Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PS3: surge o primeiro “firmware personalizado” para o console da Sony

Um desenvolvedor anunciou a criação do primeiro firmware modificado para o Playstation 3, fazendo uso da recente obtenção das chaves privadas de assinatura dos softwares do console da Sony.

Ele não disponibilizou o firmware em si, mas sim um utilitário que roda em Linux ou Mac e modifica o firmware oficial acrescentando as suas personalizações. Depois a versão modificada pode ser levada ao PS3 em um pen drive comum e instalada usando o menu do próprio sistema.

Esta primeira versão modificada não faz muita coisa por si só – apenas acrescenta ao menu do PS3 uma opção para carregar pacotes de software externos. Resta saber quais pacotes homebrew serão desenvolvidos e oferecidos.

Mas o desenvolvedor destaca que, como o kernel original do sistema não foi alterado, a sua versão do firmware não permitará rodar jogos piratas. (via kakaroto.homelinux.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Parabéns Sony, ‘muito obrigado’ por ter removido o OtherOS do MEU PS3 que eu comprei e paguei com o MEU dinheiro. Logo mais poderei utilizar um firmware realmente decente sem essas frescuras de decisões da Sony. Eu compro o console, compro os jogos e quem decide se eu devo ou não jogar online é a Sony, pois sem o maldito update eu não consigo jogar online.

    E é bem provável que o futuro do PS3 fique muito parecido com a realidade que é o PS2.

    Turambar (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 5:32 pm

    Se existir o dia em que eu continue podendo jogar meus jogos originais sem medo de ser feliz, *E* possa instalar diversos homebrews, incluindo emuladores de outras plataformas como Nes e Gameboy, serei feliz ao Cube (trocadalho do carilho)

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 6:11 pm

    Eu fico espantado com a falta de visão dessa turma. Sim, a Sony está errada em querer manter um controle tão ferrenho sobre os PS3 já vendidos. As alterações que limitam funcionalidade deveriam estar restritas às novas unidades apenas. Eu não deveria perder funcionalidades de um hardware que comprei no passado e o fato de isso estar acontecendo é ruim e a Sony deveria ter de me reembolsar por retirar funcionalidades.

    Mas (sempre tem um mas) a Sony fez isso porque tem prejuízo com a fabricação e venda do console, que ela recupera com os lucros das vendas de jogos. Jogos piratas (eles vão aparecer logo) vão tornar a plataforma inviável para a Sony. Além disso, como ele é um computador muito competente com Linux, muitos individuos compravam o console apenas para usar como computador. Vários centros acadêmicos e até órgãos governamentais usaram o PS3 com Linux para montar clusters. Isso é puro prejuízo para a Sony e ela modificou o firmware para impedir que isso continue a acontecer. Como esses usuários não jogam on-line a modificação não retirou funcionalidade para eles.

    Quem usa o PS3 com Linux em casa teria muito mais a ganhar usando um media PC (já que o desejo é ser livre não faz muito sentido ficar reclamando do firmware da Sony). A única coisa que vamos “ganhar” com isso é que a Sony vai atrasar o lançamento de um PS4, pois a rentabilidade do PS3 vai ser drasticamente reduzida, se não virar prejuízo.

    Não gostar do que a Sony faz, eu também não gosto. Mas retribuir à empresa que fez um dos consoles mais bacanas da história dessa forma também não é legal. Se o PS3 ficar como o PS2 não vejo vantagem nenhuma. Não vejo vanatgem em jogar um mod do Campeonato brasileiro com naração do Galvão Bueno ou um Guitar Hero do Capital Inicial, ainda mais se isso estiver matando a plataforma que uso.

    É por causa da pirataria de mídias que coisas ainda mais restritivas, como o Steam da Valve, surgiram. Enquanto os crackers “lutam por liberdade” e as empresas tentam criar sistemas de controle cada vez mais rígidos perdem os jogadores sérios, que compram consoles e jogos originais, pois as novidades tecnológicas demoram para chegar ao mercado face a incerteza sobre o lucro que surge entre os diretores das empresas de jogos.

    Para quem for refutar usando o argumento do preço alto e dizer que se o console e os jogos fossem mais baratos os usuários comprariam eu lembro que existe no mercado um videogame da Dynacom por cerca de R$200 e o Zeebo que custa cerca de R$300 que são bem acessíveis. E que se você que andar de BMW ou Mercedes não pode reclamar do preço do seguro ou do consumo de gasolina.

    Becker (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 6:59 pm

    “a Sony vai atrasar o lançamento de um PS4″ ?? Desculpe, mas isso não tem sentido. O lançamento de uma nova versão é justamente o resultado de uma falha na versão atual. Se tiver falha tem que atualizar, não ficar tomando prejuizo. E mais…. quanto mais tempo demorar pra lançar uma nova versão mais pra trás fica dos concorrentes. Ou você acha que a Microsoft vai ficar esperando a Sony pra lançar uma nova versão do xBox?

    André Caldas (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 7:21 pm

    @Fabio Luiz (falcon_dark),

    Mas (sempre tem um mas) a Sony fez isso porque tem prejuízo com a fabricação e venda do console, que ela recupera com os lucros das vendas de jogos.

    Não acho que a legislação brasileira permita vender com prejuízo…

    Agora, cai na real… o fato de terem prejuízo, se é que é verdade, não justifica o controle. Então que vendam o console com lucro!!!

    Xinuo (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 8:02 pm

    @Falcon_Dark, não sou usuário de PS3, mas eu acho que esse seu apelo não adianta nada. O hacker que fez, o fez pelo desafio, é o mesmo responsável pelo jailbreak do iPhone e aposto que ele não frequenta esse blog para ouvir seus lamentos e apelos inúteis.

    Veja: eu, e boa parte da audiência, não deve está nem aí para o lucro ou não da Sony, não ganho nada com isso. Quem tem que dar conta disso são os donos/acionistas. Estamos apenas como consumidores tentando aproveitar o máximo do investimento. Se vc acredita realmente que ela venda o console no prejuízo, o risco foi dela, assim como o lucro era só dela. Vc está querendo que sejamos solidários com os problemas da Sony, mas não ganhamos nada quando ela está dando lucro.

    Ah, mas vc está interessado pois o ecossistema do PS3, na sua visão, está ameaçado. Veja: este é um blog de software livre e não de PS3. Queremos hardware aberto, queremos comprar o equipamento e não dar bola para o que o fabricante deseja e queremos rodar software livre nele.

    A Sony e seu PS3 são isso, concorrem para isso, apoiam essa ideia? não. É justamente o contrário.

    Eu sou contra o fabricante vender um produto e querer controlar o que o comprador vai fazer com ele. Se a Sony se der mal nisso, eu vou achar bom.

    Acho que seu discurso pró-Sony/PS3, não vai angariar muitos seguidores aqui.

    Mas esse seu discurso talvez ficasse bem num blog de jogos ou de acionistas da Sony, para mostrar solidariedade. hehehe.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 8:44 pm

    >>> a Sony fez isso porque tem prejuízo com a fabricação e venda
    >>> do console, que ela recupera com os lucros das vendas de jogos.

    Isto é um problema DELA, que como sempre, quis fazer um video-game que fosse o supra-sumo da tecnologia.

    Na época que SNES, e Mega Drive eram auge, e o N64 saiu, veio o Play com CD. Na época que video-game de CD era normal(Dreamcast, Game Cube, Sega CD), o Play2 veio com o DVD. Na época do DVD-DVD dual layer, o PLay3 veio com o Blu-Ray.

    A carapuça de “coitadinhos, vendem com prejuízo”, não é uma desculpa válida para um empresa que lucra bastante na área de diversão tecnológica, e para que possam usar isto como argumento contra aqueles que usavam Linux como meio de “estudo” e engenharia reversa do console deles.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 9:37 pm

    @Ironmaníaco

    Na verdade o Nintendo64 era mais avançado que o PS1 (com a desvantagem de ser com cartuchos, encareceu muito os jogos enquanto os PS1 contou muito com a pirataria para se popularizar), e o Dream Cast usava o GD-Rom ao invés do CD-Rom, formato proprietário que dava um trabalhão pra copiar. Tanto que os jogos piratas do Dream Cast normalmente vinham sem as partes dos filmes, extras, músicas e etc para caber no CD-Rom.

    Alexandre de Arruda Paes (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 10:32 pm

    A busca se tornou mais “frenética” pela quebra do PS3 depois que o GeoHot publicou alguns estudos de caso para rodar em Linux, pela funcionalidade do OtherOS. Com medo, a Sony retirou isso e causou a ira da nerdaiada.

    Então me pergunto: será que a tão aclamada segurançado console não poderia ter ido ao chão mais rápido se essa funcionalidade (OtherOS) não existisse desde o começo ? ;)

    Diogo Santos (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 11:37 pm

    >>> a Sony fez isso porque tem prejuízo com a fabricação e venda
    >>> do console, que ela recupera com os lucros das vendas de jogos.

    Me desculpe, mas vc não tem nem noção do que vc está pregando.
    Foi uma piada? Não foi?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 12:40 am

    @Xinuo:

    Veja: este é um blog de software livre e não de PS3. Queremos hardware aberto, queremos comprar o equipamento e não dar bola para o que o fabricante deseja e queremos rodar software livre nele.

    A bandeira do Hardware Aberto é levantada por alguns entusiastas da comunidade SL, mas não tem nada a ver com software livre*. Tem um artigo no Viva o Linux que explica melhor sobre isso.

    *É semelhante ao Creative Commons, que compartilha alguns ideais das comunidades FLOSS, mas tem objetivos bem diferentes.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 12:58 am

    @Diogo Santos
    Não, não foi piada. Eu aparentemente sou o único a comentar aqui que lê sobre o mercado de video games ao invés de apenas frequantar camelôs atrás de CDs piratas de XBox…
    PS3 só passou a dar lucro à Sony em Junho de 2010
    Outra fonte;
    Outra fonte;
    Outra fonte
    Outra fonte.

    Uma simples busca no Google pouparia muitos aqui de soltar besteiras.

    Porque vocês acham que a MS atualizou o gabinete do XBox sem mexer no hardware? Porque o preço do desenvolvimento de hardware novo está muito acima do lucro que a MS conseguiu com as vendas do console. Ou seja, nova versão = prejuízo. Se vocês acham que isso é um problema das empresas ou dos acionistas comecem a se perguntar com o que vocês jogarão a próxima geração de jogos… com Linux?

    As ultimas versões de jogos mais complexos já apresentam limitações gráficas em suas versões para console ante as versões de Windows, porque esta geração de consoles foi lançada em 2005 e deve permanecer no mercado até, pelo menos, 2015. Não é à toa que todos os consoles desta geração já começaram a investir em “inovações” para aproveitar “jogos casuais”. Repare nos jogos que usam o Kinect ou o PSMove, são coisas bobinhas como ping-pong, arco e flecha e barcos em rios saltitantes. Em mais algum tempo um jogo como Halo terá uma versão striped para rodar em console pois a MS não pode pagar a conta de liberar um sucessor do XBox360.

    A geração atual de consoles já dobrou o tempo de vida da anterior e deve arrastar isso por mais 5 anos ainda apenas porque a maioria dos jogos vendidos são piratas e não rendem nada às empresas que desenvolvem consoles e games. Quer a prova? XBox360 vende mais que PS3 mas Ubisoft e EA ganham mais dinheiro com as versões PS3 dos jogos.

    Isso ocorre porque os usuários que compram jogos originais (e que por isso não estão nem aí pra crackers e seus firmwares) sustentam a industria para que ela coloque dinheiro no desenvolvimento de novas tecnologias. Sou contra a Sony modificar o firmware para retirar features de consoles já vendidos, mas quem quer um computador para rodar Linux e se preocupa com hardware “aberto” deve comprar um PC e não um PS3. É como comprar um MAC e reclamar que a Apple quer controlar tudo. Parece coisa de bebê chorão “Ah, a Sony não me deixa mais usar o Ubuntu…”. É simples de resolver: não compre um PS3. A Sony agradece.

    Henrique Pacheco (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 2:18 am

    @Fabio Luiz, dois trechos importantes que você disse irei frisar novamente.

    - “Se vocês acham que isso é um problema das empresas ou dos acionistas comecem a se perguntar com o que vocês jogarão a próxima geração de jogos… com Linux?”

    - “É como comprar um MAC e reclamar que a Apple quer controlar tudo.”

    Tenho a mesmíssima opinião que ti. Limitar funcionalidades de um hardware já comprado é uma puta falta de ética, mas necessário(e da forma como foi feita, seu direito) para que a empresa e seus jogos evoluam.

    Alguém aí disse “aqui é blog de SL e tal e portanto tendemos a contrariar atitudes como a da Sony”

    Ora, eu também me posiciono de forma contrária a ela, porém acima disso, penso que seja mais importante a empresa possuir sempre bons lucros(se não excelentes) para que ela possa crescer, e seus produtos melhorarem.

    A Apple cresceu muito ultimamente por seus clientes comprarem *seus* produtos. E isso possibilitou *inventar* tablets que mesmo *sendo o primeiro e com um único modelo* é ainda o melhor tablet mesmo após um ano.

    Sharrukin (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 3:48 am

    Fabio Luiz (falcon_dark):

    Se a sua pesquisa pela web foi bem feita, deve ter percebido que a falta de lucro da Sony sobre o PS3 não foi (só) por conta de pirataria etc, e sim incompetência da própria Sony e o medo de abrir o console aos desenvolvedores. E outra: falta de lucros não justifica roubar a liberdade de ninguém…

    hmmm (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 8:22 am

    @Fabio Luiz (falcon_dark)

    Nesse blog, as pessoas gostam de correr atrás de camelô pra comprar jogos piratas, não adianta insistir muito.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 8:59 am

    Não sei porque tanto mimimi em cima de um hardware com mais de 5 anos… quer instalar linux? compra um PC.
    Garanto que funciona muito melhor.
    Agora, o pessoal fica querendo justificar o injustificável, que é a pirataria…
    Além disso, video games são, sempre foram e sempre serão máquinas desenvolvidas para jogos e entretenimento. Se você quer fazer algo além disso, compre um computador de verdade. Acha o cell a 8ª maravilha do mundo e acha que não consegue fazer o seu “projeto científico” sem ele? Licencia e usa ele com outro hardware que não o PS3, que é feito para jogar.

    Reforço o coro:
    Não gosta do controle da sony? não compra um PS3. Simples assim.
    Quem já comprou pensando no “OtherOS” é bem simples também: não atualiza o firmware, afinal não precisa jogar mesmo… Fim de suporte é algo natural em qualquer hardware, e todo mundo conhece esse risco.

    A questão não é essa que vocês defendem, ‘falta de lucro da Sony.’
    Vamos a outro exemplo. Você compra um carro com computador de bordo, várias funções as quais você utiliza diariamente, aí o fabricante resolve mandar uma atualização para esse computador de bordo que impossibilite o carro de funcionar em uma rodovia, só funciona no seu bairro.

    Eu não sei quanto a vocês, mas eu me sinto assim em relação ao meu PS3, vendo a Sony tomar decisões arbitrárias e o que é pior, obrigando todos que pagaram pelo PS3 terem que aceitar numa boa.

    Que venham os firmwares livres, que venham os homebrews, talvez no próximo console a Sony repense as suas atitudes.

    Acho que as pessoas estão reduzindo um problema bem maior a uma simples escolha de não compre e compre.

    Então, deixa eu dar uma reduzida também:
    Eu, dono feliz de um playstation 3 estou querendo usar ele. A sony não esta deixando. A sony ta certa de fazer isso? O playstation 3 pertence a quem? Me alugaram ou eu comprei um?

    Uma simples questão quanto ao lucro:

    O xbox 360 vende mais porque os jogos podem ser copiados, ponto. Quando decidi comprar um ps3, quase me bateram dizendo que não tinha jogos que podia ser copiados. Ate eu fico com receio de não poder copiar meus jogos.

    Conheço varias pessoas com outros consoles porque os jogos podem ser copiados. O ps1 também ficou famoso por causa disso, e a nintendo aprendeu com isso.

    Então, o que a sony vai fazer? Lutar contra a copia(direito sagrado dos usuários) nas outras plataformas? Não, lascar com a vida dos usuários. Afinal, consumidor eh sempre o errado neh? Ainda reclama que não esta vendendo, brincadeira…

    PS: Nesse post não foram usadas palavra como pirataria, porque eu acho que ninguém aqui tem um navio…

    Felipe (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 2:06 pm

    @Filipe Rosset – que infeliz essa sua analogia.

    Uma analogia melhor seria eles tirarem a sua garantia se você fizesse revisões fora das concessionárias autorizadas (usando serviço “pirata”).

    Ah, ops… isso já acontece.

    @Ricardo

    Ricardo, não confunda a historia da sua vida com a da minha.

    Se você quer atacar o meu argumento, vá em frente e vamos conversar como cavalheiros. Mas, se continuar com suas falacias de “Argumentum ad hominem”, vou parar de usar a resposta elegante e o botão de “generalização ofensiva” para partir para as respostas mais baixas, como você fez.

    @Ricardo

    Pelo visto você não entendeu muito bem que eu quero um pouco mais de respeito e menos difamação.
    Creio que você tem que crescer um pouco para entender ou esperar para a sua mãe lhe ensinar, que seja, sua criação de casa não eh da minha conta.
    Eu sei muito bem o que ironia, justamente por isso sei que você não a usou, quando disse diretamente que: “… Fala logo que vc quer ser livre para comprar jogos não originais …”.

    Voltando ao assunto:
    Como eu disse, as outras plataformas estão vendendo porque e bem mais fácil fazer copias de jogos. E, conheço muitas pessoas que me aconselharam comprar um outro console e tem outro console porque e mais fácil copiar jogos. Mas, em nenhum momento disse que eles compravam jogos originais. De fato, comprar jogos não originais seria a razão de comprar esses consoles, nunca neguei isso.

    Mas, isso não quer dizer que eu compre jogos não originais. Na verdade, como eu faco com meus DVDs, queria copiar para não quebrar ou danificar, e ainda tem a vantagem(se tiver HD) de melhorar a vida útil do leitor. Fora que eu queria rodar um Linux no PS3, para usar ele como media center. Ou ainda jogar jogos em servidores de jogos a parte(acho que isso seria mais difícil…).

    Rod (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 8:47 pm

    Tenho uma dúvida. Vi que muita gente ou instituições compraram o PS3 para usa-lo como “central de processamento” ou mainframe. Alegando que seria um meio mais barato de ter acesso a arquitetura IBM powerPC, minha duvida é: esse processador/arquitetura usada no PS3 é mais poderosa assim que o tipico processador x86 usado nos nossos PCs domesticos?

    @Falcon_Dark, @Henrique e @Hmmm, eu não compro jogos “piratas”. Esse argumento ad hominem não me atinge. Vcs têm outro?

    “Ah! Tadinha da Sony, ela deve lucrar e o lucro dela não será tão grande e blá blá blá“

    Esse aí de cima também não me fez chorar. Vcs têm outro?

    @Rafael, agradeço o conselho, mas se eu quiser comprar um PS3 e decidir destravá-lo, vc não têm nada com isso. Garanto que não será para jogar jogos “piratas”, mas se for, vc continua sem ter nada a ver com isso. Do meu equipamento e dinheiro, cuido eu.

    Henrique Pacheco (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 9:35 am

    @Xinuo não sei outros, mas eu ao menos não tentei fazer você ou outros mudarem de opinião. Acredito que os demais também não. Demonstramos apenas nossa opinião, assim como *livremente* pode mostrar a sua. Não se parece necessário essa rispidez de suas palavras.

    Henrique Pacheco (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 10:17 am

    @Xinuo não sei se minha opinião seria um “argumento ad hominem” como disse. Não disse que não há quem queira copiar os jogos sem piratear, não estou desqualificando opiniões pressupondo que você ou outros que comentaram, queiram piratear. Eu aliás me posiciono a favor de copiar os jogos. Acontece que eu “entendo” que a empresa queira fazer isso.

    Sempre há alguém, e ora, não são poucos, que tentam piratear e fazem de tudo para que isso aconteça. Minha estimativa(factível de estar errada), é que uma acentuada maioria compraria os jogos piratas. Portanto não torna-se viável para a empresa que seus clientes tenham a possibilidade de manter uma cópia legal. É algo errado, que não apóio, mas necessário a ela.

    Para mim, como disse antes empresas devem sim terem um bom lucro, seja Microsoft, Canonical ou Red Hat. Empresas são feitas para gerar lucros. E elas tem o direito(não quer dizer que esteja certa) de tentar aumentar o máximo possível, se dentro das leis(mesmo sendo anti-ética).

    Esta é somente minha opinião.

    Carlos (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 10:32 am

    @Rod,

    Não se trata simplesmente de um PowerPC. O Cell (nome do chip do PS3) possui dois tipos, duas arquiteturas diferentes, de processador no mesmo chip. Um dos processadores que tem no Cell é um PowerPC de 2 threads, que no Cell recebe o nome especial de PPE (Power Processing Element), mas ele é um PowerPC comum. Os vários outros processadores são SPEs – Synergistic Processing Elements. Os SPEs utilizam uma arquitetura totalmente nova, desenvolvida para o Cell, que não tem nada a ver com o PowerPC.

    O verdadeiro poder de processamento do Cell está nas SPEs. Na verdade o Cell só vem com a PPE (o PowerPC) para permitir rodar um sistema operacional, pois as SPEs não são capazes disso. O SPE possui uma arquitetura muito simples. Seria uma espécie de super-RISC. Por exemplo, o SPE não possui mecanismo de memória cache e nem acesso direto à RAM. O SPE tem uma memória local ultra-rápida dentro da qual devem ser colocados via DMA (que pode ser iniciado pelo PPE ou pelo próprio SPE) um pequeno programa e os dados a serem processados por aquele programa. O conjunto de instruções do SPE é extremamente reduzido e é constituído praticamente apenas por instruções de cálculo SIMD. Por causa dessa arquitetura extremamente simples, os SPEs conseguem ser ultra-rápidos.

    Quem deseja utilizar o Cell para computação intensiva tem poucas opções. O PS3 é a pior opção do ponto de vista técnico, porque ele vem com uma das SPEs queimada, ou seja, tem uma SPE a menos que o Cell original. Além dessa SPE queimada, tem outra SPE a menos, que fica dedicada para operações de criptografia usadas pelo Hypervisor. Agora com a quebra do PS3 será possível destravar essa última SPE e utilizá-la para cálculo útil, mas isso não era possível até então.

    Outra desvantagem do PS3 é que ele vem com a primeira versão do Cell, que é lenta para operações de ponto flutuante de dupla precisão. O ideal seria usar a segunda versão, o PowerXCell 8i, porque geralmente se usa dupla precisão em computação científica.

    Mas as outras opções para uso do Cell são extremamente caras. Uma delas é o blade QS22 da IBM, que custa a bagatela de 10 mil dólares. Essa blade vem com dois Cells, portanto vamos colocar aí 5 mil dólares por Cell. Enquanto isso, um PS3 está custando 300 dólares.

    Outra opção são placas PCI Express que vem com um Cell destinado a ser plugado em um PC comum e usado como “acelerador de cálculos”. Além de caras (cerca de 3 mil dólares), é necessário utilizar essa placa conectada a um PC, o que aumenta ainda mais o custo de se montar um cluster com elas.

    Por isso, durante muito tempo, foram construídos clusters com o PS3 em centros de pesquisa.

    Infelizmente esse desbloqueio do PS3 veio um pouco tarde. Vamos lembrar que o PS3 já é uma plataforma com 5 anos de idade, e não houve novos investimentos na arquitetura Cell. Entretanto, o Cell durou bastante. Até 2010, o Cell ainda esteve no topo dos rankings mundiais de supercomputadores em termos de eficiência energética (performance por consumo), mesmo já tendo sido ultrapassado em performance bruta.

    Agora em 2011, a eficiência energética do Cell foi ultrapassada por supercomputadores compostos de clusters de PCs comuns com GPUs da NVidia. A tendência é que durante algum tempo agora as GPUs dominem os rankings tanto em processamento bruto como em consumo, assim como o Cell dominou na época em que foi lançado.

    Lembrando que o supercomputador mais rápido do mundo atualmente (http://www.top500.org/system/10587) é uma máquina chinesa composta por processadores Intel Xeon e GPUs NVidia.

    @Henrique, a minha opinião e desejo é que empresas que têm a ver com o nosso ecossistema de software livre, lucrem bem. Já as outras não estou interessado, a menos que nas que agem cronta o nosso ecossitema. Estas eu torcerei contra.

    Sobre a Sony apenas expressei minha opinião sobre o caso, de que a simples quebra da proteção não é contra à lei. E tb que alguns comentaristas tomam as dores dessas empresas e não ganham nada com isso.

    Tb notei que muitos que comentaram resolveram dar a entender que TODOS os leitores do blog (ou ao menos os que comentam) são “piratas”. Como não é o meu caso, votei na moderação “generalização ofensiva”. Eu acho que aqui no blog a concentração de pessoas que não fazem isso, seja maior do que em outros blogs de outros assuntos, mas não tenho nenhuma prova sobre isso, assim como os que disseram ou sugeriram outra coisa não têm. Da mesma forma que usar o termo pirataria é discutível, ou se as pessoas podem ou não compartilhar software fechado livremente, desde que não obtenham ganho.

    No seu penúltimo parágrafo, não entendi bem a parte final. Mas já vou adiantando minha opinião com base no que entendi.

    Creio que não seja de interesse para um [potencial] consumidor desejar que as empresas das quais ele pode ser [ou vir a ser] cliente tenham lucros e mais lucros, mesmo que para isso tenham que agir com falta de ética para com ele. Me confirme se eu entendi direito o que vc disse?

    Eu creio que para um consumidor é muito mais vantagem consumir de empresas que são éticas para com ele, do que se não fosse o caso. Eu acho que ele deveria boicotar e até fazer propaganda contra essas outras (que ele saiba que não são éticas).

    Assim acho que isso é uma ideia muito idiota, mas se vc acredita realmente que é uma coisa inteligente, por favor, sinta-se a vontade e pratique muito o que diz, só não poderei concordar com vc, quando divulga esse tipo ideia.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 8:47 pm

    Henrique Pacheco

    Está Louco , você concorda que uma empresa então faça tudo errado para conseguir lucro? Amigo, sem um conceito de justiça,moral e etica decente , as pessoas estariam condenadas a certos barbarismos. É o mesmo que arrancar orgãos das pessoas para conseguir dinheiro e achar isso normal.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 11:07 pm

    @Xinuo
    Esse aí de cima também não me fez chorar. Vcs têm outro?

    Que tal esse: Ao comprar o PS3 você concordou com uma licença que deu direito à Sony de modificar o firmware quando e como ela quisesse. Você assinou um cheque em branco para a empresa que desenvolveu o produto que você comprou. Agora que a alteração que ela fez te desagrada em vez de ficar de choradeira venda o console e compre um computador para instalar Linux. Desrespeitar a licença é contra a lei.

    Levou 5 anos para a Sony trazer o PS3 oficialmente pro Brasil, medo de não ter lucro. Ainda não há uma PSN para o Brasil, medo de não ter lucro. Se um dia você tiver uma empresa, torço para que seus clientes procurem formas de te usurpar e justifiquem isso como busca de seus próprios “direitos”.

Este post é antigo (2011-01-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.