Resultado da promoção “Por que usar o Arch Linux?”
Enviado por Estêvão Valadão (estevaoΘarchlinux-br·org):
“E o vencedor é… Thiago Okada, com o artigo http://tecnologiaetc.wordpress.com/2011/06/09/por-que-usar-o-arch-linux/. O Thiago vai levar para casa um kit do Arch (boné + caneca) fornecido pela Loja Geek. Parabéns ao Thiago pelo artigo e um agradecimento especial a todos os que participaram da promoção!” [referência: archlinux-br.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-05
Não me convenceu, pode servir a alguém da área com algumas poucas exceções, mas eu sou um professor, não posso dar-me o luxo de estudar, desfocar-me de minha área para aprofundar-me em livros só para ter um sistema.
Eu já tive a oportunidade de utilizar o Arch Linux por várias vezes (estou sempre pulando do Arch — gosto pessoal — para o Ubuntu — utilizado no meu trabalho) e gostei muito.
A única dificuldade que estou encontrando no momento é que a ISO de instalação mais recente disponível utiliza uma versão “antiga” do kernel Linux, que não possui drivers para a placa de rede do meu netbook. Assim, tenho de recorrer a uma instalação offline, efetuar boot com outra distro que tenha o driver, fazer o chroot para a instalação do Arch, para aí sim eu conseguir atualizar o sistema, pegar o kenrel mais novo e fazer o driver da placa de rede funcionar.
Outra dificuldade que tenho encontrado no Arch é que eu não consigo melhorar a aparência das fontes de jeito nenhum, sobretudo no KDE (as minhas fontes sempre ficam com uma aparência borrada).
Espero que o pessoal do Arch solte logo uma ISO de instalação nova.
@Laércio:
Você consegue baixar as isos mais atuais em desenvolvimento neste link: http://releng.archlinux.org/isos/
Sobre as fontes, a solução pode estar aqui: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=3001
Espero ter ajudado! :)
@Carlos Felipe
Arch Linux, requer um tempinho de adaptação sim, como outras distribuições também necessitam.
E como você falou, não pode se dar ao luxo de parar e estudar um pouco para entender seu funcionamento.
Então Arch Linux não é, e nunca será feito para você, por essas e outras existem outras distribuições ai a fora.
@Laércio
Existe um link onde saem novas ISOs de forma constante que é: http://releng.archlinux.org/isos/
Veja esse link no fórum e tente melhorar a aparência das fontes: http://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=3001
sugestão para o próximo concurso, que os textos sejam de pós-instalação.
@Laércio falta feedback pra lançarem uma nova iso estável, mas existem opções como as imagens de desenvolvimento e o archboot.
——
Eu acho o archboot melhor, suporta syslinux já faz tempo enquanto o aif ainda está implementado (ou implementou, não sei… faz tempo que não uso).
@Carlos Felipe
Eu acho que isso é um preconceito (não só seu, mas de qualquer pessoa quando você descreve como o Arch funciona para elas), pois eu também, antes de instalar o Arch, achava que leria páginas e páginas e ficaria horas instalando meu sistema.
Minha primeira instalação do Arch decorreu em cerca de 2 horas, isso acompanhando um tutorial que eu peguei na internet mais o Begginer’s Guide do Arch. Depois daí, passei a conseguir fazer instalações em cerca de 30 minutos. Ou seja, não é realmente tão complicado como parece na primeira vista.
@Laércio
Já ouviu falar do Archboot? Ele é um conjunto de scripts que permitem criar CDs de instalação incluindo novos pacotes. Além disso, são mantidos novas compilações não-oficiais feitas de tempos e tempos. Dá uma olhada: https://wiki.archlinux.org/index.php/Archboot
No caso das fontes do KDE, vá em Configurações do sistema->Aparência->Fontes, ligue o AntiAliasing e mude o Hitting para o Completo. Deve resolver. Se ainda ficar feito, troque as fontes. Eu uso a do Ubuntu (ttf-ubuntu-family-font no AUR).
@Leandro Carvalho
Este é o lado bom das n distribuições, cada um usa o linux que melhor lhe convir. ;)
@Rogerio
Esse é o único lado bom de ter N distribuições.