Samsung considerando abrir código do Bada para ser menos dependente do Android?
O Wall Street Journal não divulgou a fonte da sua informação a respeito.
Via gizmodo.com.br:
O Wall Street Journal informa que a Samsung planeja abrir o código do Bada para desenvolvedores e fabricantes, para reduzir a dependência no Android e para fazer a plataforma crescer mais rápido – e, quem sabe, transformá-la num OS para smartphones de verdade.
A fonte do WSJ é anônima – “uma pessoa familiar com a situação” – mas diz que a Samsung “está planejando transformar o software do Bada em uma plataforma de código aberto no ano que vem”.
Tem que abrir o código sim! E, de preferência, como 100% software livre! Isso vai aumentar a concorrência do mercado de sistemas operacionais móveis!
Abrir para crescer. E depois, fechar…?
Se confirmado, espero que não siga o método Google: “Do not develop in the open. Instead, make source code available after innovation is complete” (ou quando for conveniente, complemento).
Hehehehe, eu gostaria de ver isso acontecer. Até cogitaria voltar a usar Samsung.
espero que de isso aconteca realmente, pois nao há opcoes de OS livre com um mercado expressivo a nao ser o LiMO que nao anda nem desanda… so iPhone, Android e Win7 nao da..
A questão é que não basta abrir o sistema, se não tiver um SDK decente, que era justamente o problema do Symbian.
Na sua última versão, antes do senhor Dunlop, elogiaram bastante a suíte baseada em QT, mas aí ele chegou, e bem… vocês sabem. Além do que, véio muito tarde.
Desenvolver pra Android é bem mais fácil do que era pra Symbian antigamente, pela similaridade/cópia com Java.
@Rael Gugelmin Cunha, você já viu o SDK do Bada? Garanto que é muito bem escrito.
Acho que mesmo sendo o BADA.. se “esbarrar” em alguma idéia patenteada.. mesmo sendo livre.. vai levar “paulada”. :D
@Well, não vi ainda não. Foi apenas uma constatação óbvia, de que ele precisa ser bom pra fazer frente ao Android.
Quem entrar hoje na loja virtual do Bada, verá que estão ofertando de graça uma série de aplicativos para a plataforma. Imagino que tenha o intuito de atrair mais usuários.