Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablet de US$ 99: Desenvolvedores independentes preparam um Android para o HP TouchPad

Quem conseguiu ou ainda conseguir comprar um TouchPad na queima de estoque após a HP decidir cancelar o produto (lançado em julho!) na semana passada pode vir a ter a possibilidade de instalar Android nele no futuro – mas por enquanto os esforços são só com o Android 2.3, porque o Google não disponibiliza o código-fonte completo do Android 3.x, versão voltada a tablets e disponível em produtos como o Xoom, da MotoGooglerola.

Trechão do IDG Now, em link enviado pelo leitor Cláudio Valle (claudio·valleΘgmail·com):

Os sortudos que conseguiram comprar o tablet TouchPad da HP por US$ 99 antes que acabassem os estoques estão com ainda mais sorte: um grupo de desenvolvedores está trabalhando em uma maneira de carregar o sistema operacional móvel Android nos dispositivos.

A HP divulgou na semana passada que abandonou a produção do TouchPad e o mercado de smartphones. Com isso, começaram as liquidações para “desovar” o tablet, que havia sido lançado há pouco mais de um mês.

Apesar do preço, quem compra o produto corre o risco de ficar com um sistema operacional ultrapassado. Mas isso pode ser resolvido. Três desenvolvedores e um grupo de colaboradores lançaram o projeto TouchDroid e pretendem começar em breve a “importar” uma versão antiga do Android, conhecida como GingerBread (versão 2.3), para os tablets.

(…) O grupo começou o trabalho com o Gingerbread porque a Google ainda não divulgou o código-fonte para o Honeycomb, a versão do Android para os tablets que, desde fevereiro, está disponível para o Xoom, o dispositivo da Motorola. (via idgnow.uol.com.br)

E o leitor Claudio Valle comentou: “Com a morte do WebOS, mas a perspectiva de continuidade através do Android (atualmente direcionado ao Gingerbread, mas com promessa de IceCream Sandwich no futuro), pode não ser uma má ideia ficar atento e agarrar o seu, antes que pechincha acabe”.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 8:58 am

    Já está esgotado, agora só pagando um pouquinho a mais…rs

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:01 am

    A HP torrou mais de 1 bilhao de dolares na compra da Palm (criadora do WebOS).

    Foi muito dinheiro jogado fora.

    Claudio (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:07 am

    Tá esgotado nas lojas, por enquanto. Mas os estoques da HP ainda não esvaziaram… É só ficar de olho.

    Rodrigo Maia (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:42 am

    Acho que a HP não vai deixar passar batido assim, ela irá voltar para os Tablets, agora com Android possivelmente..

    henry (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:58 am

    Eu acho que não. A HP deve ter visto que não compensa gastar mundos e fundos com processos sobre patentes contra a apple.

    Illidan (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:01 am

    Perdeu na compra da Palm;
    não sou fanboy, mas talvez tenha perdido por não ir de andorid;
    e agora está perdendo vendendo tudo a preço de banana.

    A HP levou um combo daqueles ultra no Killer Instinct.

    landeel (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:25 am

    >>A HP levou um combo daqueles ultra no Killer Instinct.

    Merecido, só por ter fabricado Notebooks com bomba relógio (DV6000).

    Caramba, os droid boys não dão trégua mesmo.
    Se fossem de Android seria a mesma coisa. Os tablets Android estão todos encalhados. O único que, dizem, faz algum sucesso, é o da Samsung. Mas a Samsung não tem sido transparente quanto às vendas de seus tablets. E também parece que a Samsung anda dando tablets de brinde na compra de outros produtos dela, o que indica que devem ter sobrando no estoque.
    Não adianta. A menos que alguma empresa venha com algo realmente diferente do que já vimos, e principalmente com um preço mais razoável, esse mercado é da Apple e ninguém tasca.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:45 am

    Pelo que dizem o sistema é muito bem feito e com uma interface muito bacana. Pena acabar assim…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 11:31 am

    Sempre disse que o efeito tablet é muito mais especulativo. Muitos fanboys da Apple no Brasil, deslumbrados,criam apps para o sistema e até esquecem os Smartphones Android, quando a bomba estoura, percebem a grande besteira de agradar um público correspondente a 0,08%.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 11:39 am

    E o MeeGo? Ele terá futuro como plataforma de software no mercado de tablets?

    Xinuo (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 4:00 pm

    @Boi, como saber se seria a mesma coisa? Até agora não achei bola de cristal que realmente funcione.

    Mas, os que têm bola de cristal, dizem que a Apple reinará nesta arena de tablets até 2014/2015 quando será desbancada por produtos com Android. Essa “notícia/previsão” saiu aqui no blog.

    Mesmo que a previsão tenha chance de ser correta, creio que os esforços dos fabricantes em oferecer produtos concorrentes faz parte, é o que fará a previsão se concretizar. Senão qq fabricante cruzaria os braços e não faria nada até o ano da “previsão”. :) Neste caso eu, mesmo sem bola de cristal, preveria que assim não daria certo.

    Dr Android. (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 5:08 pm

    @bebetoMaya: Acho que você não vive de software para falar isto, os programadores procuram o mercado mais rentável, de que adiantar ter milhões de usuários se a maioria não paga pelo software e pelo que saiba não da para viver de serviços ainda com o Android e talvez nunca isto venha a acontecer. É muito fácil falar, quando se tem outra fonte de renda. Eu gosto do Android sim, acho um sistema muito bom, mas para os programadores iOS ainda é o que dá dinheiro no mundo móvel. Basta ver as empresas de games como EA, Rovio e outras.
    Se for seguir sua lógica, melhor programar para Windows porque tem infinitamente mais usuários do que Windows. A questão é, quantos pagam? Muito fácil falar quando não se vive a situação. Parece usuários de Linux que pregam a liberdade, mas nunca se coçaram para fazer nada pelo Software Livre.

    Dr Android. (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 5:10 pm

    @bebetoMaya: Só para ficar livre, nada tenho contra Linux nem software livre e acho que se pode viver com este modelo como Red Hat e outras, mas em relação a Android para os programadores é muito mais rentável viver de iOS. Isto é mercado e as vezes ele tem mais importancia do que palavras ao vento.

    Paulo (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 7:39 pm

    Nãããão! Me desculpem, mas caiu uma lágrima do meu olho quando vi pessoas tirando um sistema tão elegante e bonito por um.. Android…

    Claudio (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 7:42 pm

    @Dr Android:

    Nem em todos os países o usuário Android tem o perfil de pagar menos (~ 1 dolar por aplicação) e consumir soft gratuito baseado em serviços.

    O que eu observo à minha volta (no Brasil, por exemplo) não bate muito com essa tendência: aqui tem usuário iOS baixando só o que é gratuito e os apps pagos “indispensáveis” eles pirateiam depois do jailbreak (sim, pagam pelo jailbreak para não pagar por aplicações… Vai entender).

    De outra parte, vejo usuários Android pagando por apps sim (só não há mais deles pela necessidade de usar cartões de crédito internacionais que muita gente não gosta de ter. Quando fizerem como nos EUA, tarifar pela operadora, o consumo deve explodir).

    Eu mesmo sou um deles: já gastei quase cem pratas desde que comprei meu smartphone, a aplicação mais barata que comprei custava 0.99 dolares e a mais cara U$ 24.00.

    Levando-se em conta que mercados como o do Android alcançam o mundo todo, se guiar por pesquisas norte-americanas é ser um pouco parcial.

    Em relação a serviços e marketing em aplicações gratuitas, dá uma checada no faturamento do Angry Birds (leve em conta apenas a plataforma Android, ok?).

    Óbvio:

    O mercado do Android é mais concorrido, há dezenas de opções pra fazer a mesma coisa (que vença a melhor) e

    O consumidor Android não troca dinheiro por besteiras (no início da AppStore saiu uma aplicação chamada “I’m Rich”, cuja tela mostrava a imagem de um rubi e bem… Ela não fazia nada. Sim, nada mesmo. Ela custava cerca de… 1000 dolares! A ideia era apenas exibir pros seus amigos que vc tinha bala na agulha. E o app vendeu várias cópias antes que a Apple o banisse da loja… Bom, vc. não vai encontrar esse perfil de usuário no AndroidMarket, com certeza. Tecladinhos flatulentos, bibelôs e outras bobagens que um adolescente aprende rápido a fazer não fazem realmente muito sucesso.

    Mas se você é um bom programador, sabe fazer negócios, sabe inovar, entender o que o seu público precisa e sabe gerar valor real ao usuário, acredito que o Android é a sua plataforma.

    Magno (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:18 pm

    Digo e repito, o único tablet que tem chance contra o iPad é com plataforma aberta. Deverá ser alguma empresa que queira ganhar dinheiro com o hardware. Essa notícia prova isso que tinho dito há tempos. Contudo desenvolver os drivers para esse brinquedinho não é trivial e deverá começar do zero. O Linux não tem drivers para a essa tela sensível ao toque e outros elementos, pelo que sei (ou não sei :-)

    Marcos (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 11:40 pm

    Não adianta sair de um SO obsoleto (WebOS) pra outro SO obsoleto (Android 2.3).

    Trocar 6 por meia dúzia

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 12:48 am

    Marcos

    “Não adianta sair de um SO obsoleto (WebOS) pra outro SO obsoleto (Android 2.3).”

    Forçou. Android 2.3 pode ser antigo, mas não obsoleto.

    E mesmo que fosse, Android Obsoleto tem muito mais App que WebOS no auge, coisa que nunca existiu.

    Gosto de Android, mas quero é uma distro mesmo em celular.

    Sabugão (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 7:21 am

    Opa! Falaram Android obsoleto? A árvore 2.x é voltada para celulares, de forma alguma obsoleta. E eles eexplicaram o porque de não ser o 3.x AINDA, os fontes destes não estão totalmente disponíveis.
    Ps: comentário postado do meu “obsoleto” android 2.2 em um Milestone 1. Hehehehe.

    Xinuo, não é ter bola de cristal, é ver o óbvio. Tem coisas que são óbvias, mas parece que só a Apple enxerga. Por exemplo, você não vai conseguir se destacar na multidão se for exatamente igual a todo mundo, se fizer tudo igual a todos os outros. E se você observar esse mercado, todo mundo faz tudo igual, só a Apple é que faz diferente, e por isso é que ela se destaca.
    Há pouco tempo atrás, netbooks eram um sucesso fenomenal. Todo mundo estava fazendo netbooks. Mas a Apple não seguiu a boiada. Ela ousou. No lugar do netbook, veio com algo diferente, o iPad. Todo mundo riu. Os especialistas previam que seria um fracasso. No entanto, vimos o que aconteceu na realidade. A Apple ousou, arriscou, teve a coragem de ser diferente, e agora colhe os frutos.
    E os outros? Agora que a Apple se deu bem, eles vão atrás, com produtos que não passam de imitação do iPad. Com praticamente o mesmo hardware e com um sistema operacional de celular, como o produto da Apple. A mesma boiada de sempre. Nenhum traz nada de diferente, nenhum se destaca. E o resultado é o que estamos vendo. Existe a Apple e existe o resto. A Apple é a Apple e o resto é o resto.

    Ah, e outra coisa que copiaram da Apple: os preços. Até isso! Se essas imitações do iPad pelo menos tivessem preços razoáveis, poderiam fazer sucesso. Mas custando o mesmo, ou até mais, não há nenhuma chance.
    Eu já coloquei isso aqui há um tempo atrás, do jeito que está só há espaço nesse mercado para a Apple e para os xing ling. Os xing ling são as imitações mais descaradas, mas pelo menos custam barato.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:26 am

    boi

    “A Apple ousou, arriscou, teve a coragem de ser diferente, e agora colhe os frutos.”

    Essa explicação é muito glamourizada. A Apple tem méritos sim de fazer bem feito o que se propõe.

    Mas o “ousar” é muito relativo. Estão numa posição muito confortável em quem quase tudo que o Jobs diz(dizia? pois se demitiu) vira lei.

    Daí é mais fácil. É estilo bilionário ser saudado por doar 1 milhão de reais com abatimento de imposto. Não é o mesmo que trabalhador que ganha dois salários mínimos doar 100 reais.

    “E os outros? Agora que a Apple se deu bem, eles vão atrás, com produtos que não passam de imitação do iPad.”

    Isso é verdade, ninguém quer arriscar absolutamente nada, daí a mesmice pega.

    Pior no caso da Nokia que tinha sistema superior faz anos, o Maemo, e ficou no chove e não molha. Ou a HP que também tinha sistema bom e foi atabalhoada.

    Dr Android. (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:48 am

    @claudio: Separe sua paixao da razão, o mundo sabe menos você, que usuário de Android tem perfil diferente, você pode comprar e pagar, mas isto não é a maioria, muito pelo contrario. E você sabe quem usa software livre em sua maioria associa isto ao grátis é fato. Você tem números precisos de vendas do Android? Mostre um link ou vários links que mostrem isto. O iOS rendeu 2 bilhões para os desenvolvedores, a Apple tem este numero em seus balanços e mostrou nos keynotes. Porque a Google não faz isto? Diz o quanto desenvolvedores ganham com a plataforma?
    Nåo estou dizendo que o Android é ruim, muito pelo contrario, mas o modelo dele é baseado no grátis. Este é o sucesso, de graça, se toma até onibus errado.
    Muito bonito, seu discurso, faltaram números confiaveis.

Este post é antigo (2011-08-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.