Soluções de groupware em software livre
Enviado por Rogério da Costa (pcredeseciaΘtisolution·net):
“Neste post vou listar algumas opções de groupwares em software livre que podem solucionar de forma eficiente a demanda de várias empresas. [pcredesecia.com.br/…]” [referência: pcredesecia.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-10-26
Alguém sabe dizer se o Expresso continua em desenvolvimento.
E se continua seguindo EGroupWare ou forkou para nunca mais voltar :)
O Expresso Livre continua firme e forte no seu desenvolvimento, a Caixa Econômica Federal (CEF) entrou na parceria e esta investindo pesado no desenvolvimento juntamente com a 4Linux e a Prognus. Além é claro dos antigos parceiros que continuam na ativa PRODEB, SERPRO, CELEPAR e tantas outras. Em breve estará disponível uma nova versão (2.4) com muitas novidades, incluindo uma nova agenda totalmente reformulada baseado em CalDav.
Fizemos uma avaliação e o Expresso Livre 2.4 bate em funcionalidade a combinação Thunderbird + Lighting e supera em muito a solução da Microsoft (Outlook + Exchange). Obviamente ainda temos muito a fazer para consolidar esta solução.
O Expresso Livre já a muitos anos nada tem a ver com o EGroupWare.
“O Expresso Livre já a muitos anos nada tem a ver com o EGroupWare.”
Geralmente eu consideraria isso ruim, mas dado tudo que relatou, nesse caso parece ser positivo.
Obrigado, Marcelo.
Olha, já usei o EgroupWare, o Expresso, um pouco do Horde e o Zimbra. Devo dizer que o Zimbra, mesmo a versão Open-Source que não possui alguns recursos interessantes que a versão paga tem, está um passo a frente das outras. As interfaces de usuário e administração são muito boas, a integração com os vários tipos de clientes é perfeita e a documentação e suporte (pago ou em fóruns e listas) ajudam muito. Claro que ele exige uma boa máquina, dedicada de preferência, mas vale a pena.
O Zimbra para pequenas instalações (< 5.000 contas) é excelente, porém quando você vai aplicar em um ambiente corporativo a coisa complica um pouco, existe alguns problemas com licenciamento. Mesmo porque se você quiser mudar o layout básico dele tem que pagar e muitas empresas querem customizar o layout seguindo seu manual de identidade visual interno.
O Zimbra também não escala muito bem, já o Expresso Livre tem no seu backend uma conjunto de ferramentas facilmente escaláveis. A Caixa por exemplo caminha para ter 120 Mil Contas, o SERPRO tem instalações com mais de 30 mil contas, DataPrev mais de 60 mil contas.
O Expresso Livre se integra bem com mobile através do Active Sync ou do Funambol e agora com uma agenda baseado em CalDav vai ficar muito mais fácil o sincronismo entre ambientes distintos. Além de ser Software Livre é um autentico Software Livre brasileiro, com uma comunidade forte e atuante.
O Expresso Livre agora já tem uma série de empresas especializadas que prestam suporte tanto na questão de implantação como na de customização da ferramenta como é o caso da 4Linux e a Prognus.
Na empresa onde trabalho usamos o Expresso Livre com mais de 15 mil contas, o que posso dizer é que é bastante estável, e tirando alguns bugs da interface que aparecem aqui e acolá a solução é bastante robusta e escalável, recomendo!