Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SparkleShare – Uma alternativa ao Dropbox

Enviado por Leandro Toledo (leandrotoledodesouzaΘgmail·com):

“O Dropbox se tornou popular ao fornecer um serviço de armazenamento de dados em seus servidores. No entanto já existem alternativas livres que permitem que você tenha o seu próprio servidor de dados compartilhados, e tenha sobre ele todo o controle de suas informações. Tudo isso, o SparkleShare faz de forma simples e objetiva.” [referência: leandrotoledo.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Humberto (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:25 am

    É uma alternativa bem interessante mesmo. Recomendo tb o spideroak: https://spideroak.com/download/referral/523f71e17fa2f91d5521ac40a64b136c

    Filipe (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 8:04 am

    http://www.hardware.com.br/noticias/2011-06/dropbox-falha-seguranca.html

    Particularmente prefiro manter os dados no meu HD local, criptografados e com uma boa cópia de segurança em um disco externo.

    Meus dados na nuvem!?!?!? Não, obrigado!

    Spif (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 10:02 am

    Tenta usar isso com containers True Crypt. http://lifehacker.com/5814112/use-an-encrypted-zip-file-to-secure-files-in-dropbox

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 10:24 am

    Eu particularmente queria que o Ubuntu One fosse um belo substituto do Dropbox. Uso o dropbox e o acho um excelente produto, mas queria mesmo é usar o Ubuntu One, mas infelizmente não é possível. E olha que o serviço nem é novo. (ok, a notícia não é sobre o one, mas quando se fala em alternativas ao dropbox ele é o primeiro que me vem à cabeça). Após vários anos, o serviço possui poucas funcionalidades (deu um pequeno grande salto no ubuntu 11.04, mas ainda sim está bem limitado), não permitindo, pelo que vi, obter o histórico de modificações de um arquivo, como faz o dropbox. Pelo que tbm vi, não possui aquele sistema de pastas públicas, acessíveis pela web sem autenticação, não possui cliente para outros produtos da Canonical que não o Ubuntu(!) (ok, surgiu estes dias o port do android), tais como o Kubuntu. Sim, não existe um cliente one para KDE ou (pelo que vi, pois adoraria que me mostrassem) alguma API completa e bem documentada para a escrita de um cliente. Creio que a Canonical deveria investir mais no One, que tem potencial para ser um bom serviço, preferencialmente utilizado pelos futuros 200mi usuários de seus produtos, para que até usuários de outras distros Linux, bem como outros SOs possam utilizá-los.

    Sobre o SparkleShare, parece que não nem existe um PPA pra ele. Será que a Canonical não quer um concorrente do One ou ninguém se interessou em facilitar a instalação no Ubuntu? Me parece uma ferramenta promissora.

    André Moraes (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 11:27 am

    O http://camlistore.org/ é um projeto semelhante e open-source também.

    Ele cria uma CAS (Content Addressable Storage) utilizando tecnologia P2P e criptografa tudo antes de guardar.

    É uma arquitetura muito interessante vale a pena dar uma conferida.

    É escrito em GO e têm entre seus integrates o criador do memcache e outras pessoas do Google.

    cafecraft (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 3:45 pm

    Pow to usando o Ubuntu one mesmo no celular e desktop (note e mesa), nem sei a diferença entre Ubuntu One, Dropbox e SparkleShare. Uso o Ubuntu One mais como uma contribuição mesmo da minha parte a Canonical.

    Bremm (usuário não registrado) em 11/07/2011 às 6:01 pm

    O que eu queria mesmo era o Ubuntu One sincronizando a minha lista de contatos com o telefone celular. E de preferência, que ele suporte sincronizar também com outras plataformas (Facebook, Orkut, Twitter etc) para concatenar os dados dos contatos.

    Bateu uma certa nostalgia da época em que eu usava uma agenda com capinha de couro… Que aposentei em 1995, quando comecei a usar minha agenda numa HP 48G (sincronizando com o PC via serial e usando Kermit como protocolo).

Este post é antigo (2011-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.