Primeiro RC do Firefox 4
Vai Firefox!
Trecho do IDG Now:
A fundação Mozilla acaba de lançar o primeiro candidato da série 4 do browser Firefox, encerrando um longo período de desenvolvimento de um navegador considerado ambicioso.
Para John Nightingale, diretor de desenvolvimento do Firefox, essa versão candidata (RC) é a representação de um novo browser.
Durante as próximas semanas, a equipe de inspeção de qualidade da empresa deverá continuara a avaliar o desempenho do navegador, mas não espera encontrar bugs ou falhas graves. O lançamento final do browser está planejado para acontecer até o final de março.
Se tal lançamento realmente ocorrer ainda esse mês, março será um mês pra lá de turbulento no meio da comunidade de navegadores. A Google publicou a versão 10 do Chrome no início dessa semana (7/3), a Microsoft planeja publicar a versão 9 final do IE no dia 14 – restando apenas o Firefox. (…) (via idgnow.uol.com.br)
essa do FF4 já tá echendo…
se brincar ele nem sai esse ano.
Ao menos no PPA do Mozilla, o Minefield RC ainda não chegou…
http://img156.imageshack.us/img156/6578/capturadetela1103201108.png
Run Mozilla, run …
Esperta a Google… notícia do Firefox, anúncio do Chrome…
Nessa novela do FF4, o que mais me espanta é que a cada beta eles soltavam para todos os lados que muitos mil bugs foram corrigidos em cada versão…
Aí fica a dúvida: se durante o desenvolvimento tantos bugs foram deixados, será que é uma versão confiável? Será que essa versão foi bem feita? Mesmo considerando os vários betas… Sei lá.
@Ricardo, sim a versão foi bem feita, e sim a versão é confiável
e se você não confia ou não acredita na capacidade da comunidade que trouxe até aqui o FF então se junte a eles e os torne melhores !
@Ricardo,
Pra ser sincero, eu não sei quantos bugs são corrigidos a cada nova versão do Chrome, por exemplo. A Mozilla tenta com isso passar aos usuários alguns dos motivos que fizeram essa versão atrasar… é uma faca de dois gumes, chama a atenção para os “defeitos”, enquanto outros preferem se concentrar nos aspectos positivos. Sinceramente não sei se isso se deve à própria Mozilla, transparente com os seus usuários, ou a usuários ou imprensa nem tão transparentes, que tem acesso ao pacote completo, com as correções e melhorias, e preferem focar nas correções.
O engraçado é que eles querem nos convencer de que daqui para frente, serão lançadas várias versões em um espaço curto de tempo! Já imaginou chegar em outubro com a versão corrente do Ubuntu (11.04) ter o Firefox 4.0, sabendo que já foi “lançada” a versão 6.0? &;-D
Exato, Denis.
O Chrome tem todas essas versão para chamar a atenção dos “consumidores”, é uma jogada.
Enquanto o Firefox lança suas correções como “3.6.1, 3.6.2… 3.6.15″ o Chrome lança como Chrome 1, 2, 3… 10, 11, 12..
Isso chama mais atenção para o Chrome como o “inovador”.
Abrindo as apostas: versão final depois do RC4.
Estou rodando no Fedora 14. Funciona redondinho e estável.
“Esperta a Google… notícia do Firefox, anúncio do Chrome…”
Muito verdade. E pode dar refresh na página, é sempre a mesma propaganda do Chrome. O Chrome é rápido? É. Mas a maior parte de seu sucesso vem de uma propaganda muio feroz feita pela empresa. Os novos usuários do Chrome são as mesmas pessoas “espertas” que achavam que a Internet era aquele “É Azul”. Aposto que só conhecem o IE e o Chrome agora. Isso me lembra o dia que instalei o Firefox enquanto dava suporte. Uma garotinha – filha do cara que me chamou – disse: “Olha, ele instalou uma outra Internet”. Hhahahah
O RC eu não sei, mas o último beta está funcionando muito bem e muito rápido com compatibilidade com quase todas as extensões que eu uso. O recurso novo dele de agrupar tabs é ótimo!
Estou usando a versão MozillaFirefox-4.0.0-2.1 disponível no OpenSUSE 11.4, e realmente é uma grande evolução da versão anterior.
Talvez seja de fato uma necessidade de criar uma versão “boa” na 4.0 para poder evoluir mais nas próximas versões. Não adianta lançar uma versão “mais ou menos” em um mercado tão competitivo quanto o atual mercado de navegadores. Afinal se o cara usar a versão 4.0 e encontrar problemas, ele vai voltar para o Chrome(ou IE, Opera, etc) e pode não se interessar em testar a versão 4.1.
Em minha opinião é uma postura de quem “entende” o usuário, eles sabem que nenhum usuário vai testar todo mês uma nova versão até conseguir uma estável o suficiente, ele vai usar, se gostar fica se não cai fora e só volta daqui muito tempo, se voltar.
Os usuários que ele perdeu para o Chrome provavelmente só vão voltar para o Fx se o mesmo oferecer uma experiência superior a que hoje o Chrome já oferece.
O desenvolvimento do FF produziu centenas de bugs pra cada feature, eles precisam melhorar a política de desenvolvimento urgente.
Sobre lançar três versões no mesmo ano, versão nada mais é que um número. Muda meia dúzia de linhas e chama de FF 5, pronto! Já foi uma!
Testei o FF 4 RC no Windows 7 com 64 bits. Ele travou algumas vezes comigo, quando tinha muitas abas abertas, coisa que o Beta 12 nunca fez. Talvez seja um caso isolado, não abri tickets ainda nem consultei os existentes.
Fica a dica.
Eu tenho 167 abas abertas no Firefox 4 beta neste exato momento. Às vezes chego a 200. Ele às vezes cai, mas depois volta com as abas abertas como estavam. No entanto, em geral está razoavelmente estável, dá pra usar por várias horas sem problemas.
Estou testando o RC sem bugs. Mas vou aguardar a versão final pra dar o comando de atualizar no meu 3.6. :-)
Acabei de instalar (ainda) o Minefield 4, no Ubuntu, e está, até agora, rápido e estável. Organizei minhas abas usuais em grupos e só isso já valeu deixar o Chrome de “molho” por enquanto. Fora que achei as cores muito mais vivas e as letras mais bem renderizadas. Quanto ao uso de memória, está gastando 366Mb, com 30 abas organizadas no “group your tabs”. Não sei se elas ficam todas na memória, mas provavelmente sim.
@Alexandre,
Em português, deve ser o menu de contexto da aba “Mover para o grupo”, certo? E para salvar uma sessão do Panorama, deixar selecionado no menu preferências, na opção abas, “mostrar minhas últimas janelas e abas”… decidi checar pois esta dúvida tem sido recorrente :-P
É exatamente isso, Denis. E por falar nisso, eu sou um recém apresentado ao Minefield…(rs) e não consegui deixar ele em português. Como eu faço?
@David,
Fazendo uma pesquisa em sites de notícias, estou observando que há anúncios do Chrome em todas as notícias sobre navegadores, sem exceção! O marketing está sendo forte mesmo.
@Alexandre,
Tenta em http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-central-l10n/ ou nos diretórios próximos a esse, procure por um arquivo pt-br.xpi e instale como extensão. Se não funcionar, pode tentar com a extensão nightly tester tools, se não me engano… não sei o endereço exato desse pacote de idiomas, mas é possível que sirva perfeitamente. []s,
Valeu Denis, funcionou beleza com a extensão nightly. :)
Pessoal, não adianta ficar com raiva do Chrome. O “inimigo” mesmo é o Internet Explorer.
@Flávio pois é esse si é o grande mal, ainda mais o queridinho de todos aqueles desenvolvem para web o IE6 (maior causador disso é o que foi relatado pelo @David, desconhecimento de outros navegadores ou de atualizações do mesmo, por parte da maioria das pessoas), e vai teve seu novo rebento lançado hj, a unica coisa que espero dele é que realmente siga os padrões.