Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Presença feminina promete ser marcante no FISL

Trecho da cobertura do FISL no PSL-Brasil:

Entre os Grupos de Usuários que já confirmaram presença no fisl12, estão dois grupos formados essencialmente por mulheres. Tanto o Feminino Live como o Garotas CPBR, abordam a participação das mulheres no mercado de TI e tentam difundir as atividades ligadas à tecnologia entre o público feminino.

Criado em 2010, o garotas CPBR já conta com 130 membros, dos quais, dez meninas devem participar do fisl. “Além de trocar experiências com outros grupos queremos realizar um evento comunitário sobre a participação feminina nessa área que ainda é bastante dominada pelos homens”, afirma a coordenadora do grupo,  Elaine Cecília Gatto. As Garotas CPBR possuem um blog onde discutem as dificuldades e avanços das mulheres nessa área, como também difundem conhecimento  sobre tecnologia.

Já o Feminio Livre surgiu dentro do próprio fisl em 2010, idealizado por mulheres que atuam na organização do Fórum e sentiam a necessidade de um olhar mais feminino sob alguns aspectos. (…) (via softwarelivre.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Gomes (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 1:14 pm

    É muito bom ver a participação de mulheres de eventos que sempre foram dominados por homens.

    William (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 1:22 pm

    Conheço esse grupo e posso afirmar que isso é uma bela de uma enganação. Todo mundo fica aí querendo agitar as coisas e ganhar popularidade no grito ao invés de trabalhar duro. Daqui a pouco vão exigir que se alterem as leis de CLT para incluir quotas para mulheres programadoras.

    Além de trocar experiências com outros grupos queremos realizar um evento comunitário sobre a participação feminina nessa área que ainda é bastante dominada pelos homens.

    Oh meu Deus, e agora? Talvez devessemos fazer um estudo semelhante sobre a área de enfermagem, que ainda é bastante dominada pelas mulheres. Isso daí tá me cheirando a feminismo hipócrita e sem sentido. Aliás, vou participar do FISL e quero só ver o que elas vão apresentar sobre SL. Duvido.

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 2:54 pm

    acho desnecessário que mulheres venham discutir sobre a presença de mulheres na computação ao invés de fazer palastras sobre …..computação

    Entende…ao inves de participarem do forum com assuntos relacionados ao tema q o forum se propoe vao discutir a propria participacao delas na area…bem…n pessoalmente verei.

    mas tenho minha opiniao logica:
    o mercado é dominado por homens pq sao raras as mulheres q se interessam por computação

    Allan_M (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 3:20 pm

    Sendo interessante ou não palestras sobre a participação das mulheres na area, é sempre bom ver garotas nerds nesses eventos!

    É tipo um “Par Perfeito Nerd Edition”

    =)

    Marcos (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 9:39 pm

    “o mercado é dominado por homens pq sao raras as mulheres q se interessam por computação” [2]

    Yep.

    Realmente encontramos poucas mulheres que lidam com tecnologia. Já ouvi as mais variadas explicações, mas as melhores são as explicações “da natureza”. Ou seja, as mulheres “biologicamente” ou “geneticamente” não se interessam por tecnologia, por exatas. Balela. Hoje em dia apela-se ao “isso é naturalmente assim” da mesma forma que alguns religiosos afirmam “deus fez assim” (plz, esta não é a questão, foi só um exemplo).

    Balela. Estes dias, na casa da minha namorada (que se aventurou na aula, está no primeiro ano do curso (informática) e já trabalha na area, mas ainda não conseguiu entender orientação a objetos, talvez pq eu que não explique muito bem :-)), me perguntou “quando é que você vai arrumar meu chuveiro. Tem tbm o secador de cabelo da minha mãe”. Então a questionei “porque toda mulher acha que homem nasce sabendo ser encanador, marceneiro, mecânico…?”. “Da mesma forma todo homem acha que mulher nasce sabendo cozinhar, passar, varrer o chão”…

    Ou seja, pura balela isso. É basicamente um aspecto cultural. Nossa cultura empurra as mulheres a tarefas como cuidar dos filhos, a cuidar da casa (ser submissa ao marido/companheiro). Enquanto brinquedos de meninos são carrinhos, coisas de montar/desmontar, etc., de mulher é bonecas e kits de maquiagem.

    Uma diferença que vejo é que em geral as mulheres de TI são muito mais atenciosas que os homens (aliás, não só em TI, em TUDO!). Mas minha amostra é pequena (basicamente as que conheço), então não posso generalizar. Mas nunca vi nada que pudesse dizer que mulheres são menos capazes de entender ou se interessar por tecnologia/computadores.

    Toda vez que sai o resultado de um recente estudo sobre neurologia que diz “cérebros de homens e mulheres são diferentes”, aparece um nego (nego é maneira de falar, não estou me referindo à cuja herança africana seja recente) dizendo “viu? Isso prova que mulheres não são boas para isso, isso e isso”.

    O engraçado é que a maioria das pessoas que ouço falando isso são religiosas, talvez numa tentativa de tentar enxergar na ciência algo que reforce suas crenças (e as mulheres sempre foram bem-vistas pelas religiões mais cultuadas (as três monoteístas)…).

    Apesar de tudo, acho muito interessante a organização de grupos de mulheres em TI. A maioria dos grupos, formados majoritariamente de homens, não costuma se dar bem com a presença de mulheres. Acho que isso até acaba desestimulando a participação delas. Quando elas se juntam com outras que têm algo em comum (gênero), talvez isso seja um incentivo maior a participarem do mundo de TI.

    A maioria dos grupos são de “usuárias” e não de programadoras? Talvez sim. Mas em que proporção? A grande maioria dos grupos relacionados à tecnologia (onde a maioria é formada de homens) são grupos de usuários, e não de programadores/hackers. Qual a diferença então?

    ah sim, e como costumamos associar beleza à falta de inteligência e falta de beleza à uma maior inteligência, acabamos associando às mulheres, que normalmente são mais preocupadas com a aparência que os homens, uma menor inteligência. Não conheço lei alguma que oponha padrões estéticos ou preocupação com aparência à inteligência.

    Cleverson (usuário não registrado) em 14/05/2011 às 1:13 pm

    @Leandro: Você nega diferenças genéticas que justifique o desinteresse das mulheres por ciências exatas mas ao mesmo tempo diz que todas são mais atenciosas.

    @Cleverson, sim. Disse isso a partir da observação das mulheres que vi, não dizendo que isto é baseado em sua genética. Como disse, minha amostra é pequena e não me permite tirar conclusões precipitadas.

    Mas sim, as mulheres que vi trabalhando com TI (sejam programadoras, gerentes, administradoras, etc.), são mais atenciosas que homens trabalhando em cargos parecidos.

    Vc pode tentar entender várias coisas a partir disso.

Este post é antigo (2011-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.