Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeiro aniversário do LibreOffice

Há um ano um conjunto de integrantes do OpenOffice veio a público anunciar a criação do LibreOffice, um fork comunitário governado pela Document Foundation. Os avanços em inovação, disseminação, abertura e reconhecimento obtidos pelo grupo desde então permitem avaliar qual o seu grau de sucesso. Parabéns! (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Willian (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 3:23 pm

    Que medo! Como o tempo voa!

    Francis (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 5:07 pm

    que coisa, pensei q fazia só alguns meses!

    Zé Carlos (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 6:52 pm

    Utilizo todo dia no meu trabalho desde o lançamento. Sempre uso a versão mais atualizada e estou muito satisfeito. Faço documentos (oficios, relatórios, planilhas etc) para impressão todos os dias. Excelente software.

    César (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 8:19 pm

    O libreoffice foi o primeiro passo para termos um pacote office decente baseado no saudoso staroffice.
    A sun e a oracle, com olhar de rinoceronte, não souberam, aproveitar a oportunidade de desenvolver e oferecer aos seu principais clientes um bom produto. Limitaram-se a passar uma vaselina na comunidade, empataram o desenvolvimento, preocupando-se mais com encher o programa com recursos de registro e feedback do que com qualquer outra coisa.
    Tomara que a fundação apache se una com o grupo do libreoffice e liberte o openoffice de uma vez por todas.

    Spif (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 8:51 pm

    @César, o que seria pior é se isso fosse verdade.

    O LibreOffice foi feito pelo pessoal que achava o OpenOffice.org a cereja no topo do sundae. Não é. O LibreOffice é uma suíte com um nome esquisito, feia e alguns anos atrás da concorrência.

    A minha esperança é a Apache resolver isso no OpenOffice.org.

    lucas (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 10:33 pm

    @Spif não é bem assim, a concorrência é bonita com certeza, mas não se avalia a qualidade de um software somente pela beleza né. O LibreOffice é cheio de recursos e é possível fazer diversas coisas que a concorrência faz, algumas de maneira um pouco mais complicada, mas é de graça, você não precisa violar direitos autorais para utilizá-lo, e o nome nao é feito. Te convido a responder o questionário no site do LibreOffice, cujo principal objetivo é a sua interface gráfica, sabemos que logo isso vai mudar, mas a mudança depende da opinião de todos nós.

    spif (usuário não registrado) em 28/09/2011 às 11:01 pm

    @lucas, o problema não é só beleza. Vocês deviam usar Ribbons, ao invés de menus. Dá muito mais facilidade para achar funções. Da última vez que usei, também não gostei da importação de CSVs. Muito arcaica e fraca.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 12:16 am

    ‘Curiosamente’ foi só a fundação Apache paralisar o desenvolvimento do OpenOffice, o LibreOffice não soltou mais nenhuma nova versão com grandes novidades. heheheh

    Eles podiam simplesmente juntar os dois projetos e somar esforços, a suíte é o mais próximo do MS Office que o Linux tem.

    Lauro César (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 9:33 am

    Ribbons à la MS. Não, obrigado. Espero que a nova interface do LibreOffice aproveite melhor o espaço nas telas widescreen e também seja mais simples e intuitiva, coisa qua a interface da MS não consegue.

    Lauro César (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 9:33 am

    Ribbons à la MS? Não, obrigado. Espero que a nova interface do LibreOffice aproveite melhor o espaço nas telas widescreen e também seja mais simples e intuitiva, coisa qua a interface da MS não consegue.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 9:53 am

    Ah, O mundo proprietário e suas campanhas…

    Vendem um produto como maravilhoso, quando sai a versão nova, o antigo, e tudo que existe até então passa a ser pichado como porcaria inútil.

    Os fãs microsoft estão com tudo apoiando isso. Uma espécie de campanha de Obsolescência Programada voluntária.

    Felizmente tem gente que não cai nessa ladainha e continua trabalhando tranquilamente com a “terrível interface obsoleta”.

    Lucas (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 10:14 am

    @Spif, quando eu disse sobre a interface gráfica falava justamente da interface Ribbon, que é bonita. Mas estou vendo que a maioria dos usuários querem uma interface menos poluída, talvez a interface ideal seria o que o Lauro César disse. Lembrando também que alguns recuros do LibreOffice são menos prático que o da concorrência, e alguns poucos ainda não existem. Mas muitos (inclusive empresas) conseguiram usar de forma efetiva, mesmo com esses pequenos problemas, que a maioria dos usuários, os comuns, não veem

    Spif (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 11:35 am

    @Lucas, Eu acho que não é só beleza. Costumeiramente uso o Office e outros programas com Ribbons no meu trabalho e funcionam muito bem para agregar os recursos. Eu diria que melhor que um menu.

    Marcelius (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 12:54 pm

    Acho que o produto tem muito a melhorar no que diz respeito a leveza – muito alocação de memória e demora para abrir e salvar documentos.

    Acho que grande futuro se unir a Fundação Apache e fizerem um único produto. Casa divida não se sustenta…

    Marcos (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 6:00 pm

    @Weber Jr., ribbons caíram no gosto da maioria dos usuários como sendo muito mais práticos e intuitivos que os menus tradicionais. Foi uma grande evolução no quesito de interfaces e infelizmente o desenvolvimentos do OpenOffice nas mãos da Sun e da Oracle não conseguiu acompanhar nem propor uma alternativa.

    Torço pra que a ferramenta evolua, seja com a união dos dois projetos ou com qualquer um deles individualmente. O que não podemos aceitar, é a mentalidade “deixe do jeito que está, já está muito bom”, porque todos sabemos que não está, tem muito a melhorar pra chegar perto do concorrente, que não para de evoluir.

    Vander (usuário não registrado) em 29/09/2011 às 7:39 pm

    É por isso que prefiro pagar para ter algo que preste.

    Lucas (usuário não registrado) em 30/09/2011 às 7:58 am

    @Vander O LibreOffice está no caminho certo, pois as primeiras atualizações foi feita pensando em limpeza de código e leveza, tentou-se deixá-lo um pouco mais eficiente, vamos aguardar os próximo capítulos. Agora sobre o que o Vander disse, que bom que você está pagando, mas creio que para nós usuário Linux, o melhor que temos que fazer é apoiar os softwares livres. Entra no site do BrOffice, existem muitas maneiras de ajudar. Use o programa, envie os erros para os desenvolvedores, crie tutoriais de uso e dicas etc, existem muitas maneira de ajudar. Simplesmente deixar os programas livres de lado e apoiar um que já é excelente não é uma atitude aconselhável, já que queremos que os softwares livres evoluam e não o contrário.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/09/2011 às 9:57 am

    Marco

    ‘O que não podemos aceitar, é a mentalidade “deixe do jeito que está, já está muito bom”, porque todos sabemos que não está, tem muito a melhorar pra chegar perto do concorrente, que não para de evoluir.’

    Não sei quem defende essa mentalidade que não precisa evoluir, mas quem defende está enganado mesmo.

    O que falei de não aceitar é a mentalidade que algo que ferramenta que funciona deixa de ser útil ou passa a ser “porcaria” porque surgiu algo melhor.

    lapis (usuário não registrado) em 30/09/2011 às 10:11 am

    @Spif

    Para de fazer propaganda do MS office!

    O ribbon pode ser bom,mas a interface anterior não deixa de ser boa por causa disso.A microsoft ficou uns 10 anos com a mesma interface.Todos conseguiam e conseguem produzir coisas nelas. Forçar uma campanha de mudança neste sentido é um abuso.

    Sem contar que o que importa mais é a interoperabilidade e os outros recursos gráficos do software.Interface gráfica é um deles.

    E o projeto Apache está lento.Mesmo que saia algo melhor(duvido) ,prefiro o LibreOffice.

    Luiz (usuário não registrado) em 30/09/2011 às 10:13 am

    “Simplesmente deixar os programas livres de lado e apoiar um que já é excelente não é uma atitude aconselhável, já que queremos que os softwares livres evoluam e não o contrário.” [2]

Este post é antigo (2011-09-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.