Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


RC2 do Mandriva 2011

Este novo RC traz o kernel Linux 2.6.38, um novo tema de cursores, novos ícones, novos wallpapers, suporte a mais adaptadores de rede Atheros e Intel, melhor suporte a modems 3G USB, e configurações default que facilitam o teste do RC para usuários do VirtualBox, da Oracle.

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“Foi lançada hoje (27 de julho de 2011) a segunda versão release candidate do Mandriva 2011. Esta corrige mais de 300 bugs e foram adicionados ou alterados cerca de 700 pacotes em relação à versão RC1. Mais detalhes na notícia oficial.

Não haverá mais versões RC/a>. A próxima é a versão final! Você poderá fazer o download do Mandriva Desktop 2011 RC2 a partir do seu mirror preferido, por exemplo: http://mandriva.c3sl.ufpr.br/devel/iso/2011/ ou http://mirror.yandex.ru/mandriva/devel/iso/2011/ (os torrents estão disponíveis em http://torrent.mandriva.com/public/) e os bugs relatados em qa.mandriva.com.” [referência: blog.mandriva.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 9:37 am

    Aqui o mandriva deu pau na instalação. Não entendi o porque. Droga, queria instalar o mandriva aqui :-(

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 10:12 am

    O Bom do Mandriva que não é tão fominha quianto os *Buntus que lançam algo muito pouco testado, de 6 em 6 meses. Só os uso por causa dos pacotes *.DEB que na minha opinião são a melhor coisa que já inventara, no quesito instalação e pelo fato de ser mais limpo(KDE e Gnome não se misturam nas isos e não há muitas aplicações não QT na iso do Kubuntu) Mais o chato é que o Kubuntu ta que nem o Orkut, as traças, de tanto abandono

    Denis (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 10:41 am

    @Bruno,
    Veja por outro lado. Releases mais rápidos permitem que novas funcionalidades sejam adicionadas antes da concorrência. Também serve como divulgação, aparece mais na mídia – veja o quanto se fala de Ubuntu por aqui, isso também se deve a isso. Quanto ao Kubuntu, nos últimos lançamentos ouvi dizer que tinha melhorado nesse ponto. Mas se a diferença básica é o gerenciador gráfico, o resto fica mais configurável, passa a ser uma questão de gosto e propósito.

    linuxer (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 10:51 am

    Já fizeram até um artigo com algumas telas dessa versão, mostrando a interface padrão e depois modificada para usar o menu tradicional do KDE 4

    http://www.linuxbsdos.com/2011/07/28/mandriva-desktop-2011-pre-release-screenshot-review/

    conectiva forever (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:28 pm

    Lamentavelmente o Mandriva Linux desde o anúncio de sua existência, em janeiro/fevereiro de 2005 , atendeu as espectativas.
    É um fato lamentável. Ou são problemas na instalação ou são problemas nos serviços ou no ambiente gráfico, e o mantenedor fica com uma proposta de lançamento de uma distro nomeada com o ano corrente , passsando da metade do mesmo.

    Como pode ser ?

    O conectiva Linux variava de Desktop a Server com toda a confiança possível. O mandriva nem se instala corretamente!!!

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:40 pm

    O que eu acho uma droga no Mandriva é a instalação. Mal feita, simplesmente pobre.
    É de babar a instalação do Ubuntu, eu gostaria que o mandriva fizesse o mesmo. Ela é simples e bonita, um charme. Já o mandriva… feia que da dó!

    Denis (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:44 pm

    @Ricardo,
    Já experimentou a instalação do OpenSuse?

    jhonatam (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:54 pm

    Pelo amor de Deus, que comentários sao esses pessoal? instalação feia? tem quanto tempo que voce nao instala o Mandriva?
    Se nao vai ajudar com os seu comentário, reserve para voce mesmo !

    linuxer (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:58 pm

    @Ricardo

    Você tem certeza de que sabe qual era o instalador do Mandriva mesmo ? Porque ele tinha até a versão atual 3 INSTALADORES ! Um era gráfico (vide abaixo)

    http://kernelnews.com/articles/2010/images/sod_mandriva2010_install2.jpg

    o outro era gráfico simplificado (usado somente na versão live cd, o Mandriva One) (vide abaixo)

    http://jakilinux.org/reviews/mandriva_2007_odin/mandriva_cd_install.png

    e o terceiro era em modo texto.

    Para mim o instalador mais bonito é o anaconda do Fedora, mas tanto ele quanto o do mandriva são mais bonitos e com mais opções do que o do ubuntu certamente.

    O mandriva 2011 não sei por que agora traz um instalador que é mais semelhante ao instalador gráfico simplificado do Mandriva live cd, talvez porque agora é distribuído somente como um live dvd e não mais como uma iso para instalação tradicional. Com isso eu achei que ficou com menos opções durante a instalação.

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 1:59 pm

    Sim já, adoro a instalação do OpenSuse. Para mim muito bonita, uma perfeição, além de fazer o que é necessário, é claro!

    linuxer (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 2:04 pm

    @Ricardo

    Compare essas telas de instalação do mandriva

    http://www.howtoforge.com/perfect-server-mandriva-2010.1-spring-free-x86_64-ispconfig-2

    http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-mandriva-one-2010.1-spring-with-gnome

    e me diga SINCERAMENTE se acha a instalação do ubuntu

    http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-11.04-natty-narwhal-with-ubuntu-classic

    tão diferente e melhor.

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 2:04 pm

    Erro meu. Não é do instalador que estou me referindo como feio, na verdade são as telas de configuração do Mandriva que surgem (no live CD!) antes de carregar totalmente o ambiente gráfico.
    São mal feitas, deviam fazer em Qt, já que o Mandriva prefere o KDE.
    Devo confessar que o instalador é muito bom e bonito, com toda razão.

    linuxer (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 2:57 pm

    @Ricardo

    O instalador e as ferramentas de configuração do mandriva linux são feitas em GTK+, mas eles estão migrando aos poucos para Qt.

    Ricardo (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 3:16 pm

    Ai é que está: passa ano e mais ano e o Mandriva não migra suas ferramentas de configuração para Qt.
    Já que o Mandriva prefere o KDE isso seria necessário. Eles gostam de emular o Qt através do GTK. Ficou um trabalho ótimo, mas não é perfeito.
    Do jeito que está o novo Mandriva, se migrarem tudo para Qt vai ficar maravilhoso! Para mim será a melhor distro com KDE que já existiu.
    Mas não espero por isso tão cedo… :-(

    Slavezerorj (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 4:48 pm

    Na minha humilde opinião o melhor instalador é do openSUSE. Cheio de recursos e vocÊ escolhe cada programa a ser instalado numa boa, mas voltando o assunto, o Mandriva demorou demais para lançar a versão 2011 e, espero que sai logo a versão e com as grandes novidades que prometeram torná-la a melhor distro KDE, que na minha opinião ainda é o openSUSE.

    Arthur (usuário não registrado) em 28/07/2011 às 8:04 pm

    Brilha muito no mandriva.
    kidding, mas sério, acho o mandriva com muito brilho, me parece uma coisa mais infantil, não agrada muito aos meus olhos… não gostei do Kickoff Rosa também, toma o espaço inteiro da tela.
    Eu amo o KDE, o 4.7 está uma maravilha pelo visto, mas continuo com o gnome 3 no fedora, nada contra, mas o unity não me pareceu muito bom e nenhuma disto realmente conseguiu colocar o KDE até agora do jeito que quero, só o OpenSuse, mas não uso por questão de princípios (maldita microsoft)

    Marcos (usuário não registrado) em 29/07/2011 às 4:06 pm

    @Slavezerorj, interessante os pontos de vista. Eu já acho o melhor instalador o do Ubuntu justamente por não ficar pedindo tantos parâmetros e tantas perguntas durante a instalação.

    O instalador do Mandriva é intermediário em complexidade e o do OpenSuse um dos mais completos, mas por isso mesmo, bastante complicado para um usuário leigo.

    Amarok (usuário não registrado) em 29/07/2011 às 9:25 pm

    Eis uma tela do Mandriva 2011 RC2

    http://www.tuxmachines.org/images/mandriva2011rc2.jpg

    http://ostatic.com/blog/mandriva-2011-almost-ready-rc2-released

    argh (usuário não registrado) em 30/07/2011 às 8:20 pm

    O instalador do mandriva é “excelente”…tenta instalar outra coisa além do KDE…tem que instalar tdo para depois tirar o KDE e instalar o que vc quer…que lixo…

    Marcos (usuário não registrado) em 31/07/2011 às 1:46 pm

    Uma coisa que gosto do gerenciamento de pacotes do mandriva é que ele não precisa baixar todos os pacotes pra depois começar a atualizar. A medida que vai fechando as dependencias, vai instalando.

    Como ninguém pensou nisso antes?

    Lucas (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 8:43 am

    Fui muito fã do Mandriva, desde a versão 2009, mas eu estou achando a versão do Mageia mais estável, pela primeira vez as ISOs RC não estão iniciando em modo live no meu computador, no virtual box ele inicia normalmente, acho que é problema com o hardware, na versão anterior não tinha isso, mesmo assim o virtualbox demora quase meia hora para iniciar. O visual tá um pouco melhor mais aqueles botões do Windows 7 não me agradaram em nada. Agora o Mageia com KDE 4.6 está bem melhor que o Kubuntu 11.04, pois ele, o Mageia, é mais apropriado para o usuário final (tem umas ferramentas a mais que são muito úteis, principalemente para acessar a internet via modem) e o Kubuntu vem muito nu e sem graça.

Este post é antigo (2011-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.