Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Quadrinhos do Nerdson em novo endereço

No final de junho, o quadrinista Karlisson Bezerra avisou que estava publicando seu último post no Nerdson.com, site no qual seus personagens – Nerdson, Beta Bitsy, o mágico Barrabin Barrabash e tantos outros – ficaram conhecidos de tantos de nós.

Mas a notícia é positiva: a antiga casa ficou pequena para um número crescente de personagens e séries, e agora Nerdson e sua turma podem ser encontrados no novo site Hacktoon – disponível sob uma das licença livre Creative Commons.

Na condição de personagem de uma das tiras do Karlisson (quando ele quadrinizou uma entrevista que fez comigo por e-mail), desejo muito sucesso no novo endereço, e recomendo ao público que ajuste seus links e bookmarks! (via nerdson.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ozzy (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 9:00 am

    Também desejo muito sucesso ao Karlisson em seu novo endereço, ele merece !!!

    O.O.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 9:03 am

    Captei! E já estou reformulando minha lista de links…

    André Machado (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 10:10 am

    Como sempre a tirinha do site que ilustra a notícia é ofensiva àqueles que possuem sua crença na existência de uma força superior, geralmente chamada de Deus. É por esse e por outros motivos que parei de acessar o site do nerdson: seu autor é ateu e não tem o mínimo respeito pelas crenças individuais de sua audiência, o que também pode ser caracterizado como bullying. Acho até que deveriamos denunciá-lo à Safernet ou outro órgão competente. A Internet não é uma terra sem lei, conforme estamos vendo nesses últimos dias.

    Natanael Serafim (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 10:17 am

    Creio em uma força superior e nem por isso me ofendo com o humor de quem não crê e retrata o seu ponto de vista.

    Mas neste caso, acho que se tem algum grupo que poderia se ofender, não é o dos que crêem em um princípio superior, mas sim os criacionistas, que são um subconjunto. Em especial, os criacionistas intolerantes ou menos humorados.

    E quem quer censurar o humor alheio que mereceria mesmo ser denunciado.

    Avelino de A. Bego (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 10:34 am

    O problemas com fanáticos re qualquer espécie é que não se pode atacar a idéia que a pessoa se sente ofendida.

    Pode ser um deus, um sistema operacional…

    Todo mundo é ateu ao deuses dos outros.

    E eu não vejo nada de ofensivo no Nerdson.

    Dizer que um deus ou o Criacionismo são hipóteses sem evidências é desrespeito? Crime? Tá de brincadeira, né?

    Acho que um bom estudo de Filosofia da Ciência seria muito útil.

    Avelino de A. Bego (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 10:43 am

    André Machado, se humor ateu for problema:

    DON’T PANIC!

    42 é a resposta! :D

    henry (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 11:23 am

    Se realmente a pessoa está com tanto mimimi, nem linux deveria usar. “pois linux é coisa do capeta, ficam rodando demonios (daemons) em seu interior, ao invés de rodar anjos”. E ai, vai instalar o windão agora só porque linux tem daemons dentro dele?

    Sim, é bizarro. Mas é o tipo de observação que se pode esperar de intolerantes fundamentalistas. E temos eles aos montes em qualquer área do conhecimento humano. O religioso é apenas o mais barulhento e incômodo.

    Maicon Assunção (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 11:44 am

    Essa é pracabá! O cara quer cercear o direito do outro de publicar suas tirinhas porque discorda da opinião, e é O OUTRO que está fazendo bullying!

    Xô censura! Xô patrulha!

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 12:08 pm

    Eu sou um fã incondicional do Kárlisson, desde quando as tirinhas eram em p&b! Sucesso ao novo site. Desde que eu perdi minha lista de centenas de feeds (é, talvez a nuvem seja boa pra alguma coisa), passei a maioria dos sites da maneira antiga mesmo (digitando na barra de endereços do navegador), mas já tinha sabido da mudança do site… Eu desejo ao Kárlisson sucesso na nova jornada!

    [off-topic, não gosto de discutir religião aqui no br-linux, mas me senti realmente mal ao ver um "colega de comentários parecer redigir tamanhas besteiras"] André Machado, isso foi mesmo sua opinião ou vc está só zoando? Espero que seja a segunda possibilidade, pois meu detector de sarcasmo está meio defeituoso. Se for verdade, saiba que (1) o site é tbm um site de humor, (2) vivemos num país com liberdade de expressão. Todos tem direito a ter a crença que quiser (sim, eu tbm sou ateu e a última coisa que uso pra julgar uma pessoa é sua religião), e todos temos o direito de tirarmos sarro de qualquer que seja o sistema de crença: desde desenhar maomé ou falar que Jesus fumava erva,que Maria não era virgem ou que Javé é fruto de alucinações (coletivas). Numa teocracia isso seria crime, mas nós vivemos num estado laico, onde PESSOAS tem direitos, não seres mitológicos, santos ou deuses. Já acessou o http://jesusmanero.com? Aquilo é um crime contra a humanidade, então! (3) pra mim uma pessoa que julga a outra pelas suas crenças não merece o mesmo respeito daquele que não se importa com isso. Crime? Bullyng? Larga disso cara, nunca ouvi coisa mais insana que isso. Faça então uma denuncia contra o Kárlisson (e contra mim), que não dará em nada. Vão, no máximo, rir da sua cara (mas não publicamente).
    [off-topic]

    Bah! Blasfêmia. @Avelino, 42 não é a resposta. Chuck Norris é. 42 é o tamanho do… da moral dele. (a propósito, a explicação do 42 é a melhor possível: Douglas Adams escolheu este número sem uma razão específica, foi aleatório. Simplesmente tinha de ser um número, e foi esse :-))

    A propósito, o Kárlisson fez uma das melhores sátiras do Guia do Mochileiro, com o Guia do Programador, que ele, como esperávamos, não terminou entre dois dias da toalha consecutivos :-( huahuahauahuaha

    Razgriz (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 12:45 pm

    O novo endereço eu já conhecia, de qualquer modo desejo todo sucesso e ainda quero comprar uma camiseta da Beta !

    Maninho (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 5:32 pm

    Não enxerguei necessariamente uma ofensa na tirinha que ilustra o post. A ironia não é com com crê num Criador Todo-Poderoso – meu caso – mas com certos gerentes de desenvolvimento que querem que o desenvolvedor crie um determinado software “para ontem”, como se o desenvolvedor tivesse o poder de criar do nada um projeto completo e funcional de uma hora para outra.
    Posso não concordar com o Evolucionismo mas respeito quem deseja crer nesta forma de pensamento.

    pm (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 5:59 pm

    DEMOcracia é coisa do diabo !!!

    Avelino de A. Bego (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 6:13 pm

    Quem se sente ofendido por essa tirinha, pode usar FreeBSD?

    André Machado (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 7:07 pm

    Eu me dei ao trabalho de visitar o site e não gostei do que vi. Uma grande parte das postagens tem sátiras aos que possuem alguma crença divina ou que acreditam no Criacionismo – que, aliás, é uma teoria aceita formalmente pela Biologia para se explicar a origem da vida
    (incluindo aí todas as hipóteses criacionistas, não apenas a cristã), estudada no E. Médio e exigida no Vestibular.

    Debalde nossa constituição diga que nosso país é laico e que temos liberdade de expressão, minha liberdade de expressão termina no momento em que eu passo a ofender o meu próximo. Postagens como Pale Blue Dot simplesmene debocham e ofendem aqueles que creem nesta teoria.

    A impressão que temos é a de que o sr. Karlisson, por ser ateu, acha-se no direito natural de debochar e de ofender a todos aqueles que não compartilham de seu sistema de crenças, sem perceber que, desta forma, está machucando as pessoas ao seu redor e impondo o ateísmo como condição necessária para quem deseja seguir uma carreira no mundo da tecnologia. Esta premissa é a base de regimes totalitários como o fascismo e o nazismo.

    A prova de que é possível fazer um humor inteligente e saudável com assuntos religiosos e afins é o blog Um Sábado Qualquer, onde as polêmicas são abordadas de forma leve e descontraída e as tirinhas agradam tanto crentes quanto não crentes.

    alberto (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 7:33 pm

    Também vou processar o br-linux por ter várias opiniões diferentes da minha, quem essas pessoas pensam que são?

    André Machado

    Eu me dei ao trabalho de visitar o site e não gostei do que vi. Uma grande parte das postagens tem sátiras aos que possuem alguma crença divina ou que acreditam no Criacionismo – que, aliás, é uma teoria aceita formalmente pela Biologia para se explicar a origem da vida
    (incluindo aí todas as hipóteses criacionistas, não apenas a cristã), estudada no E. Médio e exigida no Vestibular.

    Ao que parece o frio deve ter afetado meu sensor de ironias e sarcasmos… ;)

    Esse é um blog de Linux, mas, não custa nada a gente tentar informar:

    Existe um modo de justificarmos nossas crenças, funciona assim:

    1º) Eu tenho uma ideia: hipótese
    2º) Eu tenho o que julgo ser evidências de minha hipótese: tese
    3º) Eu consigo, junto aos meus pares, justificar e comprovar minha tese: teoria

    Portanto, evitem de confundir hipótese com teoria.

    Hipótese é uma ideia sem comprovação (deuses, criacionsimo, UFOs..)
    Teoria é a melhor explicação baseadas em evidências, que deve ser passível de refutação.
    Uma teoria que consegue sobreviver à uma série ds refutações, passa a ter credibilidade.

    Exemplos:

    Teoria da Relatividade
    Teoria da Gravitação
    Teoria Atômica
    Teoria Eletromagnética
    Teoria da Evolução

    Uma pessoa bem informada e crítica não se deixa afetar por sites cômicos.

    Alex (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 9:20 pm

    Eu não acredito na Evolução, acredito sim em DEUS mas nem por isso fico ofendido com o que vi nessas sátiras. Tudo na esportiva, brincadeira e concordo com o que o “Maninho” postou acima.

    O que nós devemos combater, a todo custo, é o analfabetismo científico que, infelizmente, domina esta nação e grande parte dos EUA.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/07/2011 às 10:21 pm

    Parabéns ao Karlisson por ter sacaneado o Dr. Stallman (br-gnu/linux.org) naquela entrevista com o Augusto. hahahaha

    Felicidades na casa nova!

    HeDC (usuário não registrado) em 5/07/2011 às 1:29 pm

    Estão ultrapassados! A Natureza é quântica, até o espaço… Nada é contínuo, é digital… Estamos na Matrix e aguardemos o Salvador Optimus Prime.
    Diferente do Jesus Cristo (ou outros conforme religião) que dizem SALVAR (apenas), ele, Optimus, não só “salva” como “salva como”, “faz becape” e muito mais!

    Avelino de A. Bego (usuário não registrado) em 5/07/2011 às 2:10 pm

    Existe uma diferença entre crer em conhecimento baseado em envidências (Evolução) e fé religiosa.
    Lembrando sempre que Evolução não trata da Origem da Vida, coisa que ninguém sabe (ainda).

    renato (usuário não registrado) em 5/07/2011 às 2:28 pm

    amén

    André (usuário não registrado) em 5/07/2011 às 2:40 pm

    O interessante de toda essa discussão é que, pelo visto, os ateus tem todo o direito de zombar ou ridicularizar as crenças alheias, mas quando aparece um Datena da vida falando mal eles ficam todos mordidos porque são uma minoria e mimimi. O Nerdson é apenas mais um exemplo de blogue ateísta que ridiculariza a fé alheia de forma totalmente ofensiva. Do jeito que está, daqui a pouco viveremos numa ditadura ateísta. Ou será que o sr. Nerdson aceitaria na boa alguma anedota ridicularizando o ateísmo? Saiba ele que muitos dos cientistas idolatrados pelos sem-fé, como Sir Isaac Newton, acreditavam em Deus.

    E antes que falem asneiras sobre ciência e método científico, sim, a Biologia reconhece o Criacionismo como uma das hipóteses e teorias para a origem da vida, assim como a panspermis cósmica e o evolucionismo, mas este último é o mais aceito e trabalhado atualmente. A maioria dos livros de Bio simplesmente diz que o Criacionismo é uma teoria segundo a qual tudo foi criado por um ser superior, sem entrar em maiores detalhes.

    Vejam essa recente polêmica envolvendo o assunto em sala de aula:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u478968.shtml
    http://doisesquerdos.wordpress.com/2011/05/17/criacionismo-nos-livros-de-biologia/

    (citação: Mas acho que no colégio, nas aulas de biologia, se deve, sim, dizer que não há consenso sobre essa questão e listar quais as outras teorias que não a da evolução.)

    Acredito que deveríamos dar espaço para todas as teorias e crenças, debatendo-as saudavelmente, e não de forma arrogante e prepotente como faz o sr. Nerdson e afins.

    Avelino de A. Bego (usuário não registrado) em 5/07/2011 às 3:45 pm

    Só lembrando ao André que Teoria Científica é a melhor explicação pra algo baseado em evidências, enquanto o Ciracionismo é uma hipótese (ideia), válida, mas que precisa passar pelo processo de comprovação

    hipótese –> tese –> teoria

    para que seja validada como crença apoiada em evidências.

    Uma pequena diferença: Datena afirmou que o pré-requisito pra ser mau, ruim, é ser ateu.

    Não é o caso do Nerdson: ele não afirma que o pré-requisito pra ser mal-informado cientificamente deveria ser de um religioso.
    Ele mostra o que a fé cega pode fazer, com quem afirma, por puro deconhecimento, que certos conceitos científicos apoiados em evidências estão errados por acharem “um absurdo” que conflita com a fé religiosa.

    O The Pale Blue Dot do Nerdson mostra bem isso.

    Seria o mesmo que afirmar que o Windows é um abosta porque Bill Gates é ateu (sim ,ele é ateu), que a Apple é ruim porque o Jobs é careca e que o Linux é ruim porque é feito por um bando de nerds sem namorada.

    A reação do Nerdson no The Pale Blue Dot foi contra pessoas que cegamente, abraçam sua hipóteses religiosas, em detrimento de conceitos científicos apoiados em evidências, e não à todos os religiosos

    Se alguém age assim, apoiar fé cega em detrimento do conhecimento científico apoiado em evidências, não deveria ficar nervoso com o Nerdson, e sim, preocupado com a própria educação científica.

    Abraços.

    Avelino de A. Bego (usuário não registrado) em 5/07/2011 às 3:48 pm

    O blog “Um Sábado Qualquer” tem o mesmo senso crítico do Nerdson, só que de uma forma mais sutil.

Este post é antigo (2011-07-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.