Remoção da documentação oficial do Gentoo em Português do Brasil
Enviado por Rafael Martins (rafaelmartinsΘgentoo·org):
Não existe mão-de-obra suficiente para sincronizar a documentação em Português do Brasil com a documentação em Inglês, nem uma grande quantidade de usuários dependendo dela, ao que parece. Portanto será solicitda a remoção completa do material em Português do Brasil disponível no site oficial do Gentoo.
Caso alguém deseje trabalhar na atualização, entre em contato conosco o quanto antes. :) A remoção ainda não foi solicitada.
Infelizmente não existe justificativa para manter documentação desatualizada disponível para os usuários, e isto pode ser percebido facilmente através dos problemas reportados diariamente nos canais de comunicação, como os canais IRC.
Agradecemos a compreensão de todos.” [referência: gentoobr.org]
Gentoo não me parece uma distribuição para iniciantes. Acho que é mais produtivo aprender inglês antes de tentar usar o Gentoo.
Nunca usei a documentacao em pt. Justamente por estar sempre desatualizada em relacao a inglesa.
E sim, os iniciantes deveriam usar a inglesa, nao soh do manual do gentoo, mas pra tudo na computacao.
e a itautec?, ela utizou ou utilizava não sei, o gentoo em sua distribuição.
E a Itautec?? ²
Quem não tem conhecimento da língua inglesa nem poderia ter coragem de dizer que tem qualquer conchecimento em informática…
Sobre a Itautec, acho que talvez eles tenham um manual próprio. Mas acho que não seria tão custoso eles ajudarem a manter esse manual em português.
Gentoo? Proxima distribuição a ser extinta.
Eu tentei instalar o Gentoo em uma máquina virtual, e realmente a documentação em português está ruim.
Mas tem um porém, pessoas que como eu tem dificuldade com o idioma do tio Bill terão menos chances de aprender a usar o fantástico Gentoo.
Para que eu pudesse instalar o Gentoo eu deixava a documentação em Português aberta em uma aba, a em inglês em outra aba e a em inglês traduzida pelo Google em uma terceira Aba. E mesmo assim apanhei igual cachorro para poder fazer o Gentoo funcionar.
Acho que eles poderiam atualizar ao menos as partes mais importantes como a configuração do script do Portage.
“conchecimento em informática…”
rsrsrs
Quando eu instalei o Gentoo num pc meu, em 2006, eu utilizei o handbook oficial em português e um tutorial publicado na Linux Magazine.
Uma documentação oficial traduzida é sempre bem vinda, principalmente para quem quer aprofundar seus conhecimentos. Mas para quem quer apenas instalar e conhecer o Gentoo, a quantidade de tutoriais em português na internet é mais que suficiente e, além disso, estes costumam ser mais enxutos e objetivos.
Bom, uma pena.
Sou usuário Gentoo a muito tempo, apesar de não ser muito ativo na comunidade da distribuição.
Para falar a verdade, isso não afetará em nada a distribuição, já que um usuário Gentoo sabe se virar e a documentação em inglês é perfeita, nenhum aventureiro encontrará dificuldades quanto a isso.
Gentoo é uma excelente distribuição Linux, com certeza tem seu nome gravado na história do Linux.
O processo de animação de uma comunidade é sem dúvida complicado, não é só a documentação que está desatualizada o site também, o planeta, agregador de blogs, idem. è um processo complicado, até porque ninguém precisa de mais hurd.
Existe uma coisa sobre todo o ecossistema livre que o dieferencia de uma seita é justamente o fato das coisas serem públicas e haver um esforço de manter isso.
Mas entendam, se você está lamentando a notícia, vá lá e traduza, documente, memso que o pessoal “oficial” caia na sandice de simplesmente tirar do ar.
Nossa, já foi tarde, quem quiser usa a versão inglês, como já disseram, Gentoo não é para iniciantes. A versão pt_BR estava anos luz desatualizado.
É, acho que o pessoal já disse tudo.
Trabalhar na informática tendo dificuldades no inglês, pode ser trabalhoso.
@Ironmaniaco, é verdade mas a documentação do gentoo é tão boa que seria uma pena não tê-la em português. Muito do que é documentado pro gentoo serve para qualquer distribuição. Agora… não é o fim do mundo, existem blogs e sites que não se limitam a falar como se instala o ubuntu, como instalar o tema tal, como mudar o papel de parede.