Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato: Linux em computadores Megaware

Enviado por Rogério Oliveira (rgrlinuxΘgmail·com):

“Achei interessante escrever sobre esta boa experiência que tive, se quiser e puder publicar, acho que seria legal, lembrando não sou funcionário da Megaware e nem estou ganhando nada com isso, espero que goste de minha contribuição.

Não que eu queira fazer propaganda desta o daquela empresa, mas sempre vejo posts reclamando que não há maquinas decentes com Linux no mercado, achei interessante relatar esta experiência, e como não tenho um blog, espero que o Augusto possa publicar.

Posso publicar sim ;-) Veja abaixo o restante do relato do Rogério.

Segue relato enviado por Rogério Oliveira (rgrlinuxΘgmail·com):

“Antes de mais nada, faço uma breve apresentação, sou simpatizante do Linux desde quando tive acesso ao Guarani da conectiva, usei pouco tive muita dificuldades e pouco tempo para me dedicar, depois foi o Ubuntu 6, também com pouco tempo e muita dificuldade, e enfim o Kurumin, que enfim me dei muito bem, e depois voltei para o Ubuntu 8.4 e não deixei mas a distro, mas sempre testo outras, nada contra, mas o Ubuntu ainda é o que me agrada mais.

Ganho a vida desenvolvendo em VBA (pacote msoffice), fazer o que, é como consigo ganhar a vida, inclusive banca meus livros de Linux, python e django (ainda vou viver disso!), mas vamos o que interessa, no meu dia a dia, surgiu a necessidade de trabalhar com o notebook, comecei usando a do minha esposa, ja meio rodado, um compaq hp com o Ubuntu 10.10, e instalei o Virtual box para criar meu ambiente de trabalho com o XP + office 2007.

O desempenho era razoável, mas a máquina começou a aquecer muito, logo tive que adquirir uma nova, em uma rápida pesquisa pela internet, achei umas maquinas boas com preço razoável mas todas com o win, com linux as configurações não me agradavam e como não tenho tempo para ficar discutindo com fabricante que eu não quero o windows, que inclusive não preciso pois tenho licença de desenvolvedor, surpreso e meio desconfiado achei esta máquina: [ricardoeletro.com.br/…] um Intel i5 com 8GB de Ram.

Achei uma configuração surpreendente e o preço muito razoável, tudo bem não sou nenhum especialista em hardware, logo pode aparecer gente falando “ah também megaware, o hardware é de segunda..”, não sei, como disse não tenho parametros para avaliar a qualidade do hardware, só acho a melhor configuração que eu vi ainda mais com linux, que obviamente esperava eu, mas uma distro destas sem sentido de existir, ou um mandriva/fedora de anos atrás, como não há propaganda nenhuma nem no site deles, não podia esperar muita coisa.

Minha surpresa foi ao receber o note e ligar a máquina, a distribuição era a mais familiar para mim possível, isso mesmo, um Ubuntu levemente customizado (acho que so papel de parede, e com cheese ja instalado) e a versão 10.10, lembrando que até a data que recebi era a verão mais atual! Ah sim e tudo funcionando perfeitamente, wireless, bluetooth, webcam, perfeito, não precisei configurar nada foi so passar a senha do wireless e magavilha!

Tudo bem como estava com pressa de configurar a maquina para trabalhar, e estava ansioso com o Unity, já instalei o beta do 11.04 e tudo redondinho novamente, criei uma máquina virtual com 2Gb de memoria e processador dois nucleos, que inclusive é uma configuração maior que a máquina anterior, e após uma semana de trabalho, nada a reclamar, só a elogiar, sem quere fazer propaganda, mas acho justo que se reclamamos quando não nos atendem também devemos parabenizar quem atende. Aqui fica meus parabéns a Megaware, e que a área de marketing explore isso, acho que ira ganhar muito com isso, a única coisa que não gostei muito é que vem um manualzinho de como remover o megalinux, bom nem tudo é perfeito né ;)”


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Logan (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 6:15 am

    Muito interessante o relato! Espero que essa atitude seja tomada pelas outras montadoras de hardware nacionais(e pq não as gringas também?) sigam o mesmo caminho ao invés de mandar distribuições extremamente limitadas que praticamente forçam o usuário a instalar um Windows, por serem tão ruins. Eu também sou um grande fã do Ubuntu e acho que ele me serve bem demais para tudo o que preciso. Vivo no mesmo drama de precisar do Windows para viver(sou desenvolvedor .net e também pretendo viver de python um dia, hehe) mas para todas as outras coisas, uso linux.

    André (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 8:12 am

    Minha irmã ganhou um PC da Megaware que veio com Windows. Um dis, o sistema deu problema e eu resolvi instalar o Ubuntu 10,04: todo hardware foi reconhecido sem problemas. O único pé atrás é que esses PCs são bombas-relógio: do nada, podem queimar ou apresentar problemas quando mais precisamos deles.

    Jerônimo Alves (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 8:16 am

    O LINUX é sinônimo de liberdade, qualidade, segurança e lucro. Sim, é muito lucrativo trabalhar e usar o Linux. Você não perde tempo nem dinheiro ao utilizar o linux e ainda conta com uma escola universal ao seu dispô, o problema é que uma lucratividade assim, vai de encontro aos interesses dos colonizadores e exploradores da humanidade, eles não se sentem bem ao ver que outras pessoas estão tendo o mesmo poder que o seu, isto explica a falta de computadores com boa distribuição LINUX, pois eles não querem que as pessoas sejam livre, portanto é necessário manter o povo pensando que o LINUX não é bom, e para isto vendem a máquina com LINUX bugado ou de difícil utilização. É louvável a atitude de empresas sérias que colocam máquinas no mercado com uma LINUX fácil de usar e configurar, não conheço esta máquina da Megaware, mas pelo testemunho aqui apresentado, já é motivo suficiente para parabenizar esta empresa, e desejar que muitas outras sigam seu exemplo.

    André Moraes (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 9:01 am

    Estou impressionado.

    Talvez a MegaWare tenha entendido que reinventar a roda, ou usar uma roda meio capenga, só pra falar que é nacional não compensa.

    Eles deveriam se anunciar lá no software da Canonical como “Hardware compatível”.

    Parabéns para a Megaware, tomara que continue assim.

    André Moraes (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 9:03 am

    Correção:

    Eles deveriam se anunciar lá no site da Canonical como “Hardware compatível”.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 9:05 am

    Um conhecido meu, comprou um Megaware desktop com Ubuntu Modificado ao qual me agradou muito. Quando chegou o PC os amigos e parentes dele em maioria disseram para me procurar e instalar o WindowsXP (alternativo), pois este “tal” de Linux é só para “hackers”, pois é muito difícil de usar e não tem programas… A cara até veio em casa e queria que eu configurasse a internet wifi que adquiriu do provedor local. Os caras do provedor que usam Linux e/ou Unix em seus servidores disseram que não dão suporte para Linux, mas se fosse o Ubuntu poderiam até ajudar. Como a cara está mudada e o nome, estes “técnicos” nem tentaram e pediram para me procurar, pois eu uso e conheço várias distribuições…
    Então ele me indagou sobre ter que instalar o Windows e eu disse sobre ele adquirir uma cópia original + MSOffice ou BrOffice, e expliquei os problemas com a pirataria (coisa que nenhum técnico que conheço faz por causa de perder o cliente para o concorrente que é outro que só que levar vantagem sobre o próximo…). Incrível que ele não sabia disso e, disse com todas as letras que não queria pirata, mas estava disposto a usar o Linux se este o atendesse, pois se sim, porque pagar pelo Windows + MsOffice se o Linux + OpenOffice (na época) o atenderia?
    Expliquei para ele como era o funcionamento do Linux, onde estava os aplicativos, a facilidade de instalar mais, a segurança por não possuir vírus ou se tem são poucos e que os crackers não o visam como o Windows. Falei um monte de coisas. Só sei que o sistema dele não deu nenhum problema (0%) e ele está muito feliz.
    Poxa!!! O cara usa Orkut, FaceBook, Twitter, Youtube, games online, emuladores Snes e neogeo, edita textos simples, música, vídeo, etc… E como ele tem milhões que só fazem isto. Está na hora de mudar a “cultura de um povo”…
    Mas, parei por aqui, pois sei que muita gente sabe disso e talvez não queira realmente que pessoas leigas aprendam a usar e entender que é sim viável usar Linux…

    Um colega meu aqui do lado tem um Desktop Megaware, deu problema, eu sabia que o problema era fonte e/ou placa-mae (a placa reiniciava sozinha, mas não estava superaquecida). Eu falei para ele enviar para a garantia, mas que como a máquina era barata, provavelmente a garantia iria ser porca semelhante a outra marca bastante popular encontrada nas casas bahia, iriam só dar uma limpeza e voltar do mesmo jeito. Me surpreendí, trocaram a fonte e placa-mãe, sendo que ele nem mencionou a causa.

    Queimei minha lingua no caso da marca.
    A melhor publicidade é a propaganda de boca a boca.

    jetnow (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 9:38 am

    Tenho um netbook Megaware com Mint 9 – Isadora. Só o touchpad que não funciona direito, mas como não o uso, para mim bastou desativa-lo. Tenho a máquina há um ano e estou satisfeito.

    Douglas Costa (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 10:06 am

    Bom, vamos ao meu relato:

    No final do ano passado eu comprei um pc da MegaWAre e não tenho muito que reclamar, é de longe a melhor montadora de hardware nacional, realmente muito bom.

    Na época da compra (outubro de 2010) a versão do sistema era a 10.10, versão atualizada, tudo funcionando, desempenho ótimo. Só formatie por não usar ubuntu e sim outra distribuição de minha preferência

    MAS….

    Junto com um excelente sistema, completamente atualizado e bom hardware (sem aberrações como SiS), veio no /home/ um tal .sh….

    Com os Cds de reinstalção e drivers, veio um folheto ensinando como desistalar a distribuição, um fulano.sh que removia a distribuição.

    Bom, não sei se hoje as máquinas ainda vem com esse shell script, mas fora isso, excelente idéia e que deve ser apoiada pela comunidade Linux brasileira.

    Illidan (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 10:06 am

    Tres computadores Rocket PC que instalei viearam com Ubuntu atual. Mas pelo visto a empresa faliu, site ta fora.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 10:06 am

    É muito bom ver iniciativas como essa, o fabricante merece meus parabéns, por instalar uma boa distro bem configrada e fácil de configurar. Meu cce é muito bom mas veio com satux. Instalei o Ubuntu 10.04 e ficou perfeito. Parabéns para a Megaware por instalar Ubuntu :-)

    Elder Marco (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 10:14 am

    Meu pai comprou um PC da Intelbrás também com Linux — Fênix — e assim que chegou em casa eu formatei e coloquei o fedora. Até hoje ele roda redondo, sem qualquer problema pra mim e reconhecendo todo o hardware. Também não tenho o que reclamar, acho o PC muito bom.

    Leandro (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 11:13 am

    Sem querer fazer propaganda. Aqui no trabalho compraram um desktop da MegaWare também, fiquei surpreso ao ver o Ubuntu instalado. Algumas personalizações da MegaWare (Papel de parede, splash screen), mas era o Ubuntu 10.04.

    Muito bom abrir a caixa, ligar o pc e já sair utilizando tudo. Aliás, tive também um CCE que veio com o Satux rodando redondinho… tudo reconhecido.

    Tenho 2 desktops Megaware.

    Marca fantástica. Preço muito bom e qualidade bem acima da média e a média é formada por algumas marcas famosas.

    Rodei Ubuntu neles desde sempre.

    O próximo Megaware será um laptop para substituir um lap da Dell.

    Glauco Bueno Martins (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 12:03 pm

    Possuo um netbook da Megaware, linha classic.
    A primeira vez que instalei o Ubuntu nele, foi a versão 10.04, com a saga de não conseguir reconhecer a placa wireless. Com a ajuda do Fórum Ubuntu-BR, achei a solução e fui feliz por +- 6 meses, quando em uma atualização do sistema, a placa deixou de ser reconhecida, tendo eu que formatar e voltar a licença Windows 7 Starter que acompanhou o produto.
    Desde então, não consigo mais instalar versões Linux nele, pois ou não dá boot pelo pendrive, ou após a instalação o netbook perde a função reiniciar, travando e fica piscando os leds indicadores, ou então, volto a 10.04 e após atualizar, não reconhece o wireless.
    Já tentei outras distros Linux, e sofro do mesmo mal, o wireless não é reconhecido.
    Vai entender… a mesma empresa que lança no mercado desktop com Linux, não dá suporte a mim, caso eu queira instalar Linux neste netbook

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 12:24 pm

    há dois anos, quando fui comprar meu atual notebook, fiquei muito atraído por um da megaware, que parecia ter um bom hardware, video nvidia e tals e vinha com ubuntu, mas não comprei por não ter conseguido informações sobre o wireless (que era, na época, o item mais crítico no linux), e não souberam (pelo suporte) informar. Depois vi que era um chip meio exótico, e o driver era proprietário e só a megaware tinha acesso ao driver.

    Assim acabei comprando outro modelo (um acer, com hardware 100% compatível com linux), mas continuei curioso com relação à megaware.

    À pessoa do relato, sabe qual o modelo do adaptador wireless do note em questão? Achei a configuração da máquina muito boa, e com um bom preço.

    Fellype (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 1:00 pm

    Bacana o relato.
    Tomara que as outras montadoras sigam este exemplo da Megaware e o da Philco (que usa o Mandriva em seus produtos com Linux) e deixem de usar aquelas distros “porcas” que mancham a imagem do Linux.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 1:12 pm

    Antigamente, a MegaWare instalava a famigerada refisefuqui Fenix…
    Parece que melhoraram nesse quesito, ao apresentar uma distribuição séria ao invés de recorrer a uma refisefuqui.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 1:33 pm

    Tenho um desktop megaware também há alguns anos (ele veio com o Windows Vista ainda) e nunca tive problema com nada a não ser o cooler da fonte que as vezes fazia um barulho. Por causa do problema do cooler, abri a máquina e descibri que todo o hardware era de boa qualidade: placa-mãe gigabyte, chipset intel, memórias de boa qualidade e etc.
    Agora ele está rodando o ubuntu 11.04 também sem nenhum problema, com unity funcionando 100% e bem responsivo apesar de ter só 1Gb de ram e vídeo integrado.
    Aqui no serviço também estou usando um megaware, mais novo, e também funciona com o ubuntu sem nenhum problema.
    Nunca ví os notes da empresa, mas os desktops eu posso recomendar com certeza.

    Gustavo de Andrade (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 1:49 pm

    Também gostei da MegaWare.
    Há algum tempo minhas primas ganharam uma máquina que na época veio com Ubuntu 8.10 personalizado. Pediram para instalar alguns programas para elas, já que também não veio com flash e pacotes multimídia.
    Ok, elas usaram, mas pediram pra mim instalar o Windows XP, expliquei por e-mail mesmo o caso da pirataria e por isso não iria instalar caso não tivessem a licensa.
    Alguém instalou o Windows pirata (sem instalar um antivírus sequer). O pessoal ficou desanimado por o computador ter de ficar parado por diversos problemas. Fui chamado para repará-los. Uma das primas com quem conversava, dizia que era melhor quando estava com o Linux.
    Depois de uma conversa com minha tia, consertei os problemas do Windows e instalei o Ubuntu 10.04.
    Gostaram bastante dos efeitos visuais, e dei uma mini-aula de como funciona o sistema e os programas que poderiam usar pra fazer as coisas do dia-a-dia.
    Não tive nenhuma reclamação do Ubuntu, espero levar para elas apenas algumas novidades que sairam desde então.
    Parabéns a MegaWare, e que continue crescendo!

    bruno buys (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 2:26 pm

    Um dos comentários me lembrou um dia, quando entrei numa loja e vi um note itautec com librix. Os caras disseram que “vinha sem sistema”. Liguei a máquina, e bootou um librix muito massa, polido, redondo, rápido. Mostrei pros caras, mostrei onde habilitar o compiz, 3D, o diabo. Pô, os caras já vão falando de botar win no note, empurrando serviço porco com software pirata, que derrame…. Falta de experiência total. Alô itautec: mais evangelismo!

    Tb tenho um desktop megaware, core2quad com 4gb, estou satisfeito. Veio com megalinux, mas tirei e botei debian.
    A ctis aqui de brasília manteve a garantia dele mesmo eu abrindo o gabinete pra por meu hardware (outro hd e uma placa de captura de video). Achei isso massa! Claro que a garantia não cobre o hardware novo…

    A ventoinha da fonte começou a rodar mais lento, um certo dia. Parou de fazer barulho. Levei na loja, os caras trocaram a fonte inteira, na garantia. Nunca mais deu nada. mas que é barulhenta – igual à anterior – isso é.

    A essa altura já pus tb uma placa de video nvidia e fiz um multiterminal dele. Eu e minha esposa rodando kde4 e o diabo em cima, e sinceramente, não sinto lerdeza.

    Me parece que essa coisa de distro porca é porque os fabricantes ficam divididos entre colocar uma distro tradicional (fedora/debian/ubuntu/mandriva) ou personalizar criar coisa nova. O depto de marking força pela segunda alternativa, achando que “vão se diferenciar no mercado”. Bobagem. Importante é a máquina rodar leve, rápida e bonita.

    Narcélio Filho (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 3:26 pm

    O S.O. que a Megaware usa (Megalinux) é sem dúvida o melhor do mercado. Conheço o pessoal responsável por ele. São todos usuários de GNU/Linux de longa data além de desenvolvedores altamente competentes. Fazem até patch pro kernel para que o hardware funcione corretamente.

    @André Moraes, a Megaware não é licenciada da Canonical, por isso que não há referência dela no nosso site.

    felipe lima (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 9:39 pm

    vai fazer mais de 1 ano q tenho um desktop Megaware. ele venho com o ubuntu 8.04. ate hoje sem nenhum problema!

    rogerio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 12:53 am

    @Augusto, muito obrigado por publicar meu comentário.

    @Douglas Costa, como disse em meu comentário, sim infelizmente ainda vem com estas instruções, não entendo nem o porquê, basta o usuário formatar o hd e pronto, instala o que quiser, pelo menso eu penso que isso seja simples assim.

    @Leandro Santiago, sou newbie, principalmente em se tratando de hardware,mas vou ver se descubro algum comando que me de a especificação da placa e posto aqui, só para constar mais dois colegas da mesma consultoria compraram a mesma máquina, um já olhou com nojo e nem quis saber do linux, formatou direto, e o outro esta tentando usar o linux como host assim como o meu, mas com o Suse e não esta conseguindo configurar o wireless nem a pau, ainda não tive tempo de sentar com ele para ver se descobrimos como fazer isso.

    @Todos, obrigado pelos comentários e relatos de experiência, com certeza deve ajudar muitas pessoas na busca de uma boa máquina com linux, acho que o caminho é esse, ao invés de ficar dando ibope, mesmo que negativo para as grandes marcas que insistem em não nos respeitar, o melhor e desprezar e só falar de quem tem o minimo de respeito pela liberdade, é nosso direito.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 4:16 am

    @Rogério

    $ sudo lshw

    Inclusive dá informações de BIOS, versões de componentes do barramento etc.

    rogerio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 7:07 am

    @Bremm

    Valeu

    1ª Parte
    wanderlust
    description: Laptop
    product: E512xQ/E4129 ()
    vendor: CLEVO Co.
    version: Not Applicable
    serial: Not Applicable
    width: 64 bits
    capabilities: smbios-2.6 dmi-2.6 vsyscall64 vsyscall32
    configuration: boot=normal chassis=laptop uuid=E257EF00-F049-0000-0000-000000000000
    *-core
    description: Motherboard
    physical id: 0
    *-firmware
    description: BIOS
    vendor: Phoenix Technologies LTD
    physical id: 0
    version: CALPELLACRB.86C.0000.X.0000000000
    date: 11/03/2010
    size: 118KiB
    capacity: 4032KiB
    capabilities: isa pci pcmcia pnp upgrade shadowing escd cdboot acpi usb agp biosbootspecification
    *-board UNCLAIMED
    description: Motherboard
    product: E512xQ/E4129
    vendor: CLEVO Co.
    physical id: 2
    version: Not Applicable
    serial: Not Applicable
    slot: Not Applicable
    *-cpu
    description: CPU
    product: Intel(R) Core(TM) i5 CPU M 480 @ 2.67GHz
    vendor: Intel Corp.
    physical id: 4
    bus info: cpu@0
    version: Genuine Intel(R) CPU
    slot: CPU 1
    size: 1199MHz
    capacity: 3200MHz
    width: 64 bits
    clock: 133MHz
    capabilities: x86-64 fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx rdtscp constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 popcnt lahf_lm ida arat tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid cpufreq
    configuration: cores=2 enabledcores=2 threads=4
    *-cache:0
    description: L1 cache
    physical id: 5
    slot: L1 Cache
    size: 32KiB
    capacity: 32KiB
    capabilities: asynchronous internal write-through data
    *-cache:1
    description: L2 cache
    physical id: 6
    slot: L2 Cache
    size: 256KiB
    capacity: 1MiB
    capabilities: burst internal write-through unified
    *-cache:2
    description: L3 cache
    physical id: 7
    slot: L3 Cache
    size: 3MiB
    capacity: 8MiB
    capabilities: burst internal write-back

    rogerio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 7:09 am

    2ª parte
    *-memory
    description: System Memory
    physical id: 14
    slot: System board or motherboard
    size: 8GiB
    *-bank:0
    description: SODIMM DDR3 Synchronous 1334 MHz (0.7 ns)
    product: 8JSF25664HZ-1G4D1
    vendor: 857F
    physical id: 0
    serial: FFFFFFFF
    slot: M1
    size: 4GiB
    width: 64 bits
    clock: 1334MHz (0.7ns)
    *-bank:1
    description: SODIMM DDR3 Synchronous 1334 MHz (0.7 ns)
    product: 8JSF25664HZ-1G4D1
    vendor: 857F
    physical id: 1
    serial: FFFFFFFF
    slot: M2
    size: 4GiB
    width: 64 bits
    clock: 1334MHz (0.7ns)
    *-bank:2
    description: SODIMM DDR3 Synchronous [empty]
    physical id: 2
    slot: M3
    *-bank:3
    description: SODIMM DDR3 Synchronous [empty]
    physical id: 3
    slot: M4
    *-pci:0
    description: Host bridge
    product: Core Processor DRAM Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 100
    bus info: pci@0000:00:00.0
    version: 18
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    configuration: driver=agpgart-intel
    resources: irq:0
    *-display
    description: VGA compatible controller
    product: Core Processor Integrated Graphics Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 2
    bus info: pci@0000:00:02.0
    version: 18
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
    configuration: driver=i915 latency=0
    resources: irq:41 memory:f0000000-f03fffff memory:d0000000-dfffffff ioport:1800(size=8)
    *-communication UNCLAIMED
    description: Communication controller
    product: 5 Series/3400 Series Chipset HECI Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 16
    bus info: pci@0000:00:16.0
    version: 06
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi bus_master cap_list
    configuration: latency=0
    resources: memory:f0904000-f090400f
    *-usb:0
    description: USB Controller
    product: 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1a
    bus info: pci@0000:00:1a.0
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm debug ehci bus_master cap_list
    configuration: driver=ehci_hcd latency=0
    resources: irq:16 memory:f0906000-f09063ff
    *-multimedia
    description: Audio device
    product: 5 Series/3400 Series Chipset High Definition Audio
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1b
    bus info: pci@0000:00:1b.0
    version: 06
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
    configuration: driver=HDA Intel latency=0
    resources: irq:42 memory:f0900000-f0903fff
    *-pci:0
    description: PCI bridge
    product: 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 1
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1c
    bus info: pci@0000:00:1c.0
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pci pciexpress msi pm normal_decode bus_master cap_list
    configuration: driver=pcieport
    resources: irq:16 ioport:5000(size=4096) memory:c0000000-c01fffff ioport:c0200000(size=2097152)
    *-pci:1
    description: PCI bridge
    product: 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 2
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1c.1
    bus info: pci@0000:00:1c.1
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pci pciexpress msi pm normal_decode bus_master cap_list
    configuration: driver=pcieport
    resources: irq:17 ioport:2000(size=4096) memory:f0400000-f04fffff ioport:f0a00000(size=2097152)
    *-pci:2
    description: PCI bridge
    product: 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 3
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1c.2
    bus info: pci@0000:00:1c.2
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pci pciexpress msi pm normal_decode bus_master cap_list
    configuration: driver=pcieport
    resources: irq:18 ioport:3000(size=4096) memory:f0500000-f05fffff ioport:c0400000(size=2097152)
    *-network
    description: Wireless interface
    product: RTL8191SEvB Wireless LAN Controller
    vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
    physical id: 0
    bus info: pci@0000:05:00.0
    logical name: wlan0
    version: 10
    serial: 48:5d:60:0d:1f:4d
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
    configuration: broadcast=yes driver=rtl819xSE driverversion=0017.0507.2010 firmware=63 ip=192.168.0.130 latency=0 link=no multicast=yes wireless=802.11bg
    resources: irq:18 ioport:3000(size=256) memory:f0500000-f0503fff
    *-pci:3
    description: PCI bridge
    product: 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 4
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1c.3
    bus info: pci@0000:00:1c.3
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pci pciexpress msi pm normal_decode bus_master cap_list
    configuration: driver=pcieport
    resources: irq:19 ioport:4000(size=4096) memory:f0600000-f06fffff ioport:c0600000(size=2097152)
    *-network
    description: Ethernet interface
    product: JMC250 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
    vendor: JMicron Technology Corp.
    physical id: 0
    bus info: pci@0000:06:00.0
    logical name: eth0
    version: 05
    serial: 00:90:f5:94:a5:3c
    size: 10Mbit/s
    capacity: 1Gbit/s
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm pciexpress msix msi bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
    configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=jme driverversion=1.0.7 duplex=half latency=0 link=no multicast=yes port=MII speed=10Mbit/s
    resources: irq:43 memory:f0610000-f0613fff ioport:4400(size=128) ioport:4000(size=256) memory:f0600000-f060ffff memory:c0600000-c060ffff
    *-generic:0
    description: System peripheral
    product: SD/MMC Host Controller
    vendor: JMicron Technology Corp.
    physical id: 0.1
    bus info: pci@0000:06:00.1
    version: 90
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm pciexpress msi bus_master cap_list
    configuration: driver=sdhci-pci latency=0
    resources: irq:16 memory:f0614000-f06140ff
    *-generic:1 UNCLAIMED
    description: SD Host controller
    product: Standard SD Host Controller
    vendor: JMicron Technology Corp.
    physical id: 0.2
    bus info: pci@0000:06:00.2
    version: 90
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm pciexpress msi cap_list
    configuration: latency=0
    resources: memory:f0615000-f06150ff
    *-generic:2
    description: System peripheral
    product: MS Host Controller
    vendor: JMicron Technology Corp.
    physical id: 0.3
    bus info: pci@0000:06:00.3
    version: 90
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm pciexpress msi bus_master cap_list
    configuration: driver=jmb38x_ms latency=0
    resources: irq:16 memory:f0616000-f06160ff
    *-usb:1
    description: USB Controller
    product: 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1d
    bus info: pci@0000:00:1d.0
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm debug ehci bus_master cap_list
    configuration: driver=ehci_hcd latency=0
    resources: irq:23 memory:f0907000-f09073ff
    *-pci:4
    description: PCI bridge
    product: 82801 Mobile PCI Bridge
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1e
    bus info: pci@0000:00:1e.0
    version: a6
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pci subtractive_decode bus_master cap_list
    *-isa
    description: ISA bridge
    product: Mobile 5 Series Chipset LPC Interface Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1f
    bus info: pci@0000:00:1f.0
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: isa bus_master cap_list
    configuration: latency=0

    rogerio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 7:59 am

    3ª parte:
    *-storage
    description: SATA controller
    product: 5 Series/3400 Series Chipset 4 port SATA AHCI Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1f.2
    bus info: pci@0000:00:1f.2
    logical name: scsi0
    logical name: scsi1
    version: 06
    width: 32 bits
    clock: 66MHz
    capabilities: storage msi pm ahci_1.0 bus_master cap_list emulated
    configuration: driver=ahci latency=0
    resources: irq:40 ioport:1818(size=8) ioport:180c(size=4) ioport:1810(size=8) ioport:1808(size=4) ioport:1820(size=32) memory:f0908000-f09087ff
    *-disk
    description: ATA Disk
    product: WDC WD5000BEVT-0
    vendor: Western Digital
    physical id: 0
    bus info: scsi@0:0.0.0
    logical name: /dev/sda
    version: 01.0
    serial: WD-WXE1AC0P4041
    size: 465GiB (500GB)
    capabilities: partitioned partitioned:dos
    configuration: ansiversion=5 signature=0009c9e0
    *-volume:0
    description: Linux swap volume
    physical id: 1
    bus info: scsi@0:0.0.0,1
    logical name: /dev/sda1
    version: 1
    serial: ad84aab1-e15d-408b-a34f-aae1947d558c
    size: 1906MiB
    capacity: 1906MiB
    capabilities: primary bootable nofs swap initialized
    configuration: filesystem=swap pagesize=4096
    *-volume:1
    description: Extended partition
    physical id: 2
    bus info: scsi@0:0.0.0,2
    logical name: /dev/sda2
    size: 463GiB
    capacity: 463GiB
    capabilities: primary extended partitioned partitioned:extended
    *-logicalvolume:0
    description: Linux filesystem partition
    physical id: 5
    logical name: /dev/sda5
    logical name: /tmp
    capacity: 18GiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted
    *-logicalvolume:1
    description: Linux filesystem partition
    physical id: 6
    logical name: /dev/sda6
    logical name: /var
    capacity: 9536MiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted
    *-logicalvolume:2
    description: Linux filesystem partition
    physical id: 7
    logical name: /dev/sda7
    logical name: /opt
    capacity: 9536MiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted
    *-logicalvolume:3
    description: Linux filesystem partition
    physical id: 8
    logical name: /dev/sda8
    logical name: /usr
    capacity: 9536MiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted

    rogerio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 7:59 am

    Finalizando:
    *-logicalvolume:4
    description: Linux filesystem partition
    physical id: 9
    logical name: /dev/sda9
    logical name: /usr/local
    capacity: 9536MiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted
    *-logicalvolume:5
    description: Linux filesystem partition
    physical id: a
    logical name: /dev/sda10
    logical name: /home
    capacity: 186GiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,user_xattr,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted
    *-logicalvolume:6
    description: Linux filesystem partition
    physical id: b
    logical name: /dev/sda11
    logical name: /
    capacity: 9536MiB
    configuration: mount.fstype=ext4 mount.options=rw,relatime,errors=remount-ro,commit=600,barrier=1,data=ordered state=mounted
    *-logicalvolume:7
    description: Linux filesystem partition
    physical id: c
    logical name: /dev/sda12
    capacity: 212GiB
    *-cdrom
    description: DVD-RAM writer
    product: CDDVDW TS-L633F
    vendor: TSSTcorp
    physical id: 1
    bus info: scsi@1:0.0.0
    logical name: /dev/cdrom
    logical name: /dev/cdrw
    logical name: /dev/dvd
    logical name: /dev/dvdrw
    logical name: /dev/scd0
    logical name: /dev/sr0
    version: TM00
    capabilities: removable audio cd-r cd-rw dvd dvd-r dvd-ram
    configuration: ansiversion=5 status=nodisc
    *-serial UNCLAIMED
    description: SMBus
    product: 5 Series/3400 Series Chipset SMBus Controller
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1f.3
    bus info: pci@0000:00:1f.3
    version: 06
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    configuration: latency=0
    resources: memory:f0909000-f09090ff ioport:1840(size=32)
    *-generic
    description: Signal processing controller
    product: 5 Series/3400 Series Chipset Thermal Subsystem
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 1f.6
    bus info: pci@0000:00:1f.6
    version: 06
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi cap_list
    configuration: driver=intel ips latency=0
    resources: irq:18 memory:f090a000-f090afff
    *-pci:1
    description: Host bridge
    product: Core Processor QuickPath Architecture Generic Non-core Registers
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 101
    bus info: pci@0000:ff:00.0
    version: 05
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    *-pci:2
    description: Host bridge
    product: Core Processor QuickPath Architecture System Address Decoder
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 102
    bus info: pci@0000:ff:00.1
    version: 05
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    *-pci:3
    description: Host bridge
    product: Core Processor QPI Link 0
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 103
    bus info: pci@0000:ff:02.0
    version: 05
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    *-pci:4
    description: Host bridge
    product: Core Processor QPI Physical 0
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 104
    bus info: pci@0000:ff:02.1
    version: 05
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    *-pci:5
    description: Host bridge
    product: Core Processor Reserved
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 105
    bus info: pci@0000:ff:02.2
    version: 05
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    *-pci:6
    description: Host bridge
    product: Core Processor Reserved
    vendor: Intel Corporation
    physical id: 106
    bus info: pci@0000:ff:02.3
    version: 05
    width: 32 bits
    clock: 33MHz
    *-power UNCLAIMED
    description: To Be Defined By O.E.M
    product: To Be Defined By O.E.M
    vendor: To Be Defined By O.E.M
    physical id: 1
    version: 2.50
    serial: To Be Defined By O.E.M
    capacity: 32768mWh

    tenchi (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 8:15 am

    @rogerio, Pelo que vi na configuração que vc passou, o hardware é todo intel, o que é pra mim um bom indicador de qualidade.

    Mas nesta parte:
    - product: RTL8191SEvB Wireless LAN Controller
    - vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.

    Consta que o adaptador wireless não é intel, mas sim realtek. Procurando na Internet, digo, google, vi que é um adaptador meio problemático para funcionar no Linux. Tem driver e tudo mais, mas não funciona. Mas isso só com uma pesquisa rápida.

    Vc disse que não conseguiu fazer o wireless funcionar no opensuse. Tentou usá-lo a partir de um livecd do ubuntu? Isso pra saber se a megaware faz alguma modificação no driver para que ele funcione no ubuntu que vem com o sistema.

    Fabrício Ceolin (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 12:06 pm

    Para este notebook, foi desenvolvido um driver específico para as teclas de controle, brilho e acionamento do touchpad e ainda resolvemos um bug no kernel:

    Driver:
    http://www.mail-archive.com/platform-driver-x86@vger.kernel.org/msg00973.html

    Bug resolvido:
    https://lkml.org/lkml/2010/12/6/414

    Daniel Radicchi (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 5:17 pm

    @tenchi

    Tenho um ThinkPad X100e com esta mesma Realtek 8191SE. No Ubuntu (10.04 em diante) o WiFi trabalha corretamente, sem a necessidade de intervenção.

    Já no Debian e OpenSuse, tive problemas… Mesmo depois de habilitar o repositório “non-free” e instalar os drivers proprietários da Realtek, não obtive sucesso.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 7:04 pm

    @Rogério

    A listagem de hardware a princípio só listou coisas de qualidade. Só não ponho a minha mão no fogo pela Realtek e pela Western Digital. Para Wi-Fi não sei se é bom, mas para placa de redes 10/100, era horrível. Tive problemas em uma rede, pois mesmo usando um switcher dava muita perda de pacotes. Descobri que o problema era relacionado às placas da Realtek (as Intel e as 3com estava numa boa). Já HD Western Digital, tenho 5 como “peso para papéis” e um sexto que está em vias de seguir o mesmo caminho.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/05/2011 às 1:10 am

    Percebo que evangelizar pro Linux é mais fácil em se tratando de pessoa física que jurídica. Empresas são viciadas em Office+Windows+Norton. Pequenas empresas ainda instalam piratex em todas as máquinas. Um desplante total: Correm o risco com um software que nem sabem de onde veio e o tipo de malware que pode ter…Atualmente existem versões pirateadas do WIndows com modificações caseiras que parecem filme de terror e muitas empresas tão caindo nessa.

Este post é antigo (2011-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.