Tablet > Galaxy Note > Fone: conheça o novo foblet da Samsung
Maior que um fone usual e menor que os tablets usuais, a Samsung diz que o aparelho representa a criação de uma nova categoria de dispositivos móveis, entre o fone e o tablet. Mas talvez eles não estivessem pensando em chamá-lo de foblet…
Trecho do G1:
A Samsung apresentou nesta quinta-feira (1) o Galaxy Note, um dispositivo com dimensões maiores que um smartphone, mas menores que um tablet. Segundo a empresa, o aparelho representa a criação de uma nova categoria de dispositivos móveis.
O Galaxy Note tem processador que funciona a 1,4 gigahertz, uma tela sensível ao toque de 5,3 polegadas que, além de poder ser utilizada com os dedos, permite a criação de arquivos com um lápis digital.
Na feira de eletrônicos IFA, em Berlim, o vice-presidente e responsável pelas vendas da divisão de celular da Samsung, DJ Lee, afirmou que a companhia desenvolveu essa nova categoria porque tinha detectado que muitos usuários “carregam pequenos cadernos para anotar ideias”. (via g1.globo.com)
Sabe, isso me lembra aquelas fotos-piadas que o povo publicava na internet sobre o tamanho do Nokia N-Gage.
Hehehe, deve ser meio estranho colocar uma prancheta na cara para entender o telefone.
Mas ok,. eles vão tentando, tentando, até que um dia eles conseguem.
Essa é basicamente a volta do “tijolão”!
Luciano, na verdade é um bloco de anotações digital, e de quebra também pode ser utilizado como smartphone, não acho que é bom para substituir o telefone, é muito grande para isso.
A ideia é boa, mas vamos ver se o mercado precisa de algo assim.
Argh, que saco isso de criar “novas categorias”. O próximo vai ser “ligeiramente maior que um foblet, mas menor que um tablet” – nasce o tafoblet.
Parece que estão seguindo a onda dos refrigerantes que agora tem em todos tamanhos :P
Ano que vem vao lançar um tablet “pra familia” tipo 15′.
Caras, vcs esquecem que existem fones bluetooth. Lembrem-se que a Samsung conseguiu relativo sucesso com o tablet de 7″ e ele vinha com fone bluetooth, 17% de mercado, segundo uma pesquisa que foi divulgada aqui, isso não é mico, não é nada desprezível. Então acredito que tenha mercado e uma forma de saber se há mercado é fazer isso, lançar o produto (fazendo algumas pesquisas antes, é claro).
Eu por exemplo, compraria algo assim para funcionar também como GPS no carro, acredito que muita gente poderia comprar algo assim, que é maior do que muito GPS que têm por aí, mais versátil (SO Android) e que faz ligações, tendo o plus de se conectar por bluetooth ao som do carro para atender/fazer ligações e tocar músicas, etc.
Creio que a Samsung deveria se organizar e oferecer esses produtos com a opção de TV digital e analógica, quanto mais funcionalidades, melhor.
Eu trabalho numa empresa de tecnologia que tem um relacionamento muito bom com a Samsung. Lidamos com muitos funcionários deles, inclusive da matriz. E uma coisa eu posso dizer, a cultura da Samsung se baseia na dinâmica e que nada é definitivo. Do tipo que manda parar a fabricação de qualquer coisa se acreditarem que não vai dar muito certo. Enquanto lançam um produto, 3 ou 4 equipes diferentes estão projetando o substituto caso não seja um sucesso. Não perdem tempo com a ideia de “o produto matador” da concorrência que vai até as últimas esperando que seu projeto faça sucesso. Por exemplo, a Samsung não faria o que a HP fez com seu tablet rodando o WebOS. Eu, se fosse Nokia, LG, Apple e Motorola teria medo dela, porque não me surpreenderia se o verdadeiro tablet que consiga bater de frente com o iPad fosse um Samsung.
Mesmo que ele tenha um mercado pequeno (o que é provável), mas se for lucrativo naquele nicho, por que não?
Mais uma categoria!? Pra quê precisamos disso? Chega, né? Não estou falando do produto em si, mas dessa história de categoria nova… Não há telefones de vários tamanhos e tablets de vários tamanhos? Daqui a pouco, cada diferença de 10mm no tamanho vai ser considerado uma categoria diferente…
Acho que levaram a sério a
notícia de primeiro de abril…
Como, no meu comentário anterior, eu linkei o assunto do post com carros, me lembrei dessa notícia aqui, o jeito errado de se usar tablets e dirigir:
http://carplace.virgula.uol.com.br/vicio-perigoso-californianos-%e2%80%9cinventam%e2%80%9d-novo-jeito-de-usar-tablets/
@Stiloso
É verdade. O Augusto podia até cobrar royalties por ter lançado moda no BR-Linux. LOL
Agora, mudando de saco para pochete (reduzindo tamanho, ok?), achei interessante o que o Guaracy me passou há poucos dias: celular do tamanho de um Galaxy S II por US$310,00.
http://www.osnews.com/story/25118/The_Cheap_Android_Phone_Is_Here_But_It_s_Not_What_You_d_Expect
Compraria um sem pestanejar.
Não entendo porque um sistema operacional que é livre apenas de papo, e não de fato, como o Android pode dominar uma página que fala de software livre.
O Windows é tão livre quando o Android! Isto é um fato!
O Android é noticiado aqui porque tem kernel Linux, que é software livre, além de usar outros componentes livres e de ter parte de seu código livre.
Hehehe, se esse aparelhos viesse com o windows Moblile, acredito que não teria tanta gente assim o defendendo.
O Galaxy S2 é excelente para esse papel. Existe uma coisa chamada atendimento pós-venda. Se a Samsung investir pesado no Galaxy, ela ganha muito mais mercado do que ficar inventando bugigangas que não cabe no Bolso. Veja a Apple. Ela reluta em lançar um iPhone mais barato (agora que Steve Jobs saiu, a Apple deve começar a fazer besteira e lançar n-versões do iPhone….), por que isso geraria uma competição entre seus próprios produtos. O que a Apple fez? focou o iPhone, e a plataforma-mãe: iOS + iTunes. Ficou perfeito. Ela não lançou tranqueiras. A exceção foi o iPod que ela fez um para cada nincho, e eles não concorrem um com outro (eu mesmo tenho 2).
Sabe, hardware é só hardware. O Galaxy S2 já tem um ótimo hardware. Custa investir nele?
Creio que o N900 se encaixa no mesmo perfil do Galaxy Note.
como diria um amigo meu: “Tijolóide”
Pelo menos acerta no usado de caneta: é o uso natural para uma prancheta.
Parabéns para a Samsung que inova(ainda que pouco) e sai da mesmice.
A influência do Jobs é tão grande que ele falou que Tablets tinham de ter tal tamanho (9 polegadas ? Não lembro) que provocou uma amnésia coletiva e todos esqueceram os antigos PDAs.
Um dos méritos do Android: NÃO ser exclusivo de um fabricante e formato de aparelho.
@Weber Jr.
Você tem razão sobre a amnésia. Inclusive, vc mesmo se esqueceu que o primeiro computador desse tipo, o pai do PDA, é um computador chamado Newton, criado pela Apple!
Outra coisa, se Steve disse que tela de tablet é de 9″, quem disse que tem que ser 9? Agora eu concordo que menor do que isso é ruim. Mas uma ou duas polegadas a mais não seria tão ruim assim.
Que não é tão diferente dos antigos pagers.E que mesmo um ser humano sozinho conseguiria imaginar um pda observando um page(ou as antigas tvs portáteis).
Pois é, se a Palm tivesse ‘esticado’ seus PDAs, teria criado esse mercado anos antes da Apple e não teria visto sua receita ser canibalizada pelos smartphones.
Mas no lugar disso, ficou 8 anos desenvolvendo um novo SO que nunca saía do papel, até que ficou totalmente descapitalizada e sua marca só uma sobra do que já foi.
Tiago
“Você tem razão sobre a amnésia. Inclusive, vc mesmo se esqueceu que o primeiro computador desse tipo, o pai do PDA, é um computador chamado Newton, criado pela Apple!”
Não estou tirando mérito da preciosa maçã. Sua lembrança só destaca o caráter de CEO-fala-o-que-convém-e-dane-se-a-coerência.
Fica reforçado o parabéns a Samsung por oferecer uma opção.
Espero que o que o Well falou no comentário dele esteja certo, mercado precisa de alguma empresa para quebrar esse ciclo vicioso de Só a apple estar “certa” e todos repetirem.
5,3″?
Sabe, eu posso ser antiquado, mas acho que quem gosta de um bloco,a ponto de investir dinheiro nisso, compraria um Moleskine, por conta da facilidade e flexibilidade do papel.
Desculpem, mas eu gostei, porque acho smartphones muito pequenos, além do mais smartphones não são mais celulares, a maioria das pessoas fazem tudo neles, menos telefonar e no entanto, apesar de existirem milhares de aplicativos pra um sistema como o Android, você não consegue desfrutá-los bem devido as telas pequenas.
Quem quiser ligar, use os fones, ou compre um celular de verdade.
Perfeito para uns e enormes para outros, para quem acha grande, compre algo menor opções indo dos xing ling aos Ipatos da vida é que não faltam, além dos windows da vida etc.
Para mim está ótimo, não me vejo carregando um notebook sempre e muito menos um celular e um tablet, fala sério, tamanho perfeito, ainda mais para assistir filmes videos nessa tela maravilhosa além de fazer anotações, filmar em HD e claro fazer ligações, como foi comentando aí , existem fones para que mesmo.
hoje já não atendo quase nadas em fone.
só faltava ser parecido com o galaxy tab 1 com a tv digital e analogica aí sim nao teria para ninguem no Brasil kkkk.
Cabe exatamente no que chamo de um dispositivo perfeito para mim, sempre falei para os amigos que gostaria de um tablet/fone de aproximadamente 5″
… sansung bada – linux…
… google android – linux…
… apple – bsd …
que legal, mais um unix-like na parada…
Besteira marketeira da Samsung essa “nova categoria”. Esse é apenas um tablet de 5 polegadas. Nada mais.
Será pra fugir dos processos se a APPL resolver patentear o conceito tablet? Nesse caso até seria uma boa saída…
“Ok, senhor Jobs, você tem tablets. Nós temos telefones, telefones grandes, telefones gigantes e telefones maiores ainda. Aliás, já lembrou de ligar para o seu pai? Se interessar, vendemos telefones. De que tamanho o senhor quer?”
Interessante o fato de terem falado em tablets que 15 polegadas. Em um filme Sci-Fi que vi ontem (onde aparecem a maioria das idéias de aparelhos que vieram a ser tornar realidade), vi médicos usando tablets realmente grandes, algo em torno de 15 polegadas ou mais. Interessante para ver a radiografia do peito de um paciente em tamanho real…
Meu Deus,
Quanta besteira escrita em tão poucos comentários. Por que vocês atacam a Samsung por estar lançando um EXCELENTE aparelho? Perguntei e sei a reposta.
1- A maioria tem algum produto Apple. Estes detestam ver que sua marca favorita perde espaço pra Samsung, que digamos, seja ainda uma novata na telefonia móvel de ponta.
2- Muitos compraram o SGS 2 e não querem admitir que gastaram um bom dinheiro no até então THE BEST, e agora veem seu reinado desmorando, tristes pelo dinheiro investido sabendo que tem algo melhor…
Deixando as teorias de lado, não sejam pessimistas. Esse aparelho será sinonimo de VENDAS e muitas vendas. Eu, por exemplo, ESTOU AGUARDANDO ANSIOSO pela chegada ao Brasil, com certeza comprarei. Acho que 5,3″ é o meu tamanho ideal para uma tela de telefone+tablet, além do Hardware, e do SDK para a S Pen, que deverá ter diversas aplicações culpa do sucesso que o aparelho terá.
Acabei de ter a ideia de abrir uma companhia de “consertos e ajustes de roupas”… Pra aumentar os bolsos das roupas pra caber isso ai.
:)
iConsertos? iAlfaiate?
@Tiago, a Samsung tem uma comprida lista de aparelhos variados porque sua ideia é alcançar o maior número e variedade possível de consumidores. Em cada país, por exemplo, um aparelho de sua linha é mais privilegiado que outros.
Por exemplo, o Galaxy SII deve ser o mais popular em países mais capitalizados como nos EUA.
Por aqui eu não tive grana pra comprar um S-II, nem tempo pra esperar o S-I baixar de preço. Resultado, escolhi o Galaxy Ace, um irmão menor da série S com um excelente custo-benefício que roda o mesmo SO que seus irmãos maiores. Foi difícil de achar: tinha esgotado em quase todo lugar, mostrando que mais gente teve a mesma ideia.
Em países como a China, talvez o Ace já seja caro demais para a maior parte da população. Mas há dezenas de outras alternativas da empresa.
Com quase o mesmo rol de peças, a Samsung produz linhas distintas de hardware conseguindo com isso diversidade. Não é a toa que está se tornando uma das gigantes do setor.
A quem interessar possa, tem uma boa resenha do aparelho que inclui especificações técnicas aqui.
Realmente parece um mini-tablet, bem mais fino e leve e que parece caber em um bolso de camisa social sem crise. Se deixa a desejar (só pelo tamanho de tela) para um tablet, parece uma excelente opção como smartphone.