Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relatório expõe ameaças à liberdade da Internet em 37 países – Brasil está no limite

Um relatório publicado pela Freedom House examina as ameaças à liberdade na Internet em 37 países selecionados, e os organiza em um ranking de nível de liberdade na Internet.

As ameaças em questão são divididas em categorias: obstáculos ao acesso, limitações ao conteúdo e violações de direitos de usuários.

No ranking, o Brasil ficou em último entre os países considerados como tendo acesso livre à Internet – é menos livre que a Inglaterra ou a África do Sul, por exemplo.

Mas nosso país está bem à frente de outros da América Latina, incluindo a Venezuela (parcialmente livre) e Cuba (não livre). (via freedomhouse.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Márcio (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 12:57 pm

    Está rasoavel mais ainda vai melhorar

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 2:26 pm

    Está rasoavel mais ainda vai melhorar

    Está piorando e a tendência é piorar mais, haja vista que nós estamos cada vez mais próximos de um regime comunista. Veja o que aconteceu ano passado.

    Leonardo (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 2:31 pm

    Nossa que meda, ainda bem que existem os dns :D
    Pra mim não muda nada, podem fazer o que quiser que damos o famoso “jeitinho brasileiro” e vamos adiante, um dia eles param com essas frescuras todas.

    Ícaro (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 2:50 pm

    O relatório do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ)…

    Mas é claro que eles irão dizer que foi censurado, afinal não precisa mais de diploma para ser jornalista né…

    E ainda veio da revista Óia.

    Ícaro (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 2:54 pm

    E a “democracia” estadunidense então, que diga o Wikileaks.

    A situação é bem diferente em nações com ampla tradição de garantia à livre circulação de ideias. É o caso dos Estados Unidos, insuspeitos quanto à aversão à censura. O artigo 230 do Communications Decency Act (CDA), lei que estabelece responsabilidades na internet, proíbe a retirada do ar de conteúdos em caso de difamação, calúnia ou invasão de privacidade. Nessas situações, cabe apenas punição financeira. Fica evidente que a liberdade de expressão é um pilar tão fundamental da democracia americana que nada deve miná-lo. É um bom exemplo a ser seguido aqui.

    http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=1423

    Harry (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 2:54 pm

    Buuuuuu!!!! Os comunistas vão dominar o Brasil… Buuuuu! Tem essa matéria da Editora Abril dizendo e o Instituto Millenium confirmando…. Buuuuuu!

    Francamente, já estou cansado desta baboseira de que o Brasil censurou o Google que é repetida de forma acrítica por leitores de fontes parciais. Para desmentir essa baboseira toda, rwecomendo o link: http://roteironews.blogspot.com/2011/02/verdade-sobre-o-google-e-censura-de.html

    E infelizmente, não vai ser tão cedo que comunistas dominarão o mundo.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 3:22 pm

    O Brasil é pouco livre na internet sim. Falta legislação coerente, políticos e juristas sem a mínima formação no assunto tomam atitudes arbitrárias (e, por vezes, estúpidas), os “donos da internet” (provedores de acesso e operadoras) particam traffic-shapping e todo o tipo de restrições embutidas, invisíveis ao contrato com o qual o cliente concorda, etc.

    E não pensem que o país no qual o Echelon ainda é executado é mais livre que isso…

    Computação soberana orientada a rede física, é a única coisa que pode salvar a liberdade do mundo.

    O egoista malvado capitalista (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 3:39 pm

    @Harry espião chinês detectado!

    “Nascem homens demais; para os supérfluos inventou-se o Estado! Vede como ele atrai os supérfluos! Como os engole, como os mastiga e remastiga!”

    Renan (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 4:12 pm

    “Veja o que aconteceu ano passado.”

    Já foi refutado. Não foram notícias que foram removidas, foram conteúdos difamatórios ou que violam direitos autorais, como o link que o “Harry” já postou aqui.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 4:13 pm

    Não é questão de descriminação de browsers ou SOs. É questão de visão de investimento em tecnologia.

    Um problema gravíssimo da nossa área é que ao contrario de outras, o serviço porco é bem aceito. Será que a TAM iria comprar um avião que só voa em dias ensolarados, e tem uma chance de cair de 10%? Não. Mas os softwares são comprados assim.

    É claro que a TAM e a Gol na hora de contratar a empresa que fez o sistema web teve a opção de contratar um bom profissional ou o sobrinho. E é claro que preferiram contratar o sobrinho.

    Amarok (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 7:42 pm

    Pelo menos aqui não vejo gente sendo processada ou punida por P2P como já se vê em países como os EUA, França, Inglaterra, Austrália, etc.

    E não inventam casos de estupro para parar quem divulga vazamento de informações secretas do governo em um wiki.

    Jorge (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 10:22 pm

    Quanta imaturidade em alguns dos comentários!
    @Ícaro

    E a “democracia” estadunidense então, que diga o Wikileaks.

    Então os EUA deixaram de ser uma democracia porque eles vão julgar um soldado que vazou documentos secretos do governo – o que aconteceria em qualquer governo? Você está falando sério?

    @Amarok

    Pelo menos aqui não vejo gente sendo processada ou punida por P2P como já se vê em países como os EUA, França, Inglaterra, Austrália, etc.

    Puts, não confunda focinho de porco com tomada. Uma coisa são restrições à liberdade de expressão em termos filosóficos, ideológicos, religiosos e políticos. Isso é grave. Outra coisa, claramente diferente, é restringir a cópia de trabalhos protegidos por copyright e patente. Veja bem, você até pode achar que os EUA exageram na repressão à pirataria (não vou entrar no mérito). Mas se você iguala os EUA, onde é difícil copiar música da Britney Spears sem autorização do autor, com Cuba ou Coréia do Norte, onde não pode criticar o governo ou pregar sua própria religião … isso dispensa comentários.

    Gabriel (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 1:05 am

    Estados Unidos: Score total 13 Pontos
    E pensei que era séria a pesquisa mas pelo que vejo não é.

    1. Os estados unidos podem sequestrar qualquer domínio da ICANN (.org, .com, .gov, etc..)
    2. Severas ameaças a quem tivesse lido os documentos vazamentos ou até mesmo se acessasse o site da wikileaks.
    3. Patriot Act nas interwebs. Isso mesmo, qualquer tipo de arquivo que estiver hospedado em solo americano pode ser visto pela policia sem necessidade de autorização do juiz.
    4. O que vocês acham de uma identificação para acessar a internet? Obama já esta cuidando disso.
    5. so on…

    eff.org pode ser um ótimo local para buscar mais informações sobre como os estados unidos estão interessados em assegurar a liberdade.

    Ué, o relatório mencionou 13 pontos negativos para os EUA, você listou só 4 – o score do relatório na verdade está mais severo que o seu!

    Em http://www.freedomhouse.org/images/File/FotN/USA2011.pdf tem um detalhamento dos obstáculos à Internet encontrados nos EUA pelo relatório.

    bill (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 11:56 am

    Gente vamos comemorar! Estamos na frente DE CUBA!!!!!!!

Este post é antigo (2011-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.