Se o Android viola patentes, por que a Microsoft não processa a Google?
Trecho da matéria no IDG Now:
Faz algum tempo que a Microsoft vem afirmando que o Android, sistema operacional móvel do Google, viola várias patentes da empresa. Além de entrar com acordos de licenças com a HTC, Amazon e outras empresas, a companhia processou a Motorola por infringimento de patentes e, na segunda (21), entrou com uma ação legal contra a livraria Barnes & Noble. A única coisa que a Microsoft não fez ainda, entretanto, foi desafiar o Google diretamente.
Se alguém rouba 100 reais da sua carteira e dá 5 reais para um amigo, você processaria primeiramente a pessoa que roubou o dinheiro ou esse outro personagem, que, sem saber, acabou gastando parte daquilo que alguém compartilhou consigo? Não estou dizendo que a Barnes, a Motorola, a HTC e outras empresas são ingênuas ou inocentes, contudo, assumindo que sejam válidos os argumentos da Microsoft a respeito da quebra de patente que teria sido cometida pelo Android, a empresa deveria, na verdade, perseguir o Google diretamente, ao invés de entrar em conflitos judiciais com varejistas e fabricantes que estariam utilizando esses “bens roubados”.
Levantei essa questão para Microsoft: “Se o Android está violando as patentes da Microsoft, por que não processar diretamente o Google ao invés de fazê-lo com outros fabricantes individualmente?”. A resposta foi que a (…) (via idgnow.uol.com.br)
A Oracle foi diretamente no pescoço do Google. E agora?
Mas é no minimo estranho MS e Oracle processarem o Google e fabricantes respectivamente, elas não entrariam nesta briga apenas para jogar dinheiro fora. Vamos comprar pipoca e guarana e esperar o que vai acontecer.
Cão que ladra, não morde. Vide Steve Ballmer.
Diálogo (mais pra monólogo) da Microsoft com Fabricantes:
- Olá! Nós iremos processar vocês pois vocês usam um sistema que infringe nossas patentes, então da próxima vez, use nosso SO para celulares e smartphones e tablets: o Windows Phone!
Tá na cara que isso é pra forçar os fabricantes a aderirem ao novissimo-ainda-nem-lançado windows phone.
Instalar coisas de repositórios não oficiais? Quem garante que esses RPMs não tenham nenhum cavalo de troia?
Muito blá blá blá, mas o ponto crucial ninguém toca. Que patentes estão sendo violadas? Simples rápido e direto. Ninguém pode se defender se não souber no que está errando. Para mim não passa de mais um belo exemplo de FUD promovido pela querida e idônea Mcifrada
Será que nesses acordos tem alguma cláusula de sigilo sobre as patentes supostamente violadas?
Será que o Google não fica sabendo? Porque, se houver sigilo, é só por parte dos que fizerem o acordo.
Não seria interessante sabermos o que se passa nessa negociata?
Pq M cifrada é barrada pelo filtro? Esse termo não é meu e nem da comunidade linux, mas usada no mundo todo. Não vejo ofensa nisso
MS e Google que são grandes que se entendam. Não vou queimar meus neurônios para descobrir o q pode estar acontecendo enquanto os sujeitos desta história ganham rios de dinheiro. Quisera eu estar no lugar deles.
Gabriel
http://www.dotdicas.com
não sabia que o Google era uma marca tão forte assim.
O engraçado é que a Microsoft cobra pela mesma patentes em vários fabricantes.Uma coisa que se deveria limitar é que se cobrando de um ,não deveria cobrar de outro.Mesmo assim continua sendo errado.
E outra ,empresas deveriam parar de “estocar” patentes.Empresas pegam o nosso dinheiro e simplesmente ficam patenteando tudo o que aparece,simplesmente para estocar e usar para extorquir alguém.
Existem alguns pontos que devem ser destacados para esclarecer o por que a Microsoft não briga diretamente com o Google:
1- O Google pode brigar com ela e a guerra sangraria muito os dois.
2- A Microsoft tem que mostrar as patentes violada.
3- Qual o peso destas patentes? Qual a sua validade?
4- A Microsoft também pode mostrar que viola patentes de outros tentandos acusar o Google com suas patentes.
5-Finalmente, um acordo de patentes entre as duas já tendo derramado muito sangue. Isso não bom para nenhuma delas.
Ora, é muito mais fácil para a microsoft ameaçar covardemente os pequenos que enfrentar corajosamente um Google.
Fora isso, o Google está “C & A” para a microsoft e suas ameaças.
Acredito que muitos lembram de alguns anos atrás quando a MCifrada usou o mesmo procedimento contra o Linux (alegando plágio sobre código System V possuído pela Novel): processar diretamente os clientes e fugindo covardemente quando desafiada a provar suas alegações.
Que eu me lembre, no final, depois de encostada na parede, encontrou-se algumas poucas linhas de código semelhantes que se tratavam de… Comentários!
A prática está sendo tentada de novo e só dois um nomes: extorsão e FUD.
É a mesma coisa quando um pivete de rua desarmado chega em vc pra te assaltar. Se vc. dá o dinheiro, lucro pra ele. Se vc. desafiá-lo, ele corre.
Para a técnica dar certo são necessárias vítimas que não possam pagar advogados melhores do que a empresa. Melhor ainda se simplesmente pagarem sem reclamar.
Mas encarar a Google de frente é outra história. Principalmente porque, para resguardar sua imagem, a Google exigiria a enumeração das patentes violadas e suas evidências, levando isso a público.
Suspeito inclusive que Google não sairia sangrada: Como antes, sinto cheiro de blefe. Pago pra ver.
Eles tinham que ter o foro judicial no Brasil, aí os processos seriam ad-eternum.
@Marcelo Nascimento: De acordo com o site CrushGear (http://www.crunchgear.com/2011/03/21/microsoft-alleges-patent-infringement-on-barnes-noble-android-devices/), são estas as patentes (tradução porca por minha conta)
* 5,889,522: O Sistema fornece controle de janelas filhas
* 5,778,372: Gerenciamento de Leitura e Visualização Remota de documentos eletrônicos com imagens incorporadas.
* 6,339,780: Status de “loading” em navegador hypermedia com telas de área de visualização limitadas
* 6,891,551: Ferrramenta de selação (“Selection handles”) em edição de documentos eletrônicos
* 6,957,233: Aparatos e métodos para capturar e mostrar anotações em conteúdo eletrônico não-editável.
* 5,889,522: O Sistema fornece controle de janelas filhas
* 5,778,372: Gerenciamento de Leitura e Visualização Remota de documentos eletrônicos com imagens incorporadas.
* 6,339,780: Status de “loading” em navegador hypermedia com telas de área de visualização limitadas
* 6,891,551: Ferrramenta de selação (“Selection handles”) em edição de documentos eletrônicos
* 6,957,233: Aparatos e métodos para capturar e mostrar anotações em conteúdo eletrônico não-editável.
Coisa que uma pessoa em 2 horas poderia imaginar estas situações de situações anteriores caso elas “não existissem”. Qual é o custo disso : 400 reais.
Isso é estocagem de patentes .Errado,errado e errado!
As razões que vejo, em ordem de importância, são :
1. se a microsoft processa google, não atinge os fabricantes que continuarão vendendo dispositivos com android. então a microsoft processa os fabricantes para tentar fazê-los fugir do android pro WP7.
2. A Google vende poucos nexus e num processo como esse é mais lucrativo cobrar uma taxa por telefone vendido.
3. Uma briga direta com a google seria um pouco mais difícil e dadas os motivos anteriores pouco frutífera.
@Rael Gugelmin Cunha:
Com essas patentes nas mãos a Mcifra poderia processar a Apple, a Google, a extinta Sun, o Gnome, o KDE, os governos do mundo, a liga de fabricantes de patinetes e… Você, que está me lendo.
Quem foi o mentecapto que permitiu o registro de patentes como essas? São quase tão lamentáveis quanto o registro do FNORD e do duplo clique. Não são patentes de tecnologias e sim de idéias.
Se for realmente para a justiça, vai acontecer das duas uma:
1) A Mcifra simplesmente não ganha o processo, apoiado sobre patentes de sugerem má-fé. Simples assim.
2) A Mcifra ganha o processo, mas o resto do mercado cai em cima dela e um acordo é feito para que ela não sofra múltiplos processos de retaliação em relação às patentes alheias que ela infringiu.
Se a Microsoft desafiar o Google, o Bing morre de fome e sede.
pq Mcifrão só quer espalhar FUD e assustar fabricantes para longe do Android Linux, como quando fez sua parceria com a Novell certificando que era uma distro legítima e que seus usuários estariam protegidos contra litígios de patentes, dando a entender que outras distros Linux incluíam patentes Mcifrão.
Mcifrão é um monoppólio nozivo e uma empresa de mer-da, pra quem conhece sua história.
A Mcifrada, deveria ser processada por usar ABAS no seu Browse !!! entre outros milhões de recursos que não sabemos pois seu código é fechado !
Alguém lembra do Dr. Silvana, um vilão inimigo do Capitão Marvel ? Teve um episódio onde ele patenteou o alfabeto…
Ou seja, independente da área, isso é muito antigo….
O.O.