Problemas com Monitor e Resolução de Tela? A culpa pode ser do ACPI!
Enviado por João Paulo (joaopauloΘuebbi·com):
Sim, aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas o que eu descobri, depois de pesquisar MUITO, é que o Kernel mode-setting (KMS) requer que o ACPI esteja ativado. No meu caso, como ele estava desativado, o módulo i915 (da Intel) não estava sendo iniciado corretamente e por isso a resolução do vídeo apresentava problemas.
Se você está tendo problemas com a resolução do vídeo é uma boa ideia verificar se o ACPI está ativado. Fica aí a dica!” [referência: uebbi.com]
Malditos problemas de vídeo… não queira ter duas placas de vídeo, uma integrada (intel i3,15,i7) e uma ATI/AMD dedicada. É o inferno, não há driver livre ou proprietário que funcione.
Isso acontece também com quem tem uma intel integrada e uma Nvidia optimus.
Infelizmente eu tenho um note com essas placas
Gosto muito do linux, mas uma coisa tem me deixado intrigado:
em nenhuma versao do windows, em nenhum dos computadores que testei (e acredite, foram centenas) apresenta problemas de video, do tipo, fica com tela preta.
ja no linux, nao sei mais nada, falam, falam, falam, que o linux esta bom para o usuario normal, que nao tem mais problemas de incompatibilidade, mas sempre tem algum problema.
de que adianta o kde e o gnome inovarem em recursos, o kernel mudar de versao, se a situaçao ainda é a mesma de anos atras.
e eu penso, se eu que só “metido a fuçar” e ja tenho alguma experiencia com linux tenho dificuldades para por um linux funcionar a contento, imagine o usuario comum?
O problema então está relacionado às placas Intel integradas, pois eu tenho uma maquina com uma SIS integrada e uma ATI dedicada e o Ubuntu 11.04 64 bits nunca teve problemas de vídeo.
Para os meus requerimentos, 2D e 3 3D estão OK e me atendem muito bem.
@frank_w
Como eu disse, ao que parece o problema relatado está relacionado à hardware porcátio. (Intel)
Até em outro porcátio (SIS) eu nunca tive problema usando uma ATI como descrevi acima.
E no Windows quando algo dá errado com drivers (caso descrito neste post foi com driver) ele não cai em uma tela preta. Ele trava e já era. Só rebootando mesmo.
Dizer que o Windows não enlouquece com drivers é sintoma de você nunca ter customizado sua máquina. Sintoma de só usar a máquina do jeito que ela veio do supermercado. Ai é tranquilo, não é?!
O hardware foi montado para o Windows. E o maledito do CD ridículo de “instalação” da placa mãe vem junto.
Que eu saiba vem ativado por padrao a tempos o ACPI no BIOS.
Poderia ter algum motivo em especial para que o mesmo fosse desativado pelo usuario?
@Frank_w tem razão.
Para mim o principal inimigo do linux são os drivers malditos. Arriscaria a dizer que esse é o único empencilho verdadeiro ao linux.
@Illidan
Provavelmente o integrador da maquina desativou a ACPI na BIOS devido à provável problema da placa de vídeo Intel.
Hardware tosco.
@Maikon
Você acaba de invocar a maldição dos drivers proprietários. A musiquinha não vai mais sair da sua cabeça:
“Drivers malditos, drivers malditos, la larará larará”
@Slow Driver
Ela já está tocando há tempos. Só que diferente.
“Blobs malditos, blobs malditos, la larará larará”
rsrs.
Sem querer ser o chato, mas o conteúdo da memória deve ser escrito no gênero feminino e não no masculino. O correto é a Sistema Básico de Entrada e saída, e não o BIOS.*
* Modo irônico, para os que não sabe o que é uma irônia.
Prefiro o Bios e não estou nem aí…
Não se diz minha sistema.. É muito feio…
Porque não???
[Modo Irônico] “A maioria em absoluto diz a BIOS, referindo-se ao sistema imbutido na memória ROM. Pois na gramática a palavra sistema é de gênero feminino e não masculino. E também na memória só existe a BIOS, pois a CMOS já foi tirada de lá há muito tempo.” [/Modo Irônico] :)
@André Luis Pereira dos Santos:
Não confunda as bolas. Uma coisa são dois processadores gráficos com hotswap, outra coisa são duas placas intercaláveis na BIOS: quando uma está ligada a outra estará desligada.
Em sistemas modernos, Intel/ATI ou Intel/Nvidia, as duas placas estão ativas ao mesmo tempo e um controle de software (no linux: vgaswitcheroo) é que faz a intercalação das duas. Ou seja, só há uma porta de saída de vídeo para os dois processadores gráficos.
Coisas como SIS estão uns 10 anos atrás disso, não fique acreditando que fala da mesma coisa.
As novas GPUs intel, alias, estão espetaculares, e a intel é a única que não tem drivers proprietários para linux, o driver oficial já é livre.
Por outro lado o driver windows da intel é proprietário, mas muito melhor que o driver linux. No caso da AMD, ela finge que desenvolve drivers livres para linux além de seu driver proprietário, mas é balela. Se o proprietário da AMD é ruim (muito pior que o do windows) o livre nem se fale, funciona apenas como piada.
O *único* driver que realmente funciona para linux é o nvidia, no entanto este é proprietário e também tem problema com hotswap, pq o kernel e o Xorg não tem uma especificação adequada para esta tarefa.
Alias, uma coisa é consenso no mundo do vídeo linux: Xorg é velho, feio e sujo: o futuro é o Wayland, que começa a aparecer em distribuições instáveis a partir do anos que vem. A partir daí se começará a falar sério quanto a vídeo em linux. Por enquanto é só balela e enganação, cada fabricante querendo fingir que faz seu tema de casa mas sem abrir seu código que realmente funciona: os drivers proprietários para windows.
A culpa disso não é do linux (kernel), mas dos fabricantes de gpus, que fique claro. O que de fato fico assustado é com a engenhosidade dos desenvolvedores open source: muita engenharia reversa de coisas muito, muito complicadas. No entanto com especificações fechadas e quase nenhuma documentação, só milagre mesmo (e eles fazem!).
O que penso:
Se é para ter um driver 3d que não funciona bem, que seja um barato: intel.
Ati não funciona.
Nvidia funciona somente o driver proprietário, mas funciona muito bem (para os casos em que é possível escolher a gpu na bios).
Agora, deixo a questão:
menos de 1% de marketshare é suficiente para investir em driver linux?
claro que não.
no entanto Android é linux e esse sim é um mercado que interessa. Nvidia não está em tantos tablets android a toa: ela tem um driver q funciona. Nessa intel e AMD estão para trás.
Quem sabe nesta briga o desktop linux coma as migalhas de drivers que, de fato, funcionem.
nunca tive problema com placa de video intel. sempre funcionaram *muito bem*, com KMS e opengl, tudo direitinho.
agora tenho uma amd integrada num notebook aqui que tá me dando mta dor de cabeça :(
driver proprietario: boa performance 3d + travamentos aleatorios (brinde)
driver livre: sem aceleração 3d (simples assim). travamentos aleatorios com KMS ativado (ao menos no 2.6.38; mas com “nomodeset”, está tudo ok..)
bom, no meu entendimento que estabilidade é mais importante que performance..
pra informação, meu note c/ placa intel tinha um atom c/ intel gma 3150 integrado. esse aqui tem amd neo c/ Radeon HD 3200