Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Resulinux 3.0 beta3

Enviado por Luciano Andress Martini (777UserΘgmail·com):

“A distribuição brasileira Resulinux (que já existe há 5 anos) liberou uma release (depois de 1 ano sem liberar novas releases da versão 3.0). O intitulado Resulinux 3.0 Beta3 (ou pelo codinome Resulinux 3.1 Pulcher) liberou uma release dia 17/04/2011, e conta com novidades como o Firefox 4 e uma versão bastante melhorada do KDE4. Inclui, é claro, o Texas Flood RC system (o grande diferencial desta distribuição) revisado para as novas tecnologias e agora compatível com RC-SYSVINIT, o que deve resolver os problemas de utilização da ferramenta. Para configurar o Texas Flood isso facilitou bastante, uma vez que livros que ensinam a usar distribuições Debian como servidor funcionarão também para o Resulinux.” [referência: linuxhard.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 9:56 am

    Putz!

    arthas_dk (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 10:04 am

    Cara fazia tempo que eu não ouvia falar sobre o Resulinux.

    Sendo uma das poucas distribuições brasileiras não comerciais no mercado, acredito que eu deva dar os meus votos de sucesso para a distribuição.

    Sucesso!

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 11:19 am

    Não vi essas velocidades toda no boot, não gostei do artwork, muito dark, não tem aquele ar de profissionalismo, o logo da distro nem se destaca, a “central de softwares” que eu vi foi Synaptic [..] O centro de controle também deixa a desejar [..]

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 11:24 am

    @arthas_dk

    Quais são as distros brasileiras comerciais ?

    Marcelo (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 12:02 pm

    @Carlos Felipe

    tem aquelas que vem nos “computadores para todos” que não duram 30 segundos, seja por serem substituídas por piratarias ou por distribuições sérias.

    Gabriel Vieira (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 12:31 pm

    Deve ter alguém que use isso como distribuição principal né? Bom, de qualquer modo, sucesso aí para os desenvolvedores dessa distro.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 1:44 pm

    @Marcelo, ah! satux, fenix, insigne, keep os e cia…

    a (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 6:14 pm

    Seria melhor se fosse anunciado que os mantenedores estivessem descontinuando a distro e voltando seus esforços a uma distro maior.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 7:29 pm

    E lá vai mais um exemplo de esforço redobrado, infrações à GPL e nome do kernel Linux e GNU pelo ralo…
    Bem vinda à vida (insistentemente) outra refisefuqui…

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 10:19 pm

    Infrações à GPL de que tipo, Glennn? Plugin do flash pré-instalado?

    A seleção natural nessas horas diz tudo, 5 anos, ok, mas e a hibernação?

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 10:24 pm

    O boot é rápido, se tiver instalado, no DVD ou CD é lento mesmo.

    Estou tendo muitos downloads… precisava de alguém para ajudar e ficar de tracker alguem pode?

    Meu e-mail é 777User@gmail.com

    Gerson (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 10:37 pm

    Eu acho estranho as pessoas reclamarem tanto de existir muitas distros. Eu testei várias e para meus propósitos encontrei o SliTaz que me ajuda muito, senão hoje estaria utilizando ubuntu que é uma grande marca, mas não tão eficiente em meu serviço…
    Programar é mais legal que reclamar… e mais útil!

    André Machado (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 11:07 pm

    @Carlos Felipe

    Não apenas incluir Flash, Java e outros plugins e drivers sem licença mas, principalmente, falhar em oferecer, fornecer e distribuir o código-fonte dos pacotes utilizados na distro. Embora a GPLv3 permita que o mantenedor diga que “o código está no FTP do Debian” – o que, além de não ser ético, demonstra falta de profissionalismo -, tal prática não é totalmente compatível com a GPLv2.

    E do que adianta a distro ter “5 anos” se na própria notícia está escrito que “depois de 1 ano sem liberar novas releases da versão 3.0″ e o tal release liberado ainda é beta? Por favor!

    Estamos vendo a decadência das distros nacionais: o BigLinux, considerado o maior nome atualmente, está pior do que o Duke Nukem Forever em relação à versão 5, isso sem falar de outras distros “famosas”, como DreamLinux, que nem sabemos se ainda estão em desenvolvimento.

    Como disse um famoso empresário nacional há alguns anos, “já passou da meia-noite para as cinderelas da Internet”.

    Mauro Telles (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 12:08 am

    “satux, fenix, insigne, keep os e cia…”
    Esqueceram do Sim+

    Não entendo essas distros de fabricante… É exigência do governo ter uma distro própria pra incluir no computador para todos? Era melhor se viesse só com o Ubuntu e o papel de parede do fabricante.

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 6:04 am

    @Mauro Telles
    É exigência do oportunismo mesmo. Semelhante aos casos dos radares. O acesso ao capital fica diferenciado (é só ver como estavam e estão agora, algumas empresas envolvidas). O que pra explicar, fica até propositalmente complicado. Perde-se no mar das leis, portarias, fomentos, auxílios, burocracias, relações políticas e parentes/amigos/governantes in propria persona, proprietários ou relacionados às instituições/empresas envolvidas. Resumindo, é mais pedaço do bolo com uma mãozada só. Já disse um sábio: “No Brazil, dinheiro público é de ninguém, não tem dono.”
    Uma breve verificação no Anexo da Portaria MCT nº 291, sobretudo na definição do sistema operacional, já vale a piada.
    Sempre é válido a pluralidade do software livre e afins. Mas quando o descaso e abuso são visíveis (F…xLinux?), valem uma dura e severa crítica.
    E força pro pessoal no ResuLinux. Perseverança sempre. :)

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 11:44 am

    Não sei se tem como colocar música em comentário, mas se eu pudesse já teria colocado a voz do Brasil para tocar, veja bem que espero que não seja excluído do Br-Linux, eu só pedi para me ajudarem com um tracker. Pelo menos imaginem a música a “voz do Brasil” tocando e leiam:

    Meus amigos politicos, advogados, juizes e revolucionarios brasileiros, alguém acima tem disponibilidade para me ajudar, caridosamente a colocar um torrent?

    No fundo a culpa não é minha de ter que cuidar da distribuição quase sozinho não é mesmo?… Sobre colocar os fontes óbvio que vou colocar uma área no site com eles, como sempre tive feito nas versões anteriores.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 4:41 pm

    Código fonte do Texas Flood Init System:
    http://www.resulinux.forumdebian.com.br/web/forum/viewtopic.php?f=47&t=3151

    (já vou colocar mais no site, apesar que o shell script não precisa compilar).

    Riser (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 6:05 pm

    Eu até hoje me pergunto o porquê de não fazerem uns repositórios com os seus temas, “diferenciais”, pacotes para uma distribuição existente. Mas não, preferem fazer mais e mais customizações desnecessárias e que em pouco tempo estarão mortas, não mostrando nenhum respeito por seus usuários.

    a (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 11:49 pm

    O código-fonte deste tal Texas Flood apenas mostra o amadorismo dos “distro builders” nacionais! Para começar: CADÊ O TEXTO DA LICENÇA GPL, que deve estar obrigatoriamente no cabeçalho de cada arquivo fonte? (isto supondo-se que o tal script esteja sob esta licença).

    É sério: será que o mantenedor da distro LEU e ENTENDEU a GPL ou será que ele a entende como “eu posso fazer o que quiser com o código-fonte”?

    Ainda veremos o dia em que a FSF vai começar a mandar cartas para os POG-AMADORES nacionais dizendo que eles estão violando suas licenças e ver o circo pegar fogo.

    Apóio a ideia do Riser: acho que todo mundo tinha que fazer uma vaquinha para alugar um dedicado para que os POG-AMADORES nacionais pudessem colocar seus revolucionários scripts e parar de fazer esse desserviço ao software livre. Lamentável.

    mauricio (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 10:54 am

    Anúncio de distros nacionais = um show de esculacho, arrogância e de comentários infelizes.

    João (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 12:33 pm

    @a, Colocar o texto da GPL no cabeçalho não é uma obrigação, é apenas uma recomendação da GPL. Você fala cheio de autoridade, mas pelo jeito não entende bulhufas de legislação de direitos autorais. Não tem como algo que não é da FSF, como o Texas Flood, violar os direitos da FSF. A FSF poderia, sim, mandar cartas sugerindo uma indicação mais adequada da GPL, mas não existe “violação da licença” por parte de um autor com relação ao seu próprio trabalho. Isso é impossível de se conceber tanto do ponto de vista legal quanto lógico.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 1:00 pm

    @a:

    O código-fonte deste tal Texas Flood apenas mostra o amadorismo dos “distro builders” nacionais! Para começar: CADÊ O TEXTO DA LICENÇA GPL, que deve estar obrigatoriamente no cabeçalho de cada arquivo fonte? (isto supondo-se que o tal script esteja sob esta licença).

    Na verdade, o texto dos scripts possui uma licença, que não é a GPL:

    #!/bin/bash
    #Texas Flood 2 – The First Stage System
    #(c) 2007 Luciano Andress Martini

    Não é GPL, não é livre, mas é uma licença. E, se não utilizaram nenhum pedaço de script licenciado pela GPL, então podem reservar o direito de cópia para si mesmos e para quem mais eles desejarem.

    E, numa comunidade que aceita (e até anseia) pelo suporte de softwares proprietários no Linux, isso está longe de ser imoral.

    A (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 3:50 pm

    Pois esta nota de copyright apenas informa o nome do autor e não diz quais os direitos, deveres e restrições do usuário para com o programa – daí pensar que estava faltando o cabeçalho da GPL -, o que, mesmo assim, demonstra falta de profissionalismo. Um aviso mais nítido deveria ser colocado!

    mauricio (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 4:43 pm

    Licença GPL… Tem gente que fala sobre GPL com autoridade, mas dá pra ver que nem sabe o que é isso.

    Parabéns à equipe resulinux por mostrar o contrário.

    O pessoal adora falar mal de distros brasileiras. Até parece que brasileiro não sabe fazer nada que preste.

    mauricio (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 4:45 pm

    Licença GPL… Tem gente que fala sobre GPL com autoridade, mas dá pra ver que nem sabe o que é isso.

    O pessoal adora falar mal de distros brasileiras. Até parece que brasileiro não sabe fazer nada que preste.

    Parabéns à equipe resulinux por mostrar o contrário.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:06 pm

    Vou te mostrar um exemplo: O Window Maker foi criado por um brasileiro e não tem nenhum contribuidor brasileiro nele ou tem só não estou lembrado. E o projeto do Window Maker? ninguém ouve falar…

    Mas quer ver o que é pior que isso!? o Texas flood versão init system que era para Debian, a única pessoa que me ajudou foi um americano chamado Chase Rayfield!!! ……………!!!

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 6:09 pm

    Brasileiro é bom para falar de advogado e política a única pessoa que me ajudou no texas flood para distro Debian foi um americano, o projeto acabou sendo abandonado de tantos chingamentos que recebi pelo programa.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 8:34 pm

    Falar mal ,ofensas não ajuda em nada.O 777 quer fazer uma boa distro,mas acredito que o problema não é o desempenho,mas sim separar os aplicativos da base do sistema e abandonar de vez o sistema de pacotes.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/04/2011 às 10:42 pm

    Mais malhação em cima de distros brasileiras…Muitos parecem se arrepender de terem usado Kurumin, e quando descobriram Ubuntu disseram “uau!como pude ser tão cego!”. O resultado é que o que veio depois do Kurumin está servindo de “boneco de judas”.

Este post é antigo (2011-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.