Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Preterido pela Nokia, Meego desperta interesse da concorrência

Da Reuters, na Info:

Fabricantes de aparelhos de telefonia móvel como a LG estão se movimentando para adotar o sistema operacional MeeGo, baseado em Linux, após a Nokia tê-lo abandonado e aberto o caminho para as concorrentes, afirmou um dos líderes do projeto.

“Ela abriu oportunidades para outros. As discussões estão acontecendo. Vocês verão novidades surgindo neste ano, em breve”, afirmou Valtteri Halla, membro do grupo de direção técnica do MeeGo, durante uma conferência para desenvolvedores na sexta-feira.

(…) Nesta semana, a LG entrou para um grupo de trabalho a fim de desenvolver uma versão móvel do software, se juntando a empresas como a ZTE e a China Mobile, disse. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    a oferta de aplicativos para outras plataformas é muito maior do que para o meego. Mas uma versão do dalvik rodando no meego, se tiver boa performance, pode ajudar a diminuir este abismo.

    Mas estes outros fabricantes já não aderiram ao Android? Não entendo pra que um fabricante de aparelhos adotar vários sistemas diferentes, sendo que certamente não conseguirá manter o bom nível de qualidade e quantidade de apĺicativos em todas elas.

    E particularmente sentiria um pouco de nauseas ao ver uma empresa “capando” o meego, sistema open source e extremamente flexível por natureza, da mesma forma que fazem com o Android.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 7:59 am

    1 2 3 e já ….

    mario (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 9:41 am

    Torço para o Meego dar certo , pois parece ser uma plataforma mais aberta que as atuais … tem muito potencial, e a Nokia assinou sua falencia a não dar prioridade pra esse sistema…

    Mauro (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 9:42 am

    Dando certo ou errado, acho que o resultado vai ser MUITO bom.

    Explicando: Provávelmente essas empresas estejam se voltando para o MeeGo para ‘fugir’ do crescente esforço do Google para padronizar a interface do javapho…, er, Android, e assim poderem oferecer suas próprias interfaces. Óbvio que isso vai levar o caos dos celulares para os smartphones, mas também vai gerar a elaboração de muitos drivers e o porte de muitas aplicações para ARM e/ou MIPS, que as mantenedoras de distros Linux vão poder adicionar aos seus repositórios ARM e MIPS.

    A parte mais ‘divertida’ disso é que vai ser possível trocar o MeeGo com interface ‘frankestein’ por uma distro Linux e interface padronizada (que nós vamos poder customizar conforme a NOSSA vontade) sem maiores dificuldades. Como acontece hoje com desktops, notebooks e netbooks – e daqui a pouco em tablets.

    E isso vai ser provocado por essas mesmas empresas e pelo próprio Google, que não estão enxergando o óbvio: a necessidade de unificar as interfaces com o objetivo de facilitar a vida dos usuários de smartphones, que também têm desktops/notebooks/netbooks/tablets e gostariam de ter que aprender a usar as aplicações uma vez só, e transferirem dados de um dispositivo a outro com segurança e simplicidade.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:33 am

    @mauro passo acreditar que o mundo tem salvação depois de um comentário super sensato como o seu, parabéns.

    kkk… meu primeiro comentário foi moderado.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:06 am

    Mauro

    “A parte mais ‘divertida’ disso é que vai ser possível trocar o MeeGo com interface ‘frankestein’ por uma distro Linux e interface padronizada (que nós vamos poder customizar conforme a NOSSA vontade) sem maiores dificuldades”

    Isso se não resolverem “tivoizar” tudo, ou seja, vincular o hardware aquele software, assinado, por exemplo.

    Mauro (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:21 am

    @Weber Jr.

    A Motorola tentou isso e quebrou a cara, e inclusive foi obrigada a fornecer atualizações para não perder vendas. Os outros não parecem ser tão arrogantes.

    Fora isso, a quantidade e qualidade de firmwares alternativos do javaphone provam que os hackers estão ‘comendo com farinha’ essas amarras.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 11:49 am

    Mauro,

    “A Motorola tentou isso e quebrou a cara, e inclusive foi obrigada a fornecer atualizações para não perder vendas. Os outros não parecem ser tão arrogantes.”

    Não entendi. O que está aparecendo, é que até fabricantes considerados amigáveis a mudança de firmware estão mudando para uma postura mais fechada, maior exemplo é a HTC.

    “Fora isso, a quantidade e qualidade de firmwares alternativos do javaphone provam que os hackers estão ‘comendo com farinha’ essas amarras.”

    Sim, mas daí se vai o fator “fácil de instalar” que você mencionou. É o mesmo que destacar virtudes do Iphone que só podem ser usadas com jailbreak.

    Eu torço pelo Meego (podiam aproveitar e trocar o nome nessa fase pós Microkia), mas só estou apontando que não é tão simples assim.

    Gosto do Android, mas acho uma alternativa assim com Linux puro, ou quase, muito melhor.

    Furanus Alheius (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 12:05 pm

    C.H.U.P.A NOKIA o/

    Comprou o symbian e fez CACA, abriu o código, não melhorou muita coisa, foi largado de lado, agora foi fechado novamente.

    Fez o maemo, fez caca no N900 com a tela resistiva e falta de atualização para ele.

    Largou mão do android em vista do meego (antigo maemo com adições da intel).

    Lançou o N8 e nem pra por MEEGO, enfiou um symbian cagado nele.

    Largou mão do MEEGO em vista do “Win Mobile 7″. e agora “Win Mobile 7″ só depois de 2012 (próximo ao fim dos tempos… XD ).

    Po##a NOKIA.

    Vai continuar apenas no mercado latino americano com esses celulares basicos e continuar perdendo mercado …

    Conselho pra nokia, fazer celulares que entrem 2,4, 8 chips GSM …
    hehehe

    André Moraes (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 12:13 pm

    Até onde me lembro,

    A Nokia tinha liberado o fonte junto com as patentes envolvidas, mas depois da compra pela Microsoft alterou a licensa removendo a parte que fazia referência às patentes sem as patentes. Essa notícia inclusive foi veiculada aqui no BR-Linux.

    Talvez a LG esteja procurando “sarna pra coçar”.

    Mas vai saber… Legislação sempre é complicado.


    Postei de novo pq o primeiro comentário caiu na moderação por conta do M Cifrão.

    Patola (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 1:38 pm

    Sobre a decadência da Nokia, eu acabo de ver o filme Star Trek, aquele de 2009. Lembram do começo em que você ouve no “celular de bordo” do carro do Kirk o conhecido tema dos celulares Nokia, junto com o símbolo da empresa? Bom, isso acontecia por volta do ano 2.240! Alguém aí acha que ela vai durar tanto?

    Scheldon (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 1:56 pm

    A LG é a única empresa que entra em um navio que esta nalfragando.

    Sul (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 2:28 pm

    A LG deve estar procurando no Meego o que a Samsung tem no Bada.

    Tanto a LG como a Samsung trabalham com o Android/Javaphone, mas querem a segurança de ter uma opção caso alguém (Oracle p.e.) queira acabar com a alegria do Android, ou se a própria Google queira embolar as coisas.

    @Patola, o J.J.Abrams sempre arruma um jeito de vender propaganda em seus filmes e séries. No Fringe a turma usa Android nos smartphones (o melhor dos dois universos…hehehe).
    No Star Trek eles viajam no tempo e como a galera do Star Trek coleciona coisas antigas talvez seja o caso do jovem Kirk, usando um artigo de museu…

Este post é antigo (2011-04-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.