Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema operacional móvel da Mozilla agendado para o meio de 2012

Via idgnow.uol.com.br:

Os desenvolvedores da Mozilla esperam iniciar testes com telefones celulares rodando seu novo sistema operacional móvel ainda neste trimestre, com as demos do produto agendadas para o início do ano que vem e o lançamento acontecendo ainda no primeiro semestre de 2012, de acordo com o road map (plano de lançamento) publicado no site do projeto.

A Mozilla anunciou o projeto, chamado de Boot to Gecko (B2G), em julho, descrevendo-o como um sistema operacional para aparelhos móveis que rodaria principalmente aplicativos na web. 

Os desenvolvedores esperam que o B2G ajude a resolver um problema que há muito assombra a indústria móvel: a necessidade de reescrever apps para cada sistema operacional diferente do mercado. O objetivo do B2G é criar um framework (plataforma) que permitiria aos aplicativos rodarem a partir da web em qualquer sistema operacional, desde que o OS em questão suporte a tecnologia do B2G.

Até o final deste ano, os desenvolvedores esperam ter as funções básicas construídas e integradas, incluindo o acelerômetro, câmera, mensagens, telefones e gerenciamento de energia, de acordo com o road map.

A Mozilla também espera ter desenvolvido a interface de usuário (UI) para o telefone, que é chamada de Gaia pela empresa. Mockups da interface indicam que ela é relativamente parecida com as do iPhone e do Android.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Glauco (usuário não registrado) em 4/11/2011 às 1:41 pm

    Acho que vai mais servir como prova de conceito, para pegar mesmo precisaria de uma empresa com muita grana para investir pesado em marketing.

    E essa de aplicativos rodarem em qualquer sistema operacional que de suporte a tecnologia B2G, qual SO vai oferecer isso além do próprio da Mozilla?
    iOS? duvido.
    Android? Só se a Mozilla desenvolver.
    Windows? a mesma coisa.

    MasT3R (usuário não registrado) em 4/11/2011 às 2:43 pm

    Android talvez até adote, se não adotar pelo menos um plugin para o Market deve ser aprovado.

    Agora no iOS e WP eu acho muito difícil. Tanto a Apple como a Microsoft tem medo de perder o controle sobre sua loja de aplicativos, e com isso dinheiro, então provavelmente quem quiser usar só com Jailbreak. E quem vai querer fazer Jailbreak apenas para usar aplicativos da Mozilla?

    jr (usuário não registrado) em 4/11/2011 às 7:27 pm

    Ainda que seja um fracasso, ainda assim terá mais users que Meego, Maemo, e variantes.

    spif (usuário não registrado) em 4/11/2011 às 10:30 pm

    Fracasso? Provar uma alternativa para iOS e Android? Eu diria q seria mais para bem-vindo.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 5/11/2011 às 10:28 am

    Ainda acho que é mais fácil a WP adotar do que o iOS. Afinal a MS mesmo já declarou que ela quer ganhar com a venda do OS e não com o dos aplicativos.
    A idéia da Mozilla realmente é muito boa. Espero que o Android adote, já que tem a maior parte do mercado poderia forçar os outros a adotarem também.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 5/11/2011 às 10:58 am

    Como resolver a existência de vários padrões diferentes para uma mesma coisa? Criar um novo padrão para acabar com eles! hauaha

    tereso@terso.com.br (usuário não registrado) em 5/11/2011 às 1:59 pm

    Mais uma empresa-otária para pagar royalties para a MS…

    Tiago (usuário não registrado) em 5/11/2011 às 6:11 pm

    Html5. Basta desenvolver o aplicativo web em html5. Todos os sistemas o suportam e não é necessário reinventar a roda.

    @Tiago, cada sistema interpreta o HTML5 de uma forma, está muito pior do que o HTML4. E pra piorar mais ainda, a própria especificação do HTML5 não está pronta e já mudou muito desde o primeiro rascunho. Como o HTML5 só vai ficar pronto em 2014, dá pra imaginar o que ainda vai rolar…

    De qualquer forma, o WebOS tinha esse mesmo propósito que a Mozilla e todos vimos no que virou.

    R. Katsutoshi (usuário não registrado) em 6/11/2011 às 2:14 pm

    @marcosalex tá a mesma coisa do interpretador javascript, onde cada browser tem sua maneira de interpretar?

    Diogo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 2:02 am

    Android rodando isso?
    Tá… Linux rodando a VM do Android (Java ou algo parecido), rodando B2G. Requisito mínimo: 5Ghz e duas baterias de caminhão.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 9:50 am

    @marcosalex, não é bem assim “cada um interpreta de um jeito”, como se fossem 100% diferentes. Há especificações do javascript (ou ecmascript) que deve ser implementada. O firefox, como é da mozilla, “dona” do javascript, sempre possui suporte às características mais recentes do js. Se não me engano implementa a versão 1.8. Já os outros navegadores, como o chrome, implementam a versão 1.5 ou 1.6.

    O DOM é padronizado, bem como a maior parte do CSS3. Se os navegadores não trabalham de forma igual, não é culpa do padrão, mas das implementações.

    O html5 mudou muito mesmo, mas as quatro duas principais implementações (moz, opera, webkit e ie) estão acompanhando mais ou menos igualmente estas mudanças.

    Eu particularmente prefiro ter um padrão aberto não totalmente implementado por vários fornecedores do que um só “padrão”, que funciona pelo simples fato de só poder ser corretamente implementado por um só fornecedor.

Este post é antigo (2011-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.