Samsung assina pacto com a Microsoft para licenciar patentes no Android
“A Microsoft acredita em um modelo onde todos os nossos parceiros podem crescer e lucrar com base na nossa plataforma”, disse um representante da Microsoft, enquanto a Claudia procurava onde sentar.
Sob os termos do pacto de licenciamento de patentes, a MS vai receber royalties das vendas de celulares e tablets da Samsung com Android. Só nos últimos 3 meses, este é o sétimo pacto similar de fabricantes que usam Android com a Microsoft.
Via g1.globo.com:
(…) Além disso, as companhias irão cooperar no desenvolvimento e comercialização do Windows Phone.
“Junto com o contrato de licença assinado em 2010 com a HTC, o acordo com a Samsung significa que os dois principais fabricantes de aparelhos Android dos Estados Unidos já adquiriram licenças para o portfólio de patentes da Microsoft”, disse o conselheiro da Microsoft, Brad Smith, em um post. “Essas duas empresas, juntas, responderam por mais da metade de todos os celulares Android vendidos nos EUA em 2010”.
Que nojo.
Pelo andar da carruagem, o tal “FUD” da MS contra o Linux é verdadeiro.Passou a incomodar, tome processo.Afinal a quem pertence o Linux ? Android?
De acordo até com o link do slashdot: http://yro.slashdot.org/story/11/09/28/1433259/samsung-joins-ranks-of-android-vendors-licensing-microsoft-patents, dos grandes fabricantes só resta a Motorola Mobility que acredito que não vai ceder as pressões de Redmond já que, agora, está nas mãos do Google.
@Adilson, é verdade, quero ver se eles terão coragem de processar a Google.
Embora acho que eles já entraram com um processo contra a Motorola….
As patentes já viraram palhaçada. São uma afronta à inovação e ao livre mercado, pois as empresas passam a se preocupar mais com patentes para processar os competidores do que com a inovação em si. Sou a favor da total extinção das patentes de software. Afinal, o mercado passou anos inovando sem precisar desse entulho que só atrapalha.
Isso só vai acabar quando a pseudo empresa M for levada ao tribunal ser obrigada a abrir o ou os códigos para serem devidamente auditados.
Morre diabo!!
Mais nojo ainda é de fabricante que aceita.
Sei q deve ser por pressão, pra não perder futuros negócios, mas que tapa de nojo, ah isso sim.
Por enquanto, a pinimba parece envolver apenas dispositivos móveis. Mas não se enganem; é bem possível que a MS esteja criando “massa critica” para um belo e ensolarado dia se voltar contra tudo e todos no ecosistema Linux, mirando em empresas como Red Hat, Cannonical, etc.
O linux no desktop é peixe pequeno, não interessa a ela atacar o linux desktop. O android talvez pode ferir sim algumas patentes dela, assim como o linux, mas esse ja é de interesse dela atacar, afinal, ela que é o peixe pequeno do mundo mobile. Se isso continuar logo o Windows Phone sera muito mais presente no mundo mobile, seja por seus meritos (ele é muito bom apesar de ser um OS da microsoft, parece em nada com o windows) mas é mais provavel que seja por essa guerra de patentes. E ao contrario da apple que visa só uma parcela do mercado, a microsoft quer tudo desde smartphone de 300 reais até de 3000 =)
Sinceramente, acredito que a MS renova acordos baseados em sua plataforma Windows Mobile (Samsung e HTC usam), e lá no contrato tem uma linha falando que isso também blinda a empresa contra processo por patentes quando ela usa o Android.
Aí a MS pega isso e noticia aos quatro ventos.
Mas o que eu mais estranho mesmo, é o silêncio da Google.
Rael Gugelmin Cunha
Eu acho que funciona bem como você descreveu.
Só discordo disso:
“Mas o que eu mais estranho mesmo, é o silêncio da Google.”
Acho que o Google até oferece suporte legal financeiro para defender, mas o fabricante que entra nesse tipo de acordo deve até pedir para que o Google não se envolva, medo de retaliação comercial da mimosa MS.
Guilherm_
No desktop o peixe é pequeno, mas nos servidores é enorme e suculento.
Fanboys do Android: Aonde está o seu deus agora?!?!?
Pelo jeito o Android está servindo para deixar a Microsoft muito bem de vida.
Para os amigos que ainda confundem Android com Linux, eles são duas coisas distintamente diferentes.
Hmmm… tenho que dizer que fico no mínimo interessado de ver como será o Windows Phone 7 no hardware da Nokia. Algumas reviews falam que é muito bonito e avançado graficamente.
É o que eu digo sempre: Patentes fedem.
@luiz
A patente aqui de casa é higienizada com PinhoSol.
O problema não são as patentes, e sim as pessoas sem escrúpulos por trás delas.
@Spif: o que muda para o usuário final?
E ainda: não digo que sou um cara que amaldiçoa a MS (embora discorde de ações como essa), mas ao menos no Mobile Review (http://mobile-review.com/index-en.shtml), eles tem dito que o WP Mango apenas acrescenta o básico e não tem nada que a nata da concorrência não tenha melhor.
Pergunta séria: em que aspectos técnicos você acha que o WP vai passar do sinal de quase morto no marketing share de smart phones?
Bremm
“O problema não são as patentes, e sim as pessoas sem escrúpulos por trás delas.”
…e o sistema que as sustenta assim, sem revisão.
(Claro, no fim tudo se resume a pessoas)
Microsoft Linux à toda. Daqui a pouco lucros com Linux/Android vão subsidiar desenvolvimento de Windows para os decadentes desktops…
A Microsoft quer ganhar nas patentes ao tempo em que estrangula a plataforma, não desenvolvendo uma única linha de código para a mesma. Eles ainda detém o cálice dourado do mundo corporativo: O MS Office. E esse, jamais sairá para Android.
Pessoal… partindo do presuposto da violação de patentes…
Por que até agora nada foi feito contra a Red Hat?
Que beleza, hein?
A Microsoft pondo dinheiro na conta bancaria as custas dos desenvolvedores/escravos que escrevem o codigo do Linux/Android…
E o senhor Linus Torvalds, Google e Linux Foundation caladinhos…
“Tem coelho nesse mato”.
@Anderson da Silva, eles chegaram a falar contra a RedHat, mas a RedHat peitou e não quis acordo, não sei o que houve que a Microsoft não foi adiante com sua extorsão.
Vai ver a hipotese do @Rael seja verdadeira, como nem a RedHat nem a Google precisam de nada da Microsoft, ela fica sem parte do seu poder de barganha e um ataque direto, principalmente a RedHat (o software é a única coisa que ela têm), vai desencadear tentativas de invalidar cada patente que a Microsoft alegue que tenha sido quebrada.
Vamos ver se a Microsoft têm realmente cartas boas quando sair o resultado do embate Motorola x Microsoft.
A Apple já tentou sair pela tangente do embate contra a Motorola, querendo que os processos da Motorola contra ela fossem extintos, alegando que a Motorola Mobility havia sido vendida, esse movimento, para mim, indica uma clara tentativa de ganhar tempo por parte da Apple.
É muito fácil comentarmos e ficarmos revoltados sem colocar as mãos nos nossos bolsos, se as fabricantes pagam, devem existir as patentes sim, nenhuma empresa gosta de gastar dinheiro a toa. E a tal cobertura do Google aos “parceiros” é igual a cobertura que ela deu a fundação Mozilla até criar o Chrome. A compra da Motorola balançøu os fabricantes e o Porto Seguro delas é a Microsoft mesmo, que vai atrasada como sempre, mas relevante como sempre foi, vai ter seu sucesso no mercado mobile, isto é um fato, mesmo que muitos gostem ou não.
Vejo iOS, Android e Windows Phone disputando este mercado ferozmente. A Google em algum momento vai mostrar a verdade sobre a compra da Motorola, a Samsung que não é boba já esta fazendo parceria com INTEL, pensando no Bada e sendo parceira da Microsoft.
E acho que o Windows Phone vai competir com o Android, já que a MS vai querer atingir todo o mercado de smartphones e tablets como disse o colega acima, de R$ 300,00 a 3.000.
Hoje o Android esta na frente pq tem vários fabricantes e a Apple sempre vai ser lucrativa no seu nicho.
Entao se preparem MS e Android vao ter um duelo mortal, para ser o Windows do mundo móvel.
@Rael, eu até acho legal essa interface deles. O pessoal do Gizmodo, por sua vez, elogiou (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/windows-phone-7-5-ser-o-segundo-melhor-nao-e-nada-mau/) a interface, apesar de apontar pontos consistentes de falhas.
Principalmente eu acho que gostaria de ver uma novidade de verdade na área.
Quanto festival de bobagem!!!
Não se preocupem, as empresas envolvidas sabem o que estão fazendo!
A Sansung não morre de amores nem pela Microsoft nem pelo Google,a empresa visa manter os negócios de pé,só isso.
Para os bobinhos que estão reclamando que o Google está calado e não faz nada contra, o Google não é dono da Sansung, o Google também não é dono da HTC,essas empresas tem CEO próprio cada uma e não tomam determinado rumo só porque o Google quer assim.
Pela Motorola sim o Google poderá falar em alto e bom som: AQUI NÃO JACARÉ!!! ou vocês acham que uma empresa gasta 12,5 bilhões (valor da compra da Motorola feito pelo Google) por esporte???
“as empresas passam a se preocupar mais com patentes para processar os competidores do que com a inovação em si”
Não adianta inovar e todos copiarem a inovação que você investiu milhões. O problema é esse.
“E a tal cobertura do Google aos “parceiros” é igual a cobertura que ela deu a fundação Mozilla até criar o Chrome.”
Antes do Chrome ele pagava à Mozilla um valor por cada vez que o usuário usasse a sua busca pela barra de ferramentas. Isso não mudou até hoje e continua sendo a maior receita da fundação, dezenas de milhões. No lugar de ficar reclamando, que tal indagar o que ela faz com tanto dinheiro que não consegue tornar o FF competitivo de novo?
@Dr Ballmer, se as patentes são verdadeiras mesmo, porquê a RedHat não foi “bullynada”? E a Dell, tb chegou a ter reunião com a Microsoft por conta do Ubuntu que eles oferecem, nada aconteceu com a Dell.
Xinuo,
Os acordos foram feitos com empresas que fabricam smartphones, a Dell nem começøu e caiu fora. Fica na ilusão, que não exista nada, você pode ficar, porque o dinheiro das multas não vai sair do seu bolso, nem vai ter que dar explicações aos acionistass.
@Xinuo o @Dr. Ballmer tem um ponto. Deve haver algo válido nisso tudo. O que deve ocorrer, pra Red Hat não ser inquirida pelos advogados da MS, é que são patentes ligadas à computação móvel.
@marcos, não seja um Fanboy. O Google é plenamente recompensado pelo dinheiro que investe nesse contrato com a Mozilla (que não trabalha só com navegadores). No passado o Google também declarou que não tinha interesse em passar aos navegadores, assim como declarou não querer competir nos celulares.
Talvez o problema com as patentes se refiram ao Android, e não ao GNU/Linux. Se for assim, está aí a explicação de a extorsão contra Red Hat e Dell com Ubuntu não ter ido adiante.
@Spif, agora a Microsoft está agindo na arena móvel, mas eu estava me referindo numa época anterior onde ela tb agiu contra distribuidores de GNU/Linux, como Novell e outras mais. Com a Novell aparentemente ela se deu mal, pois pagou mais do que recebeu, mas ela chegou a ameaçar a RedHat e a Dell, mas não deu em nada.
Na arena móvel, ela deve ter suas cartas, vamos ver se a Motorola Mobility consegue ter uma mão melhor. Diferentemente da HTC e da Samsung (que também distribuem celulares com o SO da Microsoft), a Motorola Mobility não depende da Microsoft. Vamos ver o resultado dessa contenda para ver se a Microsoft está mesmo por cima da carne seca.
@Cromm, ao que parece as patentes afetam qualquer Linux. Essa campanha da Microsoft já foi feita antes com outras distros, com resultados bem menos lucrativos.