Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Suporte remoto ultrapassando NAT com o Gitso

Enviado por Tobias Sette (tobiasetteΘgmail·com):

“Quem precisa acessar, a distância, a interface gráfica de outros computadores quase sempre se depara com o problema do computador que vai ser acessado estar atrás de um firewall e/ou gateway de rede utilizando NAT. O Gitso foi criado para sanar este problema de forma simples.

O Gitso é um frontend para conexões reversas de VNC. Para quem não sabe o que é conexão reversa, é um conceito bastante simples: normalmente quando se estabelece uma conexão entre dois computadores (nesse caso uma conexão de VNC) o sistema que vai ser acessado está executando um servidor e quem vai acessar se conecta a este servidor; em um conexão reversa é o contrário que ocorre, fazendo assim com que a máquina que vai ser acessada se conecte a que vai dar o suporte. Apenas quem dá o suporte terá que se certificar que as conexões que vão para o seu ip na porta 5500 (utilizada pelo Gitso) estão chegando na máquina.” [referência: gnu.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luis (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 11:06 am

    Na verdade não é um VNC reverso, pois o servidor realmente está do lado de fora. Na prática é um aplicativo cliente de VNC que se conecta a um servidor VNC remoto.

    Tobias Sette Ferreira (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 7:11 pm

    Luis, transcrevo uma tradução livre da definição de conexão reversa da wikipedia em ingles [0]:

    “Em uma conexão normal um cliente se conecta a um servidor através de uma porta aberta no servidor, mas no caso de uma conexão reversa o cliente abre a porta que o servidor se conecta.”

    Parte da descrição do gitso contida na página do projeto [1] :

    “Gitso is a frontend to reverse VNC connections.”

    Neste caso, e creio que nos demais que envolvam conexão reversa, o cliente passa a fazer o papel de servidor, provendo algum recurso, sem, necessariamente, ter um servidor da referida aplicação instalado.

    [0] http://en.wikipedia.org/wiki/Reverse_connection
    [1] http://code.google.com/p/gitso/

Este post é antigo (2011-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.