Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA
Nesta segunda o Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA foi disponibilizado no Portal do Software Público. O lançamento do GNUTECA, licenciado como software livre, ocorreu na segunda-feira passada, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), na cidade de Porto Alegre, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e da Cooperativa Solis.
O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002. (via dicas-l.com.br)
Efetivamente, quem mais vem usando a Gnuteca? Já trabalhei com o CDS/ISIS, mas esse sistema foi sendo gradativamente abandonado na maioria das Universidades, em favor de outros sistemas bem mais caros… o quão longe a Gnuteca está desses sistemas?
Aliás, digo de passagem, não sei como é na Universidade Pública, mas nas particulares a Biblioteca é sempre o “patinho feio”, ninguém liga. E quando digo ninguém, não falo dos alunos, mas dos “magníficos” Reitores da vida… chega a ser nojento o ambiente capitalista, em que não se respeita um dos valores mais valiosos do ser humano, o conhecimento. O negócio é sempre dinheiro… depois alunos (porque disso depende o dinheiro)… e por último, uma Biblioteca. Na antiguidade, já chegou a ser diferente, mas não por muito tempo. Quem não se lembra da Biblioteca de Alexandria?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Alexandria
Olha, se não estou enganado, acredido que a UEG – Universidade Estadual de Goias usa o GNUTECA (bom pelo menos até o ano passado usava.
https://www.adms.ueg.br/gnuteca/html/index.html