SSD no desktop Linux, parte 1
Enviado por Pablo Hess (phessΘredhat·com):
Esta primeira parte explica em mais detalhes a tecnologia por dentro dos SSDs (e fornece ótimos links ainda mais detalhados) e funciona como uma espécie de guia de compras.
A segunda parte já está quase pronta e contem uma longa lista de alterações a fazer no seu sistema para aproveitar ao máximo os benefícios dos SSDs e evitar seu desgaste prematuro.
Esse post vem da minha própria experiência com o novo “brinquedo” no meu laptop pessoal, portanto, tudo foi testado diretamente num SSD.
Espero que seja útil.” [referência: ]
Tb troquei o hd principal do meu desktop por um SSD. o tempo de boot e o tempo de resposta para abrir aplicativos valeu a pena.
Instalei SSD no portátil. Tenho SSD 128gb para instalação do sistema e para as máquinas virtuais (desenvolvimento e testes). O HDD com tudo o restante.
Foi uma boa opção. Não só para aumentar a capacidade de armazenamento, mas para ter o sistema um pouco mais rápido.
Para quem, como eu, sempre consegue uma forma de lotar o HD, ainda que eu ache conviver com poucos gigas algo bem educativo, tem uma opção o acessoório da optbay ( http://www.mcetech.com/optibay/index.html ). O Fabio akita já resenhou um no blog dele. A ideia é muito interessante.
ao que parece a optbay conseguiu uma solução “elegante” para a gambi do seu aluno.
Em tempo, o sata 3 não seria o sata2 apenas com velocidade de 3 a 6gbps na transferência.
Ainda tô esperando melhorar os valores e os gbs no mercado… pagar 600 conto num hd de 120 gb pra por no meu notebook e usar como único hd fica inviável.
Gostei do texto, mas não chega perto da página sobre drives SSD na Wiki do Arch Linux ;)