd-android-2-2-tablet-pc-w-wi-fi-gps-bluetooth-hdmi-8gb-tf-cortex-a8-71932

    variando o tamanho da memória flash interna.

    Samuel (usuário não registrado) em 11/06/2011 às 8:59 pm

    Foi usando um tablet chinês, bem simplão e genérico, que caiu por terra meu preconceito contra tablets. Percebi que esse tipo de aparelho tem bastante potencial no segmento low-end!

    Diferente dos tablets caros, que pra mim não justificam nem metade do preço, esses apresentam um custo-benefício bem razoável e permitem praticidade em coisas simples como ler pdf, utilidade que eu subestimava. Realmente o conforto de ler num tablet, mesmo pequeno, faz um celular parecer desajeitado para tal função.

    Samuel (usuário não registrado) em 11/06/2011 às 9:00 pm

    (Bem, na verdade não exatamente low-end, porque esses chineses que realmente valem a pena não são dos mais baratos hehehe)

    Renan (usuário não registrado) em 11/06/2011 às 11:39 pm

    Cada vez mais eu tenho vontade de comprar um desses tablets genéricos, justamente pra eu poder testar e saber se tablet é realmente essa bola toda.

    Não tenho condição de gastar mais de R$ 1000 em tablet de marca pra depois de uns 2 ou 3 meses chegar à conclusão de que ele não me foi muito útil.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 11/06/2011 às 11:57 pm

    Realmente, pagar quase 2 mil reais por um tablet é um pouco de mais pra mim. Até por que a gente ainda não sabe se vai realmente usar pra justificar o preço, nem sabe quanto ele vai substituir o notebook.

    O que já percebi é que é muito melhor de ler pdfs e textos que eu recebo pelo google reader nele do que no computador. Tenho lido notícias na cama confortavelmente. Ainda sinto falta de algo que me permita jogar tudo nele pra ler offline, mas logo me ajeito. Ler o twitter, facebook e gmail é muito bom também. Ver vídeos do youtube é confortável (ainda não testei com fones, mas deve ficar bom).

    As crianças adoraram, a Liza (5) pinta desenhos e joga Angry Birds. O Gabriel (11) conversa no MSN, joga jogos de corrida, Angry Birds, Air Hockey, etc. Até minha mulher tem usado pra ler emails. Pelo preço que paguei (R$ 350,00), está valendo a pena.

    ericodc (usuário não registrado) em 12/06/2011 às 12:05 pm

    se a samsung ñ se ligar vai acontecer com ela o mesmo que houve com a nokia e ser engolida pelos xingling…e eu ñ estou achando isso ruim.

    ezequiel (usuário não registrado) em 12/06/2011 às 10:41 pm

    Vende meu motorola milestone e comprei um tablet chinês,não sei direito o nome,aishuo a815 eu acho.pensava em comprar o galaxy tab mas quando vi o anúncio no google resolvi dá uma olhada,vi e gostei e comprei.Os hardware é o mesmo do galaxy tab,o chip é da samsung de 1.2ghz/512 ram,4 de memoria interna mais suporte para 32 gb micro sd,além disso roda android 2.3 gingerbread.
    tB tem rom alternativa do android honeycomb para ele.foi uns dos principais motivos para eu compra-lo e o preço de 353,00 reais.
    Saída hdmi,usb,usb mini,etc.
    Muito superior ao milestone.Estou mais q satisfeito.

    Charles (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 10:55 am

    Olah pessoal.

    Vi este http://www.dealextreme.com/p/7-touch-screen-lcd-google-android-2-2-tablet-pc-w-wifi-hdmi-tf-cortex-a9-800mhz-4gb-71674

    apenas $151,90 ta barato para um A9 menos q comprar uma pandaboard, alguem conhece esse bixinho?
    Quem comprou tablet na dealextreme teve problema com tarifação ??

    Hail Metaleiro (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 11:25 am

    Galera, é bom procurarem bem antes de decidir qual tablet xing-ling vão comprar.

    Comprei um a cerca de 1 mês, o Herotab C8/Dropad A8, que é excelente.
    Tela capacitiva, processador Samsung com 1GHZ (o mesmo do Galaxy Tab, inclusive o processador gráfico e os módulos de memória são os mesmos), saída HDMI Full HD, USB (Host e OTG), a bateria tem ótima durabilidade, executa jogos 3d com perfeição e roda flash tão bem quanto meu milestone 2. Sem contar o acabamento que, se comparado a outros xing-ling é muito bem feito… os botões e a parte lateral são construídos em alumínio por exemplo.

    Outro detalhe, ele vem com o android 2.2, na última sexta instalei o 2.3 nele e continuou executando maravilhosamente bem e rápido todos os aplicativos, inclusive os teclados virtuais (como o swipe) não engasgam e permitem digitar textos longos rapidamente.

    O comprei no DealExtreme por U$200 e a receita me cobrou R$143 de tributos… dadas as características do aparelho a relação custo X benefício é mais que excelente.

    Fica a dica pessoal.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 1:17 pm

    @Charles: Numa olhada rápida na configuração desse tablet que você passou, encontrei dois detalhes que explicam ele ser 30 dólares mais barato que o Dropad A8 (http://goo.gl/LAfXo): processador mais lento e tela resistiva. O Dropad A8 tem processador de 1 GHZ e a tela é capacitiva, mais sensível e permite multi-touch, útil para girar objetos na tela, dar zoom, etc. Não sei se justifica a economia. Eu tenho o Dropad A8 e estou muito satisfeito.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 1:24 pm

    @Hail Metaleiro: Tenho um Dropad A8 com Android 2.3 e eu instalei o swype mas não consegui fazer funcionar. Só consigo usar como teclado normal. Estou usando o SwiftKey.

    Ainda não consegui conectar HD externo e USB Flash. Alguma dica?

    O meu saiu por US$ 194,00, sem taxas de importação. Agora, sai por US$ 183,99.

    Charles (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 2:13 pm

    @Marco não sei se vc percebeu mas esse q passei é um Cortex A9, nos outro quesitos vc tem razão.

    Bruno Costa (usuário não registrado) em 15/06/2011 às 3:02 pm

    Ola
    Tive olhando os comentários e vi que tem gente aqui que entendi de xinglings, gostaria que me indicasse o melhor dos que estão disponíveis no DealExtreme.
    Desde de Já Agradeço!

Este post é antigo (2011-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.