Reter dados de internautas não ajuda na luta contra cibercrimes
Enviado por Antonio (albpazoΘhotmail·com):
“De acordo com grupo alemão especializado em liberdades civis, armazenar informações pode até mesmo prejudicar a segurança na web.
O armazenamento de dados de telecomunicação não ajuda a combater crimes, de acordo com um relatório da polícia alemã, divulgado nesta quinta-feira (27/1).” [referência: direitoacomunicacao.org.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-02-03
xup4, AzErEdO
Tomou? E agora? pede desculpas ou continua?
Deveria seguir a lógica do sigilo telefônico. Se a polícia está investigando, deveria solicitar permissão para um juiz para poder investigar.
Agora guardar dados de todos é como se se admitisse que todos são culpados até que se prove ao contrário…
Mas aqui no Brasil até onde sei, são guardadas as informações de qualquer telefonema por 5 anos. Porém apenas podem ser “resgatadas” mediante autorização judicial.
naturalmente que esses dados não ficam guradados, mas são usados comercialmente.
piada que tem circulado na internet:
- Assange:Eu dei informações privativas de corporaçãoes para você gratuitamente, e eu sou o vilão.
- Zuckerberg: Eu dei suas informações privadas para corporaçoes por dinheiro, eu sou o homem do ano.
@ ericodc
Essa foi a piada do ano, com o patrocínio da revista TIME.
da mesma forma que desarmar cidadãos não ajuda na luta contra criminosos armados.
O projeto não é mais do Azeredo, é de uma “Excelência” ainda mais radical…Com relação a fonte, a informação é boa, mas o site é de daquela “esquerda democrática”: De cara um Banner pedindo a aprovação integral do PNDH 3 e a instituição do modelo de censura que eles aprovam.
@Henrique
No Brasil o que é guardado por 5 anos são os registros de chamadas (quem ligou para quem, em que data e hora e duração). Essas informações são guardadas não somente para solicitações da justiça, mas do próprio assinante, pois ele tem o direito de ver o detalhamento de suas chamadas de acordo com a regulamentação. Os registros de voz (interceptação) são feitos apenas com ordem judicial.
Sobre o assunto da ‘reportagem’, me parece evidente que mais dados sempre é melhor que menos dados em uma investigação. É óbvio. Não é por esse motivo que não se deve armazenar esses dados deliberadamente, mas por que isso é invasão de privacidade. Isso é o que eu costumo chamar de ‘defender a posição certa com os argumentos errados’.