Samba recebe contribuição de código da Microsoft
O Samba, software que integra computadores com sistemas open source a redes Windows, recebeu no último dia 10 de outubro um patch, licenciado sob a GPL, de autoria de um desenvolvedor da Microsoft. A ocasião é vista como um marco por parte de desenvolvedores do Samba, embora não se trate propriamente da primeira vez que um desenvolvedor da Microsoft contribui com o projeto: já em 1993 uma situação similar havia ocorrido.
O novo marco simbólico deve ser entendido à luz das mudanças ocorridas no relacionamento entre a Microsoft e o Samba, à luz do que a Comissão Europeia, em um processo antitruste, determinou em 2007: que a Microsoft passasse a publicar a documentação de seus protocolos, da forma como são efetivamente implementados nos produtos que distribui, para simplificar o desenvolvimento do Samba.
Na ocasião, a medida colocou fim à prática da empresa de implementar seus protocolos de maneiras cada vez mais afastadas da documentação oficial, exigindo engenharia reversa para sua reimplementação compatível no Samba. (via h-online.com – “Samba gets Microsoft code contribution – The H Open Source: News and Features”)
Já é bom, espero que melhore mais ainda.
:D compatibilidade entre estes dois sistemas é algo muito importante pra mim e acredito eu para a maioria dos usuários linux
Muito bom. Como a matéria deixa bem claro não foi exatamente um ato de bondade da Microsoft, mas sim um ato de poder (pressão).
poderia haver também pressão quanto aos protocolos de outros produtos, a começar pelo office e pelo msn/wlm (e agora skype) …
poderia ser extendido a todas as empresas e não só a ela…
O Linux tb estará livre de patentes sobre o SMB ?
Bom, já que a Microsoft está cobrando royalties por várias das instalações de Android e Linux, o mínimo que eles podem fazer é compatibilizar o Samba.
Enquanto para alguns isso é ato de bondade por parte da Microsoft, para mim é ato de necessidade.
Tem gente que ainda acredita que a Microsoft é amiga do Software Livre.
Não sei como funciona a coisa, mas me lembro que quando saiu a divulgação da sentença na UE a Microsoft tb não poderia usar patentes contra os concorrentes. Lembrando que isso só vale na União Européia.
A MS chegou num ponto em que está ruim com o Samba, e pior sem ele!
Deixar o projeto às traças agora só daria mais argumentos para gestores de TI procurarem outros protocolos com a mesma função do SMB + AD em redes locais.
furanus alheius
“poderia haver também pressão quanto aos protocolos de outros produtos, a começar pelo office e pelo msn/wlm (e agora skype) …”
Pois é. Faz pouco tempo (3/4 meses?) que lançaram o ODF 1.2 . Que eu saiba sanou muito dos problemas que a MS alegava tornariam necessário ter o OOXML. Sempre achei curioso… fazer TODO um novo padrão ao invés de implementar o que faltava num existente :) .
Será que ainda procede essa desculpa, digo, justificativa ?
contribuições da Microsoft para Linux/Android até hoje: 10 linhas de código e muito FUD*
contribuições do Linux/Android para a Microsoft até hoje: 200 milhões de dólares em licenciamento*
* chutes absolutamente caricatos mas não completamente distantes da surreal realidade
É claro que é uma cilada, Bino!
É cilada, Bino!!!
Cuidado com as patentes!!!
O espantoso não é a MS divulgar código livre nem eles contribuírem com o Samba, é eles usarem a GPL! :-O
SÓ TENHO UMA COISA A DIZER, TENHO UM MANUAL DO MS DOS QUE JÁ TRAZIA CODIGOS UNIX QUE NÃO DEIXAM DE SER CODIGOS LINUX, O WINDOWS 7 TEM UM PROGRAMINHA QUE FAZ LEITURAS DE CODIGO LINUX, COMO DIZ O DITADO:”VOCE SEMPRE PAGOU POR CODIGO LIVRES PAGOS, E CONTINUA PAGANDO,OUTRA COISA, FALAM MAL DO WINDOWS MAS USAM O WINE, ENTÃO QUANDO O WINDOS IMPLEMENTAR ALGUM CODIGO LINUX CALEM A BOCA E NAO FALEM BESTEIRA, POIS SE WINDOWS FOSSE TÃO RUIM ASSIM, NÃO TERIAMOS LINUX PROPRIETARIOS. PRA FINALIZAR: “SE LINUX PROPRIETÁRIO FOSSE BOM VOCES PIRATAS LINUX JA TERIAM PIRATIADO…ACORDA PESSOAL DO LINUX…
@slam, por que gritar?
@slam. Desinformação é burrice ou burrice é desinformação?
Pra sua informação, não existem “Linux Proprietários”: existem Linux comercialmente disponíveis, com a mesma licença livre de sempre. Consegue perceber a diferença?
Unix não é Linux e vice-versa. Ambos implementam os mesmos padrões públicos mas esse é o máximo de semelhança entre eles.
Não há absolutamente nada de errado em pagar por códigos livres. Inclusive é muito bom que isso aconteça. Código livre pago é muito melhor que código proprietário dado de graça.
Os conceitos de Software Livre e pirataria são incompatíveis.
Não existem “piratas Linux”, a menos que vc. esteja se referindo aqueles desempregados que tentam vender cds do Linux aos desavisados que não sabem o que estão comprando nas feirinhas piratas da vida, sendo que eles também não sabem o que estão vendendo.
Finalmente, aconselho que vc. frequente aulas de etiqueta e língua portuguesa.
@slam gritou, mandou todo mundo calar a boca e não disse coisa com coisa…