Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeiro RC do Firefox 4

Vai Firefox!

Trecho do IDG Now:

A fundação Mozilla acaba de lançar o primeiro candidato da série 4 do browser Firefox, encerrando um longo período de desenvolvimento de um navegador considerado ambicioso.

Para John Nightingale, diretor de desenvolvimento do Firefox, essa versão candidata (RC) é a representação de um novo browser.

Durante as próximas semanas, a equipe de inspeção de qualidade da empresa deverá continuara a avaliar o desempenho do navegador, mas não espera encontrar bugs ou falhas graves. O lançamento final do browser está planejado para acontecer até o final de março.

Se tal lançamento realmente ocorrer ainda esse mês, março será um mês pra lá de turbulento no meio da comunidade de navegadores. A Google publicou a versão 10 do Chrome no início dessa semana (7/3), a Microsoft planeja publicar a versão 9 final do IE no dia 14 – restando apenas o Firefox. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 8:09 am

    essa do FF4 já tá echendo…

    se brincar ele nem sai esse ano.

    Bremm (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 8:14 am

    Ao menos no PPA do Mozilla, o Minefield RC ainda não chegou…

    http://img156.imageshack.us/img156/6578/capturadetela1103201108.png

    Bruno (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 8:20 am

    Run Mozilla, run …

    Denis (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 9:25 am

    Esperta a Google… notícia do Firefox, anúncio do Chrome…

    Ricardo (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 9:29 am

    Nessa novela do FF4, o que mais me espanta é que a cada beta eles soltavam para todos os lados que muitos mil bugs foram corrigidos em cada versão…

    Aí fica a dúvida: se durante o desenvolvimento tantos bugs foram deixados, será que é uma versão confiável? Será que essa versão foi bem feita? Mesmo considerando os vários betas… Sei lá.

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 9:58 am

    @Ricardo, sim a versão foi bem feita, e sim a versão é confiável
    e se você não confia ou não acredita na capacidade da comunidade que trouxe até aqui o FF então se junte a eles e os torne melhores !

    Denis (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 10:05 am

    @Ricardo,
    Pra ser sincero, eu não sei quantos bugs são corrigidos a cada nova versão do Chrome, por exemplo. A Mozilla tenta com isso passar aos usuários alguns dos motivos que fizeram essa versão atrasar… é uma faca de dois gumes, chama a atenção para os “defeitos”, enquanto outros preferem se concentrar nos aspectos positivos. Sinceramente não sei se isso se deve à própria Mozilla, transparente com os seus usuários, ou a usuários ou imprensa nem tão transparentes, que tem acesso ao pacote completo, com as correções e melhorias, e preferem focar nas correções.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 11:17 am

    O engraçado é que eles querem nos convencer de que daqui para frente, serão lançadas várias versões em um espaço curto de tempo! Já imaginou chegar em outubro com a versão corrente do Ubuntu (11.04) ter o Firefox 4.0, sabendo que já foi “lançada” a versão 6.0? &;-D

    Ícaro (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 11:35 am

    Exato, Denis.

    O Chrome tem todas essas versão para chamar a atenção dos “consumidores”, é uma jogada.

    Enquanto o Firefox lança suas correções como “3.6.1, 3.6.2… 3.6.15″ o Chrome lança como Chrome 1, 2, 3… 10, 11, 12..

    Isso chama mais atenção para o Chrome como o “inovador”.

    Fellype (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 12:12 pm

    Abrindo as apostas: versão final depois do RC4.

    JCCyC (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 4:03 pm

    Estou rodando no Fedora 14. Funciona redondinho e estável.

    David (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 4:52 pm

    “Esperta a Google… notícia do Firefox, anúncio do Chrome…”

    Muito verdade. E pode dar refresh na página, é sempre a mesma propaganda do Chrome. O Chrome é rápido? É. Mas a maior parte de seu sucesso vem de uma propaganda muio feroz feita pela empresa. Os novos usuários do Chrome são as mesmas pessoas “espertas” que achavam que a Internet era aquele “É Azul”. Aposto que só conhecem o IE e o Chrome agora. Isso me lembra o dia que instalei o Firefox enquanto dava suporte. Uma garotinha – filha do cara que me chamou – disse: “Olha, ele instalou uma outra Internet”. Hhahahah

    Patola (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 7:15 pm

    O RC eu não sei, mas o último beta está funcionando muito bem e muito rápido com compatibilidade com quase todas as extensões que eu uso. O recurso novo dele de agrupar tabs é ótimo!

    Wallacy (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 7:24 pm

    Estou usando a versão MozillaFirefox-4.0.0-2.1 disponível no OpenSUSE 11.4, e realmente é uma grande evolução da versão anterior.

    Talvez seja de fato uma necessidade de criar uma versão “boa” na 4.0 para poder evoluir mais nas próximas versões. Não adianta lançar uma versão “mais ou menos” em um mercado tão competitivo quanto o atual mercado de navegadores. Afinal se o cara usar a versão 4.0 e encontrar problemas, ele vai voltar para o Chrome(ou IE, Opera, etc) e pode não se interessar em testar a versão 4.1.

    Em minha opinião é uma postura de quem “entende” o usuário, eles sabem que nenhum usuário vai testar todo mês uma nova versão até conseguir uma estável o suficiente, ele vai usar, se gostar fica se não cai fora e só volta daqui muito tempo, se voltar.

    Os usuários que ele perdeu para o Chrome provavelmente só vão voltar para o Fx se o mesmo oferecer uma experiência superior a que hoje o Chrome já oferece.

    O desenvolvimento do FF produziu centenas de bugs pra cada feature, eles precisam melhorar a política de desenvolvimento urgente.

    Sobre lançar três versões no mesmo ano, versão nada mais é que um número. Muda meia dúzia de linhas e chama de FF 5, pronto! Já foi uma!

    Testei o FF 4 RC no Windows 7 com 64 bits. Ele travou algumas vezes comigo, quando tinha muitas abas abertas, coisa que o Beta 12 nunca fez. Talvez seja um caso isolado, não abri tickets ainda nem consultei os existentes.

    Fica a dica.

    Patola (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 7:47 pm

    Eu tenho 167 abas abertas no Firefox 4 beta neste exato momento. Às vezes chego a 200. Ele às vezes cai, mas depois volta com as abas abertas como estavam. No entanto, em geral está razoavelmente estável, dá pra usar por várias horas sem problemas.

    jrk (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 8:04 pm

    Estou testando o RC sem bugs. Mas vou aguardar a versão final pra dar o comando de atualizar no meu 3.6. :-)

    alexandre (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 11:34 pm

    Acabei de instalar (ainda) o Minefield 4, no Ubuntu, e está, até agora, rápido e estável. Organizei minhas abas usuais em grupos e só isso já valeu deixar o Chrome de “molho” por enquanto. Fora que achei as cores muito mais vivas e as letras mais bem renderizadas. Quanto ao uso de memória, está gastando 366Mb, com 30 abas organizadas no “group your tabs”. Não sei se elas ficam todas na memória, mas provavelmente sim.

    Denis (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 2:00 am

    @Alexandre,
    Em português, deve ser o menu de contexto da aba “Mover para o grupo”, certo? E para salvar uma sessão do Panorama, deixar selecionado no menu preferências, na opção abas, “mostrar minhas últimas janelas e abas”… decidi checar pois esta dúvida tem sido recorrente :-P

    alexandre (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 6:45 am

    É exatamente isso, Denis. E por falar nisso, eu sou um recém apresentado ao Minefield…(rs) e não consegui deixar ele em português. Como eu faço?

    Denis (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 11:56 am

    @David,
    Fazendo uma pesquisa em sites de notícias, estou observando que há anúncios do Chrome em todas as notícias sobre navegadores, sem exceção! O marketing está sendo forte mesmo.

    @Alexandre,
    Tenta em http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-central-l10n/ ou nos diretórios próximos a esse, procure por um arquivo pt-br.xpi e instale como extensão. Se não funcionar, pode tentar com a extensão nightly tester tools, se não me engano… não sei o endereço exato desse pacote de idiomas, mas é possível que sirva perfeitamente. []s,

    alexandre (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 1:01 pm

    Valeu Denis, funcionou beleza com a extensão nightly. :)

    Flávio Gomes Coutinho (usuário não registrado) em 14/03/2011 às 3:53 pm

    Pessoal, não adianta ficar com raiva do Chrome. O “inimigo” mesmo é o Internet Explorer.

    Junin (usuário não registrado) em 14/03/2011 às 5:27 pm

    @Flávio pois é esse si é o grande mal, ainda mais o queridinho de todos aqueles desenvolvem para web o IE6 (maior causador disso é o que foi relatado pelo @David, desconhecimento de outros navegadores ou de atualizações do mesmo, por parte da maioria das pessoas), e vai teve seu novo rebento lançado hj, a unica coisa que espero dele é que realmente siga os padrões.

Este post é antigo (2011-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.