Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Smiles, TAM Fidelidade e a discriminação de browsers

Trecho do blog Melhores Destinos, indicado pelo @dsracoon:

Já tem alguns meses que os leitores estão pedindo esse post… vamos lá!

Até o ano passado a emissão de passagens pelo site da TAM funcionava bem, até que criaram o Multiplus, estava criada a confusão. Já fizemos dois posts aqui sobre o assunto, são milhas que desaparecem, as passagens são emitidas em um site mas é preciso ter senha em dois, o site não funciona em alguns navegadores…

No final de 2010 a GOL lançou um novo site do Smiles, com novos recursos muito interessantes, como por exemplo remarcar passagens emitidas com milhas. O problema é que esse novo site não funciona, ele é péssimo! Não funciona adequadamente em nenhum navegador, mas no Internet Explorer 8 e no Firefox 4 era possível, com um pouco de sorte, emitir passagens. Porém. essa semana, a GOL resolveu bloquear o acesso com qualquer navegador que não seja o Internet Explorer. Dessa forma, usuários de Mac, Linux, Smartphones (ex: iphone/android) e tablets (ex: iPad) ficam impedidos de emitir passagens no Smiles.

Estamos em 2011 e as duas maiores empresas aéreas do Brasil, que tem os dois melhores programas de fidelidade não conseguem ter um site que ofereça o mínimo: emitir passagens com milhas de forma simples. Infelizmente os programas de fidelidade das demais companhias brasileiras ainda não são competitivos, mas uma hora isso muda. (…) (via melhoresdestinos.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Maikon (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 1:30 pm

    Há programas da receita federal que só tem versão para windows! Faço parte de uma ong, temos todos os computadores com línux, exceto um que temos que manter com o maldito windows para prestação de contas. E é bastante irônico levando em conta que ela não tem fins lucrativos, pelo menos não para nós, o mesmo não se pode dizer para a Microsoft que levou 700 contos. Se o descaso da receita federal é esse imagine o resto!

    Uma colega minha que trabalha na DIREC (educação) disse que só podia atualizar os dados dela utilizando o Internet Explorer também. Ou seja Só se utiliza windows. Esses são só alguns casos

    Não estou nem surpreso com esses webmasters da TAM e da GOL não…

    André Machado (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 3:54 pm

    Eu tenho uma opinião crítica a respeito de empresas que limitam a utilização de seus serviços on line a um navegador específico: se elas não respeitam o sistema ou o navegador que eu utilizo, então não me merecem ter como cliente. Simples assim. Se todo mundo pensasse dessa forma, elas já teriam tomado uma atitude favorável a nós.

    Tiago (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 4:12 pm

    Essa semana eu passei problemas ao logar no smiles justamente por causa disso.

    No Firefox o site nunca acabde carregar, torna impossíuvel sequer logar.
    No IE8 (Virtual Box) também apresentava problemas!!
    De tanto tentar logar meu usuário foi até desativado, tive que criar nova senhar para liberar.

    É um retrocesso fecharam a plataforma dessa forma, aí vão lá criar aplicativo pra iPad mas esquecem, por ex, do Android.

    Tá com cara de uso de MS Crap Softawe…e um departamento de TI muito tapado.

    Pedro (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 4:19 pm

    Maikon, sou favorável à sua causa. Mas vamos ver algumas soluções possíveis para você.
    Software da Receita Federal para linux: http://goo.gl/n0hfU
    Para Rodar o Internet Explorer no Linux, você pode usar o Wine. Como o Internet Explorer é Freeware, você não estará infringindo nenhuma lei e não precisará pagar nenhuma licença.
    Você não precisa pagar R$700,00 por um navegador Freeware.
    Quanto à TAM e suas milhas perdidas, eu acho um verdadeiro retrocesso utilizar webwares que não são crossbrowser. É um atentado ao nosso direito de escolha.

    Salvo engano, o software da Receita Federal a que o Maikon se refere não é o IRPF, e não tem mesmo versão nativa para Linux.

    Maikon (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 5:33 pm

    Um deles é a DCTF, se me lembro bem, o outro não me lembro agora, sempre faço confusão com aquele monte de siglas, desculpem. Não deram certo as tentativas de usar o Wine. Graças à Receita vamos ficar reféns da Microsoft por um tempo ainda.

    A melhor coisa a fazer é cadastrar-se nos programas de milhagens das maiores companhais.

    O que eu fiz foi:

    Me cadastrei na Continental (que faz parte da StarAlliance, assim como a TAM) e também no AAdvantage (no qual a GOL também participa).

    Pronto, agora é possível pontuar por uma quantidade enorme de companhias, e sem frescuras (coisa típica de empresas tupiniquins).

    Att,
    Renato

    Como foi comentado acima, se um site não me permite utilizar qualquer navegador com padrões abertos, eu simplesmente abandono a empresa. Quando possível é claro.
    Além disso, sempre envio email ao sac/suporte comunicando do problema. Acho que é uma forma de pressão que podemos fazer. Se o número de reclamações for razoável, quem sabe façam algo.

    jose (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 7:07 pm

    É um grande retocesso mesmo. Agora falando serio. Se eu fosse cliente dessas empresas e não conseguisse acessar o site delas com o navegador que uso eu entraria em contato com elas e se não resolvesse a situação perderia um cliente. Já fiz isso com um banco. Não conseguia acessar e liguei. Disseram para usar o windows com IE. Eu falei que era mais fácil eu trocar de banco do que perder a minha liberdade de escolha. O banco arrumou a página. Agora conecta com qualquer navegador. Simples assim. Eles precisam do cliente e não o cliente deles.

    André Machado (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 8:21 pm

    @Pedro

    Para Rodar o Internet Explorer no Linux, você pode usar o Wine. Como o Internet Explorer é Freeware, você não estará infringindo nenhuma lei e não precisará pagar nenhuma licença.

    Sinto decepcioná-lo, mas não é bem assim que as coisas funcionam. A princípio, como o IE – assim como o Fx e o GC – são gratuitos, muitos pensam que podem instalá-los livremente mas, se você perder alguns minutos para ler o contrato de licença do supracitado navegador, disponível em http://windows.microsoft.com/en-US/internet-explorer/products/ie-9/end-user-license-agreement , verá que, logo em suas primeiras linhas, ele diz que:

    Microsoft Corporation (or based on where you live, one of its affiliates) licenses this supplement to you. If you are licensed to use Microsoft Windows 7, Windows Vista, Windows Server 2008, or Windows Server 2008 R2 software (for which this supplement is applicable) (the “software”), you may use this supplement. You may not use it if you do not have a license for the software. You may use this supplement with each validly licensed copy of the software.

    Ou seja, de acordo com a licença, você só pode usar o Internet Explorer se tiver uma cópia legal, original e devidamente licenciada do Windows. Se você, por exemplo, apenas tem Linux e nenhuma licença do Windows, então você não pode instalar o navegador e, se o fizer, estará cometendo crime de pirataria.

    É por essas e por outras que reitero o que disse: é melhor deixar de consumir os produtos/serviços de uma empresa que não respeita minha liberdade a me curvar aos caprichos deles.

    PS: Alguém lembra do site Firefox Neles, que denunciava as páginas que não eram compatíveis com o navegador?

    Marcos (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 9:26 pm

    Infelizmente a empresa está no seu direito de escolha, ela não se interessa pelos que usam Linux e não estão dispostos a acessar de outro lugar ou por outras formas.

    O máximo que podemos fazer é mandar um email educado solicitando a mudança e torcer pro número de reclamações ser suficiente pra convencê-los.

    Já tive sucesso com um banco e com um site de ecommerce.

    jeferson (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 9:43 pm

    Sabe gente,vou defender um ponto de vista, baseado na ignorância de quem manda nas empresas.
    Pensem vcs da seguinte forma: Os cabeças da empresa chegam pro desenvolvimento e dizem: queremos o programa de milhagens funcionando. os caras do desenvolvimento fazem a bagaça rodando no windows e testam no IE.
    Depois pegam e mostram pros chefões, “ó, ta funcionando redondinho ta vendo?”. os chefões, q usam windows e vão ficar satisfeitos com o trabalho do desenvolvimento, q jogou pra debaixo do tapete o problema relacionado a outros navegadores.
    A cupula que manda deve estar crente da vida que está tudo funcionando as mil maravilhas. Afinal de contas, se não tivesse, já teria descido o esporro pra baixo e essa bagaça estaria funcionando em todos os navegadores, se eles percebessem que estão perdendo mercado. Afinal de contas, empresa nenhuma gosta de perder cliente por besteira.
    Sendo assim, o legal é fazer barulho e mandar reclamação do tipo “eu gostaria de usar o sistema de milhagem de vcs, mas eu estou preferindo usar o da empresa Y porque funciona no meu computador”.
    Em pouco tempo, com o volume de reclamações, a bomba estoura e eles não tem mais como deixar a sujeira escondida.
    Afinal de contas, quantas vezes vcs amigos, ja não viram cagadas absurdas em redes de clientes e os donos acreditavam que estava tudo ok? A lógica é a mesma, infelizmente.

    jeferson (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 9:45 pm

    Correção:
    “Sendo assim, o legal é fazer barulho e mandar reclamação do tipo “eu gostaria de usar o sistema de milhagem de vcs, mas eu estou preferindo usar o da empresa Y porque funciona no meu NAVEGADOR”

    Tiago (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 10:14 pm

    No mundo ideal, parece fácil simplesmente deixar de ser cliente da companhia.

    Porém, no mundo real, nesse em que vivemos, essa nem sempre é uma opção viável.

    Por isso uso a péola do IE via máquina virtual pra acessar esses sites freaks e torro a paciência do atendimento deles.

    Talvez se a gente aporrinhá-los bastantes ele tomem alguma medida.

    jeferson (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 8:40 am

    Aê, ta aí uma ideia interessante… vamos marcar um dia da apurrinhação. Nesse dia todo mundo liga reclamando do problema. vai ser um volume muito grande e de repente prestam atenção. :-D

    João (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 10:32 am

    Maikon, Já tentou esse script? http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Main_Page Ele instala sozinho o IE para você no Wine, mas só suporta até o IE6. Tem uma gambiarra beta que funciona mais-ou-menos com o IE7, mas não é tão estável como o IE6.

    Maikon (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 2:41 pm

    Valeu @João, e obrigado também ao @Pedro pelas soluções para o internet explorer, eu citei o problema do internet explorer de uma colega minha, meu problema mesmo é alguns dos programas da Receita que não tem versão para Linux. Mas muito obrigado por serem tão prestativos, vou passar as dicas para ela (o que significa que eu mesmo vou ter que fazer rsrs). Abraço!

    Cesar (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 2:47 pm

    Pessoal, vcs ainda não captaram a mensagem.
    É assim que a banda toca: http://www.youtube.com/watch?v=jM7Ae6DVOfs

    E se o cliente ficar irritado, musiquinha nele!

    Leandro (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 4:15 pm

    Pow, fiquei indignado com isso nesse feriado, fui entrar no smiles pra ver milhas e tal, qndo abro diz q soh eh possível entrar com o IE, fiquei de cara…
    Ia mandar reclamação para eles, mas creio q nao adiantaria mto…

    Marcos (usuário não registrado) em 23/04/2011 às 4:19 pm

    Fiz minha parte, escrevi e depois entrei em contato por telefone dizendo que queria comprar pelo site mas que ele não funcionava no meu navegador.

    A atendente nem sabia direito o que era Linux ou Firefox, mas registrou minha queixa.

    diego cananea (usuário não registrado) em 24/04/2011 às 3:11 pm

    Faz 20 dias que comprei passagens na tam fidelidade sem problemas no ubuntu e firefox.

    Cybereu (usuário não registrado) em 24/04/2011 às 4:43 pm

    O que eu fasso que geralmente dá certo é usar Opera Browser e habilitar opção “Identificar-se como IE” ou mesmo “Mascarar como IE” ;)

    Alceu Rodrigues de Freitas Junior (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 9:23 am

    Para isto existem sites como http´://www.reclameaqui.com.br.
    Somente fazendo “barulho” em comunidades digitais esse tipo de comportamento pode mudar. As empresas atualmente passam a verificar sites com Facebook e Twitter para verificar “o que se fala de mim por aí”.
    O governo já é mais complicado por um lado, mas por outro ele tem a OBRIGAÇÃO de nos atender. Eu tentaria conversar com um deputado para verificar essa questão da Receita Federal.

    Renato (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 10:23 pm

    O que eu acho é que se tem que pensar como a empresa. Por exemplo;

    1 – Qual a percentagem de pessoas que usam windows em relação a linux, mas precisamente, IE ou outros browsers? Provavelmente a maioria dos clientes usam IE

    2 – Qual o custo de se fazer um site compatível com os 2 browsers? Pra quem trabalha com web sabe que é um inferno fazer o site funcionar em vários browsers, mas enfim, imagina que para fazer um site compativel assim o custo seja 2x mais caro! A empresa vai optar por ser compatível somente com o IE que possui a maior porcentagem

    3 – E os usuários de outros sistemas? Bom se eles tem competência para utilizar outros SO’s então sabem contornar esse problema usando o wine, ou algo assim! A probabilidade de quem tem outro SO’s saber contornar esse problema é bem maior do que o leigo fazer o mesmo!

    Resumindo, a empresa deve ver mais vantagem, menos gasto e maior abrangência do modo que ela optou!

    Sei que tem gente que pode discordar, falar que a empresa não deveria fazer mas elas fazem e paciência, o dia que a percentagem das coisas mudarem e os browsers se padronizarem melhor ai as coisas mudam!

Este post é antigo (2011-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.